Aplicativos para fotos: os 35 melhores que fazem sucesso

por | Última Atualização Jan 19, 2023 | Tecnologia


Aplicativos para fotos são ideais para melhorar a qualidade das suas fotos e é possível fazer isso através de diversas ferramentas, tornando-as mais atraentes e consequentemente gerando mais engajamento nas redes sociais. Uma edição bem feita é a chave para o sucesso de suas fotos.

Utilizar recursos visuais como uma foto tratada pode trazer resultados excelentes como o dobro de visualizações em seus posts e ainda manter os seus seguidores conectados com você.

Sendo assim, selecionamos alguns dos melhores aplicativos gratuitos para edição de fotos com ferramentas completas e fáceis de usar. Se você gosta do processo de edição, irá se divertir e ainda desenvolver habilidades de edição.

Saiba Mais: Legenda para foto sozinha: 337 frases para brilhar online

Aplicativos para fotos grátis

1. PicsArt Photo Studio

Aplicativos para fotos

Foto/Reprodução: Play Store

O PicsArt está entre os melhores aplicativos para fotos e oferece uma versão gratuita muito completa. Alguns recursos do aplicativo são exclusivos para a versão Gold e exigem assinatura para serem liberados.

A assinatura pode ser anual ou mensal, a depender da sua necessidade e é coordenada pela loja. Logo, não permite que você utilize a mesma conta em sistemas operacionais diferentes. Apesar disso, as ferramentas gratuitas ainda são excelentes, atendendo muito bem e proporcionando edições de nível profissional.

Um destaque do app é que existem tutoriais para cada um dos efeitos de edição disponíveis. Assim, os novatos no aplicativo podem entender melhor os resultados de cada ferramenta antes de colocar em prática. O PicsArt também pode ser usado para editar vídeos.

Na versão free, você pode utilizar filtros, ajustar brilho, contraste, estrutura, matriz, realce, sombras, saturação, ponto preto e branco e temperatura. Além disso, é possível adicionar texto na imagem, fazer montagens, adicionar adesivos, desenhar linhas livres, mudar o fundo da foto e desfocar imagens na intensidade que desejar.

O PicsArt possui uma ferramenta chamada “clonar” que permite remover manchas e até objetos de suas fotos. Também é possível ajustar a curva de cor da foto, fazer sobreposição e adicionar o efeito dispersão, para um efeito de pixels na foto como se ela estivesse se desfazendo no ar.

O aplicativo também conta com pincéis e efeitos artísticos, dando aos usuários a chance de deixar suas fotos ainda mais personalizadas e únicas. Ao terminar de editar, você pode salvar a foto em sua galeria, compartilhar nas redes sociais ou ainda compartilhar dentro do próprio aplicativo, que também funciona como uma rede social.

Há uma infinidade de recursos e ferramentas que o PicsArt oferece, práticos de usar, gratuitos e de qualidade. Poderíamos passar horas falando sobre tudo que ele consegue oferecer, mas vamos deixar que você mesmo confira. O app está disponível na Google Play e App Store.

2. Adobe Photoshop Express

A Adobe é uma empresa multinacional de tecnologia fundada na Califórnia em 1982. No início, o seu principal foco era o desenvolvimento de software relacionado à impressão conectada a um PC. Desde então, a empresa se reinventou para acompanhar os avanços tecnológicos, desempenhando um papel importante na impressão, digitalização de documentos, criação 3D e muito mais.

A Adobe possui vários softwares que podem otimizar o serviço. Um exemplo disso são os diversos editores de fotos que fazem parte do pacote. O Photoshop é, sem dúvidas, o mais famoso e completo. Existem outras versões disponíveis para dispositivos móveis, começando pelo Adobe Photoshop Express.

O aplicativo foi desenvolvido exatamente para conseguir proporcionar edições de fotos rápidas e que pudessem ser feitas através de um smartphone. O Adobe Photoshop Express disponibiliza ferramentas para fazer colagens de fotos, ajustar sombras e iluminação, adicionar filtros, selecionar objetos, fazer correios, remover objetos, retocar selfies, criar adesivos e até mesmo adicionar maquiagem.

Portanto, há uma abundância de recursos para edição de fotos. O aplicativo está disponível na Google Play e App Store.

3. Adobe Photoshop Lightroom

O Adobe Lightroom é outra ótima opção de editor de fotos desenvolvido pela Adobe, que oferece ferramentas gratuitas muito interessantes aos seus usuários. O app, além de ser voltado para edição de fotos, também possui ferramentas para edição de vídeos e autoriza capturas dentro da própria plataforma.

A versão gratuita do app oferece desde as ferramentas básicas de edição até algumas mais avançadas. É possível ajustar o brilho, contraste, exposição, realces e sombras, além de permitir edições com correção de cores e mixagem. Ainda podemos usar a ferramenta de aprimoramento para modificar o estilo das fotos através de ajustes de textura, claridade, granulação e desembaçamento, além de recortar e girar a imagem.

Outras ferramentas gratuitas que podemos encontrar são os ajustes rápidos através de filtros que já são pré-definidos pelo próprio aplicativo, retoque de imagens e predefinições ajustadas perfeitamente para sua foto, sugeridas através de IA (Inteligência artificial).

Além do mais, podemos usar o ajuste de curvas para uma edição ainda mais profissional e avançada, que irá mexer com as cores, sombras, destaque e ainda adicionar mais riqueza de detalhes nas fotos com recursos como o HDR e row.

A sua assinatura premium oferece recursos mais refinados. Porém, esta versão gratuita oferece uma quantidade incrível de ferramentas que conseguem dar um ar profissional para suas fotos sem muito esforço. O aplicativo encontra-se disponível na Google Play e na App Store.

Saiba Mais: Como usar o editor de fotos profissional Lightroom no celular

4. Adobe Photoshop Mix

O Adobe Photoshop Mix possui ferramentas que permitem combinar imagens e isso funciona da seguinte maneira: basta recortar algo de uma foto e combinar com outra. Também permite mesclar imagens, controlar a opacidade, aplicar filtros predefinidos, combinar várias camadas para criar imagens complexas, aprimorar suas fotos de maneira geral e compartilhá-las em suas redes sociais.

O aplicativo está disponível apenas na Google Play Store.

5. Adobe Photoshop Fix

Aplicativos para fotos

Foto/Reprodução: Play Store

O Adobe Photoshop Fix é uma versão simplificada do Photoshop Express com ferramentas que são mais básicas. No entanto, ainda permite a restauração de fotos, remove objetos ou conteúdo indesejado da foto, possui a ferramenta de dissolução que reformata a imagem, ajusta sombras e destaques em áreas determinadas e muito mais.

Assim como o Photoshop Mix está disponível apenas no Google Play Store.

6. Sweet Selfie: Camera & Editor

O Sweet Selfie é ideal para quem deseja edições mais detalhistas, pois o aplicativo disponibiliza diversos tipos de correções como remover olheiras, remover espinhas e manchas no rosto, clarear os dentes, afinar o nariz e o rosto, adicionar maquiagem, aumentar o tamanho dos olhos e muito mais.

Para fotos de corpo todo, também há retoques interessantes que podem ser feitos, como aumentar alguma parte do corpo, afinar a cintura, adicionar um abdômen malhado e ajustar as perspectivas da foto de acordo com o seu gosto.

Com o Sweet Selfie, você também pode desfocar automaticamente o fundo de uma imagem, adicionar um fundo ou texto diferente, ajustar brilho, contraste, nitidez, temperatura e adicionar vinheta. Também há vários filtros disponíveis e a possibilidade de adicionar adesivos e máscaras. Tudo isso de forma gratuita.

As suas ferramentas são básicas, mas são capazes de trazer um resultado final fantástico e bastante profissional para suas fotos. O app está disponível apenas na Google Play Store.

7. Pixlr

Muito conhecido em PCs, o Pixlr também conta com uma versão para dispositivos móveis para fazer correção de imagens e criar colagens. O app possui recursos como filtros para dar mais estilo às suas fotos, ferramentas para redimensionar e recortar fotos, ajustar contraste, brilho, saturação e acentuar cores.

A janela de edição de imagens do aplicativo apresenta ferramentas gerais para edição de imagens, pincéis para desenho ou efeitos especiais, filtros, sobreposições, molduras e caixas de texto. Por exemplo, vários filtros podem ser usados ​​na mesma imagem para criar composições exclusivas.

Ele foi desenvolvido como sucessor do Pixlr Editor, para evitar que ficasse obsoleto quando o Flash (plugin que não é mais fornecido pela Adobe) não for mais suportado. Para fazer a transição de uma única plataforma para HTML, alguns recursos do editor foram reduzidos, entretanto, apesar disso, o editor ainda é um dos favoritos dos usuários.

O app está disponível na Play Store, App Store e em versão Web.

8. VSCO

Quem gosta de tirar fotos e editar vai adorar o VSCO, um conhecido editor de fotos que é considerado um dos melhores e mais completos que existem. Da mesma maneira que o PicsArt, o VSCO possui a própria comunidade que funciona como uma rede social onde você pode compartilhar as fotos com outros usuários, podendo ser utilizado para seguir perfis e fazer parte de desafios.

O aplicativo oferece um grande número de presets inspirados em filmes de câmeras analógicas. Além disso, você pode ajustar o filtro como desejar, configurando a sua intensidade. Também encontrará outras ferramentas de edição para ajustar os níveis de brilho, iluminação, contraste, granulação e cor.

Entre as características interessantes do aplicativo, também podemos mencionar a exportação de arquivos que serão armazenados na sua galeria sem uma compactação. Isso garante que as fotos não percam a qualidade.

Há a versão gratuita e também uma assinatura por R$104,99 anual ou R$41,99 mensal, que dá acesso a mais filtros, edição de vídeo e recursos exclusivos. O app está disponível para download gratuito na Google Play Store e na App Store.

9. Snapseed

O Snapseed, desenvolvido pelo Google, é um dos editores de fotos para dispositivos móveis mais populares, completos e fáceis de utilizar, com mais de 100 milhões de downloads na Play Store. A sua principal vantagem em relação a outros apps deste segmento é que ele é 100% gratuito, com muitas ferramentas de edição e recursos que muitas vezes só são encontrados em versões pagas dos seus concorrentes.

A sua interface é dividida em opções de filtro e áreas com funções para edições, com algumas ferramentas encontradas em softwares de edição de computador. Por exemplo: você pode selecionar opções para remover objetos indesejados da imagem, criar um efeito de dupla exposição, aplicar outros filtros e aplicar e ajustar o efeito HDR na imagem.

O snapseed possui uma extensa lista de filtros e a capacidade de salvar predefinições totalmente personalizadas. As fotos podem ser exportadas como cópias ou salvas em qualidade original na galeria do seu dispositivo. Definitivamente, recomendamos o Snapseed se você quiser editar suas fotos facilmente diretamente do seu telefone, mantendo a qualidade.

O app está disponível na Google Play Store e App Store.

10. AirBrush

Aplicativos para fotos

Foto/Reprodução: Play Store

O AirBrush é uma excelente ferramenta para editar selfies, possui uma variedade de ferramentas gratuitas para deixar as suas fotos perfeitas. Uma das características mais atraentes do aplicativo é remover manchas e acnes do rosto, remover olheiras e melhorar a aparência, retirando o aspecto de cansaço, por exemplo.

Você também pode clarear os dentes, destacando um sorriso mais brilhante. Existem também filtros de maquiagem que podem ser ajustados de acordo com seus gostos.

No entanto, apesar de oferecer recursos interessantes, a versão mais completa é paga, mas isso não impede que você aproveite ao máximo o software. O app se encontra disponível na Google Play Store e App Store.

Saiba Mais: Como fazer montagens de foto? As 10 melhores ferramentas

11. Cymera

O Cymera é um aplicativo muito popular com efeitos e filtros de realidade aumentada que simulam maquiagem, fazem retoques no rosto em selfies e até mudam cortes de cabelo. O aplicativo ainda vai além com opções de adaptação para redes sociais, opções para recorte e edição de fotos.

Outro recurso muito legal do Cymera é o InstaFit. Esse recurso cria molduras personalizadas e redimensiona as suas imagens para resolução quadrada, perfeita para postar em redes sociais como Instagram, por exemplo.

O aplicativo permite aplicar efeitos a imagens salvas em sua galeria ou usar a câmera para tirar fotos visualmente ajustadas. As ferramentas para edição são bem completas, como ajustar brilho, iluminação e contraste. Ele também oferece opções para adicionar adesivos, molduras, texto e sobrepor outras fotos.

O aplicativo é gratuito, porém tem exibição de anúncios. Ele está disponível na Google Play e na App Store. 

12. Youcam Makeup: Face Maquiagem

O Youcam Makeup é um app muito popular entre as mulheres por conta das diversas ferramentas para tratar as imperfeições do rosto. Por isso, é bastante indicado para editar as selfies. O app oferece ótimas opções em sua versão gratuita e ainda mais recursos na versão paga.

Com Youcam Makeup, você consegue fazer uma maquiagem completa, retocar o rosto e o nariz, mudar a cor dos olhos e até mesmo dos cabelos, adicionar base e blush, cílios, clarear os dentes, remover a oleosidade facial, entre outras coisas.

O app está disponível na Google Play Store e na App Store.

13. iPiccy

Com o iPiccy, você pode fazer ajustes de cores, redimensionar imagens, cortar, redimensionar, girar e muitas outras funções. Se você está procurando um editor completo disponível gratuitamente, vale a pena conferir o que este app tem a oferecer.

A interface intuitiva do iPiccy torna a tarefa de edição de fotos mais simples, divertida e fácil, principalmente para quem não tem nenhum conhecimento técnico na área. O app está disponível na Google Play, App Store e em versão Web.

14. PhotoScape X

No PhotoScape X podemos encontrar filtros, opções para criar colagens, efeitos, remover olhos vermelhos e manchas no rosto, molduras, pincéis e um recurso chamado “edição em lote” que permite aplicar determinadas configurações em fotos diferentes ao mesmo tempo.

O PhotoScape é uma ótima opção de editor com muitas ferramentas e filtros, além de ser totalmente gratuito e oferecer recursos e uma interface amigável para quem não tem muita experiência em edição. Um exemplo é o recurso que possibilita a edição com apenas um clique, fazendo com que os ajustes pré-definidos pelo app sejam aplicados.

Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de combinar e mesclar fotos horizontalmente e verticalmente para formar outra imagem. Há também uma ferramenta de corte que permite remover o fundo e a possibilidade de identificar uma cor específica pelo zoom, podendo escolher um tom.

Ele também possui um criador de GIFs que pode criar GIFs animados, além de adicionar texto dinâmico e adesivos a projetos digitais. O app está disponível na App Store e na loja do Windows.

15. Canva

Aplicativos para fotos

Foto/Reprodução: Play Store

O Canva é o queridinho dos profissionais de marketing, é uma plataforma online para criar e editar designs voltados para os canais de comunicação no mundo digital. A plataforma é utilizada por amadores e profissionais em todo o mundo e está disponível por meio de navegadores e aplicativos em dispositivos móveis.

Com o Canva, você pode editar fotos e transformá-las em convites, cartões, pôsteres e postagens em redes sociais. A sua versão gratuita faz um bom trabalho para as necessidades básicas de edição de fotos. Além de nos permitir fazer criações do zero, fazer GIFs, editar vídeos e muitas outras funções, o Canva também possui um editor de fotos gratuito e sem marcas d’água.

Entre os recursos encontrados tanto no app quanto no site, é possível cortar, aplicar diferentes filtros e efeitos, ajustar configurações como brilho, desfoque, efeito de vinheta, saturação, nitidez e contraste, definir autofoco e até introduzir animações.

Após a edição, é possível salvar a imagem em seu telefone ou compartilhá-la com outras pessoas em outros aplicativos. O Canva tem uma versão Pro e uma versão simplificada. A maioria dos recursos do editor é gratuita. As ferramentas que não estão incluídas na versão gratuita são o redimensionamento, histórico de versões e insights.

O Canva está disponível na Play Store, App Store e em versão Web.

16. Tezza: Aesthetic Editor

O Tezza é um aplicativo para edição de fotos considerado “aesthetic”. Esse termo foi criado para substituir o “Tumblr”. Ele é usado para se referir a padrões de beleza, ou seja, coisas que são consideradas agradáveis aos olhos.

O aplicativo reúne 19 presets e molduras para dar às imagens uma estética vintage e retrô. Além do mais, o aplicativo fornece ferramentas para ajustar exposição, temperatura, contraste, saturação, entre outros. Sombras, feixes de luz e poeira também podem ser inseridos nas fotos.

Todos os recursos estão disponíveis em sua versão gratuita. Porém vários filtros, texturas e molduras só ficam disponíveis na assinatura premium que custa R$15,99 mensais. O app está disponível na Google Play e na App Store. 

Saiba Mais: Editor de vídeo online: Os 13 melhores aplicativos de edição

17. Fotor

Com o Fotor, podemos alterar curvas e níveis manualmente, mas sem a complexidade de recursos mais avançados. Também há opções de efeitos inteligentes, como criar colagens rapidamente. Além de fornecer recursos padrão para edição, também possui recursos de fotos, molduras, texto e adesivos, removedor de fundo e conta com efeitos criativos e diversos.

O app conta com ajustes simples como aplicação de filtros, correção de cor e ruído, corte, redimensionamento, edição, alteração de matriz, temperatura, saturação e nitidez, além das funções em uma aba específica chamada “Beleza”, onde é possível remover olhos vermelhos, que são causados pelo flash da câmera e também manchas do rosto.

O app possibilita o carregamento de várias fotos simultaneamente e que você faça edições paralelas entre uma imagem e outra. Isso é útil se você quiser fazer ajustes padronizados em um grupo de fotos. Portanto, pode-se concluir que mesmo usuários inexperientes podem utilizar esses recursos por meio de uma interface criativa e bastante intuitiva.

Com o Fotor, também é possível fazer colagens de imagens. Portanto, possui diferentes modelos, além de modelos artísticos para criação de papéis de parede, convites, cartões, certificados e muito mais, se assemelhando às funções disponíveis no Canva.

O Fotor possui uma versão paga com recursos e elementos avançados. Por esse motivo, alguns recursos de edição de fotos não estão disponíveis na versão gratuita. O app está disponível na Google Play Store e App Store.

18. Polarr

O Polarr é mais um editor gratuito com diversas ferramentas avançadas. O aplicativo possui inteligência artificial que reconhece rostos em fotos e os retoca automaticamente para dar às imagens uma aparência profissional.

O aplicativo fornece um “tour” de sua ferramenta para que os usuários possam se familiarizar com ela e usá-la facilmente. Sempre que você abrir o aplicativo, ou em qualquer outro momento, você pode acessar um pequeno tutorial que ensina o básico de cada ferramenta disponível nele.

Assim como em outros aplicativos já apresentados, o Polarr possui recursos básicos, mas completos, como ajustes na imagem, filtros, caixas de texto, máscaras e opções para modificar olhos, clarear os dentes e aumentar a boca.

O Polarr se encontra disponível na Google Play Store, App Store e Web.

19. Afterlight

O Afterlight conta com diversos recursos de ajuste para melhorar a qualidade da sua foto. É possível ajustar cor, brilho, saturação e exposição. O app conta ainda com diferentes texturas, como vazamentos de luz e efeitos de poeira, além de vários filtros. Ao fim da edição, você pode escolher a resolução em que deseja salvar o arquivo.

O aplicativo está em inglês, mas isso não impede a edição, pois o app conta com um layout bem simples e intuitivo. Ele é gratuito, entretanto alguns itens são vendidos dentro do app, como por exemplo molduras e texturas.

O app está disponível na Google Play Store e App Store.

20. Foodie

Aplicativos para fotos

Foto/Reprodução: Play Store

O Foodie é um app com recursos de edição muito parecidos com os outros editores da nossa lista, com a diferença de ter filtros prontos e específicos para fotos de comida. Portanto, se você usa ou apenas deseja tirar fotos de seus pratos, essa pode ser uma boa escolha.

Também existem filtros para fotos comuns e o “poeira”, que é um recurso especial que você pode usar para dar um ar retrô às suas fotos. Outro recurso interessante que o aplicativo oferece são as “receitas”, onde você pode compartilhar os detalhes de suas edições com outros usuários para que eles também possam usá-los em suas fotos.

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

21. Marksta Lite

Que atire a primeira pedra o profissional que nunca teve alguma foto utilizada na internet sem levar os devidos créditos. Para que isso não aconteça, uma boa dica é adicionar marca d’água e assim personalizar e deixar a sua identificação. Para isso, o Marksta Lite é uma boa opção.

Além disso, você ainda pode inserir o logo do seu negócio de uma maneira fácil. Para a marca d’água, é possível ajustar a fonte, brilho e cor. Vale a pena ter app instalado e experimentá-lo. Está disponível apenas na App Store.

22. Remini

Embora o Remini tenha apenas uma função principal, é muito útil. Ele é capaz de recuperar fotos antigas ou restaurar a qualidade de fotos em geral. Ele corrige retratos borrados e remove manchas faciais. Ele também pode aprimorar vídeos e possui um recurso de “animador facial” que pode animar imagens, por exemplo: consegue animar suas fotos como se você estivesse se movendo e sorrindo.

Ele é gratuito e está disponível para Android e iOS.

23. Prisma Photo Editor

O Prisma Photo Editor é um aplicativo de edição de fotos que transforma suas fotos em obras de arte usando os estilos de pintores famosos, como Picasso. O app possui mais de 800 filtros disponíveis para deixar os seus registros mais criativos e com alguns toques completamente artísticos.

O app está disponível na Play Store e App Store.

24. Pic Collage

O Pic Collage é muito popular e possui boas avaliações no Google Play Store. Isso se deve principalmente ao fato de que o app é fácil de usar. Além disso, possui muitas variações de modelos de cartões prontos disponíveis para diferentes ocasiões como casamentos e aniversários que também podem ser modificados para deixá-lo ainda mais marcante e personalizado.

O app está disponível na Play Store.

25. Camly

Aplicativos para fotos

Foto/Reprodução: Play Store

Para quem busca mais praticidade e funcionalidade o Camly pode ser perfeito. Ele possui filtros, molduras, corretores, colagens, bordas e vários outros recursos de edição. O app possui adesivos cheios de cores e que apresentam frases engraçadas, deixando as suas fotos mais divertidas.

O app está disponível na Play Store e na App Store.

Saiba Mais: Fotos para WhatsApp: onde achar as melhores e 10 apps para editar

Mais opções de aplicativos para fotos

Como melhorar as suas fotos?

O primeiro passo para ter qualidade em suas fotos é no momento que você está fazendo o registro. É essencial ficar atento a alguns detalhes para que a edição seja apenas um complemento de um bom trabalho feito na hora do clique. Dicas simples podem ajudar, como, por exemplo, encontrar a iluminação certa para sua foto.

Confira agora algumas dessas dicas e veja como melhorar ainda mais a qualidade das suas fotos:

1. Limpe a lente da sua câmera

Seja uma câmera profissional ou uma câmera de um celular, ambas devem estar sempre limpas no momento de tirar uma foto. Por mais simples que seja, muitas pessoas não percebem que as lentes de suas câmeras estão sujas, o que acaba interferindo negativamente na foto.

Portanto, lembre-se de limpar a câmera do seu telefone antes de tirar fotos e observe que as fotos resultantes serão mais nítidas.

2. Procure ambientes com boa iluminação

A iluminação afeta a qualidade final das suas fotos. Por isso, encontrar um local bem iluminado para tirar suas fotos é fundamental. No entanto, tome cuidado para não abusar da claridade, pois também pode acabar danificando e “superexpondo” a sua foto.

3. Deixe a grade da câmera ativada

O ângulo é um dos fatores essenciais para uma boa captura e também para ajudar a foto a ficar enquadrada. Para isso, basta entrar nas configurações na câmera do seu celular e perceba como será mais fácil coordenar essas fotos.

Saiba Mais: Como ganhar dinheiro com Live no TikTok: 11 dicas comprovadas

MAIS LIDOS

Entidades: Adobe | Android | Apple | Canva | Google | Instagram | iOS | Windows

Ceia de Natal perfeita: 17 dicas comprovadas Melhores Filmes Netflix para maratonar O que olhar no carro antes de viajar? Receitas de drinks fáceis para fazer 19/11: Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino Filmes de natal: 09 lançamentos para assistir em família Ovos Perfeitos: Dicas de Especialista para a Escolha Certa no Supermercado Como o Follow Up vai te ajudar a vender mais?