Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Cozinha Planejada: 26 ideias criativas para seu projeto

Sumário

As cozinhas planejadas são ambientes para pessoas que desejam ter um lugar elegante e harmonioso. Dando personalidade ao ambiente, elas estão propícias a espaços maiores, mas ficam incríveis em espaços menores também, dando um tom de estilo e personalidade a esse cômodo, tendo em vista que os modelos de cozinha de hoje em dia proporcionam conforto sem perder a elegância.

Para fazer a criação da sua cozinha dos sonhos, é necessário que haja um planejamento para todas as etapas e o orçamento é um deles. Além de planejar a cozinha, você pode optar em fazer o planejamento para os outros cômodos da casa como: sala, quarto, banheiro e as áreas externas da casa. Se preferir, desenhe os modelos de mesa, armário e bancada, já pensando na estética e personalidade do ambiente.

Quando as suas ideias estiverem definidas, priorize a segurança do ambiente, por exemplo dando ao fogão um lugar próximo a saída de ar.

Qual a vantagem de optar por uma cozinha planejada?

O projeto de uma cozinha tem como principal vantagem a otimização e versatilidade do espaço, aproveitando toda a área disponível do cômodo, independentemente do espaço que se tenha.

O planejamento é uma ótima opção para ambientes de diversos tamanhos, sejam eles conjugados ou grandes, mas ela terá maior valorização em cozinhas pequenas, pois deixa o espaço mais funcional.

É possível encontrar diversos ambientes planejados, escolha aquele que melhor combinar com você. Com uma cozinha personalizada, você pode agregar várias funcionalidades ao design, mantendo um ambiente completo e sofisticado.

Caso você pense em vender esse imóvel, uma das vantagens para você valorizá-lo, é ter uma cozinha planejada, com isso você conseguirá atrair mais compradores ou possíveis interessados, fazendo desse projeto um investimento e não como um custo.

Um outro ponto para se ter atenção é a escolha do material que irá ser utilizado no projeto, pois sua cozinha pode ter maior durabilidade de acordo com qualidade do material utilizado.

Saiba Mais: Armário de cozinha: 15 ideias fáceis de fazer e se inspirar

O que se deve levar em conta na hora de planejar sua cozinha?

Antes de você tornar realidade o projeto de ter uma cozinha, é necessário levar em consideração alguns aspectos que mais se encaixam as suas necessidades. Tenha em mente as medidas do seu cômodo, desde janelas, portas e paredes para utilizar o espaço disponível da melhor maneira.

Faça a escolha dos eletrodomésticos e por fim, defina as medidas para seu armário. Observe os pontos de gás, luz e água, pois a posição dos armários e eletrodomésticos irá depender deles.  Procure saber onde os canos hidráulicos estão localizados para evitar furar errado no momento de instalar as peças na cozinha.

Veja a quantidade de itens que você vai aderir, para então poder definir o número de armários. Analise quais eletrodomésticos deseja utilizar, e se acaso você for incluir uma ilha no seu projeto, é importante analisar todos os equipamentos que serão alocados nela de acordo com suas necessidades e rotina diária.

A durabilidade torna-se indispensável quando se trata de uma cozinha. Escolha materiais que sejam resistentes a umidade e calor. Também observe a questão dos acabamentos, como acessórios, metais e cores, para agregar ainda mais ao seu projeto.

Ao decidir realizar o seu projeto, pesquise e selecione algumas empresas que tenham boas referências, assim você pode ter várias opções de orçamento que lhe ajudem na busca da cozinha ideal.

Cozinhas planejadas para espaços grandes e pequenos

Para quem tem espaços pequenos como uma cozinha de apartamento ou casa pequena, uma cozinha compacta é uma das soluções para que seus problemas sejam resolvidos.

Usando modelos de cozinha compacta, você pode aperfeiçoá-la deixando com sua personalidade. Uma ideia é aderir a decoração colorida, preferencialmente em cores mais claras, pois quanto mais claro o ambiente, maior a sensação de amplitude.

Outra opção é optar por uma cozinha integrada, onde não possui divisórias para separar o restante dos cômodos ou pelo menos parte deles. Para cozinhas planejadas integradas, a sugestão é usar a criatividade e que você poderá se inspirar vendo as ideias que separamos para você compor a sua cozinha.

Veja alguns modelos de cozinha abaixo:

1. Modelos pequenos e integrados de cozinha

No modelo abaixo, temos uma cozinha com um toque rústico, porém muito elegante e diferente, sendo proporcionado pela parede em tijolos aparentes.

Vemos que esse projeto de cozinha foi muito bem executado, pois une duas funcionalidades em um espaço, comportando a cozinha integrada com uma micro área de lavanderia.

No projeto, foi incluso armários suspensos, para ganhar mais espaço de armazenagem, que também foi muito bem aproveitado com o uso de um cooktop ao invés de um fogão tradicional, dando espaço para mais armários.

Observe que por ser um local pequeno, se fez necessário a instalação de uma coifa embutida para manter o ambiente purificado e livre de odores de comida.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

2. Modelos pequenos e integrados de cozinha

Já neste outro modelo, temos um projeto mais minimalista, também com ambiente integrado, unindo cozinha e lavanderia, sendo separadas por uma painel do piso ao teto.

Essa cozinha une a cor cinza com o amadeirado. O revestimento da parede também em tons de cinza e branco em seu design, dão sensação de mais espaço.

Observe que toda a área da cozinha conta com armários suspensos, mesmo na área da lavanderia, dando uma sensação de continuidade e obviamente, trazendo mais opções para guardar alimentos e objetos.

Um outro ponto importante nesse projeto, é que os eletrodomésticos estão harmonicamente alinhados ao ambiente, como a máquina de lavar ao lado do forno e cooktop, e que eles têm a mesma tonalidade de cor dos armários superiores.

Novamente, a coifa se faz presentes para cozinhas pequenas, exatamente por garantir a pureza do ambiente.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

3. Modelo grande de cozinha com balcão americano

Além de um local reservado para fazer os preparos das refeições, a cozinha por muitas vezes se torna um local para receber os amigos e familiares.

No modelo abaixo, temos cozinha ampla, com bom espaço de circulação mas também um balcão de cozinha americana com pendentes decorados, onde pode-se colocar banquetas ou cadeiras altas para receber amigos e familiares ou até mesmo uma refeição rápida, trazendo mais um ponto de funcionalidade.

Esse tipo de cozinha, também é conhecida como cozinha em “U”, por ter o formato da letra.

Por ser mais espaçosa, a decoração desta cozinha trás mais elementos e maiores, como um balcão de pia mais amplo, armários com gavetas mais largas. Também conta com uma bancada de preparação de alimentos onde também fica o cooktop e o forno de embutir.

O balcão de cozinha americana ganhou granito escuro e um painel até o teto em tons de marrom para fazer um contraste que ajuda a determinar a separação dos ambientes.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

Veja alguns projetos de cozinhas planejadas em cores

Existem cozinhas planejadas em diversas cores que, inclusive, podem fugir dos tradicionais branco e cinza. A escolha da cor deve ser baseada em alguns pontos como estilo, espaço disponível e  personalidade que você deseja dar ao ambiente.

Em cozinhas pequenas, aposte em cores claras, para trazer a sensação de um cômodo mais amplo. As cores como cinza claro, marfim, branco e tons amadeirados, são cores tradicionais para fazer esse ambiente.

Se você deseja ousar no projeto de sua cozinha, o preto é uma ótima opção, deixando o ambiente sofisticado e arrojado. Opte por utilizar esta cor em lugares amplos, pois o preto tende a sensação de diminuir o espaço visualmente.

Outra opção de composição, é inserir o tom amadeirado na cozinha, pois traz uma sensação de aconchego ao ambiente e é um tom que nunca sai de moda. A mistura de cores é sempre uma ótima alternativa para uma cozinha moderna.

4. Cozinha na cor azul marinho

A cozinha do modelo abaixo, trás uma belíssima composição de 03 cores, sendo a mais dominante, o azul marinho ou azul royal.

Observe que o ambiente é composto por uma ilha com um fogão cooktop de indução e que replica um balcão de cozinha americana. Entretanto, para ganhar espaço, foi inserido um acessório de corrediças para uma bancada extensiva, permitindo que as refeições possam ser realizadas nele e, quando acabar, ser recolhida posteriormente, devolvendo o espaço original.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

5. Cozinha na cor amarela

O amarelo é uma cor que traz uma boa energia, deixando seu ambiente mais alegre e energético.

No modelo abaixo, o proprietário desse imóvel optou por unir detalhes clássicos e modernos, como por exemplo, a cerâmica no estilo português em cor amarela com detalhes em marrom, a base dos móveis em cor amadeirado escuro, tendo mais para a cor marrom também e 3 portas de armário em revestimento amarelo para “conversarem” de modo mais moderno com as cerâmicas.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

6. Cozinha na cor preta

No modelo abaixo, temos uma cozinha clássica americana. Os armários em cor preto fosco conversam e contrastam com as cores claras dos revestimentos das paredes e do balcão, uma decoração para pessoas que têm personalidade forte e curtem esse contraste.

Observe que o preto é utilizado em um ambiente mais amplo e não é ideal para espaços pequenos. Mas, caso você tenha um e deseje ter a cor preta na sua decoração, opte por ter pequenos elementos nesta cor, para não sobrecarregar a área com o tom escuro.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

7. Cozinha na cor cinza

A cor cinza é uma tonalidade que vai do tom claro ao tom escuro, onde ele representa uma cor neutra, tornando-se uma opção de escolha para quem busca um espaço mais claro mas deseja fugir do branco.

Cores neutras, assim como o cinza, acabam combinando com diversos estilos de decoração, já que possui estabilidade, solidez e compostura.

Essa cor é uma tendência na decoração de uma cozinha, podendo apostar em fazer combinações com outras cores mais clássicas e fortes.

armário de cozinha

Fonte: Pinterest

8. Cozinha na cor azul claro | turquesa

A cor azul claro ou azul turquesa, está associada ao poder de relaxar e acalmar e é bastante usada em cozinhas, quartos e salas. Por transmitir uma sensação de amplitude, essa cor é ideal para ambientes pequenos, como cozinhas de apartamentos e kitnets.

No modelo abaixo, o tom azul é acompanhado dos revestimentos em tons de branco das paredes e ganham destaque também pelas luminárias em trilhos.

O balcão em revestimento amadeirado dá o tom de contraste, deixando o ambiente mais despojado e elegante.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

9. Cozinha na cor lilás

A cor lilás é ideal para criar uma atmosfera intimista e serena na decoração representando mistério. No entanto, fique atento, pois essa cor usada em excesso transmite a sensação de tristeza. Geralmente é uma cor mais voltada ao feminino, pois tem uma proximidade com o rosa.

No modelo abaixo, o dono desta cozinha optou por colocar as cores nos revestimentos dos armários que fazem contraste com o revestimento em ladrilhos e a parede cinza.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

10. Cozinha na cor verde

A decoração com o tom verde inspira sensações, como natureza, frescor e boas energias. Esse tom elegante funciona bem em diversos ambientes da casa, sendo que a cozinha é um deles. No entanto, é necessário saber usar com sabedoria para trazer um verdadeiro equilíbrio para o ambiente da cozinha.

No modelo abaixo, os armários tem portas verdes com detalhes em tom amadeirado ou terroso, reforçando ainda mais a sensação da natureza. O revestimento da parede, em formato de mini tijolos, também em cor terrosa, complementa o estilo.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

11. Cozinha na cor vermelha

O vermelho transmite uma sensação de boa energia. Em um ambiente como a cozinha, essa cor têm o poder de estimular o apetite e a comunicação entre as pessoas que residem na casa.

Algumas pesquisam mostram que cores quentes como o vermelho, tendem a uma sensação de proximidade com conforto e por isso, são mais utilizadas na decoração de cozinhas planejadas.

O modelo abaixo é muito bem desenhado com tons de vermelho e branco, que são cores que conversam bem entre si. O revestimento da parede da pia, forma uma degradê nessa tonalidade, formando um leve contraste de modo agradável.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

12. Cozinha na cor marfim

A cor marfim ajuda a deixar o ambiente mais iluminado, pois reflete muito bem a luz. Se sua intenção é tornar o ambiente maior, o ideal é optar pela cor branca neste caso, porque vai proporcionar uma sensação de amplitude além de disfarçar linhas e sombras delimitando o cômodo.

O marfim também é uma cor neutra e pode ser usada em diversos ambientes, estando associada a pureza, além de aumentar a percepção de espaço em pequenos ambientes.

No modelo abaixo, vemos uma cozinha ampla, com os armários na cor marfim, contrastando com o balcão de granito em cor preta, já o revestimento das paredes na cor cinza se harmoniza com o marfim dos armários.

Um ponto de atenção e beleza, são as prateleiras externas dos armários em acabamento amadeirado e um toque de charme com luzes em fita de led embutida.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

13. Cozinha na cor rosa

Apesar de ser pouco comum, a cor rosa também pode ser aplicada na decoração de cozinha. Quando ocorre, geralmente é em imóvel de residentes femininos ou kitnet com moradora mulher.

Para as amantes de “casas de boneca”, você pode reproduzir a sua e viver seu conto de fadas.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

Como realizar um projeto de cozinha em ambientes integrados

Para quem quer apostar em uma cozinha integrada com sala de jantar e/ou sala de estar, o ambiente integrado torna-se uma ótima opção para quem gosta de receber visitas em casa e não quer se sentir isolado enquanto prepara suas refeições.

Aposte em uma cozinha integrada que tenha um ambiente moderno, ela é uma ótima opção por criar um design exclusivo, deixando seu espaço mais harmonioso.

Em um projeto de conceito aberto, o ideal é incluir uma ilha, tendo a bancada com alternativa de determinar cada limite do ambiente sem incomodar ou atrapalhar na circulação do cômodo.

14. Cozinha com ilha e torre quente

O modelo de cozinha que tem a sala de estar e jantar integradas, é um verdadeiro sonho.

Em cozinhas integradas, geralmente é utilizado a ilha, que é uma bancada ou balcão de preparação de alimentos, tendo, normalmente, um fogão e uma pia de um lado e um espaço para banquetas e refeições do outro, permitindo assim, que você possa receber e conversar com pessoas enquanto prepara a refeição, como mostrado na imagem abaixo.

Um outro ponto, são os armários amplos, acompanhada de uma torre quente, que é um móvel que comporta o forno de embutir e micro-ondas.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

15. Cozinha integrada minimalista

No modelo abaixo, apesar de bastante amplo, é um ambiente minimalista, com poucos elementos decorativos.

O balcão de granito, que é uma ilha, têm duas áreas separadas, sendo uma para o fogão e outra para refeições. Ao fundo, um balcão de armários inferiores em formato “L”, contem a pia e os armários superiores, com parte fechada e uma parte em nicho iluminado.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

 Cozinha de Apartamento

As pessoas que moram em apartamentos sabem o quanto é importante a otimização de ganhar espaços para manter os ambientes organizados e bem decorados. Esse assunto ganha mais destaque quando se refere a cozinha, pois é o lugar onde se tem mais itens guardados, além de acomodar eletrodomésticos grandes, como geladeira e fogão, como exemplo.

A cozinha planejada faz todo o sentido quando falamos de apartamento e você pode tentar realizar essa ambientação por conta própria ou com apoio de profissionais.

Como realizar a decoração de cozinha do apartamento?

O primeiro passo é entender qual é o tipo da sua cozinha de acordo com o formato da área: quadrada, retangular, larga, estreita, multiárea, etc.

O segundo passo, é definir quais são os principais eletrodomésticos que você irá comprar ou que já tem e irá compor a sua cozinha. Esse passo é importante para que tudo se encaixe perfeitamente, tendo um bom aproveitamento dos espaços.

O terceiro passo é rabiscar a sua ideia em um papel, medindo a área e o tamanho dos móveis e eletrodomésticos que já se têm e tentar ver a melhor forma de encaixar tudo o que você precisa de uma forma mais harmônica, como geladeira, forno, fogão, micro-ondas, mesas e cadeiras, armários e outros.

Saiba Mais: Cantinho do café: 15 ideias incríveis para te inspirar

Caso você não queira ter essa missão ou abusar de sua criatividade, a ideia é contratar um arquiteto ou um designer de interiores, que são os profissionais preparados para lhe ajudar e superar as suas expectativas, com a vantagem de amplo conhecimento técnico, para lhe auxiliar em reformas e materiais a serem utilizados.

Para ajudar ao seu arquiteto ou design de interiores a entender o que você busca, separe algumas imagens com tipos e modelos de cozinha que lhe agrada e que você gostaria de ter, assim servirá como fonte de inspiração para o profissional, na hora de criar a sua.

Uma opção é utilizar o Instagram com a pesquisa por tags, como #CozinhaPlanejada. Assim você terá diversos modelos para se inspirar.

16. Cozinha para apartamento pequeno

Quem mora em apartamento pequeno sabe o quanto é preciso pensar em formas que ajudem a otimizar o espaço e a partir daí conseguir manter os ambientes organizados e bonitos.

No modelo abaixo, temos uma cozinha pequena mas muito aconchegante, com cada espaço pensado nos mínimos detalhes.

Podemos ver que a geladeira é eletrodoméstico com maior destaque na decoração e a partir dela e do fogão, localizado a esquerda da imagem, todos os móveis foram ajustados com o espaço que restou entre eles. Além disso, um discreto painel de vidro foi colocado entre o fogão e máquina de lavar, para delimitar a área de serviço.

Para finalizar, um balcão que simula uma cozinha americana foi colocado, tendo duas luminárias sobre ela, tendo este conjunto um efeito mais decorativo do que funcional.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

17. Cozinha modelo compacto

Neste modelo, temos uma cozinha compacta, apenas com elementos básicos. Observe que os elementos chefe são geladeira, forno, fogão e micro-ondas.

A cor branca traz um efeito monocromático e minimalista, tendo um leve contraste com o eletrodoméstico na cor vermelha.

Um outro ponto, é que pode ser facilmente percebido que a geladeira ocupa um espaço feito especialmente para ela, assim como a coifa do fogão. Simples, compacto e elegante.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

18. Cozinha modelo compacto e espelhado

Este modelo abaixo em tons de cinza grafite e armário espelhado traz um design mais frio e moderno, mesmo sendo pequeno.

Um ponto diferente desta decoração, é que as banquetas do balcão americano foram colocados do lado de dentro da cozinha e não no lado externo, sendo uma composição da sala.

Mais uma vez vemos um painel de vidro ou de acrílico sendo o separador do ambiente da cozinha com uma pequena área de serviço.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

Modelos de cozinha rústica

A cozinha rústica é um estilo de decoração que é bem especifico feito para quem gosta do jeito do campo, relembrando coisas do passado, mas que não impede ter um toque de modernismo.

O rústico pode ser elegante, mesclando elementos atuais com os do passado, como exemplo, paredes de tijolos aparentes com torneiras cromadas modernas ou fogão e forno a lenha com luminárias ou pendentes atuais.

Há diversas formas de você combinar e criar o seu modelo.

19. Cozinha modelo rústico e amplo

Essa é uma tradicional cozinha de casa do campo, ideal para sítios e fazendas com área ampla para construir. Veja como os elementos antigos e modernos conversam entre si, como o fogão a lenha com uma bancada e fogão com coifa.

O piso remete ao cimento queimado, muito utilizado antigamente e que ainda hoje é um charme, quando aplicado e enquadrado corretamente.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

20. Cozinha rústica simples

Diferentemente do modelo anterior, que mostrava uma cozinha bastante ampla, é possível ter uma com espaço pequeno, mudando alguns poucos elementos.

O design rústico abusa do uso de madeira, como a cozinha mostrada abaixo, onde todas a composição dos armários remetem a madeira maciça, conversando com o revestimento lateral da parede, que também replica o amadeirado.

Um outro detalhe do rústico, é a cadeira, pintada a mão, sem processos industriais, dando mais um toque refinado ao ambiente, onde o verde contrasta com o tom madeira e com o preto do tampo da mesa.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

Cozinha para Kitnet

Os espaços do kitnet são bem reduzidos, tornando os ambientes integrados, podendo ser difícil se inspirar para fazer uma decoração nesse espaço. Geralmente, esses apartamentos são os primeiros lugares que as pessoas que estão iniciando a sua fase adulta procuram. São apartamentos baratos e compactos para alugar ou comprar.

Essas características do imóvel, o tornam mais práticos e versáteis, basta adicionar o seu estilo e personalidade, lembrando de otimizar e aproveitar cada espaço deles.

21. Cozinha modelo Kitnet

Quando o espaço chega a ser limitado, é preciso ter mais um pouco de criatividade para decorar e aproveitar os ambientes de maneira inteligente.

O modelo abaixo é muito compacto, aproveitando o máximo de espaço possível, com todos os elementos básicos de uma cozinha, como geladeira, fogão, torneira e pia e um micro-ondas. Ainda houve um espaço para uma pequena decoração, deixando o espaço mais elegante.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

22. Cozinha para kitnet

Neste modelo, a cozinha faz parte da composição do ambiente, integrando com a sala, tendo como separador de áreas, um balcão em tom madeira.

Observe que o balcão traz uma sensação de amplitude, que provavelmente não haveria se fosse uma parede fechando todo do cômodo.

Neste caso, vemos mais uma vez o modelo de cozinha compacta, com tudo sob medida, para otimizar os espaços e suas funcionalidades. Os armários espelhados também ajudam na elegância do ambiente.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

Cozinha para casa de praia

Praia é sinônimo de verão, são os dias que a única obrigação a fazer é se divertir e relaxar para que as baterias sejam recarregadas.

Se você não abre mão de um belo estilo de decoração, sendo sofisticada, mesmo que o uso seja em um curto período de tempo, como é o veraneio, temos alguns modelos de cozinha para este tipo de imóvel.

23. Cozinha modelo para casa de praia

Casa de praia geralmente é um ambiente ventilado e com muitos espaços de socialização entre os moradores e seus convidados.

No modelo abaixo, trata-se de uma cozinha com uma ampla área e uma exploração do uso de madeira, como o revestimento da bancada da ilha e as portas dos armários. Também podemos ver que o teto foi decorado com um revestimento de palha trançada. Já com o revestimento de piso e paredes, foi utilizado o porcelanato brilhoso para para a parede do balcão da pia e porcelanato fosco para o piso.

Essa cozinha ainda conta com uma passagem para área externa, permitindo ventilação e elegância com uma bela vista de acesso ao deck.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

24. Cozinha modelo casa de praia

Uma das vilãs da cozinha de casa de praia são a umidade e a maresia. Por isso, no momento de fazer a escolha dos móveis, opte em comprar materiais resistentes tanto pela à umidade, quanto pela à maresia. Por esse motivo, é muito comum vermos um grande uso de madeiras, mármores e granitos e vidros, pois todos eles são mais duradouros.

No modelo de cozinha abaixo, vemos mais uma vez o uso da ilha. Uma grande tendência são os tons terrosos e amadeirados, muito semelhantes a casa de campo ou estilo rústico.

A cor escolhida foi o verde musgo, que combina com o tom terroso do revestimento das paredes. Já o piso em porcelanato fosco dá o tom mais moderno ao ambiente, assim como a coifa acima da ilha.

Assim como o modelo anterior, a decoração do teto ficou por um revestimento em palha trançada que remete bem ao clima praiano.

armários de cozinha

Fonte: Pinterest

25- Cozinha modelo praia

Nesta cozinha planejada foi implementado o uso de prateleiras ao invés de armários, trazendo alguns benefícios, como evitar o mofo e manter os utensílios sempre em local arejado, além de ser uma composição decorativa, caso você mantenha tudo sempre o mais organizado possível.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

Cozinha planejada para cadeirantes

Há uma série de fatores que impedem que um cadeirante use uma cozinha comum, de forma segura e confortável.

É preciso entender que o primeiro fator para uma cozinha de cadeirantes é a altura dos móveis e o seu acesso até eles. Isso pode ser fruto de reforma ou já implementado durante a construção da residência.

O ponto focal deste artigo é o cômodo da cozinha, mas é claro que em casos de cadeirantes, toda a casa deve ser adaptada a rotina deles.

O ideal é que esse projeto seja realizado a partir de um arquiteto, pois ele terá as normas técnicas de mobilidade para viabilizar a melhor produção dos móveis e artefatos.

Veja abaixo alguns exemplos para uma cozinha para cadeirantes.

26. Cozinha para pessoas cadeirantes

Pessoas que tem algum tipo de deficiência motora e física, enfrentam diariamente desafios de se locomover pelas ruas. Além desses obstáculos, ainda existem os problemas de circular pela casa, devido a ausência de móveis que não são projetados para atender as necessidades existentes a esse público.

Nesse momento, os móveis planejados entram em cena, para que a vida da pessoa com deficiência melhore.

Neste modelo de cozinha, a bancada da pia e os armários inferiores são feitos em uma altura que atenda, de modo confortável, ao cadeirante. Assim ele poderá lavar a louça e guardá-la sem dificuldades.

A melhor solução é buscar um arquiteto para definir as melhores medidas e definições de móveis e eletrodomésticos para a residência.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

Um ponto importante em uma cozinha com acessibilidade, é que ela tenha espaço para que a cadeira adentre, permitindo que a pessoa fique mais próxima dos objetos e não tenha dificuldade para pegá-las.

cozinha planejada

Fonte: Pinterest

Armários suspensos em alturas mais baixas também são ideais em cozinha para este público e que também tenham acessórios que permitam trazer os objetos para mais próximo, como prateleiras articuladas.

Um exemplo de como os armários planejados fazem toda diferença na vida de um cadeirante e permitir que tudo o que precise esteja ao seu alcance de forma fácil, como no exemplo abaixo.

Cozinha Planejada – Conteúdo em Vídeo

Nesse vídeo do Canal da Pamela Millena, vem mostrando 5 modelos de cozinha que são inspiradoras. Ela vem dando dicas sobre ideias de como você pode mobiliar seu cômodo de uma forma inspiradora e elegante.

Qual o valor de uma cozinha planejada?

O custo de uma cozinha pode variar significativamente, dependendo de vários fatores, como o tamanho da cozinha, os materiais escolhidos, a complexidade do design e a região onde você está localizado. Outros fatores que afetam o preço incluem a escolha dos eletrodomésticos, acessórios e a contratação de mão de obra para instalação.

Para ter uma estimativa mais precisa, é recomendável entrar em contato com empresas especializadas em design de interiores ou fabricação de móveis planejados. Eles geralmente oferecem orçamentos personalizados com base nas suas preferências e necessidades específicas.

Lembre-se de que uma cozinha planejada é um investimento, e o preço pode variar de acordo com a qualidade dos materiais e a sofisticação do projeto. Certifique-se de discutir todos os detalhes com os profissionais envolvidos para garantir que o resultado final atenda às suas expectativas e orçamento.

Como montar uma cozinha planejada com pouco dinheiro?

Montar uma cozinha com um orçamento limitado requer planejamento cuidadoso, criatividade e a busca por opções mais acessíveis. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  1. Defina um orçamento: Estabeleça um limite claro para o quanto você está disposto a gastar na sua cozinha. Isso ajudará a orientar suas escolhas e a evitar gastos excessivos.
  2. Pesquise preços e fornecedores: Faça uma pesquisa detalhada para encontrar fornecedores que ofereçam materiais de boa qualidade a preços acessíveis. Compare preços em diferentes lojas e negocie descontos sempre que possível.
  3. Opte por materiais econômicos: Escolha materiais mais econômicos, como MDF em vez de madeira maciça, laminados em vez de pedras naturais para bancadas, e puxadores mais simples em vez de opções mais sofisticadas.
  4. DIY (Faça Você Mesmo): Se você tiver habilidades básicas de marcenaria, considere a possibilidade de fazer alguns componentes da cozinha você mesmo. Isso pode incluir prateleiras, organizadores e até mesmo a pintura ou revestimento de móveis existentes.
  5. Reaproveite móveis antigos: Em vez de comprar todos os móveis novos, veja se é possível reaproveitar alguns móveis antigos. Às vezes, uma boa pintura ou reforma pode dar uma nova vida a móveis que você já possui.
  6. Priorize itens essenciais: Concentre-se nos itens essenciais da cozinha, como armários de cozinha, bancadas e eletrodomésticos. Você pode adicionar itens extras ao longo do tempo à medida que o orçamento permitir.
  7. Compre em promoções e descontos: Aproveite promoções, descontos e liquidações para comprar os itens necessários por preços mais baixos. Fique atento a eventos sazonais de vendas e descontos.
  8. Considere o mercado de segunda mão: Móveis usados ou de segunda mão podem ser uma opção econômica. Verifique sites de compra e venda local, lojas de móveis usados ou brechós.
  9. Simplicidade no design: Opte por um design simples e funcional. Quanto mais detalhes e elementos personalizados, mais caro pode se tornar o projeto.
  10. Negocie com profissionais: Ao contratar profissionais para a instalação, negocie os preços e procure por opções mais em conta, como profissionais autônomos ou empresas locais menores.

Lembre-se de que a chave para criar uma cozinha planejada com pouco dinheiro é a paciência e a pesquisa cuidadosa. Certifique-se de priorizar o que é mais importante para você e ajuste o projeto de acordo com o seu orçamento disponível.

Em 2019, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) divulgou dados indicando que o setor de materiais de construção e reforma no Brasil movimentou bilhões de reais naquele ano. Esses dados podem incluir não apenas gastos com reformas, mas também construções novas. Vale ressaltar que essas cifras podem ter mudado ao longo do tempo devido a fatores econômicos, sociais e outros.

Stories
Você também pode gostar ...
Saiba como as Festas Podem gerar um renda extra para você ou seu negócio
Renda Extra
Como Ganhar Dinheiro com Festa Junina: Ideias Lucrativas
Aprenda como transformar as tradicionais festas juninas em uma fonte de renda extra. Separei dicas práticas para venda de comidas...
ideias de Logotipo (1)
Empreendedorismo
As 10 Melhores Ideias de Logotipo para Elevar Sua Marca
Para desenvolver o seu próprio logotipo, é preciso muita inspiração, criatividade, ideias e o acompanhamento de um profissional da área....
Confira ideias de presentes e formas de gerar renda extra no dia das maes
Renda Extra
7 Ideias Criativas para Gerar Renda Extra no Dia das Mães
O Dia das Mães é uma excelente oportunidade para explorar diversas ideias criativas e gerar uma renda extra. Com a...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família