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Webinar: o que é e 11 ferramentas para criar o seu

por | dez 1, 2020 | Marketing de Conteúdo | 0 Comentários

Se você conhece um pouco que seja sobre marketing digital, com certeza já deve ter ouvindo falar sobre a importância de fazer um webinar para atrair a sua audiência.

Ao fazer uma apresentação, palestra ou seminário online, você poderá construir um relacionamento mais próximo com o público. O webinar é uma forma de entregar um conteúdo de valor.

Ensinando algo para seus clientes em potencial, você acaba gerando autoridade para você, seu negócio ou sua marca. E isso só traz benefícios para o seu negócio.

Por isso, vamos te ensinar hoje o que é webinar, quais as vantagens e como fazer um.

Além de um checklist do que fazer antes, durante e depois do webinar para você não esquecer nada!

Separamos também uma lista de ferramentas pagas e gratuitas para você transmitir seu webinar.

O QUE É WEBINAR?

A palavra inglesa webinar surgiu da abreviação do termo “web-based seminar”, que significa “seminário sediado na web”.

Na prática, o webinar é uma conferência via web feita por vídeo onde uma pessoa fala e outras ouvem, como se fosse uma palestra, só que online.

Também chamado de webinário aqui no Brasil, o webinar pode ser transmitido de qualquer lugar e tem o objetivo de ser um conteúdo educacional, podendo ter perguntas durante ou depois do vídeo.

Algumas vantagens de se fazer webinars são:

  • Maior probabilidade de ter a atenção do público;
  • Ao ter domínio sobre um assunto, você pode se tornar autoridade para o seu público;
  • Gerar leads e depois alimentar com mais conteúdos de valor;
  • Possibilidade de maior engajamento dos participantes com seus conteúdos;
  • Vender seu produto fazendo uma oferta pra o seu site ao final do webinar.

Quer um exemplo prático do que é um webinar? Assista uma aula sobre anúncios no Facebook e Instagram.

COMO FAZER UM WEBINAR?

Para fazer um webinar, basicamente, você precisa de um celular ou computador e conhecimento para compartilhar, que é o mais importante.

Para te ajudar, separamos as etapas de como fazer um webinar em antes, durante e depois da transmissão. Lembrando que isso não são regras, apenas um guia simples para quem nunca fez um webinar.

Acompanhe nosso checklist!

ANTES DO WEBINAR

Nesse tópico separamos itens que você deve ou pode fazer com algumas semanas e até dias de antecedência do seu webinar:

  • Defina o tema;
  • Escolha o dia e horário do seu evento;
  • Escolha a ferramenta de transmissão;
  • Se possível, monte uma página de captura;
  • Envie email para a lista de contatos (leads);
  • Use as redes sociais para divulgação;
  • Se possível, crie anúncios para divulgar o webinar;
  • Prepare e ensaie a apresentação;
  • Enviar um (ou mais) email de lembrete com as informações do webinar;
  • Teste os equipamentos, internet, ambiente, áudio, iluminação e apresentação.

DURANTE O WEBINAR

Separamos nessa lista, coisas para você fazer durante a transmissão e ter um webinar de sucesso:

  • No início, explique um pouco sobre você e o que será falado;
  • Informe o tempo médio de duração que terá o webinar;
  • Interaja com quem estiver participando;
  • Separe um tempo para responder as dúvidas dos espectadores;
  • Agradeça quem esteve presente, se possível falando os nomes.

APÓS O WEBINAR

Lista do que você deve fazer depois que terminar a transmissão de um webinar:

  • Envie um email para quem só se inscreveu e quem participou, com o link do webinar e outro material da aula (se tiver);
  • Lembre-se de fazer uma pesquisa de satisfação para quem participou, assim você saberá o que deu certo e o que pode melhorar;
  • Analise as métricas da plataforma;
  • Se possível, faça uma landing page (página de captura) para gerar leads com a gravação do seu webinar.

PLATAFORMAS PARA FAZER UM WEBINAR

Ficou com vontade de criar um webinário e aumentar os leads ou vendas do seu negócio, mas não sabe qual é melhor ferramenta para fazer webinar?

Listamos abaixo algumas ferramentas para criação e exibição de webinar:

1. WEBINARJAM

O WebinarJam é uma plataforma de transmissão de webinar com recursos completos e ferramentas que facilitam a criação de transmissões ao vivo.

Com ele, você terá tudo o que precisa para fazer um webinário: páginas de inscrição, notificações dos inscritos por e-mail, pesquisas, estatísticas e muitas outras funcionalidades.

Se você precisa de um sistema de webinar para aumentar as vendas do seu negócio, tenho certeza que o WebinarJam vai te ajudar.

O WebinarJam trabalha com dois tipos de planos pagos: o básico e o profissional.

A empresa não possui opção de teste, mas tem uma garantia de 30 dias após a compra, se dentro desse período você não gostar da ferramenta, poderá solicitar o dinheiro de volta.

2. EVERWEBINAR

O EverWebinar é uma plataforma para você fazer e rodar webinars gravados, da mesma empresa do WebinarJam.

Com o EverWebinar, você consegue reproduzir a experiência de um webinar transmitido ao vivo e pode deixar as gravações rodando no piloto automático.

Incluindo as enquetes, links de venda e, dessa forma, gerar suas vendas no automático.

Assim como o WebinarJam, o Everwebinar tem uma garantia de 30 dias e possui 2 planos pagos: o parcelado e o anual.

3. ZOOM

O Zoom é uma plataforma de serviço de comunicação de vídeo que ficou muito conhecida na pandemia do coronavírus, quando passou de 10 milhões para mais de 300 milhões de usuários no mundo todo.

O Zoom Webinar é um dos produtos da empresa que oferece transmissões com até 100 participantes e, dependendo do plano, de 100 até 10.000 participantes apenas para visualização.

Ele ainda oferece integração com diversos sistemas, como o Sympla por exemplo, onde você poderá vender os ingressos e transmitir o webinário.

No Zoom, você pode se cadastrar gratuitamente. Porém, é necessário assinar um dos planos para utilizar a ferramenta específica para webinar.

4. GOTOWEBINAR

Uma das ferramentas para webinário mais conhecidas do mercado é a GoToWebinar. Com ela, você pode transmitir webinários ao vivo ou gravados.

Além disso, ela faz o envio de lembretes automáticos, além de ter diversos recursos para interagir com o público e integração com vários serviços de automação de marketing e CRM.

O GoToWebinar possui um período de teste de 7 dias grátis. Após esse prazo, você poderá escolher entre os três planos existentes: Starter, Pro e Plus. Porém, o pagamento é em dólar.

5. 99 WEBINAR

O 99 Webinar garante que você pode criar sua transmissão em apenas 5 minutos. A ferramenta é fácil e intuitiva de se usar. Uma grande vantagem é que o suporte é todo em português pela empresa ser brasileira.

Ele possui integração com o YouTube, chat ao vivo, moderação de comentários em tempo real, entre outros recursos.

O 99 Webinar não possui período de teste, mas trabalha com uma garantia de 30 dias em seus dois planos atuais: mensal e anual.

6. CLICKMEETING

No ClickMeeting você tem acesso a uma página fácil de ser personalizada para a exibir seus eventos. Você pode colocar todas as informações, alterar as cores e adicionar fotos e o logotipo do seu negócio.

Com ele, você pode ainda gravar o seu webinário e deixar no automático, além de ter integração com o PayPal para criar eventos pagos e monetizar o seu conteúdo.

Você pode experimentar essa ferramenta de webinar por 30 dias grátis, porém com as funcionalidades limitadas.

Ele possui 3 tipos de planos, porém os valores variam de acordo com o período de pagamento (mensal ou anual) e o tamanho do seu público.

7. EVENTIALS

Uma das maiores vantagens dessa ferramenta para webinário é seu design responsivo, ou seja, se adapta a qualquer tipo de dispositivo. E também é em português.

Dentre os recursos disponíveis você encontra o checkout integrado, gravação automática dos webinars, lembretes customizados, controle de perguntas e muito mais.

O Eventials possui 4 tipos de planos que funcionam para pagamento anual ou trimestral.

8. WEBINARNINJA

Os grandes diferenciais dessa ferramenta para criação de webinário é que possui integração de comentários do Facebook, atualizados em tempo real, e integração com o WordPress.

Com ele, você poderá compartilhar sua tela ou apresentar slides de Power Point. Tem também um espaço específico para perguntas e respostas durante o seminário online e envio automático de emails. Dentre outros recursos muito úteis.

São 3 planos que podem ser pagos mensalmente ou anualmente, e você pode contar ainda mais com 14 dias gratuitos para testar.

ONDE FAZER UM WEBINAR GRATUITO?

Se você ainda não tem uma verba para investir nas ferramentas que indicamos anteriormente, separamos algumas opções de plataformas onde você poderá fazer sua transmissão.

Só lembrando que elas já são muito conhecidas mas servem mais como um “quebra-galho” para quem está começando, pois não possuem recursos específicos para webinário.

Plataformas para fazer webinar grátis:

1. FACEBOOK

Sim, o Facebook tem o recurso de Live, ou seja: são vídeos ao vivo que você pode fazer na página ou grupo do seu negócio.

Uma grande vantagem de fazer um webinar no Facebook Live é que o algoritmo da plataforma prioriza a entrega de vídeos ao vivo para mais pessoas, sem precisar se inscrever para assistir.

Para saber como fazer Live no Facebook, acesse esse post do site.

2. INSTAGRAM

Se teve uma coisa que fez sucesso em 2020 foram as Lives no Instagram e não foi à toa. A plataforma é simples e fácil de ser acessada, tanto por quem faz um webinar, quanto para quem assiste.

Por isso, outra possibilidade de você fazer um webinar gratuito é utilizando o recurso de vídeo Ao Vivo. Outros recursos do Instagram, podem te ajudar a divulgar e montar seu webinar.

Você poderá, por exemplo, fazer Stories e abrir uma caixa de perguntas antes para saber quais as dúvidas do seu público e assim montar um roteiro para o webinário.

Além de também poder convidar outra pessoa que encaixe com o nicho do seu negócio para fazer um webinar colaborativo.

Aproveite e aprenda como fazer Live no Instagram.

3. YOUTUBE

Assim como no Instagram, as Lives também fizeram muito sucesso no YouTube. Isso deve-se ao fato também de a plataforma ser o segundo site mais acessado do mundo.

Dentre as vantagens de fazer um webinar no YouTube é que você pode agendar a transmissão, não tem limite de tempo e você pode utilizar até o celular para fazer.

A desvantagem em utilizar o Youtube Live é que o canal da sua empresa precisa já ter uma boa audiência ou então você realizar uma boa divulgação.

Se você ainda não tem um canal no YouTube para a sua empresa, aprenda o passo-a-passo de como criar um canal no YouTube.

A escolha de qual plataforma utilizar para fazer um webinário dependerá dos recursos que você tem e precisa e também do valor que você poderá dispor da sua empresa para investir.

Você já conhece o poder que uma comunidade tem para um negócio? Aqui no blog, nós temos um post onde ensinamos como criar, gerenciar e explicamos por que ter grupos no Facebook pode aumentar as vendas do seu negócio!

Confira nosso guia completo de grupos no Facebook!

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Entidades: Facebook | Instagram | Youtube

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