Como ser Uber? Confira os passos e como se cadastrar

por | jan 18, 2022 | Empreendedorismo | 0 Comentários


Uma das principais formas que as pessoas têm para conseguir se sustentar com seus próprios veículos, ou até mesmo conseguir uma boa renda extra, é trabalhando como motorista da Uber, mas como ser Uber? Esse tipo de trabalho pode garantir aos motoristas uma maior independência financeira e autonomia, especialmente quando olhamos para um planejamento financeiro.

Assim, caso você esteja considerando começar a trabalhar como um motorista Uber, é preciso saber tudo que é preciso para isso. Com o objetivo principal de prestar um auxílio aos interessados, separamos uma descrição do passo-a-passo de como ser Uber. Basta conferir os detalhes abaixo, realizar o processo detalhadamente e começar a ter a sua renda própria.

Saiba mais: Como cadastrar minha empresa no Uber Eats? A plataforma de entrega de delivery

Requisitos necessários para ser Uber

Para poder trabalhar e aprender como ser Uber, é necessário seguir alguns requisitos básicos exigidos pela empresa de transporte privado. Abaixo, separamos alguns dos principais requisitos que você precisa cumprir para começar a ser um motorista Uber. 

É preciso ter qual idade?

Uma das principais dúvidas de quem quer saber como ser Uber, é referente a idade exigida pela empresa para ser um motorista. Segundo informações da própria Uber, se você tiver mais de 21 anos e for devidamente licenciado com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pode solicitar o seu cadastro na empresa para ser um dos motoristas.


Quais categorias na habilitação são necessárias?

No mínimo, a sua Carteira Nacional de Habilitação deverá atender a categoria B, além de possuir uma observação de Exerce Atividade Remunerada (EAR). Caso você já tenha a carteira, mas não possua essa observação, é possível entrar em contato com o Detran do seu estado para solicitar a alteração e um novo documento com a observação EAR. Vale ressaltar que, para receber a nova CNH, você precisará fazer um novo teste psicotécnico. Para mais detalhes, entre em contato com o órgão de trânsito mais próximo.

Ter seguro na modalidade APP

Tenha a certeza de que o seu veículo possui o seguro na modalidade Acidentes Pessoais de Passageiros (APP). Além de ser exigido pela Uber, esse documento também garante a indenização aos usuários, caso algum acidente ou problema venha a acontecer.

Saiba mais: Entregador Mercado Livre: Como se cadastrar e ter uma renda extra?

Exigências que os carros precisam atender em cada categoria

Para saber como ser Uber, você também precisa conhecer as três categorias diferentes em que a empresa se apresenta. Cada uma delas terá suas exigências específicas, e as categorias são: UberX, Uber Select e Uber Black. Abaixo, você confere os detalhes de cada uma.

UberX

A categoria mais comum de ser utilizada pelos motoristas Uber no Brasil, especialmente por suas características mais econômicas em comparação às outras duas, é a UberX. Para ser um motorista dessa categoria, o seu veículo precisa respeitar o limite máximo de fabricação, que é de 10 anos.


Além disso, o automóvel precisa ter quatro portas, consiga transportar até 5 pessoas, contando com o motorista, e tenha ar-condicionado. Os carros não podem ter adesivos, e não são permitidos mini-vans de transporte para passageiros, picapes e caminhonetes. 

Uber Select

As exigências de como ser Uber na categoria Select não são muito diferentes das citadas na UberX. Você precisa ter um veículo fabricado a partir do ano de 2012, ter quatro portas e ar-condicionado.

Uber Black

A categoria Uber Black é a de maior custo oferecida pela empresa, e as exigências são maiores do que as anteriores. Além do ar-condicionado e das quatro portas, o veículo também precisa ter GPS, suportar até cinco pessoas, inclusive o motorista, ser da cor preta, ter bancos de couro, além de ser exigido que ele seja uma SUV ou Sedã. A própria Uber disponibiliza os carros que podem ser usados, confira a lista completa clicando aqui.

Saiba mais: FlixBus: como funciona e como comprar suas passagens?

Passo a passo para saber como ser Uber

Agora que você já sabe mais sobre como ser Uber funciona, vamos mostrar o passo-a-passo que você precisa saber para realizar o seu cadastro e se tornar um motorista da empresa.


Faça seu Uber cadastro

Como ser uber

A primeira coisa que você precisa fazer é realizar o seu cadastro através do site ou do aplicativo Uber. Assim que acessar, procure pela opção de “Cadastre-se” e clique sobre ela para dar início ao processo. Após isso, você deverá procurar pela opção de “Me inscrever para trabalhar como motorista”. Você será encaminhado para um formulário, onde deverá preencher com os dados solicitados, após isso, será a parte de enviar os documentos.

Envie foto da CNH

O próximo passo será o envio de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e você poderá fazer isso tirando uma foto legível e de boa qualidade e enviando para a Uber na próxima página após o formulário.

A própria empresa apresenta algumas dicas para a retirada da foto, precisando ser enquadrada centralizadamente e mostrando todas as informações de forma nítida. Você precisará realizar o processo com a frente e o verso de seu documento, mostrando a observação EAR. 

Aguarde a verificação de segurança

Toda a documentação e o formulário serão avaliados por questões de segurança e você precisará aguardar a verificação antes de seguir com o seu cadastro. Ao fazer isso, a empresa também estará avaliando se você possui antecedentes criminais. Todo esse processo pode levar um tempo, então será necessário ter paciência. Após o seu perfil ser aprovado pela Uber, a empresa entrará em contato com você para dar continuidade ao processo e informar a realização de seu cadastro. 

Envie foto do CRLV

E por último, mas não menos importante em todo processo de como ser Uber, você precisará enviar uma foto do seu Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Esse é um dos documentos mais importantes ao trabalhar para esta empresa de transporte privado, já que a Uber o utilizará sempre que você realizar uma corrida no aplicativo. 


Caso você precise de ajuda para encontrar o CRLV, basta acessar o portal de serviços do Denatran e baixar ou imprimir uma cópia deste documento do seu veículo, já que essas informações estão disponíveis online para os donos dos veículos. Após realizar todos os passos citados de como ser Uber, basta acessar a plataforma Partners Uber e finalizar o seu cadastro, estando apto a trabalhar como motorista. 

Como ser uber

Saiba mais: Facily: É confiável? Como funciona o app de compra em grupo?

 


Entidades: Uber

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.