Continua depois da publicidade

4 estratégias de relacionamento com o cliente para melhorar na sua empresa

por | jan 4, 2018 | Empreendedorismo | 2 Comentários

O relacionamento com o cliente é um setor fundamental em qualquer negócio. É por meio dele que muitas pessoas vão avaliar se querem comprar (ou não) o seu produto e se vale a pena continuar como o seu cliente. Por isso, ter estratégias bem definidas faz toda a diferença!

Ter uma equipe de relacionamento bem formada, satisfeita, comprometida e integrada é essencial para seu negócio prosperar.

Um ponto importante: jamais ache ruim que seu cliente se comunique. Pelo contrário, a interação significa que ele está participando e, portanto, é engajado.

Quando falamos no setor de relacionamento com o cliente, estamos falando de duas etapas:

  • Pré-vendas: que são dúvidas antes da venda, esclarecimentos sobre o produto e contato com o cliente que ainda não fechou a compra.
  • Pós-vendas: que tantos deixam esquecido, mas que é fundamental também, pois é com ele que se conquista a fidelidade do cliente.

4 estratégias de relacionamento com o cliente

1. PERSONALIZE O ATENDIMENTO DA SUA EMPRESA

4 estratégias de relacionamento com o cliente para melhorar na sua empresa

É importante pensar que sua empresa precisa ser vista como exclusiva, única e totalmente importante ao seu cliente. A equipe de relacionamento deve estar totalmente envolvida e pensar sempre na satisfação de quem é atendido.

Dessa forma, personalizar o atendimento significa trazer uma experiência boa e fazer com que o cliente se sinta especial de alguma forma. O atendimento pode e deve ser simples, estratégico e eficiente — o que de forma alguma impede em ser personalizado.

Cada negócio tem a sua forma de personalizar e lidar com o perfil do cliente. Tudo vai depender se o relacionamento será online ou físico, os canais usados de comunicação, as estratégias adotadas e o planejamento de atendimento feito.

Não esqueça que um bom atendimento pode levar o seu negócio a um novo patamar. Confira itens que devem ser sempre observados:

  • Empatia;
  • Escrita;
  • Apresentação e finalização de cada contato;
  • Forma de comunicação definida, educada e coerente;
  • Demonstração de confiança no cliente;
  • Rápido retorno;
  • Demonstração de conhecimento por quem realiza esse atendimento;
  • Padronização entre todos do setor — principalmente relacionado às respostas.

Além disso, não deixe de pedir a avaliação do seu cliente ao final do atendimento. Isso é importante para mensurar a qualidade do trabalho do setor, observar pontos de melhoria e entender cada vez mais o perfil do cliente.

2. Canais de atendimento

4 estratégias de relacionamento com o cliente para melhorar na sua empresa

Estamos no século 21, não tem como não pensar em um setor, seja de pré ou pós-venda, sem o uso máximo de todos os canais de atendimento.

O ideal é que sempre se avalie se o canal realmente é interessante para o seu negócio. Mas nunca esqueça de pensar como o cliente atual.

O que ele busca é rapidez no atendimento, opções de comunicação variadas e agilidade nas soluções e respostas.

Diante disso, use todos os canais de atendimento que você puder! Pense que seu cliente não quer esperar e não quer burocracia para ter um problema resolvido.

3. Agilidade com solução

4 estratégias de relacionamento com o cliente para melhorar na sua empresa

O cliente quer velocidade, isso é um fato, e dizer que apenas qualidade resolve é um grande erro.

Estabeleça um prazo coerente para retorno ao cliente e deixe isso claro a ele. Aqui na nossa empresa, o prazo de retorno para um aluno é de no máximo 36h úteis.

Não tenha vergonha de pedir mais informações ou de responder para seu cliente que você não entendeu a pergunta. Faça isso sempre que faltar clareza no questionamento. É melhor ter mais uma etapa do que responder algo errado para o cliente.

4. Cada cliente é único

4 estratégias de relacionamento com o cliente para melhorar na sua empresa

Pensar que cada cliente é especial significa olhar para cada demanda e estratégia de relacionamento ao cliente de forma individual.

Ainda que existam padrões e regras, é importante analisar cada caso. Quando atendemos um cliente, pode não existir uma segunda chance se falharmos. Então, é fundamental que você pense antes de agir.

Conheça o perfil de quem você está lidando! Isso é essencial para você saber exatamente o que essa pessoa deseja e a forma que ela quer ser tratada.

Quando um empreendedor percebe o quanto esse público é importante, ele passa a atuar com um pós-vendas ativo e com reais encantamentos aos seus clientes.

Diante de tudo isso, resta dizer: utilize soluções que o mercado oferece na área de atendimento, busque estratégias, estude e melhore constantemente!

Conte nos comentários: quais dessas dicas você pode aplicar hoje mesmo na sua empresa?

CONTINUE NO BLOG

Um relacionamento feliz com seu cliente impacta totalmente no seu negócio. Quando ele é bem atendido, principalmente de uma forma diferenciada do que o mercado apresenta, esse cliente tende a voltar mais vezes – e até gastar mais.

Você sabe que clientes satisfeitos promovem a sua marca, não é? Os consumidores não influenciam somente seus amigos e parentes. Devido às redes sociais, eles ganharam mais voz e incentivam centenas de pessoas.

Por isso, confira 4 passos que são essenciais para você manter um relacionamento feliz com seu consumidor:

4 PASSOS PARA UM RELACIONAMENTO FELIZ COM SEU CLIENTE

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Continua depois da publicidade

Entidades:

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Construir um e-book é uma ótima estratégia para começar uma carreira no empreendedorismo digital. Você já pensou como criar um ebook e ganhar dinheiro? Ele é um dos formatos preferidos porque é mais simples de ser implementado no mercado e não é necessário fazer...

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

A Locaweb e-mail marketing é uma ferramenta que promete facilitar a rotina dos profissionais e empreendedores que trabalham com esse importante canal de comunicação. Ela permite automatizar várias etapas, como envio de e-mails, segmentações, entre outros.  Neste...

O que é POP e como aplicar no seu negócio

O que é POP e como aplicar no seu negócio

Você sabe o que é POP e para o que ele serve? Se não souber, vamos te explicar nesse post. Esse é um documento que possui suas particularidades e funciona para estabelecer uma espécie de roteiro das diversas tarefas que são feitas em uma empresa/organização, uma forma...

ActiveCampaign: O que é e como funciona

ActiveCampaign: O que é e como funciona

A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management) criada para auxiliar na interação de pequenas e médias empresas com os seus clientes. Fundada em 2003 em Chicago, Illinois, a empresa começou fazendo consultoria...

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Responda rápido: você já pensou em ter uma renda extra sem sair de casa? Já pensou em montar uma loja virtual sem ter um estoque em sua residência? Já pensou em vender os produtos da sua loja física de forma online em uma rede de varejo com mais de milhões de clientes...

O que é follow up e como fazer?

O que é follow up e como fazer?

Todo mundo já passou por um processo de follow up. Imagine que você está querendo contratar um serviço de internet para a sua casa. Você entra em contato com uma empresa. Durante a conversa, ouve atentamente os planos disponíveis, mas ainda não sabe quando tomará a...

Como formalizar um pequeno negócio?

Como formalizar um pequeno negócio?

Você sabe como formalizar um pequeno negócio? Nos últimos anos, o número de pessoas que buscam empreender e atingir a tão sonhada independência financeira vêm aumentando expressivamente. E apesar das dificuldades, o Brasil possui certa de 17 milhões de negócios...

O que vender na internet? 45 ideias para começar

O que vender na internet? 45 ideias para começar

Se você chegou até aqui, está procurando dicas sobre o que vender na internet, não é mesmo? A boa notícia é que está no lugar certo. Selecionamos diversas opções para iniciar um negócio de um jeito simples e sem grandes investimentos. Neste artigo, você verá 45 ideias...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

2 Comentários

  1. Evandro Silva

    Muito boas essas estratégias, parabéns Camila Porto!

    Responder
  2. Micheli Mandetta

    Com certeza um conteúdo que agrega valor!! Parabéns, Camila! 😉

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest