Assistente virtual: 6 dicas para uma carreira de sucesso

por | out 27, 2020 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Independente do tamanho do seu negócio, em algum momento, todo empreendedor precisa de um suporte para lhe auxiliar e cuidar das questões administrativas. É aí que entra o serviço de assistente virtual.

Para suprir uma das maiores necessidades de empresas e profissionais liberais, que é a falta de tempo, surgiu o serviço dos assistentes virtuais. Outros termos muito usados para essa função são: secretária remota ou secretária virtual.

Seja lá qual nome você chame, a demanda por esse tipo de trabalho vem crescendo cada vez mais, principalmente aqui no Brasil.

ASSISTENTE VIRTUAL: COMO FUNCIONA?

Ser uma assistente virtual é um trabalho como outro qualquer, que exige interesse, esforço, persistência, dedicação e empenho.

Para as empresas é uma forma mais barata e eficiente para auxiliar no seu atendimento e setor administrativo. Já para quem gosta da área e quer trabalhar, é um mercado promissor e que cresce cada vez mais no Brasil.

Alguns dos serviços que o assistente virtual pode executar para uma empresa ou profissional liberal:

  • Atendimento telefônico receptivo ou ativo, redes sociais e chat;
  • Atendimento e gerenciamento de e-mails;
  • Organização e controle de contas da empresa e pessoais;
  • Negociação e elaboração de contratos;
  • Levantamento de orçamentos;
  • Organizar eventos;
  • Controle e organização da agenda;
  • Gerenciamento de fornecedores;
  • Planejamento de viagens;
  • Despacho de documentos.

Basicamente uma assistente virtual fará o mesmo trabalho que uma secretária que trabalha em uma empresa física. A diferença é que ela trabalha remotamente.

Saiba Mais: Ebook Como se tornar uma assistente virtual de sucesso: tudo o que você precisa saber para iniciar e expandir a sua consultoria virtual

Assim como qualquer outro trabalho de freelancer, existem diversas vantagens em trabalhar como assistente virtual. A primeira delas é que você pode trabalhar de onde quiser, principalmente da sua casa.

Além disso, você que definirá o valor do seu serviço e seu horário de trabalho.

DICAS PARA SE TORNAR ASSISTENTE VIRTUAL DE SUCESSO

Quer começar a trabalhar como assistente virtual mas não sabe por onde começar? Fique tranquila, separamos algumas dicas para te ajudar:

  1. PESQUISE SOBRE O MERCADO

Existem empresas dos mais variados tipos e nichos. Você pode escolher um para focar na hora de oferecer seus serviços. Talvez algum que você já tenha certo conhecimento. Por isso, a primeira dica é pesquisar sobre o mercado de assistente virtual.

Também é uma ótima forma de entender o que as empresas buscam em um profissional e trabalhar isso.

  1. INVISTA NA SUA FORMAÇÃO

Embora não seja necessário um diploma universitário para trabalhar como assistente virtual, é essencial fazer cursos que agreguem valor ao seu serviço.

Por exemplo: uma secretária virtual poderá ter que lidar com clientes da empresa para qual presta serviço. Que tal fazer algum curso relacionado ao atendimento ao cliente?

Além disso, existem alguns cursos específicos que ensinam como trabalhar como assistente virtual. No próximo tópico desse post, citaremos alguns.

  1. TENHA UM LOCAL ADEQUADO PARA TRABALHAR

Pode parecer besteira mas não é. O seu trabalho renderá muito mais se você tiver um espaço reservado para realizá-lo!

Com um local e ferramentas (como mesa, cadeira, computador, celular, etc.) específicas e adequadas para seu trabalho de assistente virtual, há maiores chances de ser bem-sucedida nas tarefas diárias.

Nesse post aqui do blog tem 12 dicas importantes para te ajudar com a ergonomia home office e adequar o trabalho para manter sua saúde em casa.

  1. CUIDADO COM A LINGUA PORTUGUESA E SUA DICÇÃO

É, nem todo mundo fala o português corretamente. Mas como diria sua mãe: “você não é todo mundo!” Como assistente virtual, você precisa tomar cuidado na hora dos atendimentos falados e escritos.

Uma coisa que pode ajudar muito é ler livros nas horas vagas. Além de tentar se manter, ao máximo, atualizada sobre as novas regras gramaticais e ortográficas.

Não esqueça da treinar a sua dicção, afinal você precisará atender fornecedores e clientes. Portanto, é necessário ter muita clareza no que diz. Busque na internet dicas de como melhorar sua dicção.

  1. ORGANIZE A SUA ROTINA DE TRABALHO

Quando se fala em trabalhar para si e, ainda mais, em casa, a palavra de ordem é organização. Por isso, ao trabalhar como assistente virtual, isso não seria diferente. Principalmente se você prestar serviço para mais de uma empresa ou profissional.

Mantenha sua mesa, agenda (pessoal e de clientes) e tarefas sempre organizados. Existem diversas ferramentas que podem ajudar na sua produtividade, nesse post do blog separamos algumas que podem ser úteis no seu dia-a-dia como secretária virtual.

  1. DIVULGUE-SE

Já diria aquela famosa frase: a propaganda é a alma do negócio! O marketing boca-a-boca é o grande segredo, por isso busque sempre fazer networking. Vá a eventos, conheça pessoas, peça que seus clientes façam uma recomendação.

Ah, e não esqueça das redes sociais!

Se você acompanha os conteúdos aqui do blog sabe o quanto eles são importantes na divulgação de um negócio. Crie conteúdos de valor para a sua persona e invista em anúncios, seja no Facebook, Instagram ou no Google Ads.

CURSO DE ASSISTENTE VIRTUAL

Mas afinal, quem pode ser assistente virtual? Qualquer pessoa! Basta ter conhecimento sobre os serviços relacionados ao secretariado. Para isso, separamos alguns cursos de assistente virtual que podem te ajudar a começar na área:

  1. ASSISTENTE VIRTUAL ESSENCIAL

O curso Assistente Virtual Essencial é um guia completo para quem quer iniciar seu negócio do zero, pois mostra todo o passo-a-passo para você se tornar uma assistente virtual de sucesso.

Definitivamente o atalho que você precisa para iniciar o seu negócio de assistência virtual a partir de sua casa em 30 dias ou menos.

O curso Assistente Virtual Essencial é indicado para pessoas que procuram uma nova forma de trabalho, com flexibilidade de horário, aproveitando a experiência profissional que você já possui.

  1. MANUAL DO ASSISTENTE VIRTUAL

O curso Manual do Assistente Virtual é detalhado com todas as informações, com todos os processos usados no mercado diariamente para te auxiliar a começar o seu negócio do absoluto zero.

Ele será um guia até que você feche negócio com seu primeiro cliente. Além disso, nesse curso, você encontrará um manual com diversas ferramentas para te auxiliar em sua rotina.

Aprenderá também a construir um plano de negócios eficaz, desenvolver a sua produtividade através de um planejamento estratégico, agregando ainda mais valor a sua nova empresa.

PLATAFORMAS PARA TRABALHAR COMO ASSISTENTE VIRTUAL

Como conseguir clientes sendo assistente virtual? Existem diversos sites aonde você pode se cadastrar e procurar projetos para trabalhar como assistente virtual. Além de também ser uma forma de divulgar o seu negócio.

Separamos uma lista de alguns deles:

Outras formas de divulgar o seu trabalho como assistente virtual é através de redes sociais, principalmente o LinkedIn que funciona como uma vitrine do seu currículo. Se possível, tenha um site pois será um ótimo cartão de visitas.

Participe de grupos voltados para o seu nicho e faça networking, pois a propaganda boca a boca ainda é uma das principais formas de atrair novos clientes.

E aí, já conhecia esse mercado de assistente virtual ou secretária remota?

Conta aqui nos comentários do post o que você achou!

Continua depois da publicidade

Tags:

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Responda rápido: você já pensou em ter uma renda extra sem sair de casa? Já pensou em montar uma loja virtual sem ter um estoque em sua residência? Já pensou em vender os produtos da sua loja física de forma online em uma rede de varejo com mais de milhões de clientes...

O que é follow up e como fazer?

O que é follow up e como fazer?

Todo mundo já passou por um processo de follow up. Imagine que você está querendo contratar um serviço de internet para a sua casa. Você entra em contato com uma empresa. Durante a conversa, ouve atentamente os planos disponíveis, mas ainda não sabe quando tomará a...

Como formalizar um pequeno negócio?

Como formalizar um pequeno negócio?

Você sabe como formalizar um pequeno negócio? Nos últimos anos, o número de pessoas que buscam empreender e atingir a tão sonhada independência financeira vêm aumentando expressivamente. E apesar das dificuldades, o Brasil possui certa de 17 milhões de negócios...

O que vender na internet? 45 ideias para começar

O que vender na internet? 45 ideias para começar

Se você chegou até aqui, está procurando dicas sobre o que vender na internet, não é mesmo? A boa notícia é que está no lugar certo. Selecionamos diversas opções para iniciar um negócio de um jeito simples e sem grandes investimentos. Neste artigo, você verá 45 ideias...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

Como começar no Marketing Digital?

Como começar no Marketing Digital?

Qualquer profissão ou carreira relacionada à internet, tem um enorme potencial de crescimento nos próximos anos. Por isso, como começar no marketing digital é uma das buscas mais comuns para quem deseja iniciar um novo negócio ou carreira profissional. Comecei no...

25 livros de empreendedorismo gratuitos para baixar

25 livros de empreendedorismo gratuitos para baixar

Está sem grana e quer adquirir conhecimento? Fizemos uma lista dos melhores 25 livros de empreendedorismo gratuitos para você baixar! Afinal, conteúdo de valor nunca é demais, ainda mais se você não precisar pagar nada por isso. A tarefa de empreender não é fácil,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest