Calculadora de ROI online: confira as melhores opções

por | nov 23, 2021 | Marketing Digital | 0 Comentários


Uma das siglas mais conhecidas dentro do marketing digital é o ROI. Se você pretende entrar nesse mundo é melhor ir se acostumando com esse termo. Adiantando um pouco o assunto, o ROI é uma métrica que usa uma base de cálculo, mas não se preocupe, você não precisa ser dos melhores em matemática para fazer as contas porque existe calculadora de ROI online.

Neste post você vai ver as melhores calculadoras de ROI online, indo das mais simples até as mais sofisticadas. Além disso, também vai ser passado algumas informações para você ficar atento com o ROI. Mas antes de indicar as ferramentas de cálculos, é importante explicar, de forma breve, o que é o ROI.

O que é ROI?

O ROI é uma sigla para “Return On Investment” (Retorno Sobre Investimento). Essa é a métrica usada para verificar o quanto uma pessoa ou empresa recebeu de retorno a partir de um determinado capital investido. A partir dessa métrica, você tem a  possibilidade de saber se o seu negócio está recebendo lucro ou perdendo dinheiro considerando a quantia que foi investida.

Além disso, o ROI contribui a distinguir qual campanha pode ser um bom investimento para o seu empreendimento. Sendo assim, essa é uma das métricas mais relevantes para o anunciante, porque permite fazer a análise de quanto o empreendedor recebe ou perde em um investimento e se os resultados atingem os objetivos traçados.

Saiba mais: Mensurando o ROI nas mídias sociais

O ROI ainda possibilita que o anunciante estabeleça as mídias que dão mais retorno e que precisam continuar na estratégia de marketing nas próximas campanhas e quais precisam ser mudadas ou até mesmo sair dos planos.

Calculadora de ROI online: as melhores do mercado

Agora que você sabe o que é o ROI, também é importante saber como fazer os cálculos dessa métrica. Para isso, conheça, a seguir, as melhores calculadoras de ROI online.

Calcular e Inverter

Abrimos a lista com uma calculadora muito simples de usar e verificar os resultados. Nessa plataforma, os usuários só precisam preencher o valor de investimento e a receita gerada, assim será calculado a porcentagem do ROI ganho ou perdido.

A ferramenta Calcular e Inverter é excelente para quem não quer ficar preenchendo números, só deseja verificar o quanto foi seu ROI de forma simples, direta e sem perder tempo.

RD Station

Agora, se você prefere uma calculadora que oferece mais funções, a RD Station pode ser uma boa. Aqui você só precisa preencher o nome do seu negócio, o segmento dele e as informações do seu empreendimento, como a quantidade de visitantes, leads, o número de suas vendas, entre ouros. Após preencher todos os dados vai ser gerado um relatório.


Vale ressaltar que, apesar de ter vários recursos de preenchimento de dados, a plataforma é muito simples de usar e entender. Ainda existe a possibilidade de colocar o seu e-mail e conseguir um relatório ainda mais detalhado, mas isso é opcional.

Guru PME

Essa plataforma é bem parecida com a anterior, as maiores diferenças é que no Guru PME você preenche todas as informações em uma única página e o resultado em formato de relatório é atualizado para uma nova janela, e é obrigatório colocar o seu e-mail para gerar o resultado.

Dessa maneira, também é necessário destacar o bonito visual dessa ferramenta, com layout modernos e agradáveis. Então, se você quiser usar uma calculadora de ROI online eficiente e bonita, o Guru PME pode suprir sua demanda.

calculadora de ROI online - foto 1

Supersonic

O Supersonic  é uma mistura da primeira ferramenta listada com as outras duas. Isso porque ela é muito simples, mas ainda é possível colocar algumas informações sobre os seus gastos e valores investidos, assim gerando um pequeno relatório.

Outro ponto a se destacar é que não é preciso preencher dados pessoais, como o e-mail, por exemplo. Sendo assim, vale a pena dar pelo menos uma olhada para testar a ferramenta.

Calculadora de ROI online Hootsuite

Para encerrar a lista, a última indicação de calculadora ROI online é da Hootsuite. Nessa plataforma você tem várias possibilidades de preencher as suas informações para gerar um resultado mais exato da sua realidade. Aqui, você tem acesso a filtros de redes sociais, por exemplo, do Facebook.

Além disso, existe a possibilidade de colocar a tarifa de conversão da landing page, os valores castos com mão de obra, custos de criação de conteúdo, despesa gastas com anúncios, entre outros.

Também vale destacar que todos os dados são preenchidos em uma única página, sem a necessidade de fazer cadastro, e o resultado é em tempo real, ou seja, vai sendo atualizado conforme você preenche as suas informações.

Se você quer aprender a calcular o ROI manualmente, você pode conferir esse outro post que temos no blog que detalha certinho como fazer essa conta.

Informações para dedicar atenção

Para ter um bom empreendimento não basta saber só o que é o ROI e como fazer o cálculo base da métrica, é preciso também dedicar atenção em alguns aspectos que rondam esse mecanismo.


Dessa forma, veja, abaixo, os aspectos que precisa ter em mente para conseguir evoluir ainda mais o seu negócio quando o assunto envolver ROI.

O ROI é uma ótima métrica para acompanhar o seu retorno

O ROI está relacionado ao lucro dos seus investimos de maneira relativa. Dessa forma, os empreendedores conseguem identificar e comparar de maneira exata como estão seus rendimentos em cada um de seus investimentos, o que é ideal para quem faz diversas campanhas de marketing de uma só vez.

Em suma, o ROI é uma métrica importante para identificar a competência nas decisões e destinação de recursos financeiros. Dessa maneira, é correto afirmar que a meta mais importante do ROI está no auxílio no momento de determinar bons níveis de investimentos em cada um dos seus ativos que ajudam no aumento do lucro.

Cuidado na hora de definir o tipo de lucro na sua base de cálculo

Na sua base de cálculo o ROI usa como referência o lucro gerado e a quantia do investimento realizado. Dessa maneira, pode acontecer algumas distorções no resultado final, e é por conta disso que é preciso ter atenção no tipo de lucro que está usando na sua conta.

Para que fique claro, o lucro tem algumas vertentes, por exemplo, o lucro bruto, operacional, lucro recebido antes de considerar a taxa de juros e impostos, o lucro total financeiro, o lucro depois do abatimento de todos os gastos, entre outros.

Saiba mais: Calculadora juros compostos online: as 5 melhores do mercado

Ainda é preciso ter atenção com o investimento a longo prazo, pois podem ocorrer diferentes significados, como o valor bruto, líquido, gasto considerando o histórico dos ativos, o valor atual dos bens, e assim por diante.

Evite fazer contas a longo prazo

Com o ROI é possível ter uma análise mais focada na lucratividade a curto prazo, na qual é possível deixar em segundo plano os investimentos de longo prazo e lucratividade mais passiva. Isso ocorre por que o ROI tem como base somente as receitas e gastos de tempo corrente.

Como o ROI acaba considerando apenas as entradas vs. saídas, cuidado para não tomar decisões precipitadas e não considerar mais fatores ao determinar o investimento em algum canal. Por exemplo, às vezes um investimento na sua marca pode não resultar em vendas diretas, mas no longo prazo, pode ajudar a trazer mais clientes.

Quando devo usar o ROI?

Você pode usar o ROI de forma eficiente nas seguintes situações descritas a seguir:


  • Analisar cenários de investimento simples, que tem somente uma entrada de investimento e uma única saída de retorno.
  • Ou Averiguar situações de negócio mais difíceis, na qual existem diversos fatores de entrada e saída durante todo o processo da vida do investimento, por exemplo, investir na fundação de uma empresa.
  • Examinar como e quais campanhas ajudaram numa maior rentabilidade da pessoa.
  • O ROI também contribui no planejamento dos objetivos com base de lucros que são atingíveis.
  • Criar variáveis para saber o prazo de possíveis retornos de investimentos e qual ação é a mais efetiva.

Dessa forma, o ROI pode ser usado além de saber qual vai ser o lucro obtido, como também identificar qual o meio que mais gera retorno, ou em estabelecer comparativos acessíveis. Através disso é possível aprimorar os seus planejamentos e decisões efetuadas.

Quando o ROI não é usado?

Além de não ser indicado para ter base em investimento a longo prazo, o ROI não deve ser usado nos seguintes casos dos parágrafos abaixo:

  • Para fazer comparação de investimentos em casos e épocas distintas. Por exemplo, um ROI de seis anos para um investimento não pode ser comparado com um ROI de nove anos para um outro empreendimento.
  • Quando vai se comparar dois ativos é preciso que a base de cálculo do ROI use a mesma condição, por isso não faz sentido pegar investimentos de categorias e períodos diferentes em uma mesma análise comparativa.
  • Quando não tem garantia de que lucros são ocasionados de forma direta pelo investimento, e não o resultado de várias vias. Essa condição é ainda mais importante quando se usa o ROI para verificar os casos de investimentos mais pesados, como em empresas.

Vamos pegar uma situação de uma ação de marketing, qual seria o ROI para este caso? É possível mensurar até de forma simples quais foram os gastos dessa ação, mas como saber de forma precisa o quanto esse investimento interferiu de forma financeira no seu empreendimento?

Por conta das variáveis que uma empresa possui, diversas vezes é complicado saber exatamente como se dão as entradas de capitais, pois uma venda pode acontecer por causa de vários motivos diferentes.

Sendo assim, se esse for o seu caso, na qual a situação não possibilita que os resultados sejam calculados de maneira precisa, é melhor procurar outra opção para checar o seu investimento. Agora, se você não tem demandas tão grandes, é possível fazer a análise de rentabilidade gerada por uma ação de marketing, por exemplo. Tudo depende da sua situação.

O ROI é útil, mas tenha cautela

Somente o ROI não é o cálculo suficiente para estabelecer se um investimento foi bom ou não, porque uma simples conta não revela a probalidade dos retornos aguardados ocorreram como o planejado.

Então, para uma melhor decisão de investimento, é preciso que você examine seus dados e resultados com diversos outros fatores financeiros e de planejamentos, já que nada assegura que a conta ROI que deu certo uma vez vai conseguir manter o sucesso nas próximas ações.


Entidades: Hootsuite | RDstation

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