Como aprender a programar? 133 cursos gratuitos para começar

por | abr 25, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Se você fizer uma busca no Google pelo termo “como aprender a programar”, vai encontrar aproximadamente 27,5 milhões de possíveis respostas. O universo da programação é muito amplo e o termo “como aprender a programar” acaba ficando vago e muita das vezes gerando dúvidas em quem está em busca desse conhecimento.

A programação está diretamente ligada ao mercado de tecnologia, que muda constantemente e com isso gera novas oportunidades, tanto de trabalho quanto de aprendizado. Mas antes de falarmos sobre como aprender a programar e você ter acesso a um conjunto de dicas e cursos gratuitos, é importante entender o cenário de programação.

O que é programação?

Programação é um conjunto de instruções planejadas e escritas em uma determinada linguagem, para executar uma ação específica. Essa ação específica pode ser para resolver um problema, automatizar alguma tarefa, facilitar o trabalho de alguém ou criar algo novo.

Quando você digita no Google o termo “como aprender a programar”, está passando uma instrução para ele e através de uma rotina já programada no sistema, será feita uma pesquisa na base de dados para encontrar os sites que têm relação com o termo pesquisado.

Para você ler esse artigo, foi necessário construir o site através de rotinas de programação. A tela que você está utilizando para visualizar esse conteúdo também possui rotinas de programação.

Qual a utilidade da programação?

A programação está envolvida em quase tudo hoje, principalmente quando se trata de tecnologia. O alimento que você come não possui um microchip, mas as máquinas utilizadas no processo de produção e manuseio desse alimento, precisam de programação para funcionar.

Através da programação é possível criar sites, aplicativos para celular, softwares para computadores, jogos, tornar funcionais máquinas e robôs. Enfim, a programação de tão útil que é, se tornou indispensável no mundo moderno.

Mesmo que você não seja um programador, de alguma forma você está envolvido com ela, dando comandos para a execução de tarefas e operações em máquinas, smartphones, tablets e até nos carros.

Saiba mais: O que é algoritmo e 6 dicas de livros e filmes para saber +

Como aprender a programar e As principais linguagens de programação da atualidade

As principais linguagens de programação da atualidade

Existem diversas linguagens de programação e cada uma possui suas particularidades e finalidades. Algumas podem ser utilizadas em diversas situações, outras são muito específicas, mas no fim todas servem ao mesmo objetivo: desenvolver soluções que facilitem a vida dos usuários de tecnologia.

Nas comunidades de programadores espalhadas pela internet ao redor do mundo, uma discussão é muito comum: qual a melhor linguagem de programação? Não existe a melhor linguagem de programação, existe aquela que atende à necessidade da melhor forma possível, gerando melhores resultados e com a performance adequada.

Ao invés de falar da melhor linguagem, o correto é falar sobre as linguagens que estão em alta no momento, até porque com as mudanças constantes no que diz respeito a tecnologia, a linguagem que está em alta hoje, pode não estar tão em alta amanhã.

Segundo um levantamento da GeekHunter, as 10 linguagens de programação que estão em alta são:

  • Java
  • JavaScript
  • React
  • PHP
  • Python
  • Node.js
  • C#
  • .NET
  • React Native
  • Swift

A TargetTrust também fez uma lista com as principais linguagens de programação, são elas:

  • PHP
  • Java
  • C
  • C++
  • C#
  • JavaScript
  • Python
  • Kotlin
  • Swift
  • Go

Veja que as listas são diferentes, não há unanimidade quanto a quais são as principais linguagens de programação. Essas pesquisas e listas são importantes, ajudam a ter uma visão do mercado de programação, mas elas não podem ser tomadas como verdades absolutas.

O mais importante para quem quer aprender a programar é saber em qual área quer atuar e o que é preciso ter de conhecimento e habilidades para se tornar um bom programador.

Como aprender a programar?

