7 formas de usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram em seu negócio

por | dez 6, 2017 | Instagram | 11 Comentários

As lives com convidados tornam sua transmissão no Instagram ainda mais atrativa para quem está assistindo. A boa notícia é que você pode fazer isso diretamente do aplicativo, usando as Stories.

Essa função dá às empresas a chance de deixar suas transmissões ao vivo ainda mais profissionais, podendo inclusive realizar entrevistas.

Isso significa que você não precisa mais trazer o convidado até sua empresa – ou um espaço combinado – para gravar, já que vocês podem estar em locais diferentes.

Descubra dicas para dar um toque cada vez mais profissional e garantir que seu público vai continuar assistindo e se envolvendo com a live até o final.

7 formas de usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram

Prepare o celular e boa live!

1. Planeje a transmissão ao vivo

7 formas de usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram em seu negócio

O primeiro passo para usar as lives com convidados é planejar o vídeo. Por mais que seja ao vivo, é interessante ter um roteiro para não se perder e até mesmo conseguir guiar o seu convidado.

A ideia é fazer uma entrevista ou trazer alguém para contar uma experiência. Mas, você precisa estar preparado para falar o que realmente vale a pena.

Então, anote tudo o que precisa ser dito na live, o que será perguntado ao convidado e até mesmo questões como data e horário. Você pode verificar através do Instagram Insights em qual dia e hora você tem mais fãs online.

Para não pegar seu convidado de surpresa, você pode também enviar as perguntas antes da live efetivamente acontecer, para que ele possa preparar suas respostas.

2. Promova a live no perfil e no Stories

7 formas de usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram em seu negócio

Você deseja que várias pessoas interajam com a sua transmissão ao vivo, não é mesmo? Por isso, não deixe apenas que o Instagram notifique seus seguidores que você está fazendo uma live.

Divulgue em seu perfil e no Stories algumas informações. Pode ser uma foto do convidado com a frase: “Não perca essa entrevista exclusiva” ou “Saiba mais sobre Marketing Digital com nosso convidado X”.

O importante é que seus seguidores – e até mesmo quem ainda não conhece seu perfil – saibam sobre a live e se interessem em participar.

Pense na live do Instagram com convidados como uma palestra ou outro evento importante que acontece pessoalmente.

3. Cuide com cenário e gravação

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Cenário e gravação também são importantes, mesmo quando você faz uma live com convidados no Instagram.

É interessante que você opte por um espaço mais profissional, como seu escritório ou mesa de trabalho e deixe o celular apoiado em algum lugar.

Assim, você não precisa ficar segurando o aparelho enquanto grava a live e tem mais liberdade para se movimentar sem que a imagem fique tremida.

O ideal é ter tudo pronto antes de começar. Faça testes com a câmera do celular para ver como está a iluminação e o som. Além disso, ao usar o tripé para o celular, não esqueça de deixar o aparelho em pé, ok? Lives no Instagram são sempre feitas com o celular na vertical!

Combine com seu convidado que ele também deve estar em um espaço com aquela cara mais profissional e que pode deixar a câmera do celular apoiada.

Outra dica importante para a gravação é: aposte em um aparelho com uma câmera frontal de boa qualidade.

4. Adicione o convidado

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Você pode começar sua live dando boas-vindas a quem chega e, então, anunciar a entrada do convidado. Para adicioná-lo à sua transmissão, você precisa seguir o perfil dele e ele deve estar assistindo à sua transmissão.

Clique no ícone representado por “duas carinhas”, que está ao lado da caixa de comentários. Procure pelo nome do convidado e clique em “adicionar” para que ele possa aceitar o convite de fazer parte da live.

Caso a ideia seja fazer uma transmissão com vários convidados, você precisa também aprender a remover um convidado assim que sua participação na live termina.

Para fazer isso, basta clicar no “X” que aparece logo ao lado da tela do convidado e confirmar que deseja removê-lo da sua transmissão ao vivo.

5. Deixe seu convidado à vontade

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Uma gravação ao vivo pode deixar as pessoas um pouco envergonhadas. Principalmente para quem não tem tanta experiência em frente às câmeras.

Por isso, procure deixar seu convidado à vontade. Você pode repassar as perguntas com ele antes do dia da live e até mesmo fazer um ensaio via videoconferência antes da transmissão ser realizada.

6. Compartilhe a live no Stories

7 dicas para usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram em seu negócio

Tenha em mente que nem todos os seus seguidores podem estar online na hora em que você faz a live com convidados. Ainda assim, dê a eles a chance de assistir a todo o evento.

Para fazer isso, ao terminar a live, escolha compartilhar em seu Stories. Além disso, divulgue também no seu perfil — para que as pessoas saibam que ainda têm 24h para assistir ao conteúdo.

7. Analise os resultados

7 dicas para usar as transmissões ao vivo com convidados no Instagram em seu negócio

Seu trabalho não acaba com o fim da live. Agora, é hora de verificar os resultados e entender o quanto esse formato de transmissão com convidado deu certo.

O Instagram Insights mostra dados dos seus Stories também. Você pode verificar qual foi seu alcance e número de impressões, além de saber quem saiu e quem voltou a ver a transmissão.

Outras métricas que podem ser analisadas envolvem quem pediu para avançar a live (quando ela já estava no Stories) e o número de respostas recebidas.

Assim, você consegue entender em que parte a live se tornou mais interessante e no que ela precisa ser melhorada. Afinal, seu objetivo é alcançar o maior número de pessoas e fazer com que gostem do conteúdo exibido!

Você já sabia que é possível fazer lives com convidados? Conte nos comentários o que achou dessa nova função e como pretende aplicar isso no Instagram da sua empresa.

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Você sabia que não são apenas dados dos Stories que você pode obter, mas de todo seu perfil do Instagram?

Esses dados ajudam você a entender melhor o que seu público-alvo gosta e em que tipo de postagens você pode investir sem medo!

Confira nosso artigo sobre o tema e entenda a importância de analisar métricas também nessa rede social:

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11 Comentários

  1. Mariana

    E qual omelhor horário para fazer live?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Mariana
      Aí vai depender da sua audiência. Você precisa verificar na sua página qual é o horário que o seu público está mais ativo.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  2. Mariana

    E qual omelhor horário para fazer live?

    Responder
  3. fer

    O convidado da live dupla fica ao vivo no perfil dele tb ao aceitar fazer comigo? A audiência dele tb vai ve-lo ao vivo? OU terei que fazer uma live no perfil do convidado para a audiência dele me veja?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Fer
      Até onde sabemos fica apenas no seu perfil. Ele pode compartilhar a sua live no perfil dele.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  4. fer

    O convidado da live dupla fica ao vivo no perfil dele tb ao aceitar fazer comigo? A audiência dele tb vai ve-lo ao vivo? OU terei que fazer uma live no perfil do convidado para a audiência dele me veja?

    Responder
  5. Daniela Lemes

    Oi boa noite, eu consegui fazer uma live dentro da lista de melhores amigos?

    Responder
  6. Daiana

    Fiz uma live e convidei uma pessoa, o meu som ficou com eco, por quê? O que tenho que fazer na próxima para não acontecer isso? Agradeço desde já!

    Responder
    • Camila Porto

      Oi, Daiana
      Provavelmente a pessoa está sem fone e por isso o microfone dela captava também o som que saia do auto-falante
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  7. Rafaele

    Posso adicionar quantos convidados na minha live?

    Responder
  8. sebastian

    nao consigo tirar pessoas da live nao aparece o x

    Responder

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