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Como montar uma distribuidora de água? 9 passos para seguir

Sumário

Descubra agora como montar uma distribuidora de água mineral. Vamos apresentar o passo a passo para que você possa criar o seu negócio e obter sucesso, uma vez que este ramo é bastante competitivo. Embora nosso país em grande maioria possui água encanada tratada, a preocupação com a contaminação através da água é um fator de grande relevância para as famílias brasileiras.

A fim de evitar contaminações e doenças, grande parte da população opta por oferecer à sua família água mineral. Este item já integra o grupo alimentício e por mês é reservado um orçamento para garantir a compra deste item, uma vez que integra o grupo de grande necessidade. 

O mercado de água mineral é bastante promissor, pois é um dos produtos mais fáceis de vender e possui grande procura. Além de ter preço acessível, é um item procurado por oferecer segurança e qualidade. A venda de água é garantida durante todo o ano. Obviamente nos períodos mais quentes, a sua venda se intensifica.

Enquanto consumidores, nós brasileiros também ocupamos uma alta posição, pois estamos atrás apenas dos Estados Unidos, China e México. Outro fator importante é que as pessoas têm confiado cada vez menos no tratamento da água potável que chega em casa através das torneiras e isso reflete de forma positiva no aumento da demanda pela água engarrafada. 

Exatamente por ser um mercado bastante competitivo, você precisa traçar uma bela estratégia para conseguir o seu diferencial entre os seus concorrentes. Se você deseja atuar neste ramo e abrir o seu empreendimento, vamos apresentar um passo a passo, que vai desde estratégias e análise de mercado à abertura jurídica da sua distribuidora de água.

Saiba Mais: Ideias de negócio 2023: 15 opções para começar 

Como Montar uma Distribuidora de Água?

Passo 1: Elabore o Plano de Negócio

Para quem deseja abrir uma nova empresa, saiba que é necessário criar um plano de negócio que nada mais é que coletar e organizar no papel coisas sobre a empresa a qual você deseja montar. Este planejamento visa proporcionar uma visão mais ampla sobre como o negócio irá se desenvolver e sobre as metas que você deseja alcançar.

No plano de negócio deverão haver registros como, o conceito da empresa, os riscos, os concorrentes, o perfil do tipo de clientela que ele deseja alcançar, quais estratégias de marketing serão utilizadas e o plano financeiro. O plano de negócio na verdade é um documento que irá descrever os objetivos e quais passos deverão ser seguidos para que esses sejam alcançados.

Esta etapa da construção do plano de negócio te permitirá identificar os erros antes mesmo de você chegar a cometê-los. No entanto este não garante, tão pouco elimina os riscos, mas pode evitar que sejam cometidos pela falta de uma análise mais aprofundada a fim de reduzir as incertezas em relação ao negócio pretendido.

É justamente através do plano de negócios que você irá obter informações mais detalhadas sobre o ramo que você irá atuar, os serviços que serão ofertados, clientes, concorrentes, quais serão os seus fornecedores e principalmente a análise de pontos fortes e fracos do negócio. 

Para que você possa dar início ao seu planejamento, é necessário juntar todos os dados referentes a empresa como investimentos de material, pagamento de funcionário, equipamento, tipos de maquinário que você irá utilizar. Além disso, você também deve pesquisar sobre o tipo de público que irá contratar os seus serviços, quais serão os seus principais concorrentes no mercado entre outros detalhes.

Portanto, antes mesmo de colocar no papel o seu plano de negócio, você deve levar em consideração 3 pontos chaves:

  • A construção de cenários: Essa opção serve para orientar a atuação em condições favoráveis e em momentos onde o mercado traz desafios. Ou seja, é uma forma de fazer uma projeção real do seu negócio, onde você poderá estudar diversos caminhos para identificar fatores que poderão alavancar os resultados e otimizar as chances de uma boa evolução comercial;
  • Avaliação estratégica: o objetivo principal é oferecer um plano de ação e direcionar estratégias a respeito de passos que a empresa deverá seguir para alcançar os seus objetivos. Através da avaliação estratégica, você poderá conhecer melhores formas de lidar com fortalezas, oportunidades, ameaças e fraquezas que estão relacionadas ao seu negócio;
  • Análise de plano de negócio: fundamental pois irá ajudar você a refletir se vale realmente a pena abrir, manter ou até mesmo expandir o seu empreendimento.

Vejamos agora os principais perguntas que deverão constar no seu plano de negócio para que você possa ter sucesso no seu empreendimento, reduzir riscos e fazer projeções de crescimento:

  • O que é o seu negócio e o ramo de atuação?
  • Quais os principais produtos ou serviços que a sua empresa irá oferecer?
  • Quem serão seus potenciais clientes?
  • Qual será a localização da sua empresa?
  • Qual o montante de capital que deverá ser investido?
  • Qual o faturamento mensal que será alcançado?
  • E com relação ao capital investido, em quanto tempo você espera o retorno?

Vejamos com um pouco mais de detalhes alguns dos principais pontos específicos que devem ser abordados com todo rigor e cuidado dentro do seu plano de negócio, para melhor avaliar a viabilidade do seu projeto, melhores formas de atingir seus objetivos, minimizando os erros e falhas no processo para garantir sucesso em seu empreendimento. 

Investimento Inicial para Montar uma Distribuidora de Água

Vejamos agora quanto custa abrir uma distribuidora de água para revenda. O investimento médio inicial gira em torno de R$20 mil, isso sem levar em consideração gastos com o imóvel onde será montado o seu depósito, que pode ser próprio ou alugado e ainda ter que passar por algum tipo de reforma para poder adaptar ao seu negócio. Também não estão inclusos os gastos com a divulgação do seu negócio. Neste caso podemos acrescentar para outras despesas administrativas, uma média de R$5 mil, o que totalizam algo em torno de R$25 mil. 

Estão entre os custos que você deverá levar em consideração:

  • Motos adaptadas para realização das entregas: R$15 mil
  • 50 vasilhames (garrafões de 20 litros): R$500
  • Montagem de um escritório: R$4.500
  • Capital de giro: R$5 mil
Localização

A localização ideal é buscar uma região onde tenha bastante fluxo de pessoas, seja residencial ou comercial. É Importante avaliar fatores como, facilidade de acesso ao seu comércio, principalmente nos bairros residenciais, se existe estacionamentos, leve em conta que alguns de seus clientes irão buscar a água em seus próprios carros. Em relação a um bairro residencial, procure estabelecer a sua distribuidora de água mais próxima e de forma mais central possível.

Outro fator relevante que você deverá avaliar é a concorrência local, pois é importante mapear esses pontos e avaliar o comportamento e a influência que estes exercem em seus clientes. Seus principais concorrentes serão supermercados, padarias e distribuidoras de bebidas. O fato de já existir pontos de distribuição em um determinado local, não significa que não existe a possibilidade de explorar e trabalhar neste mercado, desde que não seja em número muito grande, pois já podem ser mais do que suficientes para atender a demanda local.

Neste caso, você deverá estudar ações para captação e conquista de clientes. Uma boa estratégia é trabalhar uma diferenciação de precificação, programas de fidelidade e qualidade de atendimento. E falando em preços, a dificuldade de se engajar em um mercado com alta concorrência é que a sua margem de lucro pode não ser tão promissora, uma vez que, terá que trabalhar com preços ainda mais competitivos. 

Clientes

Apesar da água ser um item básico, ter água mineral em casa pode ser considerada ainda um artigo de luxo para boa parte das famílias. Neste caso, as famílias que irão aderir à compra deste item serão aquelas que possuem melhor poder aquisitivo, consideradas a partir da classe média baixa em diante. 

Mas existem outros tipos de consumidores que fazem a opção por comprar água mineral em galões para serem colocados em bebedouros. Neste ponto, a clientela torna-se mais ampla, são eles:

  • Empresas,
  • Edifícios empresariais,
  • Escritórios,
  • Comerciantes,
  • Restaurantes, entre outros. 

Por isso, quando você for fazer a avaliação da localização do seu negócio, veja quem são os seus vizinhos, quais empresas estão disponíveis próximas do seu ramo de negócio, que tipos de família existem naquele bairro.

Estude quais são os seus possíveis compradores, avalie os seus costumes, suas preferências e caso você esteja montando em um bairro mais familiar, busque estabelecer um relacionamento de confiança. 

Concorrentes

No ramo de distribuição de água mineral 20 litros, a concorrência é gigante e você precisa se preparar para enfrentar. Seus principais concorrentes, além de outros depósitos, serão também lojas de conveniência e supermercados. Portanto, você deverá traçar estratégias para se destacar. Um ponto de grande relevância para o cliente é a agilidade no tempo de resposta, rapidez no processo da entrega e a pontualidade.

Desta forma, busque otimizar o processo da entrega para que essa seja feita da forma mais rápida e sempre buscando diferenciais com relação aos demais concorrentes, faça propostas de sorteios, promoções para determinados dias da semana, distribuição de brindes e procure fidelizar o seu cliente.

Além da agilidade na entrega, outra coisa que poderá fazer uma grande diferença é o uniforme dos entregadores sempre limpa, bem organizados e devidamente identificados. Isso transmite maior segurança. Quanto aos meios que serão utilizados para fazer a entrega sejam automóveis ou motos, procure mantê-los com a manutenção em dia e a documentação sempre em ordem.

A fim de agregar valor ao seu serviço e para se diferenciar com relação aos seus demais concorrentes, mantenha o seu cliente sempre informado sobre os cuidados que ele mesmo deverá ter ao manusear o garrafão de água mineral. Dessa forma, algumas dicas e orientações poderão ser repassadas ao seu cliente para que ele faça melhor uso do produto. Veja alguns exemplos práticos: 

  • Se o seu garrafão não estiver devidamente rotulado, lacrado e a data do envase não estiver visível, recuse o recebimento;
  • Recuse garrafões com violação, remendos ou vazamentos;
  • Higienize bem as mãos antes de manipular o garrafão;
  • Higienize o garrafão com detergente neutro e uso de uma esponja limpa ou faça a limpeza do mesmo com álcool;
  • Faça a retirada completa do lacre e da tampa;
  • Após a limpeza do gargalo, evite colocar as mãos para que assim não haja risco de contaminação. 
Fornecedores

Para que o seu depósito de água venha ter um bom funcionamento, é necessário que você busque estabelecer contato com bons fornecedores de água mineral no atacado, pois esses irão te ajudar a alimentar o seu estoque.

É importante que você observe, tome cuidado e se certifique em trabalhar apenas com empresas idôneas, que realmente forneçam água com qualidade e boa origem. Verifique se essas empresas estão devidamente registradas nos órgãos fiscalizadores e se estão agindo de acordo com as regras básicas de higiene. Busque informações e se existem reclamações sobre elas.

Outro ponto que precisa ser observado é se eles fazem a entrega dos galões com os rótulos e lacres intactos e principalmente dentro do prazo de validade. Se for possível, faça uma visita à empresa engarrafadora para que você veja de perto como funciona o processo de engarrafamento da água e quais os métodos para garantir a sua qualidade.

Outros fatores que você empreendedor deverá levar em consideração na hora de estabelecer contato com seu possível fornecedor:

  • A distância física: lembre-se que quanto mais distante de você estiver, maiores serão os custos com frete;
  • Preço, prazo e formas de pagamento;
  • Além da qualidade, observe também qual a capacidade de fornecimento. Certifique-se que realmente será suficiente para atender a demanda do seu negócio.

Principais marcas de água mineral que atuam dentro do nosso país:

  • Crystal,
  • Minalba,
  • Prata,
  • Ouro fino,
  • Indaiá,
  • Naturagua,
  • Schin,
  • Bonafont.

como montar uma distribuidora de água

Estrutura

Para montar a sua distribuidora de água mineral 20 litros, você vai precisar de um lugar não muito grande para trabalhar, algo em torno de 100 metros quadrados pode ser suficiente para iniciar o seu negócio. Geralmente, a estrutura da distribuidora de água é dividida entre a parte de estoque (armazenamento) e recepção. Importante destacar que o local deverá ser sempre muito bem limpo, arejado e sem riscos de infiltrações.

Com relação ao armazenamento, busque uma estrutura no formato de galpão e siga à risca todas as recomendações e normas estipuladas pela Anvisa. A divisão desse espaço deverá conter duas áreas distintas: uma onde serão armazenados os garrafões de 20 litros que estarão cheios e a outra para armazenar aqueles que estiverem vazios.

Quanto à estrutura do galpão, o piso precisa estar nivelado com a rua para que assim possa permitir o escoamento de água e este também não deverá conter ralos e nem goteiras. Outro ponto importante é que os vasilhames, tanto cheios como vazios, não podem receber luz solar. 

Esteja sempre atento ao prazo de validade dos seus garrafões para que você venha a evitar penalidades por parte dos órgãos reguladores e fiscalizadores. A armazenagem dos galões devem seguir as recomendações específicas, tanto do fabricante quanto da Anvisa. 

Os garrafões podem ser empilhados até, no máximo, quatro unidades, sendo que entre esses sempre deverá ter uma camada de apoio e não podem ser colocados diretamente no chão e deverão ser estocados em cima de estruturas de paletes. Observe a altura mínima que deverá ficar do solo que é de 25 cm, estando afastado 45 cm das paredes e distante no mínimo 60 cm do teto. 

Para a administração, faça a reserva de um pequeno espaço para que você monte o seu escritório. Comece com uma estrutura mais simples, apenas mesa com telefone, um computador e uma impressora é o suficiente para que você possa iniciar.

Ainda falando sobre a estrutura da sua empresa, também podemos trabalhar o transporte e a entrega dos seus produtos. Esses poderão ser feitos utilizando motos, carros utilitários, caminhões e bicicletas. Note que os veículos que forem utilizados para essas entregas deverão possuir compartimentos higienizados e com a devida amarração e proteção necessária.

No caso de motos, esses precisam estar equipados com uma estrutura metálica específica para transporte de garrafões de água mineral com relação a veículos. São aceitos aqueles com compartimentos fechados ou abertos, desde que possa se fazer o uso de lonas de proteção para os produtos. Lembre-se ao fazer o transporte de garrafões de água mineral não transporte junto, substâncias tóxicas como: álcool, querosene ou gasolina.

Equipe de Funcionários

Neste empreendimento, você terá a possibilidade de iniciar de forma bem reduzida o número de funcionários, um exclusivamente para a recepção, na qual será responsável por atender os clientes, receber os pedidos, encaminhar para a entrega e controlar o estoque. Para a entrega, é aconselhável que tenha ao menos dois funcionários para poder garantir a agilidade no processo da entrega.

Dentro dessa estrutura administrativa, você empreendedor será o responsável pelos demais serviços da empresa, como negociação com fornecedores, por exemplo. Importante ressaltar que será necessário um treinamento com o pessoal, pois eles terão contato direto com seus clientes.

Tópicos como cordialidade e bom atendimento devem ser trabalhados de forma intensa.

Divulgação da Distribuidora de Água

Não é à toa que dizem: A propaganda é a alma do negócio. Todo e qualquer empreendimento necessita de boas estratégias de marketing para que possam se engajar no mercado. E com a distribuidora de água não é diferente, pois seu foco principal é atrair e fidelizar clientes. E para isso existem algumas técnicas simples, que podem ser agregadas no seu dia a dia de forma efetiva e que podem criar o mesmo efeito de grandes campanhas publicitárias. É importante dizer que a divulgação tradicional não deve ser ignorada.

Para que você possa adequar as melhores formas de atração de clientes para a realidade do seu negócio, apresentaremos agora cinco dicas de estratégias de marketing que você poderá aplicar, para conquistar novos consumidores e ganhar dinheiro com o seu negócio:

1. Produtos de qualidade

Obviamente que o preço também influencia bastante na escolha de um cliente ou consumidor, mas é necessário entender que hoje existem preferências e estes estão se tornando cada vez mais exigentes quanto à qualidade do produto ofertado. A oferta de produto ou serviço de qualidade potencializa a aquisição de clientes e ainda desenvolve um poderoso canal de comunicação: a recomendação boca a boca pelos seus clientes.

2. Defina o seu mercado alvo

É muito mais fácil conquistar clientes se você tiver o seu público-alvo bem definido, isso porque quando falamos em grupo específicos de pessoas que compartilham os mesmos interesses torna-se mais fácil e eficaz administrar as demandas deste grupo, do que tentar se comunicar com um público em geral.

3. Faça bom uso dos fatores sazonais

Utilize datas comemorativas que estejam ligados ao seu negócio, principalmente o verão. Uma ótima oportunidade para que você crie campanhas faça eventos promoções e grandes ações de marketing especiais, também podem ser desenvolvidas. Desta forma, você poderá atingir mais pessoas e atrair uma clientela ainda maior exemplo: distribuição de copos, canecas ou garrafinhas personalizadas;

4. Estabeleça parcerias estratégicas

Isso mesmo! Parceria com outras empresas poderão não só engajar o seu negócio como ajudar também o negócio do outro. Esta estratégia além de ser muito eficaz também torna-se barata. Busque empresas que tenham o mesmo público-alvo do seu empreendimento como restaurantes, lanchonetes, mas não faça oferta de produtos concorrentes porque somente desta forma essa parceria poderá se tornar uma via de mão dupla, que poderá trazer grandes benefícios para ambos as partes;

5. Cordialidade

Acredite! Distribuidores que surpreendem com ações de carisma são os que mais cativam novos clientes: é só pensar em como você gostaria de ser atendido. Isso além de produzir a fidelização dos consumidores que já compra a sua marca, também serve para impulsionar com depoimentos positivos sobre o seu empreendimento, o que fará com que gere mais credibilidade para o seu negócio e desperte a curiosidade do outro cliente em saber qual é o seu diferencial. 

Os passos a seguir, dirão respeito à abertura jurídica da sua distribuidora de água. É onde de fato podemos dizer que a empresa nasce e passa a existir. Acompanhe agora todos os processos burocráticos para que sua distribuidora possa funcionar dentro da legalidade.

Saiba Mais: Como encontrar fornecedores para seu negócio? 8 dicas comprovadas

Passo 2. Identificação do Tipo de Atividade

Nesta etapa, você deverá definir e identificar o segmento de atividade na qual a sua distribuidora atuará. Existem três tipos de designações: indústria, comércio e serviços. Mas para este caso, que é o segmento de distribuidora de água, esta se encaixa no segmento de comércio, pois trata-se apenas da comercialização e venda de um produto final. 

Passo 3. Definição da Natureza Jurídica

Certifique-se da natureza jurídica do seu negócio, pois isso irá ajudar a definir o regime jurídico na qual o seu serviço integra. Essa informação será necessária no ato da formalização do seu negócio pois, para cada tipo de natureza, existe uma forma diversificada de aplicação de normas.

Confira os tipos de natureza jurídica: 

  • Empresa individual (EI);
  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • Sociedade Simples (SS);
  • Sociedade Anônima (SA);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

Passo 4. Definição do Porte da Empresa

É de extrema importância definir o porte da sua empresa e uma das principais características para essa definição trata-se exatamente do faturamento bruto da mesma. Veja a classificação:

  • Microempreendedor Individual (MEI): Faturamento máximo anual deve ser de até R$81.000. Além disso, não permite que o empresário tenha participação como sócio ou como titular em outra empresa;
  • Microempresa (ME): O faturamento anual pode ir até R$360.000 e é permitido a empresários individuais ou sócios;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Nesta faixa, o faturamento anual se inicia em R$360 mil e pode chegar até R$4,8 milhões.

As empresas com faturamento acima deste teto de R$4,8 milhões entram na classificação como média ou empresas de grande porte. 

Saiba Mais: Agência de Marketing: como escolher a melhor para seu negócio?

Passo 5. Contrato Social

O contrato social trata sobre a certidão de nascimento da sua empresa. Nele irão constar dados básicos do seu negócio como, quais são os sócios, endereço sede, deveres para cada sócio, ramo de atuação, entre outras coisas. Todas as empresas precisam ter o seu contrato social, pois só através dele poderão operar e se registrar nos órgãos públicos.

O contrato social também poderá ser utilizado para participar das licitações do governo e também para a realização da abertura da sua conta bancária. Este contrato social define quem são os sócios da empresa, com indicação do representante legal da empresa.

Passo 6. Abertura do CNPJ

No momento em que é realizado o registro da empresa na junta comercial, será emitido o NIRE (número de identificação do registro de empresa). No momento em que você acessar o site da Receita Federal para proceder com a abertura do CNPJ, este número será solicitado.

Ainda no site da Receita, você encontrará todas as instruções para que possa proceder com a abertura do CNPJ. 

Passo 7. Alvará de Funcionamento

Este é um documento que irá indicar que o seu serviço de comercialização de água está apto para exercer as funções no local onde você está se instalando. A emissão deste documento é de responsabilidade da Prefeitura Municipal ou do Órgão Governamental Municipal e pode ser solicitado de forma gratuita pela internet, na maioria dos estados brasileiros.

Passo 8. Documentação Necessária

Para abrir uma empresa, é obrigatória a apresentação de alguns documentos. Atente-se para os prazos a serem cumpridos, pois muitos deles possuem datas de validade. Confira agora quais são:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do Imposto de Renda Pessoa Física;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do contrato de locação ou de compra e venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • E outros documentos específicos da cidade onde seu negócio irá funcionar. 

Passo 9. Legalização do seu Negócio de Água Mineral 

Existe um cuidado a mais que você precisa fazer para o seu empreendimento. Além de todos os processos burocráticos na qual você passará para fazer abertura da empresa, a vigilância sanitária atuante em cada região possui uma série de exigências para que uma distribuidora de água venha funcionar de forma efetiva e essas exigências são desde armazenagem até o transporte dos galões. 

Este órgão além de indicar todas as adaptações que precisam ser feitas, também realiza vistorias frequentes. Quando uma empresa é flagrada descumprindo alguma dessas regras, é penalizada com multas e corre o risco de até mesmo vir a ter as suas portas fechadas.

Para que você não tenha problemas futuros com a sua distribuidora de água mineral, antes mesmo de mexer na estrutura, procure a Prefeitura e verifique tudo que precisa ser feito para que sua empresa possa vir andar de acordo com a lei e não venha sofrer nenhuma punição.  

Seguindo esses 9 passos, você que está interessado em abrir a sua distribuidora de água mineral, poderá com certeza, não só idealizar mas também concretizar este projeto.

Saiba Mais: Missão, visão e valores: como definir no seu negócio?

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