O ato de programar é uma arte e como aprender a programar é um desejo de muitos, principalmente os jovens. Hoje aprender a programar está ao alcance de qualquer pessoa, pois além de diversos cursos gratuitos disponíveis na internet, inclusive no Youtube, algumas empresa de tecnologia possuem iniciativas para ensinar programação para quem deseja ingressar nessa área da tecnologia.

Para aprender a programar você precisa ter 3 coisas indispensáveis: vontade de aprender, persistência e paciência.

Vontade de aprender porque você precisará estar sempre estudando, se mantendo atualizado; persistência ,pois em alguns momentos pode parecer impossível encontrar a solução através de algoritmos; paciência porque muitas vezes tudo estará correto aos seus olhos, mas algo insistirá em não funcionar.

O que realmente é preciso aprender?

Você precisará aprender uma ou várias linguagens de programação, e a escolha dessas linguagens deve ser baseada na área que deseja atuar.

Além da linguagem você precisará aprender raciocínio lógico e lógica de programação, que são fundamentais para você se tornar um bom programador, e com um bom domínio de lógica e raciocínio, aprender as linguagens se torna mais tranquilo.

Um diferencial e que vai ajudar a dar um up no aprendizado, mas não é obrigatório, é ter conhecimento de inglês, afinal de contas ele impera entre as linguagens de programação.

Fora a parte de habilidade e conhecimento técnico, para aprender a programador é importante você ter um computador e se possível uma internet de boa qualidade para poder pesquisar sobre a linguagem que estiver aprendendo, ler a documentação oficial da linguagem.

A seguir você lerá um relato do programador Jonathan Lamim, profissional com mais de 15 anos de experiência nacional e internacional, sobre seus primeiros passos na programação.

Comecei a aprender programação em 2004, no curso técnico, e logo me apaixonei. Eu já gostava de resolver problemas, era bom em raciocínio lógico e tudo isso contribuiu para eu decidir me tornar um programador.

Ao final do primeiro período eu recebi um reconhecimento público da escola pelo meu desempenho e pela dedicação em auxiliar os demais alunos. Fiquei muito grato e feliz pelo reconhecimento, mas o que ninguém sabia é que eu havia chegado até aquele momento sem ter computador.

Eu aprendi os primeiros passos da programação apenas usando papel e caneta. Pode parecer surreal, mas o que para muitos poderia ser um motivo para desistir, pra mim foi uma motivação, e me ajudou muito a desenvolver o raciocínio lógico.

Quando eu disse isso para os professores e colegas de turma, eles não acreditaram, então eu mostrei as minhas anotações e estudos todos feitos em papel.

Fui ter o meu primeiro computador apenas na reta final do segundo período, e graças a uma prima que me ganhou um novo e me deu o dela para eu continuar meus estudos, já que minha família não tinha condições de comprar um na época.

Ah, e eu também não tinha acesso à internet. No início dos meus estudos os livros eram minha principal fonte de informação.

Frontend, backend, full stack: o que é isso?

Programador frontend é aquele que faz a parte de programação mais relacionada ao visual do site, a camada que fica entre o usuário e as rotinas do sistema.

Programador backend é aquele que faz a parte que não é visível ao usuário, ou seja, o que cria as rotinas que são acionadas pelo usuário através do frontend.

Programador full stack é aquele que faz tanto a parte de frontend quanto a de backend. Esse tipo tem se tornado cada vez mais comum no mercado.

Mas atenção, não confunda programador full stack com programador generalista. O programador full stack se especializa nas linguagens que envolvem tanto a parte de frontend quanto a de backend; o generalista aprende de forma superficial todas elas mas não tem o conhecimento profundo, especializado.

Como decidir qual linguagem aprender?

Existem diversas linguagens no mercado, cada uma com suas finalidades. Então para decidir qual linguagem aprender é importante você saber em que área da programação que atuar.

A seguir você verá algumas das linguagens para as principais áreas que envolvem programação:

  • Desenvolvimento web: PHP, JavaScript, Python, Java, .NET
  • Desenvolvimento mobile: Swift, Kotlin, Java
  • Desenvolvimento de jogos: Python, Java, Blockly, Lua (criada por uma equipe da PUC-Rio)
  • Hardware: C, Assembly
  • Computação estatística: R

Qual linguagem é mais fácil para quem nunca programou?

Linguagem fácil e difícil é uma questão de ponto de vista, pois o que é fácil para uns não é para outros. Então a resposta para essa pergunta será dada do ponto de vista técnico da linguagem.

Se você nunca programou e esse será o primeiro contato com a programação, use Portugol para aprender lógica de programação e Python para dar os primeiros passos. Depois que já tiver alcançado um conhecimento suficiente de Python, que te permita construir rotinas simples usando os conhecimentos de lógica, escolha uma outra linguagem e repita os estudos.

Então decida qual linguagem você vai escolher para se tornar um especialista. Não existe idade para aprender a programar, basta decidir aprender e começar a estudar e praticar. Para ajudar você a começar a jornada e se tornar um bom programador, o Jonathan preparou algumas dicas para lhe ajudar.

Dicas para se tornar um bom programador

Como já foi falado neste artigo, programação é uma arte, e como toda arte ela precisa ser lapidada, o que acontece com a prática. Então a primeira dica é:

Pratique sempre

Não espere acabar de ler a documentação inteira da linguagem, ou todo o livro sobre ela, para colocar em prática. No livro “Ultra-aprendizado” o autor Scott H. Young, que também é programador diz o seguinte:

“O ato de tentar evocar o conhecimento através da memória é uma ferramenta poderosa de aprendizagem por si só, não apenas por sua conexão com a prática direta ou com o retorno.”

Vá lendo, aprendendo e praticando. Quanto mais você praticar, mais agilidade você vai ganhar e com isso será mais produtivo.

Escolha uma linguagem e se torne um especialista nela

Com a grande diversidade de linguagens existentes, é muito comum ver profissionais que sabem um pouco de cada linguagem mas não se aprofundaram em uma delas. Ao mesmo tempo que isso é bom, pois amplia as oportunidades, é ruim por tornar você um programador generalista e não um especialista.

Eu, Jonathan, comecei a programar usando Delphi, fazendo programas para computador. Depois eu fiz um curso de programação em PHP para desenvolver sites e me apaixonei pela linguagem. Então eu decidi me especializar em PHP, focando meus estudos nessa linguagem e em paralelo aprendendo JavaScript, já que ele era muito útil no desenvolvimento web.

Depois de 6 anos trabalhando exclusivamente com PHP, eu decidi aprender Objective-C para criar aplicativos para iPhone, mas continuei estudando PHP, o que faço até hoje.

Estude de forma lógica, assim como se programa

Aprenda primeiro lógica de programação e raciocínio lógico, depois comece a estudar a fundo a linguagem e também programação orientada a objetos.

Você pode aprender lógica de programação junto da linguagem escolhida, mas muitos iniciantes em programação cometem o erro de querer aprender a parte mais profunda da linguagem antes de dominar lógica, e aí têm dificuldade no restante do processo.

Uma boa linguagem de programação para você aprender lógica é Portugol, pseudo-linguagem criada por brasileiros na Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina e tem como objetivo auxiliar no processo de aprendizado de lógica de programação.

No Youtube têm um curso completo e gratuito preparado pelos próprios criadores da linguagem. E para auxiliar no aprendizado você pode instalar o Portugol Studio em seu computador.

Comecei a aprender lógica com Portugol e na época não tinha o Portugol Studio, então eu usava papel e caneta mesmo.

Não tenha medo de errar

Se você tem medo de errar, então pode ter dificuldades com programação, pois erros são normais, principalmente quando se está aprendendo. Seja paciente consigo e pratique o máximo possível, pois é através da prática que você para de repetir os mesmos erros ao longo do tempo.

Faça parte de comunidades

Programadores são rotulados como seres anti sociais, que transformam café em código, mas eles constituem grandes comunidades na internet. Através dessas comunidades você poderá trocar experiências, tirar dúvidas, aprender coisas novas, ajudar outros programadores iniciantes e até mesmo conseguir os primeiros trabalhos como programador.

Uma das coisas que me fez e ainda me faz evoluir é a troca de conhecimentos. Faço parte de diversas comunidades na internet, o que já me rendeu convites para palestrar em eventos regionais, nacionais e internacionais. E através das comunidades eu consegui fechar diversos contratos ao longo da minha carreira.

Crie um blog e ensine o que está aprendendo

Ensinar é uma excelente forma de fixar novos conhecimentos. Aprendeu algo interessante e útil, compartilhe no blog.

Se alguém disse para você “ei, quem é você para querer ensinar algo que nem aprender direito?”, ignore, pois para cada um que vai tentar te desanimar tem diversas outras pessoas que também estão começando a aprender programação e vão se beneficiar do seu aprendizado. 

Nos meus 2 primeiros anos após concluir o curso técnico, ou seja, no início dos meus aprendizados sobre PHP, eu produzi mais de 350 artigos e tutoriais, e esse conteúdo fez toda a diferença para a minha evolução profissional e para o aprendizado de outras pessoas que encontravam esse conteúdo no Google quando buscavam sobre como aprender a programar.

Aprenda a usar GIT

GIT é um sistema de controle de versão muito útil e é requisito obrigatório para todo programador profissional. Comece com os comandos básicos como merge, pull, push, commit e depois vá avançando no aprendizado. 

Você pode fazer um curso gratuito de GIT no site Cursos em Vídeo. Crie uma conta no GitHub ou Bitbucket para compartilhar seus projetos, mesmo os que você vai desenvolver como prática do seu processo de aprendizado.

Se puder, faça uma certificação

A certificação tem sido um fator influenciador tanto na contratação quanto na remuneração de profissionais na área de tecnologia. Mas ela não tem o poder de determinar se o profissional realmente é bom, pois um programador não pode ser rotulado por suas certificações apenas.

Atualmente existem algumas certificações que estão sendo levada em conta pelas empresas na hora de contratar e definir a remuneração dos profissionais. A GeekHunter listou as 10 mais valorizadas, sendo elas:

  1. Certificação ITIL
  2. Certificação CISSP
  3. Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL
  4. Certificação DELL EMC
  5. VMware VCP-Cloud
  6. Certificações MCSD
  7. CCIE
  8. Certificação PMP
  9. AWS Certified Solutions Architect – Associate
  10. Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT)

Muitas dessas certificações não estão diretamente ligadas à área da programação, mas elas trazem conhecimentos que se tornam diferenciais.

Essas são algumas dicas de como começar a programar que eu gostaria de ter tido acesso quando comecei os estudos, mas agora como profissional preciso compartilhá-las para que você possa ter um caminho ainda mais sólido durante sua jornada de aprendizado e formação como programador.

Depois de todas essas dicas, é hora de mostrar para você como aprender a programar do zero de graça. Você terá acesso a uma lista de cursos gratuitos de programação para você dar os primeiros passos rumo a se tornar um programador profissional.

133 (ou mais) cursos gratuitos para começar a programar

Depois de todas essas dicas e informações para te ajudar a dar os primeiros passos na programação, vamos completar esse conjunto de informações com uma lista de cursos gratuitos que você pode fazer para começar a escrever suas primeiras linhas de código.

Rocketseat

Como aprender a programar - Rocketseat

Uma das principais iniciativas da atualidade no que diz respeito ao ensino de programação, já tendo alcançado mais de 200 mil programadores.

Clique aqui para conhecer o projeto

Portal DevMedia

Como aprender a programar - Portal DevMedia

No portal DevMedia você encontrará 14 cursos gratuitos com temas variados, como lógica de programação, CSS, Python, Laravel, CodeIgniter entre outros.

Para acessar a lista de cursos, clique aqui.

LearnCafé

Como aprender a programar - LearnCafé

No LearnCafé estão disponíveis outros 55 cursos relacionados a linguagens de programação, de graça.

Para acessar a lista de cursos, clique aqui.

Curso em Vídeo

Como aprender a programar - Curso em Vìdeo

O Curso em Vídeo é um canal no Youtube e tem como instrutor uma das maiores referências em cursos online de programação no Brasil, Gustavo Guanabara. No canal ele disponibiliza 24 cursos, de diversos temas relacionados a programação, além de diversos outros vídeos complementares.

Para acessar a lista de cursos, clique aqui.

Loyane Groner

Como aprender a programar - Loyane Groner

Loyane, que além de programadora é escritora, é outra grande referência no mercado de programação, e em seu canal no Youtube disponibiliza 7 cursos gratuitos na área de programação.

Para acessar a lista de cursos, clique aqui.

Coursera

Como aprender a programar - Coursera

Na plataforma Coursera você encontra aproximadamente 126 cursos gratuitos na área de Ciências da Computação. Destes, 46 são em português.

Para acessar a lista de cursos, clique aqui.

Khan Academy

Como aprender a programar - Khan Academy

Na Khan Academy você encontrará 7 cursos gratuitos relacionados a programação.

Para acessar a lista de cursos, clique aqui.

Code Academy

Como aprender a programar - Code Academy

Considerada uma das plataformas de maior referência na área, a Code Academy oferece uma diversidade de cursos na área de tecnologia e programação para ajudar você a dar os primeiros passos e desenvolver suas habilidades em programação.

Para acessar a lista de cursos, clique aqui.

Code.org

Como aprender a programar - Code.org

Voltada para o ensino de programação para crianças, seu conteúdo é leve e acessível. Muito útil para quem tem filhos que gostem de tecnologia.

Para acessar a lista de cursos, clique aqui.

Udemy

Como aprender a programar - Udemy

Talvez a plataforma mais conhecida de quem trabalha com tecnologia e de quem deseja entrar nessa área. Tem cursos de diversas áreas, incluindo tecnologia e programação, e mesmo os cursos sendo pagos, é possível encontrar muito conteúdo gratuito e de qualidade dentro da plataforma.

Para acessar a lista de cursos, clique aqui.

Saiba mais: Udemy Brasil: o marketplace com mais de 100 mil cursos

Como aprender a programar grátis com cursos gratuitos disponibilizados por Universidades

Universidade de Harvard

Curso: Introdução à Ciência da Computação

Idiomas: inglês e português

Curso: Ciência de Dados – Básico de R

Idioma: inglês

Universidade de Stanford

Curso: Metodologia da Programação

Idiomas: inglês

MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Curso: Introdução à Ciência da Computação e Programação em Python

Idiomas: inglês

Curso: Introdução ao pensamento computacional e ciência de dados

Idiomas: inglês

Curso: Introdução à programação em Java

Idiomas: inglês

Curso: Introdução a C e C++

Idiomas: inglês

Curso: Introdução a C e C++

Idiomas: inglês

Universidade de Columbia

Curso: Python para análise de dados

Idiomas: inglês

Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD)

Curso: Minecraft, programação e ensino

Idiomas: inglês

Como aprender a programar grátis com cursos disponibilizados pela iniciativa privada e ONGs

Programaê!

Como aprender a programar - Programaê!

Uma iniciativa da Fundação Vivo Telefônica que tem como objetivo levar o conhecimento sobre lógica de programação e cultura digital para jovens.

Clique aqui para conhecer o projeto.

{reporgrama}

Como aprender a programar - {reporgrama}

Iniciativa com o objetivo de ensinar programação para mulheres cis e trans que têm o desejo de aprender a programar mas não possuem recursos para isso.

Clique aqui para conhecer o projeto.

U. Code

Como aprender a programar - U. Code

Uma formação de programador full stack e mobile oferecida através de uma parceria entre a Empiricus, a Vitreo e a Let’s Code. Seu objetivo é aumentar a inclusão no setor de programação.

Clique aqui e conheça o projeto.

PrograMaria

Como aprender a programar - PrograMaria

A missão do PrograMaria é usar a tecnologia para empoderar mulheres.

Clique aqui para conhecer o projeto.

Gostou da nossa seleção de cursos para aprender como programar? Sentiu falta de alguma iniciativa? Mande para a gente nos comentários.

Continua depois da publicidade

Entidades: Google | Youtube

Tags:

Cuponomia é confiável? Confira nossa opinião sincera

Cuponomia é confiável? Confira nossa opinião sincera

Você conhece o Cuponomia e sabe se ele é confiável? Todos gostam de realizar as suas compras com descontos, certo? Afinal, qualquer oportunidade de pagar menos em um bom produto é quase sempre bem vinda. Uma ótima forma de conseguir esses descontos é com uso de...

Os 16 melhores apps para fazer lista de compras

Os 16 melhores apps para fazer lista de compras

Na hora de sair de casa para ir ao mercado ou à feira, é muito importante ter uma lista de compras completa em mãos para te ajudar a não esquecer nada e também para ter um controle sobre seu orçamento. Segundo especialistas de economia, fazer uma lista de compras faz...

Gerador de cartão de crédito: como gerar para testes?

Gerador de cartão de crédito: como gerar para testes?

Podemos definir um gerador de cartão de crédito como um sistema computacional que tem um funcionamento padrão e simples. Em fração de segundos, essa ferramenta cria uma sequência numérica equivalente às disponíveis em cartões de crédito, inclusive com o código CVV de...

Jogo Paciência: 20 sites e aplicativos para jogar online

Jogo Paciência: 20 sites e aplicativos para jogar online

Quem nunca passou o tempo com o Jogo Paciência? Ele ficou muito famoso entre os anos 90 e 2000, pois estava presente no sistema operacional Windows. Mas desde o Windows 8, o jogo não vem mais instalado. Apesar de ter virado febre, o jogo de cartas, também conhecido...

Hospedar imagens: 10 melhores sites gratuitos

Hospedar imagens: 10 melhores sites gratuitos

Uma ótima forma para você economizar espaço no seu celular ou computador é usando sites online para hospedar imagens. Dessa forma você não precisa deixar suas imagens ou uma foto ocupando espaço na sua máquina ou aparelho móvel. Embora essa seja uma ótima ideia, ela é...

Animes brasileiros: os melhores para assistir online

Animes brasileiros: os melhores para assistir online

A quantidade de fãs de animes brasileiros só aumenta. Cada vez mais é comum ver as pessoas usando camisas e acessórios de personagens da cultura oriental. Um dos fatores que ajudam no crescimento da popularidade desses audiovisuais são os bons títulos que estão nos...

Contador de caracteres: Os 13 melhores para usar hoje

Contador de caracteres: Os 13 melhores para usar hoje

Usar um contador de caracteres pode ser algo bem útil no seu dia a dia, já que saber o tamanho exato de algo que você está escrevendo pode ser extremamente necessário. Como exemplo de necessidade dessa ferramenta, podemos citar respostas de questionários que você...

Winrar Grátis? Confira 12 alternativas ao programa

Winrar Grátis? Confira 12 alternativas ao programa

Você já sofreu ao precisar enviar ou salvar um arquivo muito grande? Uma das soluções para esse problema é compactar, e um dos principais compactadores de arquivos do mercado é o Winrar Grátis, que permite não só compactar, mas também descompactar o arquivo de sua...

Calculadora online: as 15 melhores ferramentas para calcular

Calculadora online: as 15 melhores ferramentas para calcular

A calculadora sempre se mostrou um recurso e ferramenta bastante necessária, seja durante o período escolar nas aulas de matemática e física, no ensino superior dependendo do curso que você estiver fazendo e até no mercado de trabalho. Além disso, a calculadora online...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest