Continua depois da publicidade

Como streamers ganham dinheiro com suas lives?

por | maio 11, 2021 | Empreendedorismo | 0 Comentários

2020 alterou o modo operante da rotina de trabalho e o mercado online cresceu absurdamente. Em meio ao caos ocorrido no último ano, algumas profissões ficaram em alta, e os streamers passaram a ser mais reconhecidos. E se antes jogar era apenas um passatempo, passou a ser uma das mais rentáveis profissões.

Um streamer é um profissional que faz transmissões (lives) de jogos ou outras atividades para seus seguidores. Eles estão presentes em plataformas como a Twitch, maior no segmento, mas também em outras como Youtube, Facebook e Nimo, dentre outras.

Nesse meio, um dos nomes mais conhecidos é o de Ninja, que em 2019 ganhou mais de U$ 17 milhões através de suas transmissões, também sendo o que mais faturou em publicidade através de seus acordos com a Adidas e Red Bull. Conhecido no mundo inteiro, o jogador assinou um contrato de US$ 30 milhões com a Mixer, plataforma da Microsoft.

Não somente jogadores passaram a ganhar dinheiro através de transmissões. Grupos famosos como o BTS e artistas como Andrea Bocelli e Gusttavo Lima utilizam as plataformas para transmitir seus shows, geralmente patrocinados por grandes empresas. Para que se tenha ideia, Gusttavo Lima chegou a faturar cerca de R$ 10 milhões em suas lives em 2020.

Apresentar conteúdos e estar sempre on é uma maneira de manter um canal ativo. Mas além de contratos, parcerias, torneios e doações, há também aqueles que utilizam as plataformas não para ganhar dinheiro diretamente, mas como forma de aumentar a visibilidade de seus trabalhos. É o caso do canadense Jaime Staples. O jogador profissional que tem mais de 150 mil seguidores, aproveita o Twitch para divulgar seu trabalho, já que seus ganhos estão mais ligados aos resultados nos torneios de poker.

Com um nome conhecido mundialmente, Staples também é constantemente convidado tanto pela marca que representa quanto por outros grinders para comentar ou participar de partidas que são transmitidas pela plataforma, o que acaba favorecendo a notoriedade e mantendo seu nome em alta.

Um streamer pode ganhar dinheiro de várias formas

Como streamers ganham dinheiro com suas lives

Nobru. Imagem: Divulgação

Para se tornar um streamer de sucesso, antes de mais nada é necessário dominar o produto a ser oferecido. A jornada de trabalho, ao contrário do que muitos podem pensar, pesa bastante, já que em eventos, um streamer de jogos, por exemplo, pode ficar mais de 14 horas ligado por dia. É necessário também ter carisma junto ao seu público.

E quem vem fazendo isso direitinho é Nobru, um dos maiores jogadores de Freefire. Seu canal no Twitch conta com mais de 3 milhões de seguidores, no youtube ele acumula mais de 9,9 milhões de inscritos. Aos 19 anos, Nobru garantiu um contrato com o Corinthians e já ganhou o título de campeão mundial pela equipe. Na ocasião, foi eleito o melhor jogador da modalidade.

Com um grande engajamento em sua conta, Nobru atraiu várias empresas como A Netflix e a Rappi e fez parcerias com a Discord, Oi, Ame Digital e a própria Twitch, para onde retornou com um contrato em 2020. Ele, que já pensou em ser jogador de futebol, reconhece que dificilmente ganharia tão bem se tivesse se dedicado ao maior esporte do mundo.

Nobru teve como exemplo Lucio dos Santos Lima, mais conhecido como Cerol. Com mais de 2 milhões de seguidores, Cerol é um dos maiores jogadores de Freefire do mundo, atraindo milhares de espectadores em suas partidas. De origem humilde, o jogador contou com a ajuda de seguidores para comprar um computador e câmera. Bastou um mês para ele atrair mais 100 mil seguidores e abandonar de vez o trabalho de Uber.

Aos 27 anos, Cerol conta com uma média de 350 mil espectadores simultâneos em suas transmissões e em 2019 recebeu o título de melhor streamer no Prêmio eSports Brasil. Um dos motivos que explicam seu sucesso é a maneira como ele conversa com seu público, passando conselhos, dicas e ajuda para quem também deseja entrar para este mundo. Em uma entrevista, Cerol reconheceu que uma das tarefas mais complicadas foi conciliar sua vida pessoal com o trabalho, já que ele mesmo administra seus canais e redes sociais, o que muitas vezes é exaustivo.

Fazer participações e manter o canal sempre com conteúdo atualizado pode não ser uma tarefa fácil, mas é vital para manter um público cativo. Os resultados, no entanto, são positivos, já que o dinheiro pode entrar de várias maneiras: os criadores de conteúdo podem se tornar afiliados da plataforma, ganhando uma porcentagem de acordo com a transmissão e quantidade de visualizações simultâneas.

Também podem firmar parcerias empresas, uma troca que acaba sendo benéfica para ambos e que vem mostrando bons resultados. Uma terceira forma que os streamers utilizam é abrir um modelo de assinaturas, na qual os seguidores podem contribuir com um valor determinado para ter um conteúdo exclusivo.

Além disso, nas transmissões, são comuns os chats para que os usuários façam doações de pequenas quantias para os jogadores que, em alguns casos, também desenvolvem produtos que passam a ser vendidos com sua marca. Afinal, com um bom público não será difícil vender itens em sua lojinha virtual.

Ou seja, para quem deseja se tornar um streamer, há várias possibilidades de conseguir uma boa renda, mas é necessário ter muita dedicação para conseguir bons resultados para monetizar seus conteúdos.

Saiba mais: 13 apps para ver filmes e séries no seu Android

Continua depois da publicidade

Entidades: Android | Facebook | Netflix | Youtube

Tags:

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Construir um e-book é uma ótima estratégia para começar uma carreira no empreendedorismo digital. Você já pensou como criar um ebook e ganhar dinheiro? Ele é um dos formatos preferidos porque é mais simples de ser implementado no mercado e não é necessário fazer...

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

A Locaweb e-mail marketing é uma ferramenta que promete facilitar a rotina dos profissionais e empreendedores que trabalham com esse importante canal de comunicação. Ela permite automatizar várias etapas, como envio de e-mails, segmentações, entre outros.  Neste...

O que é POP e como aplicar no seu negócio

O que é POP e como aplicar no seu negócio

Você sabe o que é POP e para o que ele serve? Se não souber, vamos te explicar nesse post. Esse é um documento que possui suas particularidades e funciona para estabelecer uma espécie de roteiro das diversas tarefas que são feitas em uma empresa/organização, uma forma...

ActiveCampaign: O que é e como funciona

ActiveCampaign: O que é e como funciona

A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management) criada para auxiliar na interação de pequenas e médias empresas com os seus clientes. Fundada em 2003 em Chicago, Illinois, a empresa começou fazendo consultoria...

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Responda rápido: você já pensou em ter uma renda extra sem sair de casa? Já pensou em montar uma loja virtual sem ter um estoque em sua residência? Já pensou em vender os produtos da sua loja física de forma online em uma rede de varejo com mais de milhões de clientes...

O que é follow up e como fazer?

O que é follow up e como fazer?

Todo mundo já passou por um processo de follow up. Imagine que você está querendo contratar um serviço de internet para a sua casa. Você entra em contato com uma empresa. Durante a conversa, ouve atentamente os planos disponíveis, mas ainda não sabe quando tomará a...

Como formalizar um pequeno negócio?

Como formalizar um pequeno negócio?

Você sabe como formalizar um pequeno negócio? Nos últimos anos, o número de pessoas que buscam empreender e atingir a tão sonhada independência financeira vêm aumentando expressivamente. E apesar das dificuldades, o Brasil possui certa de 17 milhões de negócios...

O que vender na internet? 45 ideias para começar

O que vender na internet? 45 ideias para começar

Se você chegou até aqui, está procurando dicas sobre o que vender na internet, não é mesmo? A boa notícia é que está no lugar certo. Selecionamos diversas opções para iniciar um negócio de um jeito simples e sem grandes investimentos. Neste artigo, você verá 45 ideias...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest