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TIM fora do ar? Confira o status dos serviços aqui

TIM fora do ar, saiba como verificar se os serviços da empresa estão com problemas na região que você mora e o que pode ser feito para resolver
Sumário

TIM fora do ar – se você for um cliente dessa empresa, é provável que já tenha feito essa pesquisa no Google, certo? Ficar sem rede da operadora telefônica é uma situação bem incômoda, ainda mais quando é necessário fazer uma ligação importante ou está esperando uma. Mas é importante saber há um problema no sistema da empresa, se é algo individual e os motivos desse contratempo.

Sendo assim, neste post você vai conhecer uma ferramenta que irá te ajudar na investigação para saber a origem do problema da falta de rede da operadora telefônica. Para fazer isso existe um site muito útil que irá contribuir na pesquisa, trata-se do Downdetector. Além disso, também será mostrado os caminhos que você pode ir quando ficar sem rede da TIM.

Para que tudo fique bem entendido, primeiro é importante conhecer o Downdetector e as suas funcionalidades. Então, conheça, a seguir, a ferramenta que vai te ajudar a saber quando uma rede telefônica caí.

O que é Downdetector?

De cara vale ressaltar que o Downdetector vai muito além de informar quando a rede da Tim estiver fora do ar. A ferramenta indica quando serviços online estiverem passando por alguma instabilidade. Dessa maneira, a plataforma faz relatórios de sites como redes sociais, jogos online, serviços de nuvem, programas que estejam ligados com funcionamento direto com a internet, e-commerce, bancos, e muitos outros.

Saiba mais: Qual é o melhor teste de velocidade de internet?

Sendo assim, a ferramenta se autointitula como um serviço de previsão do tempo, mas não do clima, mas sim da área digital. E o que isso quer dizer? Essa definição significa que a plataforma monitora, em tempo real, problemas que ocorrem com serviços que usam a internet.

O Downdetector permite rastrear problemas de provedores de internet, operadoras que prestam serviços telefônicos, além de todos os outros casos citados um pouco acima.

A plataforma não usa nenhum vidente, mas, em alguns casos, ela consegue saber quando serviços online irão passar por algum tipo de instabilidade. Isso é possível porque a ferramenta conta com alguns dados apurados e, através dessas informações, é capaz de detectar futuros empecilhos na rede. Então, caso a empresa que você use vive caindo o sinal, vale a pena ficar entrando constantemente no Downdetector, já se preparando para possíveis problemas.

A meta da plataforma é fazer com que os seus usuários fiquem por dentro das situações problemáticas que os serviços online possam apresentar, já que muitas empresas só dão uma resposta padrão para os clientes, o que não supre as dúvidas e muito menos resolve a situação.

Com a ajuda da comunidade para a identificação de problemas, é ainda mais possível cobrar melhorias nos serviços prestados pelas empresas, o que vai beneficiar todos os clientes.

Como funciona o Downdetector?

O Downdetector usa diversos meios para reunir os dados e analisar a situação de funcionamento dos serviços prestados pelas empresas. Dessa maneira, a plataforma monitora vários dados de internautas de diferentes partes do mundo, que podem ajudar toda a comunidade avisando quando um serviço estiver fora do ar. Sendo assim, para se ter ideia, de acordo com a Downdetector, a mais de 22 milhões de relatórios por mês de usuários individuais.

Com isso, uma das fontes mais usadas pelo Downdetector para coletar dados é o Twitter, já que muitos usuários usam a plataforma para reclamar. Então, em tempo real, a plataforma checa as informações reunidas e elabora uma análise e a partir disso começa a acompanhar as instabilidades do serviço.

Um ponto forte é que ela faz acompanhamento das falhas até que a situação seja resolvida. Além disso, a ferramenta guarda um histórico de grandes falhas dos serviços online, o que ajuda a saber a frequência de problemas apresentados pela empresa que você contratou.

Não é apenas os usuários que são beneficiados, os prestadores de serviços também podem utilizar a plataforma. A Downdetector ajuda as empresas a diminuirem o tempo de instabilidade, o que pode contribuir no crescimento da satisfação dos clientes. Isso acontece porque a ferramenta trabalha com alertas automatizados e visibilidade de serviços de terceiros, o que permite os profissionais das empresas reduzir o período de solução dos problemas, minimizando o tempo de inatividade.

A importância da participação dos usuários no Downdetector

Na plataforma, os usuários avisam que tem algum problema no serviço online de certas empresas. Essas informações ficam registradas abrindo um panorama geral dos problemas, o que contribui com a ferramenta a checar se é uma falha isolada ou se está acontecendo alguma coisa de anormal em determinada área com o serviço em questão.

Por exemplo, se a rede da sua operadora telefônica ficar sumindo toda hora você pode ir até o site Downdetector e checar se mais alguém está passando pelo mesmo problema.

Dessa maneira, ao relatar o seu problema no site, dependendo da quantidade de notificações, a plataforma consegue afirmar se a falha informada é um caso especifico da região da pessoa ou se mais clientes estão passando pela mesma situação.

Então, se um único usuário cadastra o problema na plataforma, não significa que é uma falha de serviço em grande escala. Sendo assim, para comprovar que as notificações sejam de casos reais, o site calcula um parâmetro de relatórios de falhas típicas para cada empresa que a Downdetector monitora.

Vale lembrar que a plataforma é totalmente gratuita e pode ser usada por qualquer pessoa que deseja checar o funcionamento de um site, rede telefônica, programas de computador, aplicativos ou jogos. Além disso, as consultas podem ser feitas quantas vezes os usuários quiserem, assim como cadastrar o problema.

Agora que você já entendeu o funcionamento da plataforma, chegou o momento de saber a maneira de usá-la, como será explicado logo adiante.

TIM fora do ar? Saiba como verificar se sua região está sem rede

A TIM será usada apenas como exemplo, mas você pode verificar o serviço que está apresentado o problema. Dito isso, confira o passo a passo a seguir para saber se a região que mora está com problemas de rede.

Passo 1: acesse o site da Downdetector

Passo 2: na página inicial, digite o nome da empresa que quer checar na barra de busca

TIM fora do ar - foto 1

Passo 3: agora selecione a empresa que deseja consultar

TIM fora do ar - foto 2

Passo 4: na página que se abriu você verá um gráfico que indica as reclamações registradas nas últimas 24 horas. Um pouco mais abaixo do gráfico é possível ver as cidades que mais registraram casos de problemas, as falhas mais notificadas e um mapa em tempo real dos problemas relatados.

TIM fora do ar - foto 3

Passo 5: mesmo que o problema que esteja passando não seja em grande escala, você pode registrar o seu caso. Para fazer isso basta clicar em “Estou tendo problemas com (nome da empresa)”. Vai aparecer uma tabela com alternativas com tipos de problemas que pode estar acontecendo. Basta selecionar o erro que mais encaixa com sua situação que a ferramenta vai registrar o seu aviso.

TIM fora do ar - foto 4

O Downdetector também possui um aplicativo para celulares móveis, que conta com algumas funcionalidades bem bacanas. Conheça melhor o app no tópico a seguir.

Aplicativo da Downdetector

O app do Downdetector oferece os mesmos serviços do site, mas usar o aplicativo pode trazer mais praticidade nas suas pesquisas. Lembrando que o app está disponível para aparelhos com o sistema Android e IOS. Então, conheça todas as funcionalidades do aplicativo que monitora mais de 6 mil serviços em 45 países diferentes.

  • Monitore falhas dos serviços das empresas
  • Configure para receber uma notificação quando o seu serviço favorito passar por alguma falha
  • Escolha seus serviços favoritos e tenha-os aparecendo no início da lista
  • Arquive relatório de falhas quando um serviço estiver indisponível na região que você mora
  • Cheque relatórios de falhas de outros usuários do app e pelo site da plataforma
  • Leia e interaja nos comentários
  • Acompanhe mapas de falhas para checar problemas locais com empresas prestadores de telecomunicações
  • Acompanhe tuítes sobre falhas de serviço de outros reclamantes
  • Veja dados de contato de suporte para cada serviço, como número de telefone e endereço de e-mail, quando a empresa disponibiliza.

O que devo fazer caso o Meu TIM apresente problemas?

Além de usar o Downdetector para verificar se algum serviço da TIM apresenta problema, você também pode dar uma olhada nas redes sociais da empresa, principalmente o Twitter, já que a TIM costuma compartilhar informações de funcionamento dos serviços nessa rede.

Saiba mais: C6 Bank TIM: Como aproveitar a parceria TIM e C6 Bank

Ainda existe a possibilidade de saber se os problemas que estão relacionados ao sinal da TIM são por conta da ausência de cobertura na região do Brasil que você mora. Para fazer isso basta acessar o mapa da operadora neste site e digitar seu endereço, CEP ou Wi-Fi.

Você ainda pode usar filtros na busca para verificar o tipo de cobertura que está procurando, antenas próximas e tipo de antenas. Fique de olho na legenda para compreender os ícones do mapa.

O que devo fazer quando estiver sem sinal?

O tópico anterior é muito importante porque o possível cliente precisa saber as condições de funcionamento do serviço da empresa na região que mora, já que se o problema for falta de cobertura na área onde a pessoa vive, dificilmente a TIM vai poder fazer algo para solucionar possíveis problemas. Com uma boa pesquisa é possível saber se você deve ou não assinar os planos da operadora.

Agora, se você já tem o serviço contratado, mas a TIM está fora do ar na região que você mora, possivelmente que o problema seja consertado em algumas horas. Se demorar muito, o melhor a se fazer é procurar atendimento da empresa.

É importante contactar a empresa porque o problema pode não ser na rede da TIM, mas sim no seu aparelho telefônico ou no seu chip. Sendo assim, veja os números que você pode ligar para conseguir atendimento:

  • Ligue *144 do seu aparelho com chip TIM para falar com um atendente
  • Ligue 1056 de qualquer aparelho, seja fixo ou móvel
  • Ligue 0800 741 2580 para atendimento as pessoas com deficiência auditiva

Se você não gosta de fazer ligações, pode optar em usar outro canal de atendimento, que é o Fale Conosco da Tim. Por esse meio você precisa preencher um formulário com alguns dados e detalhar o problema que está passando. Dessa maneira, de acordo com a TIM, o prazo de resposta é de até 4 horas durante o período de atendimento que é de segunda à sexta-feira de 8 horas às 19 horas, e aos sábados de 8 horas às 14 horas.

Independente do meio que usar, não se esqueça de sempre anotar o número de protocolo. Se você já fez todas as reclamações possíveis junto à empresa, mas ela não conseguiu resolver o seu problema, uma outra via de mediar a situação é ir atrás da Anatel.

Saiba mais: Como abrir reclamação na Anatel? 4 formas

E aí, já conhecia o Downdetector? Ficou por dentro do que fazer caso o seu serviço TIM apresente problemas? Então não deixe de acompanhar o site para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia. Também estamos no Facebook e no Instagram.

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