Winrar Grátis? Confira 12 alternativas ao programa

por | set 16, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários


Você já sofreu ao precisar enviar ou salvar um arquivo muito grande?

Uma das soluções para esse problema é compactar, e um dos principais compactadores de arquivos do mercado é o Winrar Grátis, que permite não só compactar, mas também descompactar o arquivo de sua escolha.

O mais interessante é que o processo pode ser feito em todos os tipos de arquivos, seja em mídias como vídeos e áudio, ou em documentos como PDF, por exemplo.

Isso acaba facilitando demais o envio para outros usuários, podendo realizar o processo até mesmo por e-mail, na qual a maioria não possui um espaço para anexar arquivos tão grandes.

Assim, o Winrar Grátis se tornou um dos programas mais populares e mais utilizados do mercado nessa área. 


O que mais pode fazer as pessoas irem atrás de alternativas ao Winrar Grátis é que ele possui uma versão premium, e somente o período de avaliação do programa que é gratuito.

Contudo, o mercado contém outras opções de programas de compactação que são grátis, ou até opções pagas que podemos considerar melhor do que o Winrar Grátis.

Dessa forma, listamos os melhores programas para você utilizar e ter alternativas em comparação ao Winrar Grátis.

Basta escolher o que mais pode satisfazer suas necessidades, instalar e começar a usar. 

Saiba Mais: Como converter vídeo em MP3? Confira as 11 melhores opções


Melhores alternativas ao Winrar Grátis

1. 7-Zip

Uma das principais opções quando falamos de alternativa ao Winrar grátis é o 7-Zip, uma ferramenta gratuita de código aberto e que cumpre bem a sua função.

Ela foi criada com objetivo de abrir e criar arquivos compactados, se tornando também bastante utilizado devido a sua alta taxa de compactação de arquivos. Este programa possui uma melhora de 10% na compactação, em comparação ao Winrar.

Apesar disso, existem algumas variações, caso você salve o arquivo compactado no formato 7z, poderá ter até 70% de compactação.

Como o próprio nome sugere, esse é o formato de compactação do proprietário e é suportado em diversos outros softwares e plataformas.

Caso você queira descompactar o arquivo, o 7-Zip também permite e oferece diversas opções de formatos.


Um ponto que vale a pena destacar é que o software é leve o bastante para ocupar apenas 1 MB do espaço disponível no seu disco.

Mas tenha em mente que este programa não consegue reparar arquivos que estejam danificados.

Saiba Mais: Ganhar cashback: o que é e 3 programas de dinheiro de volta

2. B1 Free Archiver

Se você está atrás de um compactor eficaz, mas que tenha um funcionamento simples, então uma das melhores opções como alternativa ao Winrar Grátis é o B1 Free Archiver.

Entre os diversos formatos que são suportados no programa, podemos destacar 7z, arj, b1, jar, txz e vários outros. 


O programa tem seu suporte para versão desktop no windows ou online.

Dessa forma, você pode escolher entre utilizar o software de forma online ou baixar no seu computador e utilizar o programa para compactar arquivos e descompactar os mais variados tipos.

Caso seu computador tenha alguma restrição ou algo que impeça você de realizar o download do software, pode ficar tranquilo, pois a versão online pode muito bem dar conta do recado.

Vale ressaltar que a instalação do programa pode ser totalmente gratuita, mas também pode haver riscos na instalação, já que algum malware indesejado pode aparecer junto.

Assim, é preciso ter certeza de desmarcar todas as instalações de expansão.


3. ExtractNow

Mais uma das ferramentas que podem servir de alternativa ao Winrar Grátis é o ExtractNow, que possui uma interface simples, intuitiva e é totalmente gratuito.

Apesar de ser uma boa opção, vale ressaltar que ele é bastante limitado e é usado apenas para descompactar arquivos, e não compactar.

Entretanto, se você quiser extrair arquivos diversificados rapidamente, esse programa irá cumprir bem sua proposta, já que ele funciona simplesmente arrastando e soltando arquivos para a sua interface.

O programa possui uma interface bastante limpa e intuitiva.

Além da opção de arrastar e soltar, você possui outra alternativa, que é clicar no botão direito do mouse no arquivo e extrair o programa.


O software suporta os arquivos de compactação mais comuns, como ZIP e RIR.

Além deles, existem diversas outras alternativas compatíveis com o programa.

Para facilitar ainda mais a vida do usuário, você também pode definir uma pasta padrão para salvar os arquivos automaticamente ou realizar o processo manualmente. 

4. Hamster Zip Archiver

O Hamster Zip Archiver se destaca pela sua variedade de recursos e é uma ótima opção para programas além do Winrar Grátis.

O programa possui algumas deficiências que podem prejudicar minimamente a sua experiência, embora a interface e funcionamento simples e fácil possam compensar isso.


Ao utilizar o programa, você pode ter uma limitação no número de opção na criação de novos arquivos, já que a criação está disponível apenas nos formatos ZIP e 7z.

Para abrir arquivos você terá uma grande variedade de opções de formatos. 

O programa também pode ter alguns problemas de idioma, já que embora ele seja programado para funcionar na língua inglesa, o Hamster pode apresentar a língua russa em algumas instalações.

5. PeaZip

Embora estejamos falando do PeaZip como uma alternativa ao Winrar Grátis, essa excelente opção também pode ser bem útil para se usar junto do Winrar.

O programa ocupa apenas 10 MB e se destaca também por causa da mínima corrosão na memória de seu computador.


O software ainda suporta e é compatível com uma grande variedade de formatos de arquivos.

Além do mais, o PeaZip possui uma grande segurança na hora de comprimir.

Essa é uma opção completamente gratuita e não contém nenhum recurso ou versão paga.

Além do mais, você também pode usar o programa em quantos dispositivos quiser.

O programa ainda cria e lê arquivos criptografados através da autenticação em dois fatores.


Essa função normalmente funciona quando é selecionado de forma aleatória um fator chave combinado com uma senha.

De forma embutida, o programa ainda tem um gerenciador de senha, que pode criptografar sua senha e até oferece uma chave mestre para que você possa desbloquear a interface deste programa.

O PeaZip ainda oferece recursos que não possuem relação com segurança, e você pode marcar ou desmarcar esses recursos para uso. 

6. IZArc

winrar gratis

O IZARc é uma ferramenta que garante grande qualidade e variedade de serviços e formatos para seus arquivos.

É uma ótima alternativa para o Winrar Grátis e para que você possa compactar e descompactar seus arquivos. 


Entre os formatos que são possíveis adicionar a sua lista de compactação, podemos citar todos os principais disponíveis no mercado, são eles: UUE, WAR, XXE, YZ1, Z, ZIP, ZOO, 7-ZIP, A, ACE, ARC, ARJ, B64, BH, BIN, MDF, MBF, MIM, NRG, GCA, GZ, GZA, HA, IMG, ISO, RAR, RPM, TAR, TAZ, TBZ, TGZ, TZ, BZ2, BZA, C2D, CAB, CDI, CPIO, LHA, LIB, LZH, PAK, PDI, PK3, DEB, ENC e JAR.

Saiba Mais: Ler QR Code no Android: os 7 melhores aplicativos para baixar

7. KGB Archiver

Outra opção de programa alternativo ao Winrar Grátis é o KGB Archiver, um software de compactação de arquivos, porém ele possui seu foco na parte de segurança dos arquivos.

Ele possui um algoritmo próprio e original para compactar e seu suporte é compatível com os formatos UHARC, ZIP e RAR.

Caso você seja um usuário que está atrás de um programa que não ocupe muito espaço no disco, e ainda comprimir e guardar os arquivos de forma segura.


Então o KGB é mais indicado.

8. TUGZip

Ao contrário do programa citado anteriormente, o TUBZip não possui um algoritmo próprio para comprimir os arquivos.

Mas isso não significa que ele não seja uma ótima opção ao Winrar Grátis.

O software consegue lidar com vários formatos e ainda utiliza algoritmos de segurança para os seus arquivos. 

Assim, ele consegue manipular arquivos dos formatos: RAR, RPM, SQX, TAR, TGZ, TBZ, TAZ, ZIP, 7-ZIP, A, ACE, ARC, ARJ, ZOO, BIN, C2D, IMG, ISO, NRG,BH, BZ2, CAB, CPIO, DEB, JAR, LHA, LIB, YZ1, GCA, GZ, IMP, JAR, LHA, LIB e YZ1.


Caso você esteja atrás de algum software que seja tudo-em-um, o TUGZip pode ser uma excelente escolha.

Além disso, ele também ocupa pouco espaço no seu disco e cumpre a sua função principal de compactar e descompactar arquivos.

É uma boa alternativa ao Winrar Grátis.

9. TrueCrypt

O TrueCrypt acaba se destacando ainda mais em comparação ao Winrar Grátis, simplesmente por não ser apenas uma ferramenta de compressão de arquivos.

Com este programa, você consegue criptografar os seus ficheiros usando um alto nível de segurança, e ainda pode gerar ficheiros seguros no formato Zip.


De forma resumida, podemos dizer que ao invés de compactar os seus ficheiros, esse programa acaba os transformando em drives virtuais.

Assim, sempre que o usuário acessa o arquivo, ele será descompactado, descriptografado e salvo em uma pasta temporária no seu disco, aumentado ainda mais a segurança.

10. WinZip

Quando se trata de compressão de arquivos, o WinZip pode ser considerado um clássico, uma ótima alternativa ao Winrar Grátis.

O programa conta com uma interface simples e intuitiva, com diversos suporte para as redes sociais.

O software possui uma ótima capacidade de compressão, além de diversas outras funcionalidades úteis aos usuários.


Ele pode gerir ficheiros compactados em plataformas e serviços como Google Drive, One Drive e Dropbox, além da possibilidade de conversão desses ficheiros para PDF, onde o usuário pode até aplicar marcas d’água nos arquivos. 

O sistema é gratuito para as suas funcionalidades mais simples.

Contudo, para as funções mais complexas e avançadas, será necessário comprar uma licença para desbloquear as funções.

11. Zip Extractor

O Zip Extractor é uma extensão do Google Chrome, mas mesmo assim executa ótimas funções para você considerar no lugar do Winrar Grátis.

Com ele, você conseguirá descompactar e comprimir seus arquivos diretamente no seu navegador, e o melhor é que o arquivo será salvo diretamente na sua conta do Google Drive. 


Dessa forma, os arquivos ficam salvos em um sistema online, garantindo com que não ocupe muitos espaços no seu disco no computador.

Se o processo será rápido ou demorado irá depender da velocidade de upload na sua conexão de internet.

12. Daemon Tools Lite

Por último, mas não menos importante quando se trata de alternativas ao Winrar Grátis, temos o programa Daemon Tools Lite.

Com essa aplicação, o usuário consegue armazenar seus ficheiros com total segurança e de forma comprimida.

O Daemon permite que você crie drives virtuais para armazenar seus arquivos comprimidos e criptografados, gerando um ficheiro no formato ISO.


Contudo, somente as funcionalidades mais simples desse excelente software estão disponíveis gratuitamente.

De uma forma ainda mais avançada, o Daemon ainda permite que você acesse e supere medidas de proteção contra cópias, o que em muitas situações podem estar acompanhadas de jogos e suportes no formato CD e DVD.

Assim, esse se mostra uma opção superior ao Winrar Grátis.

Saiba Mais: Como declarar ações no Imposto de Renda 2021? 5 aplicativos que ajudam na tarefa


Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.