Ubersuggest: o que é e como usar?

por | ago 2, 2021 | Marketing de Conteúdo | 0 Comentários

O Ubersuggest é uma das melhores ferramentas para os profissionais que desejam colocar os seus conteúdos nas primeiras posições dos maiores buscadores do mundo, como o Google. Isso porque ela apresenta dados que ajudam a entender quais são as melhores estratégias para aplicar em um determinado artigo. 

O lado positivo é que a plataforma não é complicada. Pelo contrário, ela permite ter acesso a muitos dados de forma prática e eficiente, garantindo um diferencial competitivo no ambiente digital. 

Para se ter uma ideia, ela mostra quais são as palavras-chave para as quais uma publicação tem mais chances de ranqueamento, quais são os tipos de conteúdos que performam melhor nas redes sociais, entre outras questões. 

A partir de agora, vamos mostrar quais são as características do Ubersuggest, como ele funciona e como utilizar a plataforma com eficiência. 

Saiba Mais: Inbound Marketing: o que é e 4 ferramentas de conteúdo

Vale a pena usar o Ubersuggest? 

Sim. Imagine que você construiu um curso sobre artesanato e ensina as pessoas a ganhar dinheiro com vários tipos de materiais.

Grande parte dos alunos pode encontrá-lo pelo Google de duas maneiras: resultados pagos e resultados orgânicos. O primeiro é exibido no alto da página, sempre com a identificação de “anúncio”, que é destacado com uma caixinha retangular. 

Já os resultados orgânicos, são exibidos após as informações pagas. No entanto, a ordem dos conteúdos não é definida de qualquer forma. Eles são classificadas de acordo com a qualidade e relevância do material, além de ter que seguir as regras de SEO (Search Engine Optimization).

Não importa qual estratégia você pretende aplicar em sua página. Nos dois casos, é necessário optar por uma palavra-chave que o usuário tenha o hábito de pesquisar nos buscadores. 

Por exemplo: imagine que você desenvolveu um artigo ou um link patrocinado que trabalhe a palavra-chave “aula de artesanato”. No entanto, a maioria das pessoas tem o hábito de pesquisar por “curso de artesanato”. Provavelmente, a sua estratégia não trará resultados positivos. 

Em outras palavras, o número de acesso que será direcionado para o seu site será baixo ou ficará próximo a zero.

Mas, como os profissionais de marketing descobrem os termos que são procurados pelas pessoas no Google? Simples. Com o apoio de ferramentas, como o Ubersuggest. 

A regra é clara: se a sua equipe não trabalha com uma ferramenta que apresenta esses dados, a chance dela jogar dinheiro e tempo fora é maior. E, precisamos ser sinceros: esse tipo de cenário seria uma pena, principalmente, porque o marketing digital pode trazer resultados incríveis para a sua estratégia.  

Agora que você entende melhor como o Ubersuggest funciona, vamos descobrir como trabalhar com a ferramenta?

No próximo tópico, apresentaremos todas as informações que podem impactar positivamente em seus objetivos. Acompanhe!

Como usar o Ubersuggest? 

A partir de agora, vamos mostrar um passo a passo para que você aprenda como usar o Ubersuggest. 

Cadastro na plataforma 

O primeiro passo é fazer um cadastro. Para isso, entre no site oficial do Ubersuggest. Em seguida, escolha qual é o plano que atende melhor às suas necessidades. Após tomar a sua decisão, clique em “Começar Meu Teste Grátis”. 

Depois, faça o seu cadastro para continuar utilizando a ferramenta. Você pode fazer o registro conectando com o Google ou adicionando dados importantes em seu perfil, como: nome completo, e-mail e senha. 

Para desbloquear os recursos e começar a utilizá-los em menos de um minuto, você deve escolher uma forma de pagamento: PayPal, cartão de crédito ou cartão de débito.

É fundamental deixar claro que o pagamento é feito somente após o período de sete dias gratuitos. Se você não tiver interesse em continuar utilizando a ferramenta, é necessário solicitar o cancelamento no site. 

Desempenho de um domínio 

Agora, construa um projeto para monitorar e otimizar o seu tráfego em SEO. A ferramenta permite rastrear e melhorar os seus rankings. Ela traz ainda atualizações diárias sobre a sua performance.

A tecnologia também envia alertas sobre os problemas que precisam ser ajustados em sua página.

Além disso, a plataforma ajuda no monitoramento da saúde do seu portal. Ela apresenta todas as informações que são importantes para um site, como total de palavras-chave orgânicas e a quantidade de tráfego alcançado.

Ubersuggest

Ideias de palavra-chave

Para começar a sua análise, recomendamos construir uma lista com as palavras-chave que estejam relacionadas às suas metas. O mais indicado é optar por aqueles termos que correspondem ao serviço ou produto que você oferece para o mercado, ou com a audiência que você pretende alcançar. 

Uma das principais vantagens da Ubersuggest é que ela é bastante prática.

Inicialmente, você deve escolher a palavra-chave que pretende pesquisar. A ferramenta exibe qual é o volume de busca mensal daquele determinado termo, qual é a dificuldade para conseguir um ranqueamento orgânico e qual é a dificuldade para alcançar bons resultados com tráfego pago. 

Se você precisa de outras sugestões de palavras-chave, não precisa se preocupar. A ferramenta mostra quais são as melhores alternativas, inclusive, para os termos de cauda longa. 

Para facilitar o seu trabalho, o Ubersuggest também faz análise dos concorrentes e ainda mostra quais são as palavras-chave negativas para que o analista busque somente os termos que são mais indicados para o seu empreendimento. 

Ubersuggest

Performance dos concorrentes 

Você também pode descobrir quais são as estratégias que os seus concorrentes estão desenvolvendo em relação ao SEO, marketing de conteúdo e de mídias sociais. 

Com poucos cliques, você consegue ter acesso aos melhores dados sobre as estratégias que outras páginas do mesmo nicho que o seu estão aplicando. Assim, é possível concentrar as energias naquilo que traz um retorno eficiente e garantir um diferencial competitivo no mercado. 

Outro ponto positivo é que a ferramenta apresenta um relatório das principais páginas na busca orgânica. É uma oportunidade única para identificar quais são as páginas dos seus concorrentes que estão obtendo bons resultados e quais são os melhores conteúdos em sites, como o Facebook.

Dessa forma, a sua equipe terá insumos suficientes para tomar decisões ainda mais assertivas. 

Pesquisa de backlinks 

Sabemos que os backlinks são considerados uma das estratégias mais importantes de SEO. No entanto, grande parte dos profissionais têm dificuldades para conseguir essas parcerias digitais. 

Para ajudá-lo nessa missão, o Ubersuggest permite visualizar para qual artigo os usuários estão linkando na internet. Assim, você pode entrar em contato com cada um deles para que eles façam a linkagem com a sua página. 

Esses dados são suficientes para você desenvolver um plano de ação que potencializa o seu perfil de links e descobrir quais são os links que terão melhor performance nos seus rankings. 

Melhores ideias de conteúdo 

Uma das principais dificuldades de grande parte dos redatores é descobrir quais são os tópicos mais indicados para adicionar em um determinado conteúdo.

O Ubersuggest mostra quais são as melhores ideias para cada tema, garantindo um material mais completo não só para a sua audiência, mas também para o Google. 

Ubersuggest

Sobre Neil Patel 

Neil Patel é o co-fundador da NP Digital. De acordo com a Forbes, ele está na lista dos 10 melhores profissionais de marketing. Já a Enterpreuner Magazine informa que ele foi responsável por construir uma das 100 empresas mais brilhantes da área. 

O “guru do marketing”, como é conhecido por muitos profissionais, é um autor best-seller do New York Times. Até o ex-presidente Obama já se encantou com as habilidades do especialista.

Ele foi considerado como um dos 100 melhores empreendedores com até 30 anos. Já as Nações Unidas colocou Patel como um dos 100 melhores empreendedores com até 35 anos. 

Conclusão 

Neste post, apresentamos as principais funcionalidades do Ubersuggest, como ele funciona e como você pode aproveitar melhor todos os benefícios dessa ferramenta. 

Não há dúvidas: a ferramenta é indicada para todas as empresas que desejam melhorar o seu posicionamento no ambiente digital, sejam elas de pequeno, médio ou grande parte.

Tirar as ideias do papel é coisa do passado. Trabalhar com números é o melhor caminho para alcançar os seus objetivos. E o Ubersuggest pode ajudá-lo da melhor forma possível.

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Entidades: Facebook

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