Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Fachadas de madeira: 9 ideias criativas para casa ou comércio

Conheça as melhores opções de fachadas de madeira e saiba como escolher a melhor para a sua casa!
Sumário

As fachadas de madeira são uma ótima opção para quem busca uma aparência elegante e natural para a sua casa ou comércio. Além de ser uma escolha esteticamente agradável, ela também pode ser um investimento econômico e com fácil instalação. 

Se você busca por ideias criativas para fachadas de madeira, este artigo é para você. Ficou curioso? 

Então, continue a leitura e tire suas dúvidas! 

Saiba Mais: Casa pequena e simples: dicas de decoração para cada espaço

Como são feitas as fachadas de madeira? 

As fachadas de madeira são estruturas ou revestimentos externos de uma construção que pode ser usada em vários tipos de estilos e designs. Para exemplificar: pense em uma fachada de madeira em uma casa de campo. Nesse cenário, você pode optar por uma opção rústica, com detalhes em pedra e um telhado de telhas. 

Já em relação a cor, a fachada pode ter uma tonalidade natural ou ser pintada para combinar com o estilo e as cores da casa de campo. De maneira geral, as fachadas de madeira são escolhidas porque propiciam um ambiente acolhedor e aconchegante, além de aumentar o valor estético e funcional da propriedade ou até de um comércio. 

Exemplo de fachada de madeira 

O muxarabi é um dos formatos de madeira mais utilizados quando se fala em fachadas. Trata-se de um painel vazado ou treliçado, cuja finalidade no mundo árabe era garantir a proteção das mulheres dos olhares masculinos, além de trazer conforto térmico. 

Esse foi um elemento bastante valorizado desde o século XIV em países da Ásia e Oriente Médio e traz um efeito bastante interessante até hoje. Outra característica desse material é o “ver sem ser visto”, isto é, quem está dentro da residência consegue ver a parte externa, mas não o contrário. 

Quer saber mais? Assista este vídeo do YouTube:

Por que ter uma fachada de madeira?

As fachadas de madeira proporcionam diversos benefícios, tais como: design diferente, isolamento térmico e acústico. A seguir, você confere cada um desses pontos detalhadamente. 

Design diferente

Se você pretende ter uma fachada diferente em casa ou no comércio, considere investir na opção de madeira. Isso porque a maioria das residências e dos comércios são de concreto. Além desse diferencial, você traz um ar de modernismo e sofisticação para seu empreendimento. 

Economia de energia 

A inércia térmica da madeira, ou seja, a capacidade do material de armazenar energia, conservá-lo e soltá-lo continuamente permite ajustar a temperatura do ambiente e, como consequência, contribui para a redução de energia. 

Isolamento térmico

Esse é um dos principais benefícios quando falamos sobre fachadas de madeira. Afinal, o isolamento térmico é capaz de reter o calor e liberá-lo de maneira uniforme. Assim, o espaço fica com uma temperatura agradável, isto é, nem muito frio nem muito quente. 

Isolamento acústico

O isolamento acústico, por sua vez, é responsável por impedir que o som do ambiente alcance a área externa da residência e incomode os vizinhos. Isso ocorre porque as ondas de som têm dificuldades para ultrapassar a madeira. 

Versatilidade 

A madeira é um tipo de revestimento que pode ser cortado em várias formas e tamanhos, o que pode ser útil para pessoas que gostam de construir projetos personalizados. 

Conforto visual e psicológico

O uso da madeira em uma fachada proporciona uma sensação de conforto e acolhimento, o que contribui para o bem-estar e satisfação dos moradores ou de clientes que frequentam o seu comércio. 

Valorização do imóvel

Ao instalar uma fachada de madeira bem projetada, você pode aumentar significativamente o valor de uma propriedade e torná-la mais atraente para possíveis compradores. Quer saber mais? Assista:

E as desvantagens das fachadas de madeira? Quais são? 

As fachadas de madeira, assim como qualquer item de decoração, também reúnem algumas desvantagens, tais como: alto custo, manutenção contínua e sensibilidade a cupins e fungos. 

Conheça, a seguir, os efeitos dessas condições para o seu imóvel. 

Alto custo 

Geralmente, o custo da madeira é maior do que outros materiais de construção, logo, pode prejudicar o orçamento da sua obra. Tendo isso em mente, recomendamos que você faça uma pesquisa e escolha a alternativa que se encaixa melhor em seu orçamento. 

Manutenção contínua 

Para evitar danos provocados por cupins e fungos, é preciso fazer uma manutenção contínua nas fachadas de madeira. Isso envolve limpeza, pintura, envernizamento e reparos regulares. 

Sensibilidade a cupins e fungos 

A madeira é um dos materiais mais suscetíveis à infestação de cupins e fungos, o que pode causar danos à estrutura da fachada. Portanto, caso você não tenha tempo ou orçamento suficiente para fazer manutenções contínuas, repense em outra alternativa para a sua fachada, ok? 

Sensibilidade a condições climáticas extremas 

A condição climática é outro vilão da madeira, que pode sofrer com deformação, descoloração e rachaduras, caso tenham contato com chuva, vento e sol intenso. 

Em contrapartida, existem opções que garantem sua durabilidade mesmo em contato com sol e chuvas. Um exemplo disso é a madeira plástica, que se diferencia pelo brilho em seu acabamento, além da sua cor vibrante. 

Também se destaca pela variedade de cores, tamanhos e espessuras, o que permite a fabricação de réguas em formatos personalizados com cerca de 6m de comprimento. Assim, você evita emendas e deixa sua fachada ainda mais elegante. 

Já a fixação é prática e pode ser concluída com o auxílio de parafuso, rebite ou pinador. 

Dificuldade de instalação 

A instalação de fachadas de madeira não pode ser feita de qualquer forma, visto que ela exige habilidades e conhecimentos específicos. Por isso, reserve uma parte do seu orçamento para a contratação de um profissional. 

Uma vez que você já sabe os pontos positivos e negativos das fachadas de madeira e ficou convencido de que ela é a melhor opção para o seu projeto, chegou a hora de escolher o seu material. 

Como escolher fachadas de madeira?

A escolha das fachadas de madeira depende de vários critérios, tais como: estilo arquitetônico, tipos de material e necessidade de manutenção. Vamos a eles:

1. Considere o estilo arquitetônico 

Antes de mais nada, priorize uma fachada de madeira que combine com o estilo arquitetônico da sua casa ou do seu negócio. Por exemplo, uma opção rústica pode não ser viável para uma residência moderna. 

2. Acerte na escolha da madeira 

Existem diversos tipos de madeira disponíveis no mercado e cada uma contém suas características. De maneira geral, as mais utilizadas são o cumaru e o freijó. Além delas, vale apostar em madeiras de demolição, como a peroba rosa. 

Outra dica interessante é escolher uma madeira que seja resistente a cupins e fungos, como a de lei. 

3. Analise a manutenção 

Como vimos acima, fachadas de madeira exigem manutenção contínua. Por isso, lembre-se de avaliar o tempo e o dinheiro dedicado para essa função. 

4. Contrate um profissional qualificado 

Além de tudo que falamos até aqui, opte pela contratação de um arquiteto, pois esse profissional tem conhecimentos técnicos e estéticos que ajudam a escolher a fachada perfeita para a sua casa ou comércio. 

E você, mesmo com as nossas dicas, achou complicado escolher fachadas de madeira? Então, confira no próximo tópico, ideias interessantes para o seu projeto. 

Fachadas de madeira: inspire-se com estas ideias

Chegamos à metade deste artigo trazendo dicas inspiradoras de fachadas de madeira para você. Confira as principais! 

Tipos de madeira para fachada externa

fachadas de madeiraFonte: Ecopex

fachadas de madeiraFonte: Ecopex

Fachadas de casas de madeira simples

fachadas de madeiraFonte: JB Casa de Madeira

Painel de madeira para fachada

fachadas de madeiraFonte: Ecofront

Madeira ecológica para fachada

fachadas de madeiraFonte: Ecopex

Revestimento de madeira na fachada

fachadas de madeiraFonte: Ecofront

Fachada em porcelanato madeira

fachadas de madeiraFonte: Qub

Revestimento externo que imita madeira

fachadas de madeiraFonte: Ecopex

Revestimento ripado de madeira na fachada

fachadas de madeiraFonte: De Cor e Salteado

No Pinterest, você encontra outras opções de fachadas de madeira. Vale a pena conferir. O processo de escolha das fachadas de madeira ficou mais fácil? Caso você ainda encontre dificuldades, talvez, seja necessário repensar se esse tipo de material é o mais adequado para o seu estilo.

Tendo isso em mente, confira, a seguir, outras opções que vão além das fachadas de madeira. 

Saiba Mais: Casa de madeira: as vantagens e 10 projetos para te inspirar

Além das Fachadas de madeira: confira 7 opções

Existem outros tipos de materiais que podem ser usados para fachadas de uma casa ou comércio. São eles: pintura, pedra, argamassa, porcelanato e tijolo. A seguir, você confere as principais características de cada uma dessas possibilidades. 

1. Pintura 

Se você procura opções mais simples, econômicas e de fácil aplicação, considere investir em uma fachada de pintura. Contudo, ela exige uma manutenção contínua, visto que descasca com facilidade e gera bolhas se não for aplicada corretamente. 

Ademais, o seu material pode ser facilmente danificado em razão de fatores externos, como a chuva e a exposição ao sol. Por fim, ela não é indicada para prédios com muita umidade. 

2. Pedra 

A pedra é uma opção de revestimento que traz uma imagem rústica ou moderna para a sua fachada. Aqui, você pode escolher entre pedras polidas ou brutas, seja em formatos de mosaicos ou filetes. Para as fachadas prediais, os modelos mais utilizados são: Miracema, São Tomé, Caxambú e Pedra-Madeira. 

E, diferente de outras opções deste artigo, trata-se de um revestimento que não exige manutenção contínua. Para manter a sua durabilidade, basta fazer uma boa limpeza, o que torna uma alternativa mais barata e duradoura. 

3. Argamassa 

Esse revestimento pode ser usado com vários recursos decorativos, entre eles, massa raspada ou batida. Ele é bem-vindo em alvenarias e concretos, porém, exige mão de obra qualificada para manter a durabilidade. Outro ponto negativo é a dificuldade para fazer retoques em caso de danificação. 

E, assim como a pintura, a argamassa não é indicada para ambientes que têm contato frequente com à água. 

4. Porcelanato ou cerâmica 

É recomendado para as pessoas que buscam por sofisticação e conforto. O revestimento é impermeável e muito resistente, o que facilita no controle da temperatura interna. Além disso, evita a umidade do ar. 

Com uma instalação fácil e prática, esse revestimento traz um estilo clean, elegante e moderno. Adicionalmente, o porcelanato traz outros benefícios, tais como:

  • Indicado para ambientes com muita umidade;
  • Grande durabilidade; 
  • Demora anos para aparecer os primeiros sinais de desgaste;
  • Exige pouca manutenção. 

5. Tijolo 

Tradicionalmente conhecido por sua estética rústica, o tijolo exige cuidado especial na aplicação para que o material mantenha um estilo harmonioso e, sobretudo, bonito. 

6. Vidro

A baixa manutenção da fachada de vidro é um dos principais destaques desse revestimento, uma vez que ele desgasta menos e é fácil de limpar. Outra vantagem é o conforto, especialmente quando usamos vidro insulado. Afinal, ele contém proteção solar, o que contribui para o conforto do ambiente. 

7. Aço corten

Essa é uma das opções mais modernas e resistentes da nossa lista de fachadas. Um ponto positivo é que o mercado contém vários tamanhos e formatos que podem se ajustar facilmente ao seu edifício. O material é 100 % sustentável e três vezes mais resistente que o aço comum. Há ainda outras vantagens, como baixo custo de instalação e manutenção, além da sua grande durabilidade. 

Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre fachadas de madeira. E, lembre-se, ao escolher o revestimento para a sua casa ou escritório, considere o estilo, a segurança e a funcionalidade do ambiente. Assim, você acerta na decoração e atende as suas necessidades. 

Saiba Mais: Cobogó: 15 ideias e estilos para usar na decoração

Stories
Você também pode gostar ...
Saiba como as Festas Podem gerar um renda extra para você ou seu negócio
Renda Extra
Como Ganhar Dinheiro com Festa Junina: Ideias Lucrativas
Aprenda como transformar as tradicionais festas juninas em uma fonte de renda extra. Separei dicas práticas para venda de comidas...
ideias de Logotipo (1)
Empreendedorismo
As 10 Melhores Ideias de Logotipo para Elevar Sua Marca
Para desenvolver o seu próprio logotipo, é preciso muita inspiração, criatividade, ideias e o acompanhamento de um profissional da área....
Confira ideias de presentes e formas de gerar renda extra no dia das maes
Renda Extra
7 Ideias Criativas para Gerar Renda Extra no Dia das Mães
O Dia das Mães é uma excelente oportunidade para explorar diversas ideias criativas e gerar uma renda extra. Com a...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família