Upcycling: O que é e como usar para ser mais sustentável

por | out 19, 2021 | Notícias | 0 Comentários

Certamente, você já deve ter ouvido falar de sustentabilidade. Mas você sabe o que significa?

Até mais do que isso, você prática alguma atividade sustentável?

O planeta precisa de ajuda e uma das formas de contribuir é justamente reaproveitando matérias que seriam descartados. É nesse cenário que o upcycling se mostra um exercício muito eficiente para ajudar na preservação do planeta.

Nesse post você vai saber como surgiu o upcycling, como aderir ao uso dessa prática, onde ele é encontrado, a importância, a diferença entre upcycling e reciclagem, e muitas outras informações importantes para te deixar por dentro de tudo sobre esse assunto.

Origem do upcycling

Quem pensa que a prática de upcycling começou há pouco tempo está enganado, embora tenha se popularizado ainda mais nos últimos anos. A upcycling é basicamente dar uma nova utilidade a produtos e matérias que iriam para o lixo, usar para criar itens criativos e com qualidade e chegar ao patamar da peça original ou até mesmo a superar.

Sendo assim, a expressão upcycling foi usada pela primeira vez pelo ambientalista Reine Pilz, no ano de 1994. Mas somente em 2002 que o termo pegou mais popularidade.

A partir dessa época, o upcycling vem ganhando cada vez mais espaço em diferentes áreas, se tornando até mesmo modelos de negócios dentro da moda, arquitetura e design de interior, como será mostrado mais adiante.

Além disso, as pessoas andam procurando empresas que adotam a prática de sustentabilidade em sua produção e adoção de atividades pensando na conservação do planeta.

Então, o uso do upcycling diminui o volume de materiais que ficariam muito tempo em lixões. Um outro benefício dessa prática é reduzir a precisão de explorar matéria prima para a confecção de novos produtos. Pegando o plástico como exemplo, essa atividade simboliza menos uso de petróleo e menor quantidade de árvores cortadas.

Uma outra vantagem muito grande é que o upcycling reduz significativamente o uso da água e, por consequência, a energia. Isso porque não vai ser necessário abrir novas explorações de recursos naturais.

Além do mundo agradecer por usar essa prática, as pessoas podem se beneficiar com produtos de qualidade para dentro de casa ou nas roupas.

Dessa maneira, confira os locais que você usar itens dessa prática sustentável.

Upcycling para dentro de casa

No upcycling não existe um limite de criatividade. Por exemplo, é provável que você tenha alguma mobília ou roupa que todo mundo fala para jogar fora, mas não faz isso por ter apego com ele, certo?

Então, em vez de descartar, você pode procurar abrir um processo de upcycling para continuar com seu amado utensílio, porém dar uma nova funcionalidade para ele.

Primeiro, só é preciso usar sua criatividade para pensar em algo que esse objeto pode ser transformado e depois colocar a mão na massa.

Dessa forma, o upcycling é a prova que dá para explorar um objeto que parecia já não ter mais utilidade.

Se a pessoa retrabalhar na confecção de um item, ainda mais se for algo especial para ela, o novo objeto já vai nascer com história. Assim, poderá usar um novo utensílio sem perder o apego que tinha.

Com o upcycling é possível transformar pedaços de roupas em bolsas, cachecóis, vestidos, jeans que podem se tornar outras peças de vestuário.

As possibilidades são infinitas.

Upcycling no setor industrial

Algumas empresas se especializaram no trabalho de manufatura que reutilizam os materiais em itens que voltam para o ciclo de consumo das pessoas.

Sendo assim, as companhias usam a upcycling como meio de preservação da terra, diminuindo a quantidade de lixos a ser despejados e, em alguns casos, descartados até mesmos em lugares inapropriados, como o oceano, por exemplo.

O grande destaque (e muito da sua popularidade) vem do setor da indústria da moda. Diversas empresas gigantescas já produzem roupas pensando na sustentabilidade para a preservação do planeta.

Dessa maneira, confira com detalhes como o upcycling é usado na moda.

Upcycling na indústria da moda

Não só de glamour vive a indústria da moda. Para quem costuma acompanhar apenas os lançamentos das roupas pode não imaginar que esse setor já foi visto de forma negativa por conta de ser poluente, gastar muita água na confecção das peças de roupas e produzir uma grande parcela dos micros plásticos que são despejados no mar.

Para tentar mudar essa realidade, marcas gigantes de roupas, como Gucci e Armani, começaram a dedicar esforços em confeccionar roupas, incluindo coleções, utilizando materiais sustentáveis.

Então, todo esse imenso consumo na indústria da moda é chamado de fast fashion.

Isso quer dizer que há muita exploração de recursos naturais de forma inconsequente, o que só gera ainda mais lixo no mundo, como mostra esse vídeo.

Para ir em contramão dessa situação, surgiu o Slow Fashion.

O que é o Slow Fashion?

Na contramão das marcas que causam danos ambientais no mundo, algumas empresas do campo da moda decidiram ter atitudes para mudar esse cenário controverso de impactos ao meio ambiente.

E assim nasceu o Slow Fashion, uma moda mais sustentável.

Dessa maneira, a moda Slow Fashion trata de evoluir e confeccionar produtos de maneira que não agrida tanto o meio ambiente, além de abrir oportunidades para se viver melhor usando uma roupa bacana e com materiais reaproveitáveis (sem abandonar aquele item que gosta, mas que já estava velho e sem uso).

Para que essa atividade dê certo, as empresas que adotaram a moda Slow Fashion como método de trabalho necessitam colocar em prática o equilíbrio de produção.

Isso significa o uso de criatividade, longevidade e uma boa relação com os seus clientes, sem deixar de entregar produtos de melhor qualidade possível.

Diferença de moda sustentável e Slow Fashion

Apesar de ser parecidas, existem diferenças fundamentais entre a moda sustentável e o Slow Fashion.

A primeira modalidade está mais ligada com os danos que a fabricação de roupas causa ao meio ambiente e também de forma geral dentro da sociedade, prejudicando a saúde das pessoas e dos animais, seja os terrestres ou marinhos.

Com isso entra a questão dos produtos sem uso de pesticidas no plantio de matérias primas ou itens que são tóxicos no tingimento, não gastar água, prestar atenção e dedicar cuidado com a quantidade de resquícios fabricados, com a categoria de energia usada, embalagens, os veículos utilizados, as condições de trabalho das pessoas que estão diretamente na confecção dos produtos, entre várias outras práticas.

Então, mesmo que o Slow Fashion também exija uma preocupação social vinda das empresas, neste caso, o foco está relacionado na qualidade e no intuito que essas mercadorias são feitas.

Aém da questão ambiental, o foco é confeccionar peças de roupas com boa durabilidade, incentivando as pessoas a ter um consumo consciente e fugir de tendências que estão só de passagem.

Em suma, ambos os conceitos seguem para um mesmo destino de sustentabilidade, mas pegam algumas vias diferentes em certos aspectos.

Mas no fim possuem um objetivo em comum: um planeta menos agredido pela indústria da moda, possibilitando uma melhora para o meio ambiente e também para as pessoas.

Empresas brasileiras que usam o upcycling em sua produção

O Brasil conta com algumas marcas focadas apenas em produzir roupas e acessórios usando o upcycling.

Dessa maneira, conheça três empresas nacionais desse ramo de atividade:

Comas São Paulo

As peças de roupas que são produzidas, mas não recebem autorização do controle de qualidade de irem à venda por motivos de pequenos, médios e grandes problemas se tornam matéria prima para uma marca da Agustina Comas.

Em sua confecção, a Comas usa as características originais das peças rejeitadas. Um outro ponto que vale destacar é que a empresa oferece cursos e mentoria para a produção de peças usando a técnica do upcycling.

Farrapo Upcycling Couture

A empresa Farrapo Upcycling Couture confecciona de forma artesanal roupas exclusivas usando o reaproveitamento de descartes de fabricas têxtil e peças vintage que já não estão sendo usadas.

A marca surgiu em 2012 através da designer Kamila Olstan e as roupas são feitas uma a uma em seu estúdio, que fica em Curitiba.

Você pode acompanhar as coleções que estão à venda, inclusive nas redes sociais da empresa.

Think Blue Upcycled

A Think Blue é um projeto da designer Mirella Rodrigues, que produz suas peças em um estúdio no Rio de Janeiro.

Quando estava na faculdade, ela tinha uma ambição de criar uma maneira de reduzir os danos negativos no mundo durante a confecção de roupas jeans.

E foi nesse intuito que fundou a Think Blue Upcycled and Slow Fashion.

A empresa tem o foco na produção de roupas, como: calças, casacos, saias, vestidos, shorts e tops confeccionados utilizando o reuso de peças jeans.

Saiba Mais: Empreendedorismo Verde: Quais suas características?

Diferenças entre upcycling e reciclagem

Para terminar esse conteúdo, também vale a pena explicar a diferença entre upcycling e a reciclagem.

A reciclagem é um processo que envolve a destruição de componentes para transformá-los em um item novo. Já o upcycling utiliza os resquícios e transforma em uma peça nova tendo como base suas próprias características já existentes.

Para que fique claro, pense que a reciclagem é passar tecidos antigos ou usados por procedimentos químicos e mudá-los para tecidos novos. Enquanto no upcycling se usa o mesmo tecido, com suas características originais e se transforma em um novo item.

O que é muito vantajoso para a dona da peça já que vai ser possível manter os aspectos iniciais do seu item.

Isso significa que no upcycling o formato original da peça é mantido. É possível reconhecer o item original.

Por exemplo: uma família tem a tradição das mulheres se casar usando um só vestido, mas essa peça pode ser customizada usando as técnicas de upcycling. Ou seja, a personalização é feita, mas as características iniciais permanecem. É uma economia circular.

O upcycling pode ser encarado como uma espécie de homenagem aos seus itens de casa mais antigos, ainda mais se eles tiveram um significado especial na sua vida.

Então, faça você mesmo seus produtos de roupas e aproveite bastante.

Continua depois da publicidade

Entidades: Armani | Gucci

Ideias para ceia de Natal: as melhores do YouTube

Ideias para ceia de Natal: as melhores do YouTube

Está sem ideias para ceia de Natal? Não precisa se preocupar. Existem centenas de pratos que podem compor sua mesa, dos mais simples até os sofisticados. Mas todos têm um detalhe especial em comum, cada refeição listada neste conteúdo é deliciosa. Além disso, tem...

Como ter uma vida saudável? Essas 10 dicas vão te ajudar agora

Como ter uma vida saudável? Essas 10 dicas vão te ajudar agora

Como ter uma vida saudável é um questionamento comum para muitas pessoas que desejam dar adeus a velhos comportamentos e pretendem cultivar hábitos que possam melhorar sua qualidade de vida. No entanto, você sabia que, diferente de boa parte senso comum, ter saúde não...

Filme de Natal Netflix: os 21 mais recomendados

Filme de Natal Netflix: os 21 mais recomendados

O período de final de ano coloca praticamente todos em um clima natalino. E para alegrar ainda mais seu público, assistir um filme de Natal Netflix é um excelente programa, já que a plataforma de streaming disponibiliza cada vez mais produções temáticas em seu...

Amigo secreto online: os 10 melhores sites para fazer o seu

Amigo secreto online: os 10 melhores sites para fazer o seu

Realizar o sorteio amigo secreto online pode trazer mais praticidade aos participantes da brincadeira. Pensando nisso, listamos alguns sites e apps que são capazes de simplificar esse processo virtualmente. Tradicionalmente, quando se decidia fazer o amigo secreto (ou...

FlixBus: como funciona e como comprar suas passagens?

FlixBus: como funciona e como comprar suas passagens?

A FlixBus, nova empresa de ônibus de transporte interestadual chega ao Brasil e promete passagens a preços bastante acessíveis e viagens cheias de vantagens. A FlixBus é uma startup que opera rotas rodoviárias, controlada pela empresa FlixMobility de origem alemã. Ela...

Como emagrecer naturalmente? Essas 16 dicas vão te ajudar

Como emagrecer naturalmente? Essas 16 dicas vão te ajudar

O desafio de emagrecer naturalmente pode parecer algo difícil, mas é mais fácil do que muitos imaginam. Este é um processo que vai exigir de você muito foco e disciplina, mudança de hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos. Seja por questões de...

Como ser corretor de imóveis? Saiba como atuar na área

Como ser corretor de imóveis? Saiba como atuar na área

Se você quer saber como ser corretor de imóveis, separamos esse texto especialmente para te ajudar, contando tudo que você precisa saber sobre como atuar nessa área. Um dos muitos atrativos para quem quer saber como ser corretor de imóveis é a rápida formação e o...

Divihub: como ganhar dinheiro investindo em influenciadores?

Divihub: como ganhar dinheiro investindo em influenciadores?

Sempre é bacana ver um influenciador que você gosta prosperar lançando novos conteúdos e projetos. O mais legal ainda é poder participar como um dos investidores da iniciativa. Pensando nisso, uma startup brasileira lançou a Divihub, uma plataforma que permite que os...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Planner 2022 para imprimir
Planner 2022 para imprimir
20 modelos para usar o ano todo
Mensagem de Natal para WhatsApp
Mensagem de Natal para WhatsApp
As mais compartilhadas
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais compl
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app

Pin It on Pinterest

Planner 2022 para imprimir Mensagem de Natal para WhatsApp Como fazer um cartão de crédito do Flamengo? Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app