Muito se fala em número de fãs no Facebook, se isso realmente é importante ou não e blá, blá, blá. Já trouxe minha opinião sobre o valor dos fãs no post “Não compre fãs, faça anúncios” e também algumas dicas de como dar os primeiros passos na busca de audiência no Facebook, no post “10 dicas simples para conseguir mais fãs no Facebook”.
Hoje trago a bela complicada que o Facebook dará aos administradores de páginas na hora de conhecer sua audiência. Isso porque, de forma superficial, contabilizar o número de fãs + alcance + engajamento são alguns dados que nos ajudam a entender se a comunicação feita nas fan pages é efetiva.
As páginas, além de contarem com o número de fãs ou “Curtir”, agora também exibem o número de “Assinantes”. O primeiro indício desse recurso, que vi, foi em uma postagem no grupo Entusiastas da SM, no Facebook.
Na ocasião, o João Pedro Motta trouxe o print da fan page do Ponto Frio com o botão de assinar, ALÉM do botão curtir. Acessei várias fan pages e não encontrei nenhuma com este recurso, inclusive a própria página do Ponto Frio não exibe mais o botão assinar.
Porém, se você administra uma página no Facebook, pode conferir se há pessoas que a assinaram . No meu caso, havia uma pessoa e, ao acessar seu perfil, a fan page da .com/teúdo entrou como uma das assinaturas que o assinante realizou. Ao lado das assinaturas de perfis pessoais.
Para conhecer seus assinantes, basta clicar em “Ver todos”, ao lado do box “Novas opções ‘Curtir’” na área de controle da sua página. Em seguida, filtre por “Assinantes” para ter acesso às pessoas que assinaram sua página.
Para conseguir mensurar esses dados, o Facebook inseriu no Facebook Insights a métrica “Assinantes”. A descrição da métrica indica o número de pessoas que assinaram sua página, no meu caso: 1.
Mas como assim?
A pergunta que fica no ar, em um primeiro momento é: como essa pessoa assinou minha página se não há esta opção na fan page da .com/teúdo? Depois de um tempo pesquisando, encontrei a origem das assinaturas. Agora, quando um amigo seu curte uma página, esta atualização é publicada em seu mural. Junto à informação, há um link com o texto “Assinar para receber atualizações da Página”, a página que seu amigo curtiu.
Com a possibilidade de assinar as fan pages, o usuário não precisa curtir para receber as publicações da página. Desta forma, o complicador está em: posso alcançar mais pessoas com as postagens da página, sem aumentar meu número de fãs.
Antes de encontrar a resposta da origem dos assinantes, suspeitei que eles poderiam vir das listas de interesse. Porém, isso não é verdade. De qualquer forma, confira a seguir como elas funcionam.
Listas de interesse
Esta é uma funcionalidade pouco explorada no Facebook Marketing, mas que pode ajudar, tanto os usuários, quanto as empresas. Ao curtir ou não uma página, você pode criar listas de interesse, estas listas são feitas por você e podem contemplar vários temas.
No meu caso, tenho uma lista apenas com fan pages de casas de noturnas. Também tenho uma lista com todas as fan pages do Facebook (Facebook Tips, Facebook Security, Developers, Studio…). A partir destas listas, posso centralizar todas as publicações da páginas que curto, de acordo com o tema. Criando estas listas, crio um feed das páginas e não preciso acessar uma a uma para conferir novos posts.
No curso de Facebook para Empresas e Facebook e Vendas, sugiro que os administradores de páginas eduquem seus fãs a adicionar suas páginas às suas listas de interesse, assim, por mais que o Edgerank entre vocês seja baixo ou devido a hora da postagem, os fãs não a visualizam, a partir das listas, eles sempre receberão as postagens da sua página.
Com as listas de interesse, a pessoa não precisa curtir uma página para receber suas atualizações. Desta forma, é um a ótima ferramenta para acompanhar o trabalho da concorrência ou acompanhar as postagens de uma empresa sem que sua privacidade ou interesses sejam divulgados.
Assim como no caso da .com/teúdo que virou uma página assinada por um usuário, ao olhar nas minhas assinaturas, podemos ver que as páginas que adicionei às minhas listas de interesse, constam no mesmo lugar onde se encontram as pessoas que assinei.
Sendo assim, mais uma métrica e informação que devemos contemplar em relatórios e análises. Curtiu? Eu não.