Cantinho do café: 15 ideias incríveis para te inspirar

por | jun 23, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Você já imaginou fazer um cantinho especial em sua casa para colocar seu café? Esse espaço que é um tanto querido, pelos donos da casa, quanto para seus visitantes, porque trás em sua essência um ambiente perfeito para a degustação de um delicioso café, quanto para bater um papo com os amigos, até mesmo ler um bom livro ou um belo espaço decorativo, porém funcional.

Você pode escolher o cantinho do café em qualquer lugar da casa, será preciso apenas se atentar na escolha de móveis, itens decorativos e alguns utensílios que devem fazer parte desse espaço.

Por que ter um cantinho do café em sua casa?

No cantinho do café você pode adequar em qualquer espaço em sua casa, claro que não é nada em comum na maioria das casas, mas a verdade é que existem muitas vantagens em ter esse espaço em sua residência.

Esse espaço para o cafezinho ajuda a ter mais praticidade na preparação do seu café, com todos os que você irá precisar em só lugar, além de organizar por tipo de bebida, pois o café tem variações e combinações, os utensílios e acessórios utilizados na confecção da bebida, tudo com o seu requinte e sua marca pessoal.

Além disso, o espaço ajuda você a condicionar melhor os insumos, mantendo-os em um ambiente adequado, prevenindo sujeitas, umidades e até mesmo temperaturas elevadas, que podem alterar a qualidade do seu café ou de suas capsulas.


Dessa forma, você terá um local em sua casa ou no seu apartamento e até mesmo no seu trabalho, para relaxar e desconectar do stress ou da correria do dia-a-dia. E o principal: com o seu toque de charme.

Veja o que você precisa fazer para montar seu cantinho do café!

Local

Você vai precisar escolher um cômodo do imóvel onde irá montar o seu espaço. No caso de imóveis residenciais, geralmente é a sala de estar o ambiente escolhido. Mas nada impede que você coloque seu café em um corredor, ou no seu home office, na cozinha ou em qualquer lugar que você ache que seja suficiente para colocar seus equipamentos e materiais.

O importante é que você seja um espaço aconchegante para você e para alguma pessoa que você possa, por ventura, receber.

Móveis

A escolha de seus móveis deve ser ideal ao espaço que você tem. Por isso, pense bem antes de escolher seus móveis, pois se não existe um bom espaço, o ideal seria colocar móveis planejados e adequar ao especo que se tem.

Uma boa opção de móveis é o aparador. Por que na hora da preparação da bebida, seu apoio torna-se indispensável, principalmente no momento de decorar o ambiente.


Cafeteira

Como o espaço é seu, você pode escolher a cafeteira que mais se identifique com você. O que não pode faltar é uma cafeteira! Mas as cafeteiras que tem o consumo de cápsulas acabam sendo as que mais facilitam no momento de fazer seu tão amado cafezinho.

O uso do pó ou cápsulas são itens que se tornam indispensáveis no cantinho do café. Você pode colocar o café, em potes transparentes, latinhas ou alguma composição que combine com sua decoração.

No caso das cápsulas, você pode organizar por sabores e cores, utilizando placas de madeira ou algum organizador de metal.

Decoração

Chegando o momento de decorar seu cantinho do café, você vai precisar garantir um espaço personalizado de acordo com seu estilo de decoração.

Você precisará fazer uma lista do que vai precisar no seu cantinho do café, e pensar em uma decoração que seja pratica e funcional, onde não precise sair do lugar na hora que for preparar uma bebida.


Os itens que você precisar ter:

  • Garrafa térmica;
  • Cafeteira;
  • Café em pó ou cápsulas;
  • Xícaras ou canecas;
  • Pratos de sobremesas (caso você opte por ter biscoitos ou bolos, por exemplo);
  • Colheres de chá e café;
  • Guardanapo;
  • Açúcar com açucareiro;
  • Potes;
  • Bandeja;
  • Cesta;

Para que o ambiente fique com um toque personalizado, utilize plaquinhas com frases que inspirem o ambiente, com frases engraçadas ou quadros decorativos e criativos.

Deixe o espaço com sua cara, aproveitando cada detalhe e criando um lugar mais charmoso e aconchegante com suculentas e cactos. Uma opção é aproveitar xícaras e canecas para colocar arranjos de flores.

Algumas informações sobre o Café:

O café é uma bebida muito apreciada em todo país, graças ao sabor inconfundível, que é ideal em diversas ocasiões, sejam elas formais ou ocasionais. Com o passar dos anos, inúmeras pesquisas comprovaram os benefícios que algumas xícaras de café oferece, melhorando na concentração e no raciocínio, além de dar mais disposição se for tomado no período matinal.

Portanto, ter em casa um cantinho do café é uma ótima opção para quem gosta de apreciar esta bebida, e não quer abrir mão em diversas ocasiões ao longo do dia. O café por sua vez pode ser preparado de diversas formas em casa, uma delas é com os coadores de pano e a garrafa térmica, que oferecem um gosto mais caseiro ao café consumido nos lares brasileiros.


Atualmente, o uso das máquinas expressas de café trás mais praticidade ao seu consumo diário, e torna-se uma boa alternativa para deixar sempre a mão no cantinho do café. Tendo as máquinas de café é importante deixar a mão os refis de sabor, que ofertam uma variedade de formas do preparo do cafezinho para cada um, contento também os saches de açúcar ou o frasco de adoçante.

Torna-se fundamental deixar xícaras, colheres, ou copos descartáveis no local, para que cada pessoa possa tomar seu café a qualquer hora. Com essas dicas, o cantinho do café pode se tornar um local mais atrativo, e que pode ser usado individualmente ou em boa companhia.

Se você não nega um café delicioso e quentinho, tenho certeza que esse espacinho é imprescindível na sua casa. Afinal de contas o cantinho do café é aquele lugar que a gente aproveita para dar uma relaxada, trabalhar um pouquinho e jogar conversa fora.

Veja algumas ideias para que você faça o seu cantinho do café em sua casa

cantinho do café

Fonte: Pinterest

1. Decoração para um ambiente no cantinho do café

Você pode ter uma decoração simples, porém bem temática. Uma coisa que representa e decora muito bem esse espaço é uma combinação com xícaras. Na imagem abaixo, uma prateleira em formato de xícara dá o destaque com o letreiro, que inclusive você pode encontrar ou mandar fazer em português. Ficou bem charmoso, concorda?


cantinho do café

2. Deixe seu cantinho do café harmonioso

Um cantinho de café com três tipos de cafeteiras, sendo uma a cápsulas, traz mais praticidade e uma variedade de sabores. Uma cafeteira tradicional, para o uso em pó e que já esquenta a água. Outra rústica, com coador de café em tecido, onde se coloca o pó do café e depois acrescenta a água quente para ser coado.

Para complementar o ambiente, um pequeno arranjo de flores e seus adereços e também um recipiente para colocar as capsulas. Um verdadeiro charme!

cantinho do café

Fonte: Pinterest

3. Cantinho do café, de maneira elegante e que comporta uma companhia

Um cantinho elegante e com bons elementos de decoração, ocupa pouco espaço e ainda comporta duas banquetas para permitir uma conversa.

Neste modelo, se torna uma ótima opção para criar um espaço ideal para varandas, mas fique atento a questão do sol. Uma outra opção bem bacana é montar um espaço desse em um pequeno escritório ou até mesmo em um home office. Um charme a parte é a parede, em tom de cinza, que permite a escrita em giz.


cantinho do café

Fonte: Pinterest

4. Cantinho do café, acompanhado com área de adega

Esse cantinho do café é um pouco diferente, pois acompanha também um lugarzinho para as bebidas, que neste caso são vinhos. São bebidas distintas, mas que compõem um espaço harmonizado entre eles além de ser bastante funcional.

Um pequeno aparador instalado em cantinho de parede e uma parede para cada tipo de bebida com ume pequena decoração para cada uma delas. Uma ótima ideia.

cantinho do café

Fonte: Pinterest

5. Cantinho do café para pequenos espaços

Esse cantinho do café, vem mostrando apenas uma prateleira fixada com o uso de uma mão francesa para guardar os potes dos insumos além de ser decorativo.


Abaixo dela um lindo porta-xícaras em estilo colonial e um pequeno armário para servir de apoio para a cafeteira em pó, uma chaleira elétrica e um porta talher. Uma bandeja, também no estilo colonial, foi colocada como item decorativo, mas que também pode ser funcional, caso deseje servir um café ao modo clássico.

Um toque final com o letreiro que dá nome ao espaço.

cantinho do café

Fonte: Pinterest

6. Cantinho do café bem decorado

Olha que lugarzinho lindo! Alguns ganchos pretos com canecas na cor branca e preta, ganchos também com mexedor de café e açúcar. Cafeteira colocada acima de uma mesinha branca. Tudo no preto e branco, sendo bem minimalista, porém bem charmoso.

cantinho do café

Fonte: Pinterest


7.  Uau! Cantinho da parede, um lugar agradável!

Essa decoração do cantinho do café, está mostrando uma ideia com adesivo na parede, com algumas prateleiras, bancada, ganchos para pendurar as canecas e dois acentos. Um diferencial é que neste modelo há potes não só para os insumos do café, mas também de biscoitos e bolachas.

O pêndulo com a lâmpada amarelada dá um toque charmoso e complementa o ambiente.

cantinho do café

Fonte: Pinterest

8. Cantinho do café ou um coffee bar embaixo da escada

Se você tem uma casa duplex, com certeza tem escada. E se não sabe o que fazer com o espaço vazio que fica abaixo dela, essa é uma boa opção.

Neste exemplo, foi utilizado um aparador e para complementar ainda mais o espaço, uma prateleira que comporta um microondas e algumas bebidas. Ao lado do aparador uma adega ou uma cervejeira.


Nesta composição, podemos dizer que o espaço é um coffee bar, pois não é exclusivo apenas com a temática de café.

cantinho do café

Fonte: Pinterest

9. Não tem espaço? Não tem problema!

Se espaço for o seu problema, está tudo resolvido. Você só precisa de uma cafeteira de cápsulas, um açucareiro, duas xícaras e um gaveteiro porta cápsulas.

Tem uma mesinha de escritório ou de estudos e ama café? Aí está a solução!

cantinho do café

Fonte: Pinterest


Saiba Mais: Café da manhã saudável: 12 ideias imperdíveis

10. Porta xícaras com porta cápsulas de parede

Mais uma opção simples, onde os próprios utensílios e insumos decoram o ambiente. Um porta cápsulas de madeira que é de fácil confecção e você pode colocar quantos achar necessário para o seu espaço.

O porta xícaras no mesmo estilo, mantém o tom. Apesar de não mostrar no exemplo, abaixo dele poderá ser colocado um pequeno aparador para comportar a cafeteira, açucareiro e demais itens.

cantinho do café

Fonte: Pinterest

11. Cantinho do café suspenso

Esse cantinho traz um pequeno armário suspenso e um nicho decorativo além de dois quadros que remetem ao café. Tudo muito simples e que com certeza barato de montar.


cantinho do café

Fonte: Pinterest

12. Cantinho do café simples

Utilizando apenas o essencial, você pode ter o seu espaço temático. Observe a simplicidade dos elementos e verá que não é preciso muita coisa.

Neste exemplo, apenas um carrinho com uma prateleira inferior, um porta xícaras e um pequeno cesto de cápsulas de café com variedade de sabores. Na parte de cima, a cafeteira, um açucareiro e um arranjo de flores colocado em um bule.

cantinho do café

Fonte: Pinterest

13. Cantinho do café com coleção de canecas

Já pensou se em cada viagem que você fizer, trouxer uma caneca como recordação?


Neste cantinho do café você poderá expor sua coleção. Uma sugestão bem bacana e poderá ir crescendo no decorrer do tempo, pois cada caneca terá uma história pra contar e um sabor especial.

cantinho do café

Fonte: Pinterest

14.  Mini cantinho do café com potes suspensos

Essa decoração bem minimalista, trás um ponto interessante: os potes são fixos pela tampa, que estão coladas na parte de baixo da prateleira.

Dessa forma, para ter acesso ao conteúdo do pote, você deve desrosquear o pote, já que a tampa está colada. É importante ter cuidado com o manuseio, mas é uma ideia diferente e bem interessante de ser aplicada.

cantinho do café

Fonte: Pinterest


15. Decoração de parede para o seu cantinho do café

A decoração de parede dá o seu charme a parte e complementa o ambiente. Não precisa em nomes ou frases, em alguns casos um bom elemento que transmita o elemento do café já vale mais do que mil palavras.

cantinho do café

Fonte: Pinterest

cantinho do café

Fonte: Pinterest

Várias ideias de como você montar seu cantinho do café

Nesse vídeo do YouTube do Canal Organize sem frescuras!, a apresentadora Rafa Oliveira, que é design de interiores, mostra 20 ideias para você montar o seu cantinho do café. Assista!


Entidades: Pinterest | Youtube

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas