Nomes para empresas: 7 lugares para encontrar ideias

por | ago 12, 2020 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Antes de tudo, o nome de um negócio precisa ganhar a atenção do seu público. Ele serve também para revelar o posicionamento e os valores de cada marca. Então, hoje vamos falar sobre onde encontrar nomes para empresas que atendam esses requisitos básicos de branding.

Nomes para empresas: Onde encontrar ideias?

Não é nada fácil escolher um nome. Principalmente um que transmita tudo o que um novo negócio tem a oferecer aos seus clientes.

Muitas vezes falta criatividade e, quando ela aparece, o nome pode já não estar mais disponível. Naturalmente, bons nomes são usados rapidamente, na maioria das vezes por empresas concorrentes.

Além disso, os nomes para empresas precisam ser acessíveis, no sentido de serem compreensíveis, concisos e de fácil pronúncia. Com essas características, é mais provável que a empresa seja lembrada por seus clientes. É só lembrar de marcas como Apple, Nike, Coca-Cola, Microsoft, etc.

Algumas empresas optam por homenagear a cidade, o bairro onde estão localizadas ou algum membro querido da família. O nome ideal pode diferenciar de formato para cada negócio. Inclusive já falamos sobre isso aqui.

Como vivemos na era da tecnologia, a boa notícia é que algumas ferramentas foram criadas para te ajudar nessa escolha: os geradores de nomes!

Isso mesmo. Geradores de nomes gratuitos existem e estão disponíveis para ajudar você a achar o nome da sua empresa instantaneamente.

Então, se você precisa de ideias de nomes para lojas, padarias, academias, não importa. Junte sua criatividade com uma ferramenta para te ajudar.

7 Geradores  de nomes para empresas

Oberlo

O Oberlo é um gerador de nomes para empresas muito simples e fácil de usar. Basta fazer uma pesquisa, similar ao Google, com a palavra que você quer ter no nome da sua organização e pronto. Feito isso, uma lista de opções é sugerida.

Se você não tem ideia nem sequer de uma palavra para pesquisar, pode buscar por um produto ou atividade. Conforme as ideias foram surgindo, é só refazer o processo até aprimorar sua pesquisa.

Máquina de nomes

Esse é um gerador perfeito para quem está realmente perdido nessa missão. Nele, você não precisa pesquisar nada. É só escolher seu ramo de atuação e preencher seu email. Pronto! O site sugere várias opções de nomes.

Junto da opção de nome, ele informa se o mesmo está disponível para registro no INPI e também mostra os domínios para seu site. Bacana, né?

Shopify

O Shopify funciona basicamente igual ao Oberlo, porém sugere mais opções em português. Além disso, no próprio site, você tem a possibilidade de criar uma loja online para o seu negócio.

Web Hosting Geeks

Nele, você também pode pesquisar por palavra ou algumas palavras que deseja para o seu nome. O retorno de opções é enorme. Porém, muitos estão em inglês.

É ideal para quem pensa em usar um nome com termos em inglês. Serve também para nichos específicos do mercado que são mais compatíveis com termos em inglês, como tecnologia, marketing, moda e outros.

Ao clicar sobre uma opção entre os resultados, um pop-up se abre com mais informações. Ele mostra se há um domínio disponível e até mesmo, se o nome poderá ser usado no Twitter.

Anadea

Mais um gerador de nomes gringo, o Anadea funciona online e direto em seu navegador. Apesar de estar todo em inglês, tem uns dos layouts mais intuitivos dos testados aqui.

Por outro lado, não retorna nenhuma informação extra, apenas sugestões de nomes. E o bom: em grande quantidade.

Business Name Generator

Apesar desse nome, o site é completamente em português. Uma boa ajudinha do Business Name Generator é que, após as pesquisas, ele disponibiliza a opção de usar filtros.

Os filtros podem ser feitos de acordo com a gramática e do ramo de negócios. Quanto à gramática, é possível filtrar os resultados por masculino ou feminino e os seus plurais.

Outro trabalho que ele faz é se você deseja que sua palavra-chave fique no começo ou no final dos nomes sugeridos. Ele já traz essa opção de busca para você.

Além de poder moldar sua pesquisa de acordo com as preferências acima, a ferramenta ainda disponibiliza um botão sinalizador. Essa opção aparece em forma de estrela, ao lado dos nomes sugeridos. Ao clicar na estrela, ela é preenchida com um destaque laranja, favoritando aquela sugestão.

Até agora, essa é o gerador de nomes mais completo. A ferramenta que melhor atende os indecisos que querem criar uma série de opções antes da escolha final do nome.

Zyro

O Zyro é um site internacional, mas que pode ser traduzido para o português. Para isso, basta trocar a opção de idioma do site no canto superior direito.

Impulsionado por inteligência artificial, a busca pode ser alimentada com várias palavras-chaves separadas por vírgulas. Isso trará sugestões mais específicas para o nome da sua empresa.

Além do gerador, no site você pode obter várias dicas de como elaborar o nome da organização. E não pára por aí. O site permite criar nome de empresa e logo grátis, porque não basta só um nome legal, né?

Todas as opções sugeridas aqui vendem também alguns serviços. Os principais são de registro de domínio. Por isso, a maioria deles sugere os domínios disponíveis.

Até aqui, você escolheu um nome forte e uma logo que definem exatamente a identidade da sua empresa. Mas, ainda há o risco de já existir uma empresa com o mesmo nome ou de surgir uma nova empresa.

É aí que entra a importância do registro de marcas para evitar que isso aconteça.

Registre a sua marca

As empresas brasileiras, precisam registrar suas marcas no INPI. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial é um órgão do Ministério da Economia responsável por registrar e proteger a marca de um negócio.

A marca de uma empresa é tudo que distingue ela das demais. Pode ser o seu nome, sua logo ou o nome dado aos seus produtos e serviços. Ao se registrar no INPI, o empresário garante o direito de uso exclusivo da marca em território nacional.

Antes de registrar sua marca, o INPI irá realizar uma busca completa para garantir que só o seu empreendimento tenha aquele nome em todo o Brasil.

Com base registrada no INPI, aí sim você pode investir tranquilamente em fachada, comercial, outdoors, pois você adquiriu o direito de uso sobre aquela identidade visual.

Para estar em dia com essa etapa, o empresário pode fazer o processo de registro da marca diretamente no site do INPI, ou contratar um profissional especializado em marcas.

Gostou dessas 7 opções de geradores de nomes? Aproveita e conta pra nós a história do nome da sua empresa. Vamos adorar saber!

Continua depois da publicidade

Entidades: Google

Tags:

Frases de motivação: as 79 melhores para animar o seu dia

Frases de motivação: as 79 melhores para animar o seu dia

A partir de agora, vamos apresentar as 79 melhores frases de motivação para ajudá-lo a superar os principais desafios do dia a dia. Sabemos que os últimos meses não têm sido fáceis. As frases de motivação ajudam a aumentar a nossa autoestima e promovem o...

Mensagens de Agradecimento: onde encontrar as mais belas?

Mensagens de Agradecimento: onde encontrar as mais belas?

Ter um sentimento de gratidão em qualquer área da vida torna o dia a dia mais prazeroso e dá mais ânimo para enfrentar os desafios diários. Além disso, saber dizer obrigado dá uma sensação de leveza não só para a pessoa que agradece. Dessa maneira, mesmo que você...

Como criar um slogan para sua empresa?

Como criar um slogan para sua empresa?

Se você é dono de uma empresa, negócio ou está começando o seu próprio, então uma coisa que você precisa fazer é chamar atenção para a sua marca, e uma das formas de fazer isso é através do slogan. Afinal de contas, é preciso clientes para você se dar bem no mercado,...

Franquias baratas: como começar com pouco dinheiro?

Franquias baratas: como começar com pouco dinheiro?

Foi-se o tempo em que ser empreendedor era uma oportunidade restrita a um determinado grupo. Agora existem franquias baratas e que não exigem investimentos altos para que uma pessoa tire uma ideia do papel e abra um negócio com pouco dinheiro.   Para ajudá-lo a...

Portal da Drogaria: o que é e como funciona?

Portal da Drogaria: o que é e como funciona?

O Portal da Drogaria é um sistema que atua com uma administração de qualidade e fornecimento de infraestrutura para vários programas de desconto em medicamentos. Desenvolvido em 2006, foi idealizado para fazer integração de farmácias e convênios nos programas de apoio...

Sankhya: como usar e fazer a gestão do seu negócio

Sankhya: como usar e fazer a gestão do seu negócio

A Sankhya Brasil é indicada para aquelas empresas que não sabem para onde está indo o seu dinheiro ou que têm dificuldades para cuidar da administração de pessoas, tomar decisões estratégicas ou que não conseguem ter uma visão completa sobre o seu negócio.  Se você...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest