Vantagens e desvantagens da Bitcoin para o eCommerce

por | jan 17, 2022 | Finanças | 0 Comentários


Os líderes do setor descrevem Bitcoin como a moeda ideal para transações online. Descubra as vantagens e desvantagens da Bitcoin para o eCommerce

Como a Bitcoin, o eCommerce tem experimentado um desempenho estelar desde seu início, atraindo constantemente novos negócios e indivíduos em todo o mundo. As estatísticas mostram que as vendas globais de eCommerce atingirão US$ 7,3 trilhões até 2025. Entretanto, o cenário muda principalmente como resultado das novas tecnologias e da mudança das preferências dos consumidores. No entanto, as mudanças no eCommerce visam principalmente a conveniência adicional para os comerciantes e consumidores.

Bitcoin é uma moeda digital descentralizada, facilitando transferências de dinheiro online instantâneas, seguras e mais baratas. Isso mudou significativamente a forma como os comerciantes fazem transações entre si e com os consumidores em todo o mundo. O seguinte artigo discute os principais benefícios da Bitcoin para o eCommerce.

Vantagens da Bitcoin para o Ecommerce

Mais opções durante o pagamento

A maioria dos comerciantes online tem um número limitado de clientes a utilizar cartões de crédito, cartões de débito e processadores de dinheiro apenas para pagar por bens e serviços. No entanto, tais opções não são facilmente acessíveis para a maioria dos consumidores. Isso impede que os comerciantes realizem negócios com consumidores de populações que não dispõem de acesso a contas bancárias.

A Bitcoin oferece um método de pagamento alternativo, acessível a qualquer pessoa com um smartphone e conexão à Internet. Assim, abre os comerciantes a um mercado novo e emergente que inclui clientes que utilizam ativamente as criptomoedas e estão procurando negócios que utilizem a Bitcoin. A integração da Bitcoin como um método de pagamento garante maior conveniência para comerciantes e consumidores.


Sem chargebacks

Ao contrário dos pagamentos com cartão de crédito ou transferências bancárias que os prestadores de serviços podem reverter, as transações Bitcoin são irreversíveis. Bitcoin é uma rede P2P que verifica e valida transações em um ledger digital compartilhado. As transações validadas são permanentes e impossíveis de serem alteradas, eliminando qualquer possibilidade de fraude de chargeback. No entanto, um bitcoin era podem reembolsar voluntariamente o dinheiro enviado indevidamente à sua carteira.

Sem restrições regulatórias

Talvez, a vantagem mais significativa da Bitcoin para os comerciantes é que ela não está sujeita a exigências regulatórias, como a conformidade com PCI. Qualquer comerciante pode adicionar Bitcoin a seus sistemas de pagamento e processar fundos de clientes sem qualquer intervenção externa. A descentralização da Bitcoin também garante transações ilimitadas, permitindo aos comerciantes e consumidores adquirir os produtos, serviços e fundos de que necessitam, conforme sua conveniência.

Vantagens e desvantagens da Bitcoin para o eCommerce

Menos riscos

A fraude está entre as ameaças mais graves às transações online. A Bitcoin também está sujeita a tais ameaças, mas tem riscos menores que os cartões de crédito, cartões de débito ou bancos. Sua tecnologia de blockchain subjacente gera um registro público preciso, atualizado e irreversível, garantindo maior transparência e segurança em todas as transações.

A Bitcoin permite que os usuários também façam transações anônimas, limitando significativamente as violações de dados. Isso protege os comerciantes e consumidores de várias ameaças cibernéticas comuns.

As desvantagens da Bitcoin para o Ecommerce

Elevada volatilidade

Como outras criptomoedas, a Bitcoin é uma moeda altamente volátil, com constantes flutuações de preços para cima e para baixo. A principal questão com a volatilidade da Bitcoin é que ela torna desafiador para os comerciantes a fixação de preços, uma vez que eles devem se ajustar com base nos movimentos de preços.


As constantes flutuações de preços da Bitcoin tornam mais difícil para os comerciantes determinar as quantidades específicas de Bitcoin que valem seus produtos e serviços. Ainda assim, a volatilidade também pode ser uma vantagem para os negócios que utilizam criptomoedas, permitindo-lhes gerar enormes retornos quando os preços da Bitcoin aumentam.

Roubo ou perda de senha

As carteiras Bitcoin têm chaves privadas para autenticar as transações, exclusivas para cada usuário. Essas chaves atuam como senhas para contas bancárias, o que significa que qualquer pessoa que as recebe pode fazer transações através de sua carteira. Assim, perder suas chaves privadas pode significar a perda de todos os fundos de sua carteira Bitcoin. Isso faz com que alguns comerciantes e indivíduos hesitem em adotar a criptomoeda, já que não há como recuperar os fundos sem as chaves privadas.

Enquanto os comerciantes e consumidores permanecem divididos acerca da Bitcoin, sua adoção está crescendo constantemente através de várias plataformas de comércio eletrônico. Como discutido acima, a Bitcoin tem algumas desvantagens, mas oferece inúmeros benefícios aos comerciantes e consumidores. A Bitcoin facilita o processamento de pagamentos confiáveis, mais seguros e de baixo custo com menos riscos do que os sistemas de pagamento convencionais.

Saiba mais: Bitcoin wallet: Para que serve e como usar? Confira nossas dicas

 


Entidades: Bitcoin

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.