Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Casa de madeira: as vantagens e 10 projetos para te inspirar

Você sabe as vantagens e desvantagens de ter uma casa de madeira? Confira neste post junto com alguns projetos.
Sumário

As opções de casa de madeira já são bastante comuns nos Estados Unidos e em outros lugares do exterior. No Brasil elas também vêm se popularizando cada vez mais. É comum encontrarmos uma casa pré-moldada em locais de visitação dos proprietários para os fins de semanas e em sítios no interior. 

Porém, é bastante raro encontrar uma casa que seja construída diretamente naquele local, já que o mais normal é construir essas casas na cidade, gastando menos energia, dinheiro e mão de obra, e depois realizar o transporte para o local em que ela ficará. A pessoa interessada nessas casas pode encomendar no seu próprio gosto ou comprar um dos vários modelos de casas de madeira disponíveis.

Neste post, vamos falar sobre tudo que você precisa saber a respeito da madeira, como as vantagens e desvantagens, como essas casas são construídas, a ligação com a sustentabilidade, se vale a pena construir uma e também alguns modelos que você pode usar de inspiração para a sua própria casa.

Saiba Mais: Limpeza de pele: 6 dicas simples para fazer em casa

Como uma casa de madeira é construída?

Uma casa pode ser construída de diferentes formas. Uma das mais comuns é fazer toda a casa deste material, seja piso, telhado, paredes, estrutura e etc. Uma outra maneira é juntar a madeira com outros materiais, pois é comum fazer isso ao colocar uma parede de alvenaria na cozinha e no banheiro.

Mesmo nas opções onde a madeira é mesclada com outros materiais, é normal que toda a parte de madeira seja pré-fabricada de outro lugar. Ou seja, todo o fechamento e estrutura já chegam ao local da obra prontos, precisando apenas serem montados e finalizados. 

Apesar de ser uma grande vantagem, é comum que nos casos das casas de madeira pré-fabricadas o modelo seja sempre escolhido pela empresa de construção. Na maioria dos casos, essas empresas já possuem um modelo padrão, criado para dar liberdade para as pessoas personalizarem com algumas adaptações.

Uma dica importante é sempre verificar com o fornecedor qual material foi utilizado para a casa de madeira, já que a durabilidade, qualidade e tempo de manutenção da mesma dependerá disso. As madeiras mais utilizadas e mais seguras são:

  • Imbuia;
  • Peroba;
  • Pinus;
  • Grápia.

A tarefa de conferir o material também é importante para a natureza, pois é preciso escolher uma madeira de reflorestamento.

Saiba Mais: Os 5 melhores exercícios funcionais para emagrecer em casa

As vantagens de uma casa de madeira

casa de madeira

Imagem: Pinterest

A ideia de construir uma casa de madeira traz diversas vantagens. Então, mesmo que no Brasil as casas de alvenaria sejam mais comuns, pode valer a pena considerar uma. Veja a seguir as principais vantagens desse tipo de casa.

1. Aconchego

Uma casa de madeira oferece uma maior sensação de acolhimento e aconchego do que uma casa de alvenaria. Isso acontece por causa da cor da madeira, que passa uma sensação de proximidade com a natureza. Ao remeter ao campo, essas casas são mais quentes e ideias para quem gosta de ambientes calorosos e um estilo rústico.

2. Valor

Dependendo do tipo de casa que você construa, ela poderá ser consideravelmente mais barata do que uma casa de alvenaria, que costuma ser, em média, 20% mais cara. Isso acontece porque a madeira possui uma economia maior em materiais, já que tinta, cimento e tijolos não são necessários.

Além disso, a manutenção dessas casas também são mais baratas e rápidas, sem a necessidade de quebrar parede ou bagunçar algo, além de ser mais rápido.

3. Tempo para ser construída

As casas de madeiras também levam menos tempo para serem construídas, um dos motivos é que grande parte dela já é pré-moldada. Normalmente, é preciso de apenas três meses para que ela esteja completamente finalizada e pronta para uso. Mas tenha em mente que quanto maior ela for, mais o tempo de construção irá aumentar.

No caso das casas maiores, o tempo de construção pode chegar até em 10 meses.

4. Isolamento acústico e térmico

Quem mora em uma casa feita com madeira, dificilmente irá se preocupar com barulho e temperatura, já que a madeira é um excelente isolante térmico e acústico, mantendo assim a sua casa em uma boa temperatura, até mesmo no inverno ou verão. Ou seja, ela não fica fria demais e nem quente demais, ideal para quem não gosta e costuma sofrer com as mudanças de temperatura durante o ano.

No caso do som, a madeira é ótima em impedir a entrada de vibrações em um ambiente, então o barulho exterior será diminuído consideravelmente.

5. Durabilidade

A madeira também se destaca devido a sua durabilidade e pode durar anos, ao contrário do que muitos pensam. Porém, para isso, ela precisa receber manutenção periódica e ter sido construída com uma boa madeira, garantindo assim uma longa durabilidade, podendo chegar a séculos.

6. Sustentabilidade

Caso a madeira usada na construção tenha sido de boa procedência e qualidade, uma casa de madeira é bastante sustentável e ajuda a natureza. Isso pois, por emitir menos CO2 em sua construção e após, ela acaba causando menos danos ao ambiente.

7. Saúde

Se você possui problemas respiratórios ou é alérgico, então esse tipo de casa pode ser uma das melhores opções para você viver. Isso acontece pois a madeira é ótima na purificação do ar, retém menos o pó e também ajuda na umidade.

Saiba Mais: Receitas para Airfryer: as 8 melhores para fazer em casa

As desvantagens de uma casa de madeira

Mesmo com essa grande quantidade de vantagens, nem tudo são flores e uma casa pode ter algumas desvantagens, alguns cuidados na hora da construção pode te poupar bastante trabalho e dor de cabeça no futuro. Confira as desvantagens que essas casas podem ter:

1. Precauções necessárias

Com uma casa construída com madeira, você precisa ter muito mais cuidado e precauções do que normalmente teria em uma casa de alvenaria. Caso você não tome esses cuidados, problemas como umidade, cupins ou desgaste devido o tempo podem ser frequentes e reduzir a vida útil que a sua casa terá. Você pode evitar tudo isso com alguns cuidados, como a impermeabilização da casa e tratamento contra pragas e antichamas.

2. Qualidade

Neste caso, estamos falando diretamente da qualidade da madeira que foi usada na construção. Se o material não for bom, você irá lidar com falhas estéticas e ruídos frequentes que incomodam bastante. 

3. Logística do terreno

Uma das vantagens que citamos sobre esse tipo de casa é que ela é bastante simples e fácil de ser montada. Mas dependendo do terreno em que ela será construída, pode haver um trabalho a mais, já que a nivelação do terreno pode ser necessária.

4. Ruídos

É natural que, com o tempo de uso, a madeira comece a apresentar ruído, seja por causa do vento ou quando pisamos em alguma madeira específica. Isso acontece por vários motivos, mas em especial por causa das mudanças de temperatura que causam, de forma natural, alguns estalos na madeira.

5. Manutenção

Para que a madeira continue resistente e durável, a realização de manutenção na sua casa é indispensável, sendo preciso tratar a madeira interna e externa periodicamente. É bastante recomendável que tenha uma aplicação de verniz em um período de 20 em 20 anos na parte externa, porém, na madeira interna, é indicado fazer isso de 4 em 4 anos. Também trate o solo da casa antes da construção e depois de tempos em tempos, para evitar o surgimento de cupins.

6. Mão de obra especializada necessária

Não é qualquer um que pode construir uma casa desse tipo. E para a obra e manutenção, é indicado a contratação de mão de obra especializada neste tipo de construção. Isso garante a segurança de todo o processo. Nós colocamos isso como uma desvantagem pois é bastante difícil encontrar profissionais especializados e qualificados neste tipo de construção.

Saiba Mais: Convites de casamento: 20 modelos para se inspirar

A sustentabilidade da madeira

Já falamos que a madeira é uma opção bastante sustentável, porém ela precisa passar por uma análise detalhada nos âmbitos econômico, social e ambiental. No caso ambiental, para saber a origem e a qualidade da madeira utilizada, já que para ela ser mais ecológica, é preciso usar uma madeira de reflorestamento. O fato de serem pré-fabricadas também evita o desperdício de materiais, recursos e tempo.

Agora, quando falamos no âmbito social, temos que levar em conta todo o conforto que aquela casa irá proporcionar, seja ele o conforto térmico e acústico, além da fácil execução. Mas por esse tipo de casa não ser muito popular em grande parte do Brasil, encontrar uma boa mão de obra e materiais adequados pode ser bastante complicado.

Já na questão econômica, você já sabe que, normalmente, esse tipo de casa sai muito mais barato do que uma casa de alvenaria, além de serem feitas bem mais rápido e possui um maior custo-benefício. 

Saiba Mais: Casas pré-fabricadas: 7 inspirações para construir a sua

Quando vale a pena construir uma casa de madeira?

Antes de decidir construir a sua casa, é preciso levar em conta todas as vantagens e desvantagens para pesar cada uma e saber quando vale e quando não vale a pena construir a sua. Por lei, as construtoras de madeira precisam dar uma garantia de cinco anos, para caso haja problemas estruturais.

Já sabemos que esse tipo de casa possui um melhor custo-benefício, mas mesmo com a garantia da empresa, a responsabilidade de conservação da casa é totalmente do proprietário. Por não precisar de mão de obra especializada, ele precisará cuidar para envernizar e lixar a parte externa e interna periodicamente, a parte externa precisando passar por manutenções mais regularmente. 

Outro ponto que é totalmente responsabilidade do proprietário é a parte hidráulica da casa. Levando tudo isso em conta, pode ser mais vantajoso comprar um imóvel de madeira já pronto, sendo recomendado a construção de uma casa dessas apenas se você quiser em alguma localização específica. 

Saiba Mais: Como ganhar dinheiro em casa? As 23 melhores ideias para trabalhar por conta

Stories
Você também pode gostar ...
TikTok Counter
Redes Sociais
TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores
Se você utiliza bastante as redes sociais para trabalho ou tem bastante seguidores no TikTok, acompanhar o crescimento de seu...
Automação de Tarefas com IA é o futuro. Confira como você pode começar
Empreendedorismo
Automação de Tarefas com IA: Passo a Passo para Implementar
Quando penso em automação de tarefas com IA (inteligência Artificial), lembro-me de como essa tecnologia parece pertencer ao mundo das...
Soft Skills são a chave para uma carreira de sucesso.
Carreira
Soft Skills: As 4 competências fundamentais para o sucesso
Quando se fala em mercado de trabalho e empreendedorismo, sabemos que apenas currículo não é garantia de sucesso. Por isso,...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família