Tags para YouTube: como escolher as melhores para vídeos?

por | maio 17, 2021 | Youtube | 0 Comentários

O YouTube é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, além de ser uma ótima ferramenta de trabalho, distração e hobby. Mas se você quer usar essa plataforma para produzir e compartilhar seu conteúdo em vídeos, você precisa ter um mínimo de conhecimento. Existem algumas maneiras de fazer com que o seu trabalho consiga cada vez mais visualizações e, consequentemente, mais curtidas e compartilhamento. A utilização de tags para YouTube nos vídeos de seu canal é uma grande aliada. 

O YouTube trabalha com um algoritmo para recomendar os vídeos postados na rede social. Assim, diversos fatores são analisados para que haja uma classificação de vídeos e entre eles estão as tags utilizadas em cada uma das postagens.

Assim, separamos algumas informações de por que utilizar as tags para YouTube, o que elas são, como escolher as melhores e algumas ferramentas que podem te ajudar com isso. 

Saiba Mais: Quanto ganha um Youtuber?

Tags para YouTube: O que são?

Tags para YouTube

Não se preocupe se você não sabe o que são tags para YouTube, vamos te explicar de maneira simples. As tags nada mais são do que pequenas palavras ou pequenos termos que servem para indicar do que se trata o conteúdo do seu vídeo e em que categoria ele se encaixa. 

Não só no YouTube, mas também o algoritmo do Google utiliza as tags e outras informações para saber do que ele se trata e assim também saber para quais usuários o vídeo deve ser indicado. Dessa forma, os que mais se interessam por aquele determinado assunto são os que mais recebem o seu vídeo como indicação.

O mesmo também acaba sendo adicionado na sessão de busca de termos relacionados. Assim, o algoritmo sabe quais vídeos relacionados indicar ao analisar o seu histórico de conteúdos assistidos no YouTube.

Você já deve ter reparado que quando termina de assistir um determinado vídeo no YouTube, automaticamente outro é recomendado. Além disso, você também deve ter notado que normalmente esse vídeo possui relação com o que você estava assistindo anteriormente, sendo ou do mesmo canal ou algum conteúdo semelhante. 

Saiba Mais: Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

Tags para YouTube: Por que usar?

O algoritmo que é utilizado pelo YouTube ainda não consegue assistir cada vídeo para definir o seu conteúdo. Por isso, as tags para YouTube são utilizadas, além de outros dados complementares como o título, descrição e as palavras-chave. Dessa forma, o seu vídeo pode ter mais chances de aparecer quando o usuário pesquisar por termos semelhantes ou ser indicado aos usuários da plataforma. 

Por isso é importante que você monte uma estratégia de utilização de tags para YouTube se quiser que o seu vídeo alcance cada vez mais pessoas na rede social. As tags acabam sendo uma das principais estratégias de SEO no YouTube e você deve fazer bom uso delas. 

Agora que você já sabe o que é e porque usar as tags para YouTube, deve estar se perguntando: Como eu faço para escolher as melhores? Vamos te dar algumas dicas:

Saiba Mais: Como converter video do YouTube em MP3?

Tags para YouTube: Como escolher as melhores?

Não utilizar suas tags pode acabar prejudicando muito os vídeos do seu canal. E usar as tags erradas pode acabar sendo muito pior, ao fazer uso de palavras aleatórias. Além de afetar o alcance do seu vídeo por confundir o algoritmo da plataforma, isso também deixa a sua estratégia de SEO para o YouTube em estado grave. 

Veja a seguir algumas dicas para você definir as tags para YouTube:

  1. Use a palavra-chave como primeira tag: Ao fazer essa ligação entre as tags e a palavra-chave, você facilita o trabalho do algoritmo para que ele identifique o assunto do seu vídeo. Por exemplo, se você quer que a palavra-chave do seu vídeo seja “marketing digital”, então utilize “marketing digital” como a primeira tag;
  2. Misture tags para YouTube abrangentes e específicas: Você precisa fazer isso para informar ao YouTube em quais tópicos mais gerais o seu vídeo se enquadra. Se o vídeo postado for sobre um determinado filme, você pode usar primeiro as tags abrangentes “cinema” e “filmes” para que tenha um alcance maior e mais popular. Depois disso, você poderá utilizar as tags específicas para delimitar para quem seu vídeo irá, alcançando pessoas mais qualificadas sobre o assunto. Alguns exemplos de tags para YouTube específicas para o assunto de cinema são “comédia” e “netflix”, entre outros;  
  3. Letras maiúsculas e acentos não fazem diferença: Você precisa ter em mente que tags são diferentes de hashtags. As tags para YouTube não ficam visíveis para os usuários verem, somente o algoritmo e o perfil de quem postou o vídeo tem acesso a elas. Assim, você não precisa se preocupar com a leitura e nem com letras maiúsculas e acentos nas palavras;
  4. Não exagere nas tags para YouTube: A quantidade de tags que você utilizar não mudará o resultado final do algoritmo, já que toda informação que ele precisa é o assunto do seu vídeo. O importante é ter todas as tags relacionadas ao vídeo. Se você exagerar pode causar o efeito contrário e confundir o algoritmo.
  5. Tags não vão na descrição: Descrição e tags para YouTube são duas coisas que não se misturam. O que você deve colocar na descrição do seu vídeo é a palavra-chave dentro do pequeno texto que você escreveu para descrever o seu conteúdo. E como dito, tags não são hashtags, então evite usar;
  6. Não use nomes de outros canais: Muitos usuários novos tendem a usar os nomes de outros canais e youtubers para se promoverem na rede social. Contudo, isso pode ser um tiro no pé, já que o algoritmo identifica quando essa manobra é feita. Você pode ser punido pelo YouTube e prejudicar o alcance dos seus vídeos futuros. 

Saiba Mais: Como baixar vídeos do YouTube no celular?

Geradores de tags para YouTube

VidIQ

Tags para YouTube

O VidlQ é uma ferramenta certificada pelo próprio YouTube para a geração de tags. Assim como a maioria das ferramentas, você tem a sua disposição a versão paga e a versão gratuita. Embora seja uma opção disponível para os planos pagos, essa plataforma faz uma análise geral dos seus vídeos e de suas tags.

Ela é mais indicada para os canais que estão mais avançados dentro da rede social. Através do VidlQ, você consegue ter uma visão aprofundada das métricas. Além disso, ao inserir o conteúdo do seu vídeo na ferramenta, você receberá uma lista de tags como sugestão. Você também terá acesso a dados como a competitividade de cada tag, frequência de busca do assunto e vídeos mais populares que usaram a tag.

A versão paga dessa ferramenta custa um valor de USD 7,99/mês, caso queira ter todas as funções disponíveis. 

Keyword Tool

Tags para YouTube

Uma das ferramentas mais utilizadas sobre o assunto, o Keyword Tool se destaca por sua facilidade de uso, também gerando palavras-chaves para o YouTube e outras plataformas como Amazon e Instagram. Você pode pesquisar os termos mais buscados na rede social e ainda fazer filtros por línguas e países. Além do mais, você também pode filtrar por proposições, questões e hashtags que contém a palavra-chave que você escolher.

Essas funções são gratuitas, mas uma versão paga da ferramenta também está disponível. Nela, você tem a sua disposição dados como volume de pesquisa, competitividade da palavra-chave e tendência de busca de cada uma por ano.

O recurso “Autocompletar” do Youtube

Tags para YouTube

Uma outra opção não é exatamente uma ferramenta, mas sim um recurso que você pode utilizar no próprio YouTube, o Autocompletar. Isso é nada mais que usar as sugestões que o YouTube disponibiliza quando você começa a digitar algo na barra de pesquisa. As indicações estão organizadas pelos termos mais buscados pelos usuários da plataforma e são definidos pela palavra-chave que você usou para fazer a sua busca. 

Você não só consegue saber os interesses do público ao analisar os resultados, mas também irá se deparar com várias opções de palavras-chaves que podem ser utilizadas ou adaptadas como ótimas tags para YouTube.

YouTube Analytics

Tags para YouTube

Se estamos falando de ferramentas relacionadas ao YouTube, não poderia faltar um recurso oficial da plataforma. Com o YouTube Analytics, você terá acesso a relatórios que mostram os termos gerais que os usuários mais utilizam até chegar nos seus vídeos. A partir daí, você pode definir as tags que trazem os melhores resultados e palavras-chaves mais buscadas que você pode utilizar.

Tudo que você precisa fazer para ter acesso é ir ao YouTube Studio e clicar na seção de “Estatística” e em seguida em “Alcance”. Ao final da página, você terá à disposição a opção de “Origem do tráfego”. Com ela, o relatório do Analytics estará disponível para você.

Busca de hashtags do YouTube

A busca de hashtags do YouTube é um recurso novo da rede social que serve como insight em sua estratégia de SEO e que vai resultar em mais visualizações do seu conteúdo. Não são todos, mas em vários vídeos da plataforma aparecem as hashtags acima do título. Ao clicar nelas, você será encaminhado para uma lista com todos os vídeos que utilizam aquela hashtag. 

Contudo, você só pode acessar essa página de vídeos relacionados a determinada hashtag se clicar na mesma em algum vídeo ou através de um link URL seguindo o seguinte modelo: youtube.com/hashtag/[palavra-chave]. Um exemplo é a página de vídeos relacionados a hashtag #bolovegano: https://www.youtube.com/hashtag/bolovegano

No máximo, são visíveis até três hashtags por vídeo. Para utilizar uma, é preciso inserir o “#” e a palavra-chave desejada. 

Saiba Mais: Estúdio de Criação do Facebook, Instagram e YouTube: Como usar?

Continua depois da publicidade

Tags:

Como converter vídeo em MP3? Confira as 11 melhores opções

Como converter vídeo em MP3? Confira as 11 melhores opções

Quer saber como converter vídeo em MP3? Então veio ao lugar certo! Separamos algumas opções para você conseguir fazer essa conversão, confira no post a seguir. Você ouve músicas ou até mesmo aulas no YouTube, mas quer ter a liberdade de ouvir quando e por onde quiser?...

CCB Online: como assistir aos cultos pela internet

CCB Online: como assistir aos cultos pela internet

Quer aprender a como assistir os cultos da CCB online e acompanhar os conteúdos? Nesse texto vamos explicar o passo a passo de como acompanhar as transmissões de maneira fácil e rápida. Prepare-se para anotar as nossas dicas e tire suas dúvidas de uma vez por todas....

Como monetizar um canal no YouTube?

Como monetizar um canal no YouTube?

Você conhece as formas mais conhecidas de como monetizar um canal no YouTube? Existem diversas formas de você ganhar dinheiro com o YouTube, já que muitas pessoas vivem exclusivamente da renda vinda desta rede social. Embora seja trabalhoso e competitivo, ser um...

As 18 melhores ideias de vídeo para o YouTube

As 18 melhores ideias de vídeo para o YouTube

Se você é um criador de conteúdo para o YouTube, é normal que em algum momento você tenha passado por algum bloqueio criativo. Então selecionamos aqui algumas ideias de vídeo para o YouTube que podem te ajudar a traçar estratégias de conteúdo. Essas soluções são...

YouTube Clips: O que é e como usar?

YouTube Clips: O que é e como usar?

Você já ouviu falar no YouTube Clips? Desde de sua criação em meados de 2005, o YouTube passou por várias mudanças tanto em seus termos de serviço, como também em suas funcionalidades. Inicialmente a plataforma de vídeos só tinha suporte para conteúdo mais curtos. Já...

Como baixar música do YouTube para pen drive?

Como baixar música do YouTube para pen drive?

Você é do tipo que costuma armazenar músicas em mídia digital para ouvir a hora que quiser sem precisar estar conectado a uma rede de internet? Já ouviu alguma música no YouTube que gostou muito mas não encontrou em nenhum lugar para baixar? Saiba como baixar música...

Como encontrar ideias de vídeos para gravar?

Como encontrar ideias de vídeos para gravar?

Se você trabalha com produção de vídeo, seja no YouTube, em redes sociais como Instagram, TikTok e outras plataformas de vídeos, provavelmente você já enfrentou momentos de falta de criatividade para produzir conteúdo para a sua audiência, o famoso "branco de ideias"....

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo? Com o aumento do número de redes sociais, estar em vários lugares é fundamental. Fazer lives é uma forma muito prática e eficiente de aumentar o engajamento do seu público. Ela permite a interação direta e pessoal...

Como converter video do YouTube em MP3?

Como converter video do YouTube em MP3?

Com a chegada do streaming, baixar arquivos em MP3 nem sempre é necessário. Mas, se você quiser ter todas as suas músicas em qualquer lugar, saiba como converter video do YouTube em MP3 e ouvir suas músicas preferidas onde quiser.  Antes de falarmos sobre como...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest