O que é ROI, como calcular e 3 motivos para usar em negócios

por | dez 21, 2020 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Se você tem um negócio, certamente já deve ter se perguntando quanto tem investido, qual seu faturamento bruto, quanto tem lucrado e etc. Todas essas informações são extremamente importantes para gerir uma empresa. Por isso, hoje vamos falar sobre o que é ROI.

O ROI é uma métrica financeira que se refere a Return Over Investment, que em português significa retorno sobre investimento. Ela também é conhecida como taxa de retorno, taxa de lucro ou retorno.

Conhecer o que é ROI e saber como calculá-la é muito importante para qualquer empreendedor. E é isso que vamos te mostrar nesse texto.

O que é ROI?

De modo geral, ROI é o indicador que mostra quando sua empresa lucrou ou perdeu com determinado investimento.

É uma taxa que mostra se os investimentos e ações que você vem aplicando no seu negócio tem valido a pena.

Ela serve para calcular a rentabilidade do negócio de modo geral e também de áreas específicas, como o marketing, por exemplo. Dessa forma, permite que você analise ações específicas e pontuais.

O que é ROI: como calcular

O cálculo do ROI está baseado em dois dados principais: o valor investido e a receita obtida.

Com base nesses dados, calcula-se o retorno a partir da seguinte fórmula:

ROI = (receita obtida – valor investido) / valor investido

Vamos a um exemplo prático. Imagine que uma loja investiu R$5.000 para vender uma coleção de tênis.

Ao final da ação, a receita da venda dos tênis foi de R$100.000.

Aplicando esses valores da fórmula de ROI, temos que:

ROI = (100.000 – 5.000)/5.000
ROI = 95.000/5.000
ROI = 19

Ou seja, para cada real investido, a loja lucrou R$19.

De modo geral, a conta é bem simples. O grande problema está em calcular de forma correta do valor investido.

Em muitos dos casos em que há aplicação do ROI, é preciso incluir no investimento custos fixos e variáveis.

Saiba Mais: Facebook Marketing: Tudo que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo

Isso pois, muitas vezes as empresas acreditam que comprar algo por R$10 e vender por R$20 significa ter 100% de lucro, o que não é verdade. Não se pode incluir só o investimento inicial.

É preciso incluir no dado de investimento todo o custo necessário para vender o produto. Desde a compra dele até embalagem, luz, água, telefone, aluguel, embalagem, funcionários, etc. Você deve incluir tudo isso nos dados dos investimentos para saber quanto realmente foi o seu retorno.

O que é ROI: como calcular o retorno do investimento em anúncios

A fórmula usada para calcular o ROI pode ser uma grande aliada na hora de avaliar se o investimento em anúncios, por exemplo, está dando resultados positivos.

Geralmente nesse caso, o foco fica para o valor investido na veiculação do anúncio e não nos demais custos do produto. Isso pois, aqui, só queremos saber a efetividade de anúncios.

Com isso, imagine que a loja de tênis investiu R$1.000 para divulgar a promoção dos calçados com uma campanha no Facebook e R$500 para divulgar no Google Ads.

O anúncio do Facebook gerou 20 vendas de R$100 cada, gerando uma receita de R$2.000. Com isso, aplicando a fórmula do ROI, temos que:

ROI = (2.000 – 1.000)/1.000
ROI = 1.000/1.000
ROI = 1

Nesse exemplo, para cada R$1 investido, a empresa retornou R$1.

Já o anúncio do Google Ads gerou 15 vendas R$100 cada, gerando uma receita de R$1.500. Sendo assim:

ROI = (1.500 – 500)/500
ROI = 1.000/500
ROI = 2

Ou seja, para cada R$1 investido no Google Ads, o ganho obtido foi de R$2.

Com base nesses dados, teríamos que os links patrocinados feitos no Google foram mais vantajosos do que investir no Facebook.

Agora, que você já sabe o que é ROI e como calculá-lo, queremos enumerar aqui 3 motivos para usar essa métrica.

O que é ROI: 3 vantagens

Até aqui, você já entendeu o que é ROI. Além disso, queremos defender o motivo dessa ser uma métrica importante.

1. Fontes de lucro

Uma das melhores formas de se ter um negócio de sucesso é empreender sabendo o que realmente te dá lucro.

O ROI permite que você identifique quais são as maiores fontes de lucro da sua empresa e, com isso, você pode focar nelas.

É uma métrica importante para identificar seus melhores produtos ou serviços e pode ser usada em conjunto com a análise SWOT.

2. Canais mais vantajosos

Além de apontar quais produtos e serviços são mais lucrativos, o ROI também permite que você identifique quais canais de venda ou de comunicação estão te trazendo os melhores retornos.

3. Otimização

Se você hoje, por exemplo, divide sua verba 50% para cada canal, mas identifica que um deles é responsável por 95% do retorno enquanto o outro retorna apenas 5%, poderá realocar seu investido no canal mais vantajoso.

Com isso, você otimiza não apenas o seu investimento monetário, mas também o investimento de tempo e recursos humanos.

O que é ROI: pontos de atenção

Até aqui, deixamos claro que o cálculo do ROI é um exercício que pode trazer diversos insights importantes e que pode te ajudar a tomar as decisões certas na hora de investir no seu negócio.

Contudo, nem tudo são flores e precisamos te alertar sobre isso, pois o ROI não é perfeito.

O principal ponto de atenção aqui é não levar apenas o ROI em consideração durante suas análises. Isso porque ele não leva em consideração fatores externos, como o tempo, por exemplo.

No exemplo acima sobre os anúncios de tênis feitos no Facebook e no Google, temos que o ROI do Google foi melhor.

Contudo, se adicionarmos a essa “conta” o fato de que as vendas feitas pelo Facebook levaram 1 semana e as do Google 3 meses? Será que o Google ainda assim seria mais vantajoso?

Por isso, nossa dica é que você não foque apenas nessa métrica. Use também outras para compor a sua análise.

Por aqui mesmo já demos dicas de 10 métricas para avaliar as suas estratégias digitais.

Agora você já sabe o que é ROI, suas vantagens e o cuidado que precisa ter ao usar essa métrica. Então, conta aqui nos comentários se vai incluir esse cálculo em seus relatórios e estratégia de marketing digital.

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Google

Tags:

Ubersuggest: o que é e como usar?

Ubersuggest: o que é e como usar?

O Ubersuggest é uma das melhores ferramentas para os profissionais que desejam colocar os seus conteúdos nas primeiras posições dos maiores buscadores do mundo, como o Google. Isso porque ela apresenta dados que ajudam a entender quais são as melhores estratégias para...

O que é PLR marketing digital?

O que é PLR marketing digital?

Se você está querendo descobrir o que é PLR marketing digital, chegou ao lugar certo. A partir de agora, oferecemos um conteúdo completo com as principais informações sobre o tema, como: conceito, características, vantagens, desvantagens, entre outros. Este artigo é...

Conta Simples PJ: Como abrir uma conta para sua empresa

Conta Simples PJ: Como abrir uma conta para sua empresa

Se você chegou até este post, provavelmente está com dúvidas sobre como abrir uma Conta Simples PJ. Aqui, vamos mostrar um passo a passo para que você aprenda como abrir uma conta. Além disso, você saberá quais são as particularidades dessa conta, se ela é confiável,...

Como ter reputação verde no Mercado Livre

Como ter reputação verde no Mercado Livre

De acordo com a pesquisa feita pela consultoria Economática em abril de 2021, o Grupo Mercado Livre é a segunda maior empresa da América Latina, com valor de US$ 80 bilhões. O e-commerce só perde para a mineradora brasileira Vale, que tem o valor de US$ 103,8 bilhões....

Os 7 melhores marketplaces para vender online

Os 7 melhores marketplaces para vender online

Este artigo não é apenas aquelas famosas listas com os melhores marketplaces no Brasil para vender online. Vamos mostrar quais são as alternativas mais indicadas do mercado, destacando as suas principais características, quais são as vantagens para o empreendedor e...

Como fazer um ebook no Canva Online?

Como fazer um ebook no Canva Online?

A tarefa de criar um ebook pode parecer bem complexa, mas não é. Nós vamos te ajudar com algumas dicas para facilitar o seu trabalho e te ensinar como fazer um ebook no Canva Online. É importante que ele ofereça conteúdo de qualidade e, ao mesmo tempo, seja atrativo...

Como abrir uma casa lotérica?

Como abrir uma casa lotérica?

Se você está em busca de abrir o seu próprio negócio, talvez uma das melhores opções no mercado seja investir em uma casa lotérica. Esse é um negócio que pode ser considerado simples de administrar. Existem duas formas de você conseguir comandar uma casa lotérica: a...

Como ser um consultor de Marketing Digital?

Como ser um consultor de Marketing Digital?

Com o aumento da necessidade de uma presença mais forte das empresas na internet, o papel do consultor de marketing digital está se tornando cada vez mais relevante. E isso tem gerado uma grande oportunidade de negócio no mercado digital, pois para se tornar um...

Como criar um cartão de visita online?

Como criar um cartão de visita online?

Se você está planejando criar o seu próprio negócio ou empresa, é muito importante ter um cartão de visita online. Com ele, você terá mais uma forma de contato com os seus clientes. O cartão de visita pode parecer algo meio ultrapassado para alguns. Contudo, na forma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest