WhatsApp Business: ganhe tempo usando mensagens automáticas

por | maio 30, 2018 | Redes Sociais | 12 Comentários

O WhatsApp Business chegou com uma série de funcionalidades especiais para quem usa a versão empresarial do aplicativo. Uma das principais novidades é a possibilidade de configurar mensagens automáticas de saudação e ausência.

Esse recurso pode facilitar o trabalho de quem usa o WhatsApp Business. Ele ajuda a agilizar o atendimento e permite que você não deixe o cliente sem uma resposta fora do horário de funcionamento do seu negócio.

Preparamos um passo a passo de como configurar as mensagens automáticas no WhatsApp Business. Confira:

Como configurar uma mensagem de saudação no WhatsApp Business

As mensagens de saudação, quando ativadas, são enviadas sempre que uma pessoa entra em contato pela primeira vez com você no WhatsApp Business ou após 14 dias de inatividade.

Vale ressaltar que é preciso que o celular esteja conectado à internet para que as mensagens sejam enviadas.

1. Acesse seu WhatsApp Business e clique no Menu, no canto superior direito da tela.  Em seguida, acesse Configurações.

WhatsApp Business: ganhe tempo usando mensagens automáticas

2. Clique em Configurações da empresa e em Mensagem de saudação.

WhatsApp Business: ganhe tempo usando mensagens automáticas

3. Ative o envio da saudação e clique no ícone de lápis para editar o texto da mensagem. Depois de personalizar o que será enviado, clique em Ok.

WhatsApp Business: ganhe tempo usando mensagens automáticas

4. Por fim, basta clicar em Salvar e sua mensagem de saudação automática estará configurada.

WhatsApp Business: ganhe tempo usando mensagens automáticas

Pronto! Sua mensagem de saudação está configurada e quem entrar em contato com você vai recebê-la automaticamente.

Como configurar uma mensagem de ausência no WhatsApp Business

A mensagem de ausência no WhatsApp Business é extremamente útil para os momentos em que você não pode responder seus clientes. Seja durante os finais de semana, feriados ou simplesmente após o seu horário de atendimento. Com ela, seus clientes estarão cientes de que naquele momento você não está disponível.

Para configurar uma mensagem de ausência, você deve:

1. Acessar o ícone de Menu, em seguida clicar em Configurações e depois em  Configurações da empresa.

2. Clique Mensagem de ausência e ative essa função.

WhatsApp Business: ganhe tempo usando mensagens automáticas

3. Clique no ícone do lápis para editar a sua mensagem de ausência e, ao finalizar a edição, clique em Ok.

WhatsApp Business: ganhe tempo usando mensagens automáticas

4.  Acesse as opções de horário e configure em que momentos você deseja que sua mensagem de ausência seja enviada. Você pode optar por enviá-la sempre, em horários programados (os quais você define) ou fora do horário comercial.

Para escolher a opção “Fora do horário comercial” você precisará ter configurado as informações de funcionamento da sua empresa antes.

WhatsApp Business: ganhe tempo usando mensagens automáticas

5. Você também pode escolher para quais destinatários a mensagem deve ser enviada. As opções são: Todos, ninguém da agenda de contatos, todos com exceção de e enviar apenas para. Nas duas últimas opções, você selecionará os contatos diretamente na sua agenda.

WhatsApp Business: ganhe tempo usando mensagens automáticas

6. Feito isso, basta clicar em Salvar e sua mensagem de ausência já está configurada.

WhatsApp Business: ganhe tempo usando mensagens automáticas

Com as mensagens de saudação e ausência configuradas, seu atendimento via WhatsApp Business ficará muito mais fácil. Mas lembre-se, essas mensagens só serão enviadas se seu celular estiver conectado à internet.

O WhatsApp Business está disponível para dispositivos Android e ainda não há previsão da chegada do aplicativo para os IOS.

Conta pra gente nos comentários: você já usa o WhatsApp Business na sua empresa?

Continue no blog

Quer facilitar a forma com que você passa o seu WhatsApp para os seus clientes? Se você usa a rede social para suporte nas suas páginas de vendas vai adorar essa dica.

Ensinamos o passo a passo para você criar um link direto para o seu número do WhatsApp.  Confira!

Como criar um link direto para seu número no Whatsapp

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Continua depois da publicidade

Entidades: Android | WhatsApp

Como criar um site no Google? Saiba tudo aqui

Como criar um site no Google? Saiba tudo aqui

Se você não sabe como criar um site no Google, chegou ao lugar certo. Neste conteúdo, desenvolvemos um passo a passo para que qualquer pessoa possa divulgar produtos e serviços no mundo virtual. E o melhor: gratuitamente e sem burocracia.  O processo de aprendizado é...

Apelido para namorado: os 134 mais carinhosos para usar

Apelido para namorado: os 134 mais carinhosos para usar

Você tem um apelido para namorado ou sua namorada? Se você está em um relacionamento, tem algum crush ou está interessado em alguém, às vezes usar um apelido para demonstrar carinho e afeto pode essa pessoa é super legal. Entretanto, criar um apelido pode não ser a...

Como usar o editor de fotos profissional Lightroom no celular

Como usar o editor de fotos profissional Lightroom no celular

Somos seres que precisam de estímulos visuais para capturar a nossa atenção. E é por isso que o editor de fotos profissional Lightroom é tão importante. Seja você usuário de rede social, influenciador digital ou empresa, somos responsáveis por produzir conteúdo. E ter...

Frases para foto sozinha: 150 ideias para seus posts

Frases para foto sozinha: 150 ideias para seus posts

Você precisa de frases para foto sozinha? Nós te ajudamos! Confira a lista com 150 frases que fizemos para te ajudar e te inspirar na hora de inserir uma legenda nas suas fotos em suas redes sociais. Nem sempre estamos tão inspirados para arrasar nas legendas. Nós...

Legenda para fotos com filho: as mais bonitas para usar

Legenda para fotos com filho: as mais bonitas para usar

Se você tem dificuldades para pensar em uma legenda para fotos com o filho, chegou ao lugar certo. Neste artigo, selecionamos opções de autores renomados, como Augusto Cury e Machado de Assis. Além disso, separamos diversas letras de música que falam sobre a relação...

Fotos para perfil do WhatsApp masculino: os melhores sites

Fotos para perfil do WhatsApp masculino: os melhores sites

Nem todo mundo gosta de usar a própria foto de perfil nas redes sociais. Algumas podem acabar optando em colocar imagens de personagens, frases, paisagens e vários outros tipos. Dessa forma, se você encaixe nessas características, independente do motivo de não usar...

Legenda para fotos: as 154 melhores para seus posts

Legenda para fotos: as 154 melhores para seus posts

Quem nunca tirou uma foto perfeita onde saiu completamente lindo, com um look sensacional, mas nunca achou uma boa legenda para fotos que fizesse jus a imagem tirada e o momento que foi registrado? Esse é um dos maiores problemas de diversas pessoas: legendar suas...

O que é Google Ads: como funcionam os anúncios no Google

O que é Google Ads: como funcionam os anúncios no Google

A internet é um dos melhores lugares para alcançar novos públicos e clientes, além de trabalhar diretamente com divulgações. Você sabe e conhece bem o que é Google Ads? É uma ferramenta bastante útil na hora de realizar essas divulgações online. O Google oferece a...

12 Comentários

  1. Adriana

    Boa tarde,
    uma dúvida: quando chega a mensagem de saudação para o cliente?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Olá, Adriana
      A mensagem de saudação é enviada na primeira vez que o cliente entra em contato com o seu negócio
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  2. Editora Prismas

    Boa Tarde,
    Gostaria de Saber como configuro as mensagens automáticas com opção, como no exemplo:
    Ola, digite a opção a seguir
    1- Para informações
    2- Para atendimento
    3- Para Fornecedor

    Pode me dizer como faço isso?

    Responder
    • Andressa Elesbão

      Oi, Prismas.
      É possível colocar links para redirecionar o seu cliente em cada opção. Você também pode sugerir, assim como no seu exemplo, um número para cada um dos setores da sua empresa.
      Abraços, #EquipeCP

      Responder
  3. Marco

    Gostaria de saber se existe o recurso de enviar uma mensagem para todos os Contatos de minha agenda.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Olá, Marco
      Você pode criar listas de transmissão, mas ela só comportam 276 contatos
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  4. mauro

    quantas mensagens esse whassapp, enviar para os contatos . o outro whasapp so enviar so 20 mensagens esse enviar quantos ?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Não temos essa informação, Mauro
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  5. Luiz Eduardo

    Bom dia, Glaucia Périco.
    Uma duvida sobre o “horário comercial” nesse aplicativo, posso alterá-lo ou de acordo com o “horário de atendimento” ele já manda automaticamente as mensagens de ausência para os clientes? Pois o horário comercial vária de estabelecimento para estabelecimento e não gostaria que um cliente recebe , por exemplo uma mensagem de ausência pelo horário comercial padrão (08h às 18h) sendo que o meu negócio tem funcionamento diferente.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Luiz
      Ele vai enviar de acordo com o horário de atendimento que você configurou. Tanta que, se você não configurar o horário, ele não libera a opção de programar a mensagem pro horário comercial.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  6. Débora

    Boa noite, consigo enviar uma msg de saudação para quem envia msg pela primeira vez, considerando a criação de um grupo, ou seja, toda vez que entra alguém novo no grupo, que somente está pessoa nova receba uma msg de saudação, regras do grupo e afins? Obrigada.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Débora
      Infelizmente, para grupos, acredito que enviar essa mensagem não possível
      um abraço, #EquipeCP

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest