Facebook quer melhorar sua busca interna, não competir com o Google

por | jul 30, 2012 | Facebook | 2 Comentários

Rumores e mais rumores acerca da briga entre Google e Facebook parecem ter ganhado uma trégua. Depois de vários indícios de que o Facebook estaria disposto a concorrer com o Google no mercado das buscas, uma entrevista do Diretor de Engenharia do Facebook, Lars Rasmussen, joga um balde de água fria em quem acredita que o Facebook poderia estar desenvolvendo um buscador para concorrer com o Google.

Em entrevista para o site Sydney Morning Herald, Rasmussen revela que ele e sua equipe estão desenvolvendo algo muito interessante no momento, mas não pode revelar ainda o que é. Porém, o ex-funcionário da Google, que desenvolveu a empresa que daria início ao Google Maps e encabeçou o lançamento do Google Wave, deixa bem claro a impressão e respeito que ele tem por seu ex-empregador.

“Eu não posso adivinhar o que acontecerá no futuro, mas não acho que faria sentido para nós, neste momento, começar a pensar em realizar buscas na web. O Google faz isso tão bem.”

Lars Rasmussen em frente a um painel de Lego no escritório do Facebook (Foto: Stephen Hutcheon)

Lars Rasmussen em frente a um painel de Lego no escritório do Facebook (Foto: Stephen Hutcheon)

Entretanto, Rasmussen se mostra consciente da fragilidade do sistema de busca interna do Facebook, que cresceu demais e não consegue entregar resultados relevantes. Mesmo depois de uma parceria com o Bing, a rede social ainda deixa muito a desejar neste aspecto. Para o executivo, “os recursos que temos no Facebook poderiam ser muito melhores”.

A partir destas duas declarações, é possível entender que a intenção do Facebook, pelo menos por enquanto, não é competir com o Google, mas sim, melhorar os resultados exibidos dentro de sua própria rede. O que faz muito sentido, pois exibindo resultados cada vez mais relevantes, as pessoas precisariam menos do Google, tendo em vista que encontrariam tudo dentro do Facebook.

Facebook quer melhorar sua busca interna, não competir com o Google

Caixa de busca do Facebook (Foto: Reprodução)

Outro indício, desta vez mais sucinto, de que o Facebook estaria melhorando seu sistema de busca interna, é o conteúdo da caixa de busca. Anteriormente, apenas a palavra “Busca” estava inserida. Agora, a frase “Pesquise pessoas, lugares e coisas” mostra que a rede pode oferecer muito mais variedade de resultados.

Publicado originalmente no TechTudo

Continua depois da publicidade
O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

Mais do que uma rede social, o Facebook oferece serviços que vão além de curtir, comentar e compartilhar. Um exemplo desses recursos é o Facebook Watch, plataforma de streaming da empresa. A ferramenta permite que os criadores de conteúdo e veículos de mídia possam...

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Embora o Facebook ainda seja uma rede social muito utilizada em todo o mundo, é fato que seu app ocupa muito espaço no celular. Além do mais, se você quiser utilizar o bate papo e trocar mensagens no seu smartphone, precisa ter um segundo aplicativo chamado Messenger,...

Como transferir posts do Facebook para o WordPress.com e Google Docs

Como transferir posts do Facebook para o WordPress.com e Google Docs

Como transferir posts do Facebook para o WordPress.com, Google Docs e outros serviços se tornou bastante simples graças à iniciativa DTP (Data Transfer Project), fruto de parcerias com o Google, a Microsoft e o Twitter. Se você possui um site no WordPress.com, poderá...

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

Se você anuncia no Facebook, em algum momento já deve ter recebido ou lido alguma informação sobre as mudanças do iOS 14 no Facebook Ads. A nova postura da Apple em relação ao rastreamento de usuários dentro de aplicativos para dispositivos que rodam o iOS está dando...

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram? Não tem jeito! Se você quer que os seus posts nas redes sociais alcancem cada vez mais pessoas e tenham cada vez mais visualizações, precisa saber responder essa pergunta. Além do mais, essa é uma outra maneira de conseguir...

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Por aqui estamos sempre frisando o potencial que o Facebook tem para alavancar qualquer negócio. Entre tantas formas de se ganhar dinheiro na internet, uma delas é ser um afiliado. Dito isso, hoje vamos falar sobre o Facebook ads para afiliados.  Quem atua no mercado...

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Pretende começar a vender produtos na internet? Caso sua resposta seja sim, criar catálogo de produtos no Facebook pode ser uma ótima alternativa para sua loja virtual. Com as redes sociais, você pode anunciar os itens que pretende comercializar e adicionar...

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites, essa é a nova iniciativa do Facebook anunciada em abril de 2021. Trata-se de um conjunto de ferramentas de áudio, com o objetivo de oferecer aos usuários da rede social, experiências em áudio, assim como acontece na concorrente Clubhouse. As novas...

Atividade fora do Facebook: como controlar sua privacidade

Atividade fora do Facebook: como controlar sua privacidade

Não é de hoje que somos alvo de fake news. Uma que está rodando por aí é sobre a Atividade Fora do Facebook. A partir do momento em que repassamos uma informação sem realizar a checagem do conteúdo somos responsáveis pela propagação da notícia. Foi justamente isso que...

Como anunciar no Facebook Ads?

Como anunciar no Facebook Ads?

Para muitas pessoas, ser um bom empreendedor é saber a importância de divulgar bem o negócio para se destacar no meio de serviços e produtos apresentados diariamente. As estratégias de divulgação podem fazer com que seu negócio ou produto se amplie cada vez mais...

Como falar com o suporte do Facebook?

Como falar com o suporte do Facebook?

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, assim, quando aparece um problema ou uma dúvida, é normal surgir uma questão: Como falar com o suporte do Facebook? Bem, veja a seguir as principais formas que você tem para fazer isso. No Brasil, a rede...

2 Comentários

  1. Avatar

    Grande ferramenta de marketing pessoal e profissional, o FACEBOOK vem se mostrando em constante evolução e apesar de ser uns dos gigantes da rede mundial, não se cansa de buscar soluções relevantes para seus usuários insaciáveis no qual eu me incluo… Marcos Marin – sócio diretos da KMPRO eventos

    Responder
  2. Avatar

    Grande ferramenta de marketing pessoal e profissional, o FACEBOOK vem se mostrando em constante evolução e apesar de ser uns dos gigantes da rede mundial, não se cansa de buscar soluções relevantes para seus usuários insaciáveis no qual eu me incluo… Marcos Marin – sócio diretos da KMPRO eventos

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest