Tudo que você precisa saber sobre o novo Pixel do Facebook

por | ago 23, 2016 | Facebook | 46 Comentários

Você usa ou já ouviu falar do pixel de conversão do Facebook? Esse recurso permite o monitoramento de conversões em seu site, ou seja, com ele você consegue saber quantas vendas ou quantos leads a sua empresa conquistou com os anúncios do Facebook.

Anteriormente para criar listas de remarketing e monitorar conversões, era necessária a utilização de 2 pixels diferentes: o pixel de rastreamento de conversões e o pixel de público personalizado. Esses dois pixels acabavam deixando os sites mais lentos e confundiam as pessoas quanto ao uso de cada um.

Então, para uma melhoria na velocidade do carregamento de sites e auxílio com as dúvidas técnicas das pessoas, o Facebook optou por deixar tudo em um pixel só.

Há algumas semanas, muitas pessoas têm entrado em contato conosco para retirar suas dúvidas sobre o Pixel do Facebook e entender quais são as mudanças que estão acontecendo. Neste texto você vai encontrar as informações mais relevantes sobre o tema e um vídeo para entender tudo!

O que muda?

Até algum tempo, se você quisesse usar o remarketing, tinha que usar 1 pixel. Se quisesse monitorar conversões, outro. Isso deixava o carregamento de sites mais lentos e tornava esse processo complexo para muitos anunciantes.

A mudança é que o Facebook adotará um pixel único. Com ele será possível medir tanto suas conversões vindas de anúncios no Facebook bem como usar os chamados Públicos Personalizados, também conhecidos como Remarketing.

Remarketing é basicamente aquele tipo de anúncio que fica perseguindo você. Por exemplo, sabe quando você entra em uma loja virtual de roupas e de repente começa a ver anúncios daquelas roupas em todos os sites que acessa?

Isso não é uma coincidência, mas sim é o remarketing atuando. É uma ótima estratégia para não ser esquecido pelo cliente e conquistar vendas pelo Facebook.

blog_camila porto_pixel do facebook_imagem 1.1

Quando será a mudança do Pixel do Facebook?

Se você ainda está usando o Pixel de Rastreamento de Conversão, atenção às datas do Facebook para a mudança definitiva. Segundo o Facebook, o cronograma para que todas as mudanças sejam feitas é esse:

  • A partir de 15 de setembro de 2016, não será possível criar pixels de rastreamento de conversão para qualquer conta de anúncio. Os pixels criados anteriormente, ainda estarão disponíveis para uso em campanhas e relatórios.
  • A partir de 15 de outubro de 2016, o Facebook não irá mais fornecer o suporte ativo para o pixel de rastreamento de conversão. Isso significa que o Facebook não irá adicionar mais funcionalidades e nem fará manutenções. Os pixels criados anteriormente, ainda estarão disponíveis para uso em campanhas e relatórios.
  • A partir de 15 de fevereiro de 2017, o pixel de rastreamento de conversão será desabilitado. Ou seja, ele será desabilitado e removido das ferramentas de anúncios. Os resultados de campanhas anteriores continuarão visíveis nos relatórios para manter o histórico da conta de anúncios.

Qual é a vantagem do novo Pixel do Facebook?

O Facebook resolveu agrupar todos os recursos em apenas 1 pixel. Essa é, na minha opinião, a maior vantagem desta mudança, pois o intuito é de ajudar os anunciantes e também permitir a criação de novas soluções e melhorias para o futuro.

Então, se você quer fazer o rastreamento de conversão, otimização e remarketing para o seu negócio, agora é a hora de atualizar o seu Pixel do Facebook.

Fiz uma comparação das funções do novo pixel do Facebook com as funções dos pixels mais antigos e olha só o resultado:

Pixel de rastreamento de conversões -> pixel que mede as conversões do seu site, por exemplo, quando as pessoas efetivam uma compra ou um cadastro depois de clicar em um anúncio do Facebook.

Pixel de Público Personalizado -> pixel para fazer o remarketing, com ele você sabe quem visitou o seu site e depois pode fazer um anúncio específico para esse público.

Novo Pixel do Facebook –> com o novo pixel você consegue monitorar as conversões e as pessoas que apenas visitaram o seu site. Além, de ter a chance de criar anúncios de remarketing para elas. É tudo em um pixel só.

Leia mais sobre Públicos Personalizados: como usar listas de e-mails para impactar clientes no Facebook.

Como criar um novo Pixel do Facebook

A Camila Porto preparou para você um vídeo explicando o passo a passo para a criação de um Pixel do Facebook e também como você pode começar a medir conversões com o seu pixel.

Assista ao vídeo para entender melhor sobre todas essas mudanças:

No treinamento Facebook Essencial, você pode aprofundar seus conhecimentos e aprender diversas estratégias para gerar leads e vendas para o seu negócio com o Facebook. Conheça aqui!

Passo a Passo para a Criação do Pixel do Facebook

Para você que quer começar a monitorar os seus resultados com o Pixel do Facebook, o primeiro passo é criar o seu pixel na sua conta de anúncios e instalá-lo em seu site.

Para criar o seu Pixel do Facebook, siga estes passos:

  1. Acesse a guia Pixel do Facebook no Gerenciador de Anúncios;
  2. Clique em Criar um pixel;
  3. Dê um nome para o seu Pixel. Escolha um nome que represente seu negócio e a conta de anúncio;
  4. Leia e aceite os termos;
  5. Clique em Criar pixel.

Esse processo vai gerar um código que você deve instalar na raiz do seu site. E para fazer essa instalação, você precisa enviar o código gerado pelo Facebook para a pessoa que desenvolveu o site da sua empresa. Essa pessoa irá incluir o código na raiz do site e a partir daí, você já pode começar a monitorar suas campanhas de anúncios.

Se você anuncia há algum tempo, provavelmente já usa o pixel de rastreamento de conversão e para fazer a mudança de um pixel para outro, deve seguir o mesmo processo de solicitação para o desenvolvedor do site.

Assim que o código estiver instalado em seu site, verifique no Gerenciador de Anúncios se o Status do pixel está Ativo. Se não estiver, retome o processo para verificar em qual passo houve algum erro.

Como mensurar as conversões?

Quando o seu pixel está ativo, ele começa a medir o que acontece no seu site. Mas para você começar a medir conversões, existem duas formas:

Forma tradicional -> você pode personalizar o seu pixel para mensurar dados específicos. Por exemplo: pessoas que visualizam o seu site, leads, compras e outras métricas que você acredita que sejam importantes.

Para habilitar esse tipo de mensuração, você deve alterar diretamente o código do seu pixel e depois instalá-lo na raiz do site.

Conversões personalizadas -> é uma maneira mais simples para medir as suas conversões. Como, por exemplo, compras ou cadastros.

Você pode habilitar esse tipo de mensuração após já ter um pixel do Facebook instalado em seu site. Então você acessa a área de Conversões Personalizadas do Gerenciador de anúncios, cola a URL da página de obrigada do seu site e escolhe a categoria que melhor define o tipo de conversão que quer medir.

Assista ao vídeo desse post para entender como criar esses dois tipos de mensuração de conversões.

Importante:

Se você fez a migração de um pixel de rastreamento para o novo Pixel do Facebook, é muito importante que você faça um comparativo dos dados antigos para ter a certeza que o pixel foi alterado corretamente.

Ou seja, compare o volume de tráfego geral e o volume de conversões do mesmo período para o Pixel Antigo e para o Novo Pixel. Assim, se as datas forem as mesmas, mas os dados estiverem diferentes, há algo de errado na implementação que pode estar afetando os resultados.

QUER MAIS?

Agora que você já sabe como criar um Pixel do Facebook, venha aprofundar ainda mais os seus conhecimentos com o treinamento Facebook Essencial.

Se junte aos mais de 6 mil alunos que aprenderam a criar, gerir e mensurar suas campanhas no Facebook. E o melhor, gerando resultados incríveis para os seus negócios.

Acesse a imagem abaixo:

Facebook Essencial Camila Porto

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46 Comentários

  1. carlos

    meu pixel parou e código, parou na segunda. parte. preciso ir para terceira parte e nao consigo, para coloca a quantidade do meu ganho,

    Responder
    • Camile Woinarski

      Não entendi a sua dúvida, Carlos.

      Você está buscando configurar o pixel, é isso?

      Abraço.

      Responder
  2. carlos

    meu pixel parou e código, parou na segunda. parte. preciso ir para terceira parte e nao consigo, para coloca a quantidade do meu ganho,

    Responder
    • Camile Woinarski

      Não entendi a sua dúvida, Carlos.

      Você está buscando configurar o pixel, é isso?

      Abraço.

      Responder
  3. Asarov16

    Olá, Camile. Nunca usei o pixel do Facebook porque tenho uma dúvida: Facebook só cobra se houver a conversão (cadastro, venda, etc)?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Olá!

      O Facebook cobra por impressões ou clique no anúncio.
      Independente se houver conversão ou não.

      Abraço.

      Responder
  4. Asarov16

    Olá, Camile. Nunca usei o pixel do Facebook porque tenho uma dúvida: Facebook só cobra se houver a conversão (cadastro, venda, etc)?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Olá!

      O Facebook cobra por impressões ou clique no anúncio.
      Independente se houver conversão ou não.

      Abraço.

      Responder
  5. Gilcimar Fausto

    Olá, como posso modificar o nome dado ao Pixel?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Gilcimar.

      Não entendi a sua dúvida. Pode exemplificar para mim?

      Muito obrigada 🙂

      Responder
  6. Gilcimar Fausto

    Olá, como posso modificar o nome dado ao Pixel?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Gilcimar.

      Não entendi a sua dúvida. Pode exemplificar para mim?

      Muito obrigada 🙂

      Responder
  7. Clarissa de Bem

    Olá, Camile! Eu gerencio na minha conta do Facebook 3 fanpages diferentes, cada uma com seus respectivos sites e preciso colocar o pixel em cada uma delas. Então o pixel que vou instalar em cada site é o mesmo já que a fonte (a conta) é a mesma?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Clarissa.

      Se a conta forem de clientes diferentes, o ideal é que o pixel para cada cliente seja diferente.
      O pixel serve para você monitorar as conversões e outros dados do seu cliente, e é bom ter um para cada um deles 😉

      Abraço.

      Responder
  8. Clarissa de Bem

    Olá, Camile! Eu gerencio na minha conta do Facebook 3 fanpages diferentes, cada uma com seus respectivos sites e preciso colocar o pixel em cada uma delas. Então o pixel que vou instalar em cada site é o mesmo já que a fonte (a conta) é a mesma?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Clarissa.

      Se a conta forem de clientes diferentes, o ideal é que o pixel para cada cliente seja diferente.
      O pixel serve para você monitorar as conversões e outros dados do seu cliente, e é bom ter um para cada um deles 😉

      Abraço.

      Responder
  9. Bruno Lukacheski

    Oi Camile. Não sou de comentar em artigos, mas dessa vez não posso deixar passar. Vocês estão de parabéns pelo conteúdo de incrível qualidade, esse foi um dos primeiros artigos que li nesse Blog e ele me ajudou demais, entregou realmente o que eu precisava. Novamente parabéns e continuem o excelente trabalho!

    Responder
    • Camile Woinarski

      UAUUU! Muito obrigada pelo comentário, fico muito feliz por ter ajudado você.

      Conte com os nossos conteúdos para ficar por dentro das novidades do Facebook 🙂

      Grande abraço!

      Responder
  10. Bruno Lukacheski

    Oi Camile. Não sou de comentar em artigos, mas dessa vez não posso deixar passar. Vocês estão de parabéns pelo conteúdo de incrível qualidade, esse foi um dos primeiros artigos que li nesse Blog e ele me ajudou demais, entregou realmente o que eu precisava. Novamente parabéns e continuem o excelente trabalho!

    Responder
    • Camile Woinarski

      UAUUU! Muito obrigada pelo comentário, fico muito feliz por ter ajudado você.

      Conte com os nossos conteúdos para ficar por dentro das novidades do Facebook 🙂

      Grande abraço!

      Responder
  11. Jonatan

    Estou com dúvidas na segunda parte do pixel, já criei a conta, porém a segunda etapa tem muita informação com códigos e muito mais, está em baralhando minha cabeça

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Jonatan.

      Realmente pode confundir.
      Nossa sugestão é que você entre em contato com o programador do seu site para que ele possa te ajudar na implementação dos códigos.
      Ele com certeza irá saber com mais facilidade como agir.

      Abraço.

      Responder
  12. Jonatan

    Estou com dúvidas na segunda parte do pixel, já criei a conta, porém a segunda etapa tem muita informação com códigos e muito mais, está em baralhando minha cabeça

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Jonatan.

      Realmente pode confundir.
      Nossa sugestão é que você entre em contato com o programador do seu site para que ele possa te ajudar na implementação dos códigos.
      Ele com certeza irá saber com mais facilidade como agir.

      Abraço.

      Responder
  13. saulo q feitosa

    Bom dia. Eu tenho uma conta no facebook. Criei um pixel para meu site. Só que quero controlar o que acontece em uma página específica do meu site. Como faço isso? é Possível criar um novo pixel usando a mesma conta e colocar ele só nessa pagina? Ou o mesmo pixel eu consigo fazer isso, ter a visão dos 2 negócios.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Saulo.

      O pixel é único, então você pode usar ele para mensurar qualquer página do seu site.

      Se você quiser mensurar um site diferente, aí sugiro que crie um novo pixel do Facebook.
      Porém, para criar um novo pixel, terá que criar uma nova conta no gerenciador de anúncios, tudo bem?

      Abraço.

      Responder
  14. saulo q feitosa

    Bom dia. Eu tenho uma conta no facebook. Criei um pixel para meu site. Só que quero controlar o que acontece em uma página específica do meu site. Como faço isso? é Possível criar um novo pixel usando a mesma conta e colocar ele só nessa pagina? Ou o mesmo pixel eu consigo fazer isso, ter a visão dos 2 negócios.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Saulo.

      O pixel é único, então você pode usar ele para mensurar qualquer página do seu site.

      Se você quiser mensurar um site diferente, aí sugiro que crie um novo pixel do Facebook.
      Porém, para criar um novo pixel, terá que criar uma nova conta no gerenciador de anúncios, tudo bem?

      Abraço.

      Responder
  15. douglas pizarro

    Parabéns pela explicação!
    tenho diferentes anúncios para diferentes públicos, e queria saber se há como criar um pixel específico para cada um pois assim saberei de qual anúncio veio meu lead, coisa que não dá pra saber com a métrica dos anúncios que só mostram cliques no link, e não o cadastro efetivo. Pelo que entendi da sua explicação, o pixel criado no vídeo é da conta de anúncio, não de anúncios diferentes, então imagino que não diferencie muito.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Isso mesmo, Douglas.

      O Pixel é da conta de anúncios, e não um para cada anúncio.
      O que você pode fazer, é adicionar eventos para mensurar coisas específicas como: venda, cadastros e etc.

      Abraço.

      Responder
  16. douglas pizarro

    Parabéns pela explicação!
    tenho diferentes anúncios para diferentes públicos, e queria saber se há como criar um pixel específico para cada um pois assim saberei de qual anúncio veio meu lead, coisa que não dá pra saber com a métrica dos anúncios que só mostram cliques no link, e não o cadastro efetivo. Pelo que entendi da sua explicação, o pixel criado no vídeo é da conta de anúncio, não de anúncios diferentes, então imagino que não diferencie muito.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Isso mesmo, Douglas.

      O Pixel é da conta de anúncios, e não um para cada anúncio.
      O que você pode fazer, é adicionar eventos para mensurar coisas específicas como: venda, cadastros e etc.

      Abraço.

      Responder
  17. Giselle

    Camile, parabéns pelo post!

    Só pra confirmar minha situação: Tenho 3 sites, cada um para um produto da minha empresa.
    No facebook, tenho apenas uma conta da empresa onde divulgo os 3 produtos com os links dos seus respectivos sites.

    Para eu ver os leads que vieram do facebook, não posso utilizar o pixel da minha conta nos três sites? Preciso criar outras 3 contas para que cada uma gere um pixel diferente?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Giselle.

      Isso mesmo, o ideal é você criar 3 contas de anúncio e colocar um pixel em cada site.

      Isso vai até facilitar na hora de otimizar as campanhas, pois você pode focar para cada um dos produtos 😉

      Abraço.

      Responder
  18. Giselle

    Camile, parabéns pelo post!

    Só pra confirmar minha situação: Tenho 3 sites, cada um para um produto da minha empresa.
    No facebook, tenho apenas uma conta da empresa onde divulgo os 3 produtos com os links dos seus respectivos sites.

    Para eu ver os leads que vieram do facebook, não posso utilizar o pixel da minha conta nos três sites? Preciso criar outras 3 contas para que cada uma gere um pixel diferente?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Giselle.

      Isso mesmo, o ideal é você criar 3 contas de anúncio e colocar um pixel em cada site.

      Isso vai até facilitar na hora de otimizar as campanhas, pois você pode focar para cada um dos produtos 😉

      Abraço.

      Responder
  19. Bárbara

    Olá, obrigada pelo artigo!

    Minha dúvida é: Já tenho o pixel instalado no meu site corretamente, configurei o anúncio para conversões no site e meu objetivo é saber se o meu anúncio gerou de fato algum cadastro (preenchimento de formulário). Onde e como eu pego essa informação? Muito obrigada

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Barbara.

      Você consegue retirar essas informações dentro do gerenciador de negócios:
      Gerenciador de Negócios > Sua Página > Ferramentas de publicação > Biblioteca de formulários > Download, selecione o período de análise e baixe o arquivo 🙂

      Abraço.

      Responder
  20. Bárbara

    Olá, obrigada pelo artigo!

    Minha dúvida é: Já tenho o pixel instalado no meu site corretamente, configurei o anúncio para conversões no site e meu objetivo é saber se o meu anúncio gerou de fato algum cadastro (preenchimento de formulário). Onde e como eu pego essa informação? Muito obrigada

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Barbara.

      Você consegue retirar essas informações dentro do gerenciador de negócios:
      Gerenciador de Negócios > Sua Página > Ferramentas de publicação > Biblioteca de formulários > Download, selecione o período de análise e baixe o arquivo 🙂

      Abraço.

      Responder
  21. Renan

    Olá. Ótimo post.
    Eu já tenho tudo instalado e sendo mensurado do pixel. Minhas dúvidas são:

    1) Tem como visualizar quantas pessoas únicas estão dentro deste pixel?
    2) Tem como retirar uma pessoa de dentro do meu pixel?

    Responder
  22. Renan

    Olá. Ótimo post.
    Eu já tenho tudo instalado e sendo mensurado do pixel. Minhas dúvidas são:

    1) Tem como visualizar quantas pessoas únicas estão dentro deste pixel?
    2) Tem como retirar uma pessoa de dentro do meu pixel?

    Responder
  23. Priscila

    Olá, parabéns pelo post.
    Trabalho com Face Ads em uma agência e tenho uma dúvida/problema com o pixel da página de obrigado, ele está ativo e rastreia o resultado do conjunto, todavia não rastreia os resultados por anúncio. Isso está acontecendo com vários clientes. Como proceder?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Obrigada, Priscila.

      Você já tentou entrar em contato com suporte do Facebook para entender qual o problema com o seu pixel?

      Um abraço,
      #EquipeCP

      Responder
  24. Priscila

    Olá, parabéns pelo post.
    Trabalho com Face Ads em uma agência e tenho uma dúvida/problema com o pixel da página de obrigado, ele está ativo e rastreia o resultado do conjunto, todavia não rastreia os resultados por anúncio. Isso está acontecendo com vários clientes. Como proceder?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Obrigada, Priscila.

      Você já tentou entrar em contato com suporte do Facebook para entender qual o problema com o seu pixel?

      Um abraço,
      #EquipeCP

      Responder

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