Missão, visão e valores: como definir no seu negócio?

por | jun 23, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Em toda empresa e negócio, é essencial ter a missão, visão e valores que vão guiar a gestão organizacional e definir a sua estratégia de negócio. Os elementos de missão, visão e valores podem ser usados em negócios micro, pequeno, médio ou grande sem nenhum problema.

Mas, antes de partir para a definição de sua missão, visão e valores, é preciso conhecer mais a respeito. Buscando ajudar da melhor forma possível, neste post vamos explicar o que é e qual a importância da missão, visão e valores. Também explicamos como você pode definir os seus e quais são os aspectos mais importantes, então não deixe de conferir antes de elaborar os seus.

Saiba Mais: Domínio Web: o que é e como encontrar o melhor?

O que é a missão, visão e valores (MVV)?

As empresas utilizam ferramentas de gestão na hora de definir as suas estratégias de negócios. Nessas ferramentas, as partes mais importantes acabam sendo a missão, visão e valores da empresa. O chamado MVV que vão ajudar as empresas a terem os seus propósitos e reflexão alinhados sobre o momento atual e o futuro da empresa.

Qual é a importância da missão, visão e valores?

Toda cultura organizacional de uma empresa terá como base justamente a missão, visão e valores. Com o passar do tempo, o MVV se tornou importante até mesmo para o engajamento dos líderes e empregados, alinhamento de comportamento e atitudes, elaboração de planejamentos e tomadas de decisões rotineiras que a empresa precisa fazer.


Quando falamos de pequenas e micro empresas, a missão, visão e valores também criam uma oportunidade de diferencial competitivo. Ou seja, o MVV cria uma maior organização da empresa e compartilha o principal entre seus funcionários e seus clientes.

Saiba Mais: O que é o Google Trends? Saiba como usar nas suas estratégias

O que é a missão de uma empresa?

Antes de saber como definir sua missão, visão e valores, você precisa saber a definição de cada um. Começando pela missão, ela será a responsável por determinar qual será a razão de existir do seu negócio e a entrega ao cliente. É importante ter em mente que, com o tempo, a missão pode mudar, já que uma empresa é um ser vivo que pode passar por mudanças, assim, de acordo com as exigências do mercado, mudanças podem ser feitas.

Todos os integrantes e colaboradores da empresa precisam estar cientes e saber qual é a missão do empreendimento. Isso é importante pois, durante o dia a dia, tomadas de decisões precisam ser feitas de acordo com a missão do negócio, favorecendo não só o cliente, mas o próprio ambiente de trabalho.

Como definir a missão?

Antes de partir para a definição da missão, você precisa saber qual o motivo da existência da sua empresa. Caso ela ainda não tenha saído do papel, ela é uma ideia que está viva na sua cabeça. Assim, não é indicado definir a missão por enquanto. Agora, uma empresa já existente possui todo o necessário para ter a sua missão. Com ela, você irá deixar claro e estabelecido os seus objetivos, suas estratégias de crescimento, os indicadores de negócio e suas metas.


As melhores missões precisam deixar claro os benefícios que a empresa irá gerar para os seus clientes. Quando falamos da missão de um ponto de vista empresarial, é preciso que ela proponha desafios a todos da empresa, além de também proporcionar a alimentação do engajamento da mesma.

Procure fazer uma missão simples, mas objetiva, sem enfeitar muito. Isso porque quanto mais tentar enfeitar algo, mais complicado ela fica, uma missão precisa ser simples, limpa e clara, onde o propósito e o sentido da organização estejam traduzidos em poucas palavras e construída a partir do coletivo da empresa. 

Aspectos importantes para a missão

Vale lembrar que não existe uma receita exata para seguir na hora de definir a sua missão, porém alguns pontos podem ajudar e devem ser levados em conta. Antes de citarmos os pontos que você deve ficar atento, você precisa analisar para saber se eles se encaixam com a missão que você quer para sua empresa.

Assim, os aspectos importantes para definir a missão são:

  • Defina o principal benefício que o cliente terá com a sua empresa;
  • Defina qual será o seu diferencial e que tornará o seu negócio diferente da concorrência;
  • Pense se a sua missão deverá ter algo especial;
  • Procure detalhar os aspectos definidos em uma frase curta, objetiva e clara;
  • Apresente para todos os colaboradores da sua empresa, já que a missão precisa ter sentido para eles;
  • Divulgue a missão para o público e sempre a utilize em todas as tomadas de decisões do dia a dia.

Saiba Mais: O que é um diagrama unifilar? Saiba como fazer


O que é a visão de uma empresa?

Agora, quando falamos da visão da empresa, nada mais é do que até onde a empresa almeja chegar e em quanto tempo. É importante ter uma visão mais horizontal, já que as ações que você tomar no presente, estarão visando o ponto em que você quer chegar. Uma das vantagens da visão é que ela servirá como parâmetro para as tomadas de decisões de um negócio e para as ações estratégicas. 

A visão também pode passar por mudanças com o tempo, dependendo do cenário que a empresa esteja passando, assim, revise a visão do seu negócio periodicamente. A visão precisa ser conhecida por todos envolvidos na empresa, inclusive os colaboradores. Isso irá nortear o trabalho de cada um e as ações que serão tomadas.

Como definir a visão?

Após definir a missão, o próximo passo será trabalhar na definição da visão da empresa e até onde ela vai. A visão irá guiar o horizonte da empresa, servindo como base para que as tomadas de decisões possam levar o negócio até onde foi almejado. Para traçar a sua visão da melhor forma possível, trace metas e indicadores a serem cumpridos em curto, médio e longo prazo.

Normalmente, as empresas não estipulam valores e prazos em sua visão, isso acontece especialmente devido a concorrência e ao mercado, que está sempre passando por mudanças e, consequentemente, mudando as visões das empresas. Isso também acontece para que promessas a longo prazo e que, podem acontecer de não serem cumpridas, dependem do ambiente interno das empresas.

Mesmo com tudo isso, aconselhamos que você tenha prazos para cumprir seus objetivos, já que isso servirá de motivação para você e para seus colaboradores. Caso aconteça mudanças no mercado, você pode fazer as alterações necessárias na sua visão e nos seus prazos.


Aspectos importantes para a visão

Quando falamos dos aspectos importantes na hora de definir a sua visão, é preciso ter em mente a palavra “sonho”. Ou seja, sonhe alto até onde você quer chegar, depois trace os planos necessários para alcançar esse sonho e siga os passos exatos.

Os principais aspectos que você pode se apegar são:

  • Faça um planejamento visando de 3 a 5 anos no futuro e faça um pequeno parágrafo ou texto de como você imagina a empresa ao final deste prazo;
  • Com base na sua resposta para o futuro, escreva as metas mensuráveis e os indicadores que você precisa atingir neste tempo;
  • Procure organizar seus objetivos e prazos em um único documento e que todos os pontos estejam claros. Caso consiga, também liste os objetivos intermediários e quais são os pontos de cortes;
  • Apresente este documento para todos os envolvidos na empresa, inclusive os colaboradores;
  • Faça a divulgação da sua visão e a utilize como base para alcançar os objetivos.

Saiba Mais: Nutap: como funciona a maquininha de cartão do Nubank

O que são os valores de uma empresa?

missão visão e valores

Imagem: Suno

Agora que você já fez a missão e a visão da sua empresa, é a hora de priorizar os valores, que serão como o DNA do seu negócio. Os valores serão o seu comportamento, atitudes ideias e a busca de resultados visando também os empregados, acionistas e líderes e nas relações com os fornecedores, clientes, parceiros, governos e parceiros.


As suas estratégias com as pessoas serão definidas e alimentadas com os valores que a sua organização segue. Além disso, os valores costumam ser mais perenes, ao contrário do que acontece com a visão e a missão.

Você pode fazer alterações nos seus valores, removendo alguns ou adicionando outros, caso você sinta que eles não fazem mais parte do DNA da empresa. Porém, essas trocas de valores precisam ser feitas de forma gradual e orgânica, para que seja algo natural na empresa e não cause muito impacto.

Como definir os valores?

Você deverá ter ainda mais cuidado na hora de definir os seus valores, já que, como falamos, eles serão o DNA da sua empresa. Todos os funcionários na empresa devem seguir esses valores nas atitudes em todos os aspectos.

É normal que as empresas já contratem os funcionários que tenham os valores alinhados com os dela. Os valores acabam servindo como parâmetros nos processos seletivos e nas questões éticas e rotineiras, especialmente devido ao seu alinhamento externo e interno da empresa. A longo e médio prazo, esses valores também trazem segurança para os clientes e nas relações de confiança com parceiros, fornecedores e quando necessário.

Aspectos importantes sobre os valores

Para definir os seus valores, normalmente são utilizados expressões e palavras-chaves que definem os comportamentos e atitudes que são alinhados com todos que fazem parte da companhia e que sejam demonstrados para seu público.


Os principais aspectos que você pode seguir para definir ou descobrir os seus valores são:

  • Se a sua empresa fosse uma pessoa, quais comportamentos e atitudes a sua empresa gostaria de ser lembrada?
  • Com a mesma visão, quais são os comportamentos e atitudes que sua empresa gostaria de ser lembrada? 
  • Ao responder às duas perguntas, quais atitudes e comportamentos que você listou que podem servir como valores para o DNA da companhia?
  • Ao observar as suas respostas, também identifique quais comportamentos e atitudes podem representar os seus valores?
  • Monte um slide com tudo isso e apresente para seus colaboradores na empresa e pergunte suas opiniões. 
  • Utilize tudo como um livro guia nas suas tomadas de decisões diárias e nos planejamentos estratégicos para construir uma boa imagem e compartilhe com seus valores aos seus clientes.

Saiba Mais: Como saber quem entrou no meu Instagram?


Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas