Sorteios no Instagram: Como fazer um sorteio de sucesso?

por | ago 10, 2020 | Instagram | 8 Comentários

Você certamente já participou ou foi marcado por um amigo em sorteios no Instagram. Esse tipo de ação é extremamente comum na rede social e faz parte da estratégia de marketing de muitos negócios.

A intenção, quase sempre, é divulgar a marca e atrair seguidores para o perfil. E costuma dar certo. Com mais de 1 bilhão de usuários, não há empreendedor que não veja um grande potencial de divulgação no Instagram.

O fato é que, com tanta gente usando esse rede social, também há muito conteúdo sendo produzido. Isso faz com que a disputa pela atenção dos usuários fique acirrada. Uma forma de sair na frente é oferecendo algo para atrair o público.

Saiba mais: Vender pela Internet: O que você precisa para começar?

Diante disso, as promoções e sorteios despontam como uma ótima opção. Principalmente, por terem a tendência de ter um investimento baixo, com retorno grande e rápido.

Apesar dessas vantagens, não dá pra fazer esse tipo de ação de qualquer jeito. É preciso pensar estrategicamente e a longo prazo. Tudo para garantir que seu sorteio trará os resultados esperados e não uma enorme dor de cabeça.

Por que fazer sorteios no Instagram?

Um sorteio é uma ação de marketing realizada por empresas, na qual um ou mais participantes recebem um prêmio. Para participar do sorteio, é necessário cumprir um série de requisitos ou regras.

No Instagram, os sorteios funcionam como nas promoções offline, onde deposita-se um cupom em uma urna. A diferença é que quem irá sortear o ganhador é um aplicativo. Para quem participa, o benefício é a possibilidade de receber gratