Como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp?

por | Última Atualização Mar 14, 2023 | Tecnologia

Você sabe como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp? Neste post vamos te mostrar como fazer isso.


Você sabe quais são as melhores formas de como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp? Se você não conhece os métodos, não precisa se preocupar, pois estamos aqui justamente para te ajudar com isso.

O WhatsApp já costuma fazer o backup de suas mensagens de forma padrão, deixando salvo na nuvem ou localmente. Esse procedimento padrão é uma grande ajuda, já que ele permite que suas conversas antigas, de algum backup passado, sejam recuperadas. 

Um ponto que vale destacar durante esse processo de recuperação, é que as suas mensagens atuais podem ser perdidas. Porém, dependendo do que você está tentando recuperar, pode valer a pena. Abaixo, vamos mostrar como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp e também em aparelhos iPhone, que podem ser um pouco mais difíceis. 

Saiba Mais: Como criar um número virtual do WhatsApp em 4 passos simples

Como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp de Android

Primeiro, vamos mostrar como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp para aparelhos Android. Nesse caso, temos duas formas diferentes de fazer isso. A primeira é através do Google Drive, já a segunda é através do backup local. Confira o passo a passo para restaurar das duas formas.

Como recuperar mensagens apagadas com backup do Google Drive

Vamos começar mostrando como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp em aparelhos Android através do Google Drive. Vale ressaltar que esse procedimento não é possível de forma totalmente automática. Para que funcione, você precisa induzir que as mensagens sejam recuperadas, veja como fazer:

Passo 1. No seu smartphone, vá nas Configurações e logo em seguida vá em “Aplicativos” para iniciar o processo;

Como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp

Passo 2. Nos aplicativos, procure pelo WhatsApp rolando a página. Outro caminho é usar a lupa para pesquisar. Clique para abrir a página do app;

Como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp

Passo 3. Com a página do aplicativo aberta, procure pela opção de “Armazenamento”, logo em seguida clicando em “Limpar Dados” e em “Ok” para confirmar o processo;

Como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp

Saiba Mais: Gerador de link para WhatsApp: os 7 mais confiáveis

Passo 4. Agora, vá no seu WhatsApp novamente e clique em “Concordar e Continuar”. Após isso, insira o número do seu telefone e vá no botão de “Avançar”, você precisa usar o mesmo número do WhatsApp que fez o backup;

Passo 5. Finalize restaurando seu backup. Vá no botão escrito “Restaurar”. Dessa forma, o histórico de mensagens salvas será encontrado. Caso o processo demore, sugerimos que você feche o aplicativo e tente todo o processo novamente.

Como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp

Imagem: Tecnoblog

Saiba Mais: WhatsApp 3.3.10: o que tem de novo na última versão?

Como recuperar mensagens apagadas com backup local

Se a forma que citamos acima de como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp para Android não funcionar, você pode tentar restaurar com o backup local do seu aparelho. O WhatsApp realiza o salvamento de até sete backups de mensagens e somente os mais recentes são encaminhados para o Google Drive. Os outros locais ficam armazenados na pasta /WhatsApp/Databases.

Porém, antes de mostrar como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp dessa forma, é preciso saber que o mensageiro sempre vai priorizar os backups que estão no Google Drive. Então, antes de seguir o processo que vamos detalhar, você precisa deletar o backup que está no Drive, siga os passos abaixo:

Passo 1. Entre no Google Drive através do seu computador e, na coluna esquerda, clique em “Armazenamento”;

Como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp

Passo 2. Após isso, no canto superior direito da sua tela, clique na opção de “backups” para poder ter acesso;

Como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp

Passo 3. Nas opções de backups que aparecerão, você vai precisar clicar sobre a que é direcionada ao seu número do WhatsApp, depois, clique em “Excluir Backup”;

Como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp

Passo 4. Agora, no seu aparelho celular, vá no gerenciador de arquivos e busque por “WhatsApp”, selecionando a pasta que aparecer. Após isso, clique em “Databases”;

Como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp

Passo 5. De acordo com a data dos backups, encontre o que você deseja recuperar. Contudo, eles estarão com o nome padronizado em “msgstore-AAAA-MM-DD.1.db.crypt15”. Para que o backup funcione, você precisa renomear o arquivo para “msgstore.db.crypt15”.  No caso de backups mais antigos, o protocolo da época pode ter sido diferente. Então, os backups podem estar nomeados como “crypt9, crypt10 ou crypt12”, mas isso não muda o processo atual. Então faça a mesma coisa;

Como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp

Passo 6. Após isso, você precisa desinstalar o WhatsApp do seu smartphone e realizar a instalação do aplicativo novamente. Coloque o seu número, escolha o nome de usuário e restaure o backup, que será feito pela opção escolhida.

Saiba Mais: WhatsApp GB 2023: Onde baixar e como instalar a nova versão?

Como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp do iPhone

Se você é um usuário de iPhone, então as formas que separamos acima de como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp não vão funcionar. Porém, você terá outra maneira de fazer isso. O lado negativo é que o iPhone só permite essa recuperação de backup via iCloud e não possui uma variedade muito grande de formas. Isso acontece pois o WhatsApp não trabalha com backup local modificáveis em sistemas iOS.

Antes de detalharmos o passo a passo, aconselhamos que você confira se, no seu iCloud, há um backup automático ativo. Você pode fazer isso em “Ajustes do WhatsApp”. Depois, procure por “Conversas” e vá na opção de “Backup de conversas”.

É importante ressaltar que, caso não tenha um backup automático salvo nessa seção. Então será impossível restaurar as mensagens do seu WhatsApp, porém você poderá deixar o backup automático ativado para usar no futuro. Mas se você conferiu e tem um backup salvo. Então o processo pode ser feito, o passo a passo é:

Passo 1. Primeiro, você precisa desinstalar o WhatsApp do seu aparelho e instalar novamente, seguindo o processo normal;

Passo 2. Abra o WhatsApp e insira o seu número de telefone para continuar, clique na opção de “Avançar” para dar continuidade”;

Passo 3. Vá no botão “Restaurar” e espere o WhatsApp detectar um backup no iCloud. Após isso, é só aguardar que a restauração finalize.

Saiba Mais: Como clonar o WhatsApp Web? 5 formas simples

Dicas extras

Para que você tenha uma maior facilidade e saiba como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp no futuro, trouxemos algumas dicas que você pode usar. Além disso, sempre confira se o arquivo foi salvo após um backup.

1. Exporte suas conversas

Sugerimos que, de forma periódica, você exporte as suas conversas do WhatsApp. Dessa forma, você poderá ter cópias fora do WhatsApp para quando precisar, também ficando imunes em caso de possíveis problemas no WhatsApp, por exemplo. O processo de exportação dura poucos segundos, assim você pode fazer backup sempre que precisar, pois as mensagens estarão salvas e você pode recuperar conversas do seu celular com essa opção.

2. Como ler mensagens apagadas por outras pessoas

Embora o WhatsApp não tenha uma função nativa para permitir ao usuário recuperar uma mensagem apagada de uma conversa, é possível utilizar aplicativos de terceiros. Uma das principais opções do mercado é o Notification History Log.

3. Não consegui recuperar as mensagens. E agora?

Caso as opções de como recuperar mensagens deletadas no WhatsApp tenham falhado, se você for usuário de Android, poderá tentar novamente com outro arquivo de backup, talvez funcione, já que existem várias cópias de segurança para esse sistema.

Porém, se você for usuário de iPhone, então não terá muito mais para fazer e recuperar suas mensagens, já que o sistema iOS realiza somente um backup automático e ele fica somente em um local, como descrevemos anteriormente.

Saiba Mais: WhatsApp fora do ar? Confira o status de hoje

MAIS LIDOS

Entidades: Android | Apple | Google | iOS | WhatsApp

Ceia de Natal perfeita: 17 dicas comprovadas Melhores Filmes Netflix para maratonar O que olhar no carro antes de viajar? Receitas de drinks fáceis para fazer 19/11: Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino Filmes de natal: 09 lançamentos para assistir em família Ovos Perfeitos: Dicas de Especialista para a Escolha Certa no Supermercado Como o Follow Up vai te ajudar a vender mais?