Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Como cuidar de orquídeas? 4 dicas comprovadas e fáceis

Você sabe como cuidar de orquídeas? Nesse texto trouxemos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa.
Sumário

Quem quer deixar a casa bem decorada pode acabar decidindo investir na decoração de flores. E uma das principais que você pode usar são as orquídeas, mas para isso você precisa saber como cuidar de orquídeas da melhor forma possível.

As orquídeas são plantas ideais não só para decoração, mas também para os amantes de plantas e flores que gostam de sempre ter por perto uma nova espécie. As orquídeas são bastante charmosas e delicadas pois possuem a habilidade de se adaptar em vários ambientes. Dessa forma, saber como cuidar de orquídeas acaba não sendo um trabalho muito difícil.

As orquídeas não exigem muita atenção e nem muitos produtos. Somente tomando alguns poucos cuidados, você garante a vida da flor por um longo tempo. Caso você queira ter orquídeas em casa, este texto é justamente para você, pois nele vamos mostrar passos fáceis de como cuidar de orquídeas na sua casa e os cuidados com mais água, adubo e etc que você deve ter.

Saiba Mais: Buquê de flores: 15 arranjos e inspirações para presentear

As melhores dicas para saber como cuidar de orquídeas facilmente

A seguir, trouxemos quatro dicas fáceis de se aplicar para saber as melhores formas de como cuidar de orquídeas na sua casa. Assim, você vai aprender onde deve manter a sua, se precisa ser em um vaso, quando precisa regar e como deve manter a rotina de adubação da planta.

Onde manter a sua orquídea?

A primeira coisa que você deve saber é que a orquídea é uma planta que gosta bastante de sol. Mas você não pode deixar ela exposta sempre: é preciso um certo cuidado em relação a isso. Assim, o ideal é deixar ela posicionada perto de uma janela que tenha uma boa entrada de luz, mas também não tanta a ponto de prejudicar a flor.

Sugerimos que você deixe ela mais exposta ao sol durante a manhã, já que é a luz que elas mais preferem. Durante a tarde, o tempo tende a ser mais quente e a luz do sol mais prejudicial, então trabalhe com uma luminosidade mais indireta nesse período. Ou seja, utilize, pérgolas, telas de sombreamento ou até mesmo outras plantas como uma barreira solar para suas orquídeas.

O sol não é a sua única preocupação, já que o local que você vai deixar a sua flor é um espaço fértil e que garante o crescimento da mesma de forma saudável. Evite locais onde o vento bate muito forte, também locais que podem ser muito úmidos, já que ambos são prejudiciais para uma orquídea. Seguindo essas informações, você já sabe o melhor local para aprender como cuidar de orquídeas.

Saiba Mais: 9 melhores apps para identificar plantas

Deixar a orquídea no vaso é ruim?

Quando estamos aprendemos a como cuidar de orquídeas, uma das principais dúvidas é se ela pode ou não ficar em vasos. Nesse caso, pode ficar totalmente tranquilo, pois não tem problema nenhum criar a sua flor em um vaso. Mas evite usar vasos de plástico, já que esses recipientes acabam acumulando uma grande umidade que prejudica o bem-estar da flor. 

Normalmente, quando compramos uma orquídea, não é de se estranhar ela vim em um vaso de plástico. Então, assim que chegar em casa, procure um de vidro, cerâmica, porcelana ou outro material para a sua flor. 

Sugerimos que você dê preferência a um vaso de cerâmica ou de barro, que embora sejam mais caros, possuem uma melhor drenagem e é mais poroso. Caso não tenha, usar um dos materiais que citamos também não tem problema.

Existem outros pontos que você deve tomar cuidado para saber como cuidar de orquídeas no vaso. Caso você não tenha cuidado, isso pode resultar em poucos nutrientes para a sua flor, assim ela fica consideravelmente mais fraca. Para evitar isso, sugerimos que, ao menos uma vez por mês, você faça a reposição de nutrientes por meio de adubo.

O vaso também precisa ter o tamanho adequado para suportar a orquídea, nem muito grande e nem muito pequeno. Sugerimos um vaso em que a altura da flor seja até dois dedos abaixo da boca do vaso.

Saiba Mais: Suculenta: 5 dicas de como cuidar, escolher e muito mais

Quando devo regar minha orquídea?

como cuidar de orquídeas

Outra dúvida comum quando estamos aprendendo como cuidar de orquídeas é saber com que frequência você deve regar a sua flor. Nesse caso, é preciso ter um cuidado com água no seu jardim ou vaso, já que essas flores são mais prejudicadas pelo excesso de água do que pela falta. Assim, você precisa saber a quantidade exata de água para usar.

Caso você esteja nas épocas mais quentes do ano, sugerimos que você regue a sua orquídea cerca de duas vezes na semana. Lembre-se de ter cuidado para que não fique água acumulada no fundo do vaso, pois a longo prazo isso não fará bem. Agora, caso sejam épocas mais frias, como no outono e inverno, o ideal é que você regue apenas uma vez por semana, com o cuidado para não deixar água acumulada.

Se você ainda não está seguro e tem dúvidas, alguns testes podem mostrar se a sua orquídea está precisando de água ou não. No vaso em que ela se encontra, coloque o dedo com cerca de 2cm de profundidade, se ao tirar o dedo estiver limpo, pode ser necessário colocar um pouco de água, mas caso ele volte muito sujo, então a flor está com excesso de água, caso ele volte seco, mas com algumas pequenas sujeiras, a quantidade de água está ideal.

Saiba Mais: Cacto Amendoim: 4 dicas de como cuidar

Qual a rotina de adubação da orquídea?

Por último, mas não menos importante nas nossas dicas de como cuidar de orquídeas, vamos falar sobre a rotina de adubação dessa flor. Essa é uma prática necessária para garantir todos os nutrientes que ela precisa, também garantindo, consequentemente, o seu bem-estar. 

O mais indicado é que o procedimento de adubação seja feito cerca de uma vez por mês, porém você precisa usar fertilizantes adequados para essa flor. Encontre adubos que tenham potássio, nitrogênio e fósforo, já que esses elementos mantêm a vitalidade da flor e complementam o cultivo da mesma.

Saiba Mais: Como fazer laço de fita? 5 dicas e materiais para fazer os seus

Stories
Você também pode gostar ...
Saiba como as Festas Podem gerar um renda extra para você ou seu negócio
Renda Extra
Como Ganhar Dinheiro com Festa Junina: Ideias Lucrativas
Aprenda como transformar as tradicionais festas juninas em uma fonte de renda extra. Separei dicas práticas para venda de comidas...
ideias de Logotipo (1)
Empreendedorismo
As 10 Melhores Ideias de Logotipo para Elevar Sua Marca
Para desenvolver o seu próprio logotipo, é preciso muita inspiração, criatividade, ideias e o acompanhamento de um profissional da área....
Confira ideias de presentes e formas de gerar renda extra no dia das maes
Renda Extra
7 Ideias Criativas para Gerar Renda Extra no Dia das Mães
O Dia das Mães é uma excelente oportunidade para explorar diversas ideias criativas e gerar uma renda extra. Com a...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família Ceia de Natal perfeita: 17 dicas comprovadas