YouTube Clips: O que é e como usar?

por | jun 9, 2021 | Youtube | 0 Comentários


Você já ouviu falar no YouTube Clips? Desde de sua criação em meados de 2005, o YouTube passou por várias mudanças tanto em seus termos de serviço, como também em suas funcionalidades. Inicialmente a plataforma de vídeos só tinha suporte para conteúdo mais curtos.

Já hoje é normal encontrar vídeos de longa duração como filmes completos e podcasts. Às vezes queremos compartilhar apenas momentos específicos desses conteúdos, o que acaba sendo um tanto complicado. E pra isso o YouTube desenvolveu o YouTube Clips.

O que é o YouTube Clips?

O YouTube Clips é um recurso que permite ao usuário (telespectador e o próprio criador de conteúdo) destacar pequenos trechos de vídeos completos para compartilhamento.

A princípio a função só estava disponível originalmente para transmissões ao vivo. Mas o YouTube já liberou a função também para uploads regulares de vídeos. Os recortes podem ter duração média entre 5 e 60 segundos, e quando é gerado pode ser compartilhado através de um URL exclusivo que vincula de volta para o canal e ajuda o criador a ganhar mais engajamento.

Saiba Mais: Quanto ganha um Youtuber?


Como usar o YouTube Clips?

O recurso se encontra ainda em fase alfa limitada de testes, e infelizmente ainda não está disponível para todos os canais.

Ao todo não dá pra ter uma estimativa de pessoas selecionadas para compor o grupo de testes. Conforme informações do YouTube, a prioridade será para os criadores de conteúdo gamer. Os canais que possuem a capacidade de criar clipes apresentam um botão abaixo do visualizador de vídeo e ao lado do ”Like” e ”Deslike” como a imagem abaixo:

youtube clips

Ao clicar em ”Clipe”, uma janela se abrirá onde você pode selecionar o tempo de início e término do seu recorte, assim como adicionar um título. Feito isso, o clipe será gerado instantaneamente e depois é só clicar em ”Compartilhar Clipe” para poder enviar para os amigos ou postar nas redes sociais.

O usuário também poderá criar um clipe inserindo um carimbo de data e hora do início e término do vídeo ou usar o controle deslizante visual do YouTube. Um detalhe importante é que você precisa estar logado com sua conta do YouTube para usar a ferramenta.

youtube clips
O clipe possui contagem de visualizações públicas, permitindo que outros usuários possam ver quantas vezes aquele clipe foi visto.


É nítido o quanto o YouTube Clips é útil para usuários comuns. Mas melhor ainda para os criadores de conteúdo, em especial os que ainda estão começando, pois é mais um meio de poder divulgar o seu trabalho e atrair mais telespectadores.

Saiba Mais: Comprar seguidores no Instagram vale a pena?

YouTube Clips: Canais de Cortes

Algo que vem se popularizando principalmente entre aqueles youtubers que costumam fazer conteúdos de longa duração são os canais de cortes.

É uma forma de separar só os melhores momentos dos vídeos e poder atingir um público que muitas vezes não dispõe de tanto tempo livre para acompanhar os vídeos ou que simplesmente tem preferência por vídeos mais curtos.

Ainda assim o tempo médio de duração desses cortes geralmente é superior aos clipes, podendo chegar até 15 minutos em alguns casos. Não se sabe ainda se o YouTube pretende manter o limite de 60 segundos, mas talvez se esse tempo fosse expandido, poderia ser de grande ajuda para esses criadores.


YouTube Clips: Implantação no Brasil

Apesar de ser uma novidade no YouTube, a função de criar clipes já era muito popular em outras plataformas de streaming como a Twitch da Amazon, por exemplo.

Embora ainda esteja restrito a poucos canais, especialmente aqui no Brasil, o YouTube tem planos para expandir esses números em 10 vezes nas próximas semanas. Será um aumento gradual até que todos os usuários possuam usar o recurso de criar clipes dos seus próprios vídeos.


Entidades: Youtube

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixar músicas online: os 20 melhores sites Frases de Amor: as 230 mais belas Como entrar no Gmail no celular? Cantinho do Café: 15 ideias incríveis Horas iguais: qual o significado? Receitas para Airfryer: as 8 melhores