Como aprender a tocar teclado? 7 passos para iniciantes

por | abr 5, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Se você fica se perguntando sobre como aprender a tocar teclado, é preciso primeiro entender que ele é uma evolução do piano, que é um instrumento tradicionalmente clássico, pesado e mais criterioso em sua execução musical.

Já o teclado, do modo que conhecemos, surgiu na década de 60 e de lá até aqui, ganhou o seu espaço no cenário musical devido a sua versatilidade de sons que podem ser produzidos, além de ser compacto, se comparado ao piano.

Se você deseja tocar teclado, siga estes passos:

1º passo: Entendendo o instrumento

Como já dito anteriormente, o teclado é uma evolução compacta do piano. E como o próprio nome já diz, é um instrumento de teclas que reproduzem de forma ordenada a escala musical (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si).

Em teclados padrões, essa sequência de notas musicais se repetem 5x e cada uma dessas repetições são chamadas de oitavas, sendo 1º oitava [dó, ré, mi, fá, sol, lá, si] , 2º oitava, 3º oitava, 4º oitava e 5º oitava. Um ponto de observação é que as primeiras oitavas produzem um som mais grave, ou seja, mais forte ou mais grosso e quanto maior for a oitava, o som produzido se torna mais agudo, ou seja, mais suave ou mais fino.


Como aprender a tocar teclado

Aprender a tocar teclado: as teclas pretas

As teclas pretas são variações das notas musicais representadas pelas teclas brancas. Essas variações são chamadas de semitons e que podem ser representadas por sustenido com sinal de # e bemol com sinal de “b”.

Uma mesma tecla preta pode ser entendida por duas notas diferentes. Para fins de exemplo, vamos utilizar a primeira tecla preta do teclado, a que fica logo após a primeira tecla branca, que é o DÓ. Essa tecla pode ser chamada de DÓ SUSTENIDO, porque é a primeira nota ascendente da nota DÓ. A segunda tecla preta do teclado, a que fica logo após a segunda tecla branca, que é a RÉ, pode ser chamada de RÉ SUSTENIDO, porque é a primeira nota ascendente da nota RÉ.

Assim, podemos entender que, sempre que uma tecla preta for ascendente de uma tecla branca, esta será uma nota sustenido.

Agora vamos entender o bemol. O bemol já se identifica no sentido contrário do sustenido, ou seja, enquanto o sustenido é a nota ascendente de uma nota de tecla branca, o bemol então é descendente.

Observe que a primeira tecla preta é ascendente da tecla DÓ, mas também é descendente da tecla RÉ. Assim, essa mesma tecla preta por ser descendente do RÉ, pode se chamar RÉ BEMOL.


A segunda tecla preta é ascendente da nota RÉ e antecedente da nota MI. Assim, em referência ao MI, ela poderá se chamar MI BEMOL.

Como aprender a tocar teclado

2º passo: Onde fica cada mão?

Como vimos, o teclado tradicional é composto por 5 oitavas, porém existe uma região de separação e atuação de cada uma das suas mãos.

De modo simplificado, podemos dizer que a 1º e 2º oitavas são regiões da mão esquerda e da 3º até a 5º oitava, são regiões da mão direita.

Porém há uma exceção nisso: A mão direita pode descer até a nota SOL da 2º oitava em casos melódicos, pois é nela que se inicia a clave de SOL. Entretanto, este é um assunto que aborda o aprendizado sobre leitura de partituras, envolvendo o teclado clássico, que se aproxima muito do piano, diferentemente do teclado popular, que é o nosso foco de conteúdo desta postagem.

Como aprender a tocar teclado

Como identificar as notas de cada tecla?

Inicialmente, você poderá ficar perdido em meio a tantas teclas iguais. Mas com sons distintos, isso é completamente normal.


Para te guiar, a sugestão é que você consiga identificar 2 notas de referencia no teclado, que são as notas DÓ e FÁ.

Para ajudar nisso, observe que o teclado pode ser dividido em 2 grupos de teclas, sendo 1 grupo de 2 teclas pretas juntas e outro grupo de 3 teclas pretas juntas.

No primeiro grupo, a primeira nota abaixo da primeira tecla preta, é o DÓ e no segundo grupo, a primeira nota abaixo da tecla preta, é o FÁ. Assim, você consegue separar as oitavas de modo visual e saber se posicionar usando as notas DÓ e FÁ como referência e sabendo a sua sequência.

Saiba Mais: Como aprender tocar violão? 10 apps para aprender de graça

3º passo: Aprendendo acordes

Os acordes são combinações de notas, que podem ser feitas com a mão direita ou esquerda, que reproduz um conjunto harmônico. Talvez você esteja mais familiarizado com a expressão de acordes com instrumentos de cordas, como violão por exemplo. Porém no teclado também é utilizado, principalmente no teclado popular.


Os acordes são representados por cifras, assim como no violão e essas cifras, por sua vez, são representadas por letras e símbolos, ou seja, sustenidos e bemóis também fazem parte dos acordes.

Dessa forma, temos os acordes iguais as notas musicais, ou seja:

  • Acorde de DÓ
  • Acorde de RÉ
  • Acorde de MI
  • Acorde de FÁ
  • Acorde de SOL
  • Acorde de LÁ
  • Acorde de SI

E para representar esses acordes, ao invés de ter de escrevê-los sempre, foi utilizado letras do alfabeto para representar, ficando assim:

  • Acorde de DÓ = C
  • Acorde de RÉ = D
  • Acorde de MI = E
  • Acorde de FÁ = F
  • Acorde de SOL = G
  • Acorde de LÁ = A
  • Acorde de SI = B

Então quando você pegar uma cifra que esteja escrito D#, você já sabe que se trata de um RÉ SUSTENIDO e se for um Gb, trata-se de um SOL BEMOL.

Como formar os acordes?

Os acordes básicos são formados pela composição de 3 notas. Abaixo, segue os exemplos para você já ir observando e se familiarizando para reproduzir as posições:


  • Acorde de C – é formado pelas notas DÓ – MI – SOL
  • Acorde de D– é formado pelas notas RÉ – FÁ# – LÁ
  • Acorde de E – é formado pelas notas MI – SOL# – SI
  • Acorde de F – é formado pelas notas FÁ – LÁ – DÓ
  • Acorde de G – é formado pelas notas SOL – SI – RÉ
  • Acorde de A – é formado pelas notas LÁ – DÓ# – MI
  • Acorde de B – é formado pelas notas SI – RÉ# – FÁ#

É muito importante para você treinar essas posições, principalmente com a mão esquerda e posteriormente com a mão direita também.

Outro ponto que vale ser entendido é que as posições dessas notas também podem variar, ou seja, o acorde de C pode ser montado pelas notas de DÓ – MI – SOL, mas também pode ser como SOL – DÓ – MI ou até mesmo MI – DÓ – SOL.

Em todos estes exemplos, o que mudou foi a nota que chamamos de tônica, que na verdade é a primeira nota de sua composição.

4º passo: Posição das mãos no teclado

Para simplificar o aprendizado, é utilizado o método de enumerar os dedos de cada mão de forma padronizada.

Como aprender a tocar teclado

No caso da mão esquerda, o dedo 5 sempre irá se posicionar na tecla da nota tônica. Para fins de exemplo, se o acorde a ser tocado for o de DÓ (C), o dedo 5 se posicionará na tecla de nota DÓ (tônica), o dedo 3 na tecla de nota MI e o dedo 1 na tecla de nota SOL, como mostrado na imagem abaixo:


Como aprender a tocar teclado 5

Para ajudar na montagem de acordes, veja uma imagem com a posição de todos os acordes básicos, maiores e menores. Assim, você poderá praticar melhor e se desenvolver:

Como aprender a tocar teclado? 7 passos para iniciantes

Imagem: Pinterest

5º passo: Exercícios para soltar as mãos

No início do aprendizado, é normal que você se sinta com os dedos travados para montar os acordes e isso pode ser resolvido com a prática através de exercícios. O vídeo abaixo é do canal do YouTube Piano Club.

6º passo: Primeiras músicas no teclado

Após todos esses passos, obviamente o seu desejo é tocar as suas primeiras músicas no teclado. Para isso, com esse vídeo do canal do Milo Andreo, você poderá aprender 4 músicas nacionais, com acordes simples e bem explicados para facilitar o seu entendimento através de músicas que com certeza você já conhece e já cantou em algum momento.

7º passo: Acesse o Cifra Club

Para aprender novas músicas e ter acesso a um banco de acordes, acesso o site do Cifra Club. Nele você tem uma infinidade de músicas, com diversos estilos musicais e também uma página exclusiva para aprender a tocar teclado.


Como aprender a tocar teclado pelo YouTube?

No YouTube tem o canal Música pra Geral que publica quase toda semana, vídeos com dicas, aulas e até desafios para tecladistas iniciantes e também os mais avançados. O Canal já existe há 9 anos e como o nome já diz, tem músicas para todos os gostos e estilos.

Também tem o canal do Milo Andreo com vários vídeos publicados durante a semana, sempre trazendo mais conteúdo para o iniciante aprender e para quem já toca, evoluir ainda mais a harmonização de suas músicas. Vale muito a pena seguir.

Como aprender a tocar teclado pelo Instagram?

Para você que quer acompanhar dicas de como aprender a tocar teclado utilizando o Instagram, temos algumas opções para você seguir:


Entidades: Instagram | Pinterest | Youtube

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.