Viver o presente: Você sofre da síndrome do “tem que”?

por | Última Atualização Jan 3, 2023 | Autoconhecimento, Empreendedorismo | 0 Comentários

Será que em vez de viver o presente, você pensa sempre no futuro? No post de hoje eu vou falar sobre a síndrome do “tem que”.


Você já pensou em algo, quando ele não pode ser feito? Será que em vez de viver o presente, você pensa sempre no futuro? No post de hoje eu vou falar sobre a síndrome do “tem que”.

Imagine a seguinte situação:

Você está jantando com seu marido ou saiu com alguns amigos, e de repente no meio da conversa com a pessoa você fala:

Meu Deus! Olha, hoje nós temos que ir ao supermercado depois do jantar”, ou “Meu Deus! Temos que jogar o lixo fora depois de terminar de jantar”.

Eu acredito que você já tenha vivenciado uma situação dessas!

Aprendendo a viver no presente

Esse é o tipo de situação que você pensa em uma determinada coisa, mas ela não pode ser feita naquele momento.

Aquilo começa a consumir teu jantar, teu tempo de lazer e sua vida, sendo algo que não pode ser resolvido naquele momento. Essa é a síndrome do “tem que”.

Eu ouvi essa história do coach Gerônimo Thelm, ele fala muito sobre a questão da produtividade.

Como resolver a síndrome do “tem que”?

Basicamente, o Gerônimo diz para fazermos um “depósito de tem que”.

Funciona assim:

Você está jantando com sua esposa, e diz: “Amor, nós temos que ir ao supermercado”.

Em vez de ficar com aquilo na sua cabeça consumindo a sua energia e não deixando você viver aquele momento com sua esposa, o Gerônimo sugere que você coloque essa atividade no “depósito de tem que”.

Assim que a síndrome de “tem que” bater, você pega seu celular ou algum lugar que possa anotar, e cria o seu depósito de atividades.

Pode ser em um aplicativo como o Evernote, um aplicativo de notas, ou enviar por e-mail para você mesmo, o que você preferir.

Anote “Ir ao Supermercado”, faça o download desse “tem que” e deixe que aquilo pare de consumir a sua energia.

Se o seu problema é a procrastinação, clique aqui para conhecer uma Dica Poderosa Para Você Parar de Procrastinar e de Evitar o Que é Importante

Viver o presente é mais importante que as preocupações do futuro

Se você sofre da síndrome de “tem que”, é muito importante ter esse depósito. Para que você possa viver o presente sem que a sua cabeça esteja no futuro, pensando nas coisas que precisa fazer.

Vai chegar o momento que você vai colocar várias coisas no seu depósito de “tem que” e ele vai ficar enorme.

O legal é que em horas ociosas, você pega a sua lista e começa a riscar as atividades. Sem que elas consumam você em outros momentos importantes 😉

Dica da Camila

Eu coloco tudo que quero no meu depósito de “tem que”, e uma vez por semana eu dou uma olhada.

Geralmente reservo um tempo da minha semana para resolver os meus “tem que”. Entro lá, e muitas das coisas que eu coloquei nesse depósito se auto resolveram.

São coisas que poderiam consumir a minha energia, mas que, simplesmente, o tempo cuidou. Eu não necessariamente tinha que fazer algo para aquilo se resolver.

Muitas vezes, só por estarmos com tempo livre, criamos afazeres que não precisam tomar nosso tempo, pois se resolvem naturalmente.

Se você gostou desse conteúdo, você tem que deixar seu comentário aqui embaixo e compartilhar com pessoas que você se importa. 😉

Quero saber se essa ideia vai ajudar você a viver o presente e não ficar pensando em coisas que tem que fazer, mas não naquele momento.

MAIS LIDOS

Entidades: Youtube

Ceia de Natal perfeita: 17 dicas comprovadas Melhores Filmes Netflix para maratonar O que olhar no carro antes de viajar? Receitas de drinks fáceis para fazer 19/11: Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino Filmes de natal: 09 lançamentos para assistir em família Ovos Perfeitos: Dicas de Especialista para a Escolha Certa no Supermercado Como o Follow Up vai te ajudar a vender mais?