Continua depois da publicidade

The Social Dilemma: O Dilema das Redes da Netflix

por | out 1, 2020 | Redes Sociais | 0 Comentários

Se você estava atento nas redes sociais nas últimas semanas provavelmente já se deparou com alguém falando sobre o filme The Social Dilemma, ou como é chamado no Brasil: O Dilema das Redes.

The Social Dilemma estreou na Netflix no início de setembro, foi escrito por Jeff Orlowski, Davis Coombe e Vickie Curtis e dirigido por Jeff Orlowski. É uma produção original da própria Netflix em parceria com a Exposure Labs, The Space Program e Agent Pictures.

Alguns se referem à ele como um documentário. Na verdade, é uma mistura dos dois. Enquanto os ex-funcionários e especialistas falam, são mostradas imagens (como se fosse um filme) de uma família ilustrando como funciona na prática esse dilema social.

O documentário The Social Dilemma, aclamado pelo site especializado em filmes Rotten Tomatoes, mostra a manipulação que os usuários das redes sociais sofrem com o objetivo de fornecer ganhos financeiros às empresas. Talvez de forma até um pouco exagerada.

Para isso, as redes se utilizam de técnicas para monetizar os dados adquiridos por meio do cadastro, uso e também por vigilância. Cada pequena coisa que você faz na internet, curtida, comentários, tempo assistindo a um video, tudo isso é armazenado pelas empresas. Tudo é pensado para que você fique cada vez mais conectado.

Além disso, The Social Dilemma aborda o uso das mídias sociais para influenciar a política, as consequências e impactos na saúde mental das pessoas e seu papel na propagação de Fake News e de teorias da conspiração.

TRAILER THE SOCIAL DILEMMA: O DILEMA DAS REDES

ALGUMAS PESSOAS QUE PARTICIPAM DE THE SOCIAL DILEMMA: O DILEMA DAS REDES

Parte do documentário é protagonizado pelos atores Skyler Gisondo, Kara Hayward e Vincent Kartheiser, que encenam a história do vício de um adolescente nas redes sociais.

A outra parte são ex-funcionários das maiores empresas do Vale do Silício. Além de especialistas, médicos e professores que são referência sobre o tema.

Conheça abaixo alguns deles:

TRISTAN HARRIS

Em The Social Dilemma, Tim Harris é apresentado como ex- especialista em Ética de Design do Google e Co-fundador Center for Humane Technology, que é uma ONG focada na ética da tecnologia de consumo.

Ele se formou em Ciência da Computação na Universidade de Stanford, onde também estudou a ética da persuasão humana e psicologia da mudança de comportamento.

JUSTIN ROSENSTEIN

Atualmente, Justin Rosenstein é um dos fundadores da Asana, uma plataforma projetada para ajudar equipes a se organizarem, controlarem e gerirem o seu trabalho. Ele participa de The Social Dilemma por ter sido engenheiro tanto no Google, quanto no Facebook.

Rosenstein foi líder e participou de projetos que vocês provavelmente conhecem e já usaram, como o Google Drive, Gmail e o foi responsável pela criação do botão Curtir do Facebook.

TIM KENDALL

Ex-executivo do Facebook, Tim Kendall conta em The Social Dilemma que foi contratado para montar qual seria o plano de negócios do Facebook. Por conta disso, se tornou o Diretor de Monetização da empresa e foi um dos responsáveis pela ideia de fazer dinheiro através da publicidade.

Kendall também é ex-presidente do Pinterest e hoje em dia ele é CEO da Moment.

JARON LANIER

Autor do livro Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais, Jason Lanier é cientista da computação e é considerado o “pai” da realidade virtual. Além disso, é defensor do humanismo e da economia sustentável num contexto digital.

Lanier, que é uma das maiores referências do Vale do Silício, não tem conta em nenhuma rede social e em The Social Dilemma deixa bem claro por quê: “Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas.”

AZA RASKIN

Juntamente com Tim Harris, ele fundou a Center for Humane Technology. Aza Raskin trabalhou como Chefe de Experiência do Usuário do Mozilla Labs e Chefe Designer do Firefox. Ele também é conhecido por inventar o scroll infinito.

Em The Social Dilemma, Raskin defende o uso ético da tecnologia e é critica os efeitos que a tecnologia moderna tem na vida cotidiana e na sociedade.

SHOSHANA ZUBOFF

Shoshana Zuboff é autora do livro The Age of Surveillance Capitalism, professora aposentada Administração de Negócios de Harvard, é Ph.D. em psicologia social da Universidade de Harvard e bacharel em filosofia pela Universidade de Chicago.

Ela é chamada de “A verdadeira profeta da era da informação”. Outro livro seu se tornou um clássico. O “Na Era da Máquina Inteligente: O Futuro do Trabalho e do Poder” foi aclamado pela crítica, tanto na imprensa acadêmica como na imprensa especializada.

ANNA LEMBKE

Médica psiquiatra e diretora da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, Anna Lembke é especialista em epidemia de opioides. Também estudou o vício em tecnologia.

Em The Social Dilemma, Anna diz que “as redes sociais são uma droga”. Seus filhos também aparecem no documentário e juntos eles identificaram que a maioria das pessoas subestimam muito a quantidade de tempo que ficam no celular.

FRASES DE THE SOCIAL DILEMMA: O DILEMA DAS REDES

Algumas frases de The Social Dilemma, ditas ao longo do documentário, nos chamaram atenção e nos fazem refletir. Seguem elas:

“Se você não está pagando pelo produto, então você é o produto.”

“Qualquer tecnologia avançada, é indistinguível da mágica.”

“Existem apenas duas indústrias que chamam seus clientes de usuários: a de drogas e de software.”

“Nós queremos entender como, psicologicamente, conseguimos te manipular o mais rápido possível.”

“Cada ação que você realiza nas redes sociais é cuidadosamente monitorada e registrada.”

“As redes sociais funcionam como caça-níqueis de cassino. Todo o design é feito para te viciar.”

“O modelo de negócios de empresas desse tipo é manter as pessoas vidradas na tela.”

“Redes sociais não são só ferramentas que estão esperando você usá-las. Elas têm seus objetivos e suas formas de conquistá-los.”

“Nós não pagamos pelos produtos que usamos, os publicitários pagam. Eles são os clientes. Nós somos a coisa que está sendo vendida.”

POR QUE ESTAMOS FALANDO DE THE SOCIAL DILEMMA?

Como bem disse Tim Kendall, durante o documentário, as redes sociais também trouxeram grandes impactos positivos. Como pessoas que reencontraram familiares e amigos e gente que conseguiu localizar doadores de órgãos, são alguns exemplos.

Mas o intuito de The Social Dilemma é “revelar” o que está por trás da social media, do tão aclamado (e ao mesmo tempo temido) algoritmo e das empresas que dele se utilizam. Mas, para quem está há mais tempo navegando por esses mares da internet, talvez não veja nada de novo.

A diferença é que, além de mostrar as questões em relação ao uso da internet, o documentário também sugere ações que para começarmos a controlar os problemas.

Esse texto não tem o intuito de falar quem está certo ou errado. Mas sim de sugerir que você mesmo assista e tire suas conclusões. E, por favor, não se desespere! Não adianta você deletar sua conta do Facebook e continuar acessando WhatsApp, Instagram, Youtube, Google!

É muito importante estarmos cientes de diversos assuntos que permeiam o nosso dia-a-dia para não entrarmos na bolha citada em The Social Dilemma.

Um dos filmes mais falados nas redes sociais no momento, The Social Dilemma é uma alerta para o perigo delas. Enfim, a hipocrisia.

Conta pra gente nos comentários se você já assistiu O Dilema das Redes e o que achou?

Continua depois da publicidade

Tags:

As 18 melhores ideias de vídeo para o Instagram

As 18 melhores ideias de vídeo para o Instagram

Uma das principais coisas que você pode fazer no Instagram é postar e produzir vídeos. Para isso existem diversas formas de postar esse tipo de conteúdo na plataforma, como em Stories, IGTV, Feed e Reels. Por isso, separamos 18 ideias de vídeo para o Instagram. Mas...

O que é Close Friends no Instagram?

O que é Close Friends no Instagram?

Você trabalha com redes sociais e quer saber mais formas de alcançar o seu público? Existe uma ferramenta que pode te ajudar na rede social. Você sabe o que é Close Friends no Instagram? Vamos te explicar. Todos possuem um grupinho de amigos mais próximos, certo?...

As 22 melhores ideias de vídeo para o Tik Tok

As 22 melhores ideias de vídeo para o Tik Tok

Você quer ter um grande público nas redes sociais? Veja a seguir algumas ideias de vídeo para o Tik Tok. Essa é uma das principais redes sociais de compartilhamento de vídeos disponível para aparelhos com sistema Android e iOS. O leque de categorias de conteúdos...

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Quer fazer seus Stories durarem mais de 24 horas no seu perfil? Aprenda como colocar fotos no destaque do Instagram. Deste modo, as pessoas poderão acompanham suas postagens à qualquer hora e momento. Lançado em 2018, os destaques do Instagram foram criados para...

Como fazer filtro no Instagram?

Como fazer filtro no Instagram?

Os filtros são um grande sucesso no Instagram, pois disponibiliza diversas opções para auxiliar os seus usuários na hora de publicar conteúdos, seja fotos, vídeos ou Instagram Stories. Neste post, vamos te ensinar como fazer filtro no Instagram. Antes, essa função só...

Live Commerce: o que é e porque está bombando?

Live Commerce: o que é e porque está bombando?

Se você está com dificuldades em aumentar o faturamento do seu negócio nos últimos meses, conheça a Live Commerce. Esse formato de vendas tem conquistado empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas.  Funciona assim: com uma transmissão ao vivo, você pode...

Como monetizar as publicações nas redes sociais?

Como monetizar as publicações nas redes sociais?

As redes sociais podem ser ótimas aliadas para te ajudar a ganhar dinheiro na internet. Mas para isso, você também precisa saber como monetizar as publicações nas redes sociais. Para começar, vamos te explicar direito o que isso realmente significa. Monetizar pode ser...

Como sacar dinheiro do TikTok?

Como sacar dinheiro do TikTok?

O Tik Tok é uma rede social onde os usuários podem criar, assistir e compartilhar vídeos dentro da plataforma. Contudo, essa ferramenta também oferece algumas formas para os donos dos perfis ganharem dinheiro assistindo vídeos e realizando outras atividades na rede...

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Mesmo quem gosta bastante de tatuagem muitas vezes não tem coragem de tatuar o próprio rosto. A novidade é que há um filtro bem realista no Instagram que te ajuda muito a "matar" essa curiosidade. Neste post verá como usar o filtro tatuagem. Se você for uma pessoa que...

Como viralizar no Tik Tok?

Como viralizar no Tik Tok?

Se você tem como objetivo se tornar um criador de conteúdo na internet, então o Tik Tok pode ser uma ótima porta de entrada e uma rede social perfeita para você montar a sua base de seguidores. Nessa plataforma, você consegue fazer vídeos curtos de diferentes estilos,...

O que significa fyp no Tik Tok?

O que significa fyp no Tik Tok?

Você sabe o que significa fyp no Tik Tok? Para os que não conhecem, o Tik Tok é uma rede social que permite que os usuários publiquem vídeos curtos para que outros perfis possam visualizar. Existem diversos tipos de vídeos e diversas hashtags que uma conta pode...

YouTube Clips: O que é e como usar?

YouTube Clips: O que é e como usar?

Você já ouviu falar no YouTube Clips? Desde de sua criação em meados de 2005, o YouTube passou por várias mudanças tanto em seus termos de serviço, como também em suas funcionalidades. Inicialmente a plataforma de vídeos só tinha suporte para conteúdo mais curtos. Já...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest