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Como usar o TikTok Creative Center?

Este guia traz as principais informações sobre TikTok Creative Center: conceito, benefícios, ferramentas e dicas de uso!
Sumário

O TikTok Creative Center é um local onde você pode pesquisar anúncios de maneira gratuita. Em outras palavras, é uma fonte de inspiração para que a sua empresa crie materiais cada vez mais envolventes, impactantes e com alta taxa de engajamento.

Neste guia, você aprenderá de forma prática e didática como funciona esta tecnologia, como usar cada funcionalidade, entre outras questões. Para isso, distribuímos o conteúdo da seguinte forma:

  • O que é o TikTok Creative Center?
  • Por que usar o TikTok Creative Center? 
  • Como funciona o TikTok Creative Center?
  • Como acessar o TikTok Creative Center?
  • Quais são as ferramentas do TikTok Creative Center?
  • Como fazer o download e usar o TikTok Creative Center?

Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Saiba Mais: Quais os melhores horários para postar TikTok?

O que é o TikTok Creative Center?

O TikTok Creative Center é um recurso oferecido gratuitamente para os usuários do TikTok Business (plataforma de gerenciamento de contas de anúncios). 

Quem utiliza o TikTok Creative Center tem acesso a dicas para criar anúncios com máximo desempenho. Além disso, ele disponibiliza informações relacionadas às últimas tendências em todos os nichos da rede social.b“Me dá um exemplo?” Claro!

Suponhamos que você esteja no nicho de maternidade. Logo, poderá utilizar a página Trend Discovery para visualizar o que seus concorrentes estão fazendo e, com isso, ter material suficiente para se inspirar. 

Fique ligado:

Quando se fala sobre marketing no TikTok, lembre-se que não existe uma abordagem única para todas as empresas. Em outras palavras, o seu negócio precisa personalizar as estratégias de acordo com as metas de marketing, orçamento e outros elementos. 

De modo geral, uma campanha de sucesso é abrangente, ativa, com material orgânico e pago, além de fazer parcerias com influencers.

TikTok Creative Center

Por que usar o TikTok Creative Center? 

Apesar de ser considerado algo essencial, a criatividade é um grande obstáculo para criar anúncios. Por isso, colher referências pode contribuir para destravar o seu bloqueio criativo e trazer novas ideias que ajudam a estimular a sua criatividade. 

Além disso, conhecer novas referências pode fazer com que você visualize aquele projeto sob um novo ponto de vista, o que te ajuda a compreender melhor a proposta daquele conteúdo. Nota-se ainda que a referência é uma fonte de informação para se manter atualizado sobre os tipos de anúncios que mais atraem os usuários nesta plataforma.

Ademais, o comportamento do consumidor, em todos os canais de comunicação, é modificado constantemente. Podemos concluir, portanto, que quanto mais referências, melhor será o seu diferencial competitivo. “Criatividade é a arte de conectar ideias.” Steve Jobs

Mais 3 vantagens de usar o TikTok Creative Center

  • Reduz o tempo de produção de criativos, uma vez que você terá à disposição várias ideias para se inspirar e colocar em prática; 
  • Melhora a comunicação da empresa entre redatores e designers, uma vez que fica mais fácil entender o que é preciso transmitir na imagem para a equipe criativa; 
  • Otimiza o planejamento porque você já vai ter em mente o que precisa fazer para explorar aquele modelo com mais qualidade.

Quais são os segmentos mais beneficiados ao usar o TikTok Creative Center?

Todas os segmentos são beneficiados com o TikTok Creative Center, uma vez que a ferramenta traz exemplos de vários setores, tais como: 

  • Vestuário e acessórios;
  • Bebê e crianças;
  • Beleza e cuidados pessoais;
  • Educação;
  • Serviços financeiros;
  • Jogos;
  • Saúde;
  • Tecnologia;
  • Viagem. 

Quer saber mais? Assista:

Como funciona o TikTok Creative Center?

Em suma, o TikTok Creative Center reúne uma biblioteca de ativos de alta qualidade e que você tem autorização para utilizá-los na criação dos seus vídeos. Outro ponto interessante é que esse material passa pela curadoria do TikTok, ou seja, a plataforma entrega conteúdo de qualidade. Ademais, você pode visualizar outros dados, tais como: hashtags, criadores, vídeos e músicas.

Entre os principais recursos desta plataforma, pode-se destacar: 

  • Melhores anúncios: contém uma biblioteca com vários anúncios classificados por diferentes métricas, tais como região, setor, objetivo da campanha, desempenho, engajamento do público, etc. Ao clicar em um anúncio, você visualiza os horários que as pessoas mais interagiram com aquele material, número de clicks e outros dados importantes para o seu planejamento;
  • Descoberta de tendências: exibe o que é tendência em sua região. Assim, você visualiza como está a sua concorrência, o que ajuda a pensar em estratégias adequadas para o seu público; 
  • Insights: oferece artigos sobre metodologia de criação, dicas e relatórios de performance. Com isso, você terá insumos suficientes para entender qual caminho precisa seguir em suas estratégias. 

Saiba Mais: Como sacar dinheiro do TikTok?

Como acessar o TikTok Creative Center?

O acesso ao TikTok Creative Center pode ser feito por meio da plataforma web e celular. Em contrapartida, existem alguns recursos que rodam melhor no computador, como o editor de vídeo. Portanto, pense nisso antes de colocar a mão na massa, ok? 

Quais são as ferramentas do TikTok Creative Center?

Preparado para conhecer os principais recursos do centro de criatividade do TikTok Creative Center? Vamos a eles! 

Video Editor

Permite que você faça uma edição completa dos seus conteúdos no próprio navegador. Assim, não é preciso se preocupar em fazer o download de outros editores de vídeo para criar seus materiais. Nesta ferramenta, você encontra diversos recursos, tais como:

  • Músicas grátis, 
  • Transições;
  • Tradução instantânea;
  • Legendas de áudio;
  • Seletor de músicas.

Adicionalmente, você conta com um poderoso IA (Inteligência Artificial), que ajuda a editar clipes de forma simples e rápida. 

Como usar o vídeo editor? 

  • Escolha visuais atrativos;
  • Selecione músicas envolventes e com efeitos sonoros incríveis; 
  • Teste vários estilos para identificar o seu nicho. 

TikTok Creative Center

Vídeo template

Basicamente, é um criador de vídeos instantâneos. Ele permite criar um anúncio com agilidade e rapidez, diminuindo o tempo de edição quando comparado ao modelo tradicional. Para isso, escolha um template e insira a mídia do seu anúncio que, em seguida, ficará pronto. 

Você pode escolher os modelos de acordo com a região, indústria e duração. Ademais, é possível mudar os textos, imagens, fontes e a música. Por fim, a plataforma salva os seus templates favoritos, o que facilita o acesso a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Como usar o vídeo template? 

  • Mescle cada imagem com uma mensagem atraente;
  • Use o recurso “Masking” para compreender como seu conteúdo aparecerá para o usuário da rede;
  • Escolha até 20 faixas de música distintas para testar várias versões de cada material. 

Smart Text

Essa ferramenta vence o bloqueio criativo do escritor, ou seja, traduz automaticamente o texto do seu anúncio para diversos idiomas diferentes. Logo, é um ótimo recurso para quem trabalha com marketing internacional. 

Para se ter uma ideia, o Smart Text gera 10 frases por vez e o seu trabalho será apenas escolher e adaptar seus anúncios de acordo com a sua marca. 

Como usar o Smart Text? 

  • Adicione palavras-chave e frases úteis para a sua audiência ou marca;
  • Selecione as opções de texto gerado para iniciar o processo criativo;
  • Revise o material para assegurar que ele seja fiel ao seu negócio. 

Smart Video Soundtrack

Aqui você encontra o áudio ideal para o seu público, o que te ajuda a transmitir as informações com mais profundidade e dinamismo. 

Como usar o Smart Video Soundtrack?

  • Acesse as listas de recomendações;
  • Escolha a música com correspondência para a vertical;
  • Modifique o volume do vídeo e da música para equilibrar o conteúdo. 

Saiba Mais: Danças do TikTok: as 20 mais bombadas para postar

Como fazer o download e usar o TikTok Creative Center?

Para fazer o download do TikTok Creative Center é bem simples. Basta seguir este passo a passo: 

  • Abra o aplicativo TikTok e vá para a aba “Descobrir”;
  • Role para baixo e clique na opção “Centro Criativo”;
  • Navegue pelos modelos disponíveis e selecione um que você deseja baixar;
  • Toque no botão “Use Template” para abrir o modelo no editor;
  • Personalize o modelo conforme desejado. Adicione o seu próprio texto, música e outros elementos;
  • Toque no botão “Próximo” para visualizar seu vídeo;
  • Selecione o botão “Download” no canto inferior direito da tela.

Perguntas frequentes sobre o TikTok Creative Center:

Existe TikTok Creative em português? 

Não. A plataforma só permite tradução para o inglês, japonês e chinês. Mas o TikTok Creative traz um banco de dados com os vídeos mais em alta do Brasil. 

O que os principais anúncios do centro criativo TikTok têm em comum? 

São criadores que trazem autenticidade para a ferramenta, criam tendência, envolvem-se em conversas e se expressam de maneira genuína. Além disso, estas empresas encontram seu nicho e ouvem a sua audiência com atenção. 

Anúncios criativos exigem grandes orçamentos?

Não. Aliás, a ferramenta contém uma série de plataformas, efeitos e recursos sonoros que já são suficientes para envolver a sua audiência. Além disso, as soluções do TikTok Creative Center ajudam a reinventar o processo criativo, permitindo que o material seja construído do zero. 

Tal processo melhorou a eficiência do criativo em 14 vezes, segundo um levantamento da própria rede social no primeiro trimestre de 2021. 

A música do centro criativo TikTok é vital para o anúncio? 

Sim. A propósito, ela traz uma boa impressão e atrai mais clientes em potencial para a sua marca. 

Como fazer o download do centro criativo TikTok?

Acesse o TikTok. Escolha o vídeo que pretende baixar e selecione o botão “Compartilhar”. Salve o vídeo e inicie o processo de download do arquivo. 

Como encontrar hashtags do centro criativo TikTok? 

Use o rastreador Popular Trends. Ele mostra o que está em alta nesta rede social. Você tem acesso a informações da semana ou mês. Ao acessar a ferramenta, escolha o tipo de indústria (serviços, educação e jogos) e o período de análise (7,30 ou 120 dias). Depois, basta clicar em procurar. 

Anúncios TikTok trazem resultados para as empresas? 

Sim. Aliás, um bom exemplo disso é a ferramenta Evermée, que permite carregar e exibir imagens dos seus entes queridos em seu próprio celular.  Ao usar o centro de criatividade do TikTok, ela conquistou 1,2M de visualizações totais, 99,8k curtidas e 8,22% de taxa de engajamento. Sem dúvidas, é uma tendência que veio para ficar. 

Quais são as principais características dos anúncios do TikTok Creative Center?

  • Produzem vídeos em tela inteira 9:16;
  • Mesclam áudios e imagens para promover uma experiência incrível para o usuário da plataforma;
  • Criam materiais curtos, focados e envolventes; 
  • Colocam uma legenda contundente e que ajude a fortalecer o conteúdo do seu vídeo. 
  • Têm cuidado com o botão de Call To Action. Eles evitam colocar a famosa frase “Deslizar para Cima”, pois ela encaminha o usuário para o próximo vídeo, e não para uma ação da sua empresa; 
  • São originais; 
  • Estruturam sua produção de criativos para assegurar um fluxo contínuo;
  • Monitoram os dados para reunir ótimos insights sobre o seu público;  
  • Acompanham as tendências e estilos de vídeo do TikTok Creative Center.

Quais foram as regras que os anúncios do TikTok Creative Center tiveram que seguir? 

  • Criativo com alta resolução;
  • Conteúdo coerente, sem interrupções frequentes ou que prejudiquem a experiência do usuário; 
  • Materiais sem marca d’água nos criativos, inclusive, do TikTok.

Saiba Mais: TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores

Tudo certo com o TikTok Creative Center? 

Agora é com você! Inicie o seu processo criativo e use este recurso gratuito para descobrir os anúncios com melhor performance. Assim, você pode escalar seus resultados com mais assertividade. 

Em seguida, confira o relatório de análise de ativos. Ele mostra as métricas de anúncios mais importantes para o seu negócio. Revise os números e identifique os seus resultados que merecem ajustes e quais são aqueles que trouxeram pontos positivos. 

Quanto mais conhecimento você tiver sobre os criativos utilizados por outros criadores e os números do seu negócio, mais fácil será para escalar seus resultados. 

Para usar o relatório, é simples. Basta ir à página de ativos, selecionar o criativo e escolher o guia ‘imagens’ ou vídeos’. A partir daí, a ferramenta permite criar relatórios personalizados, salvar e aplicar filtros, além de exportar dados. 

Saiba Mais: Como ganhar dinheiro com Live no TikTok: 11 dicas comprovadas

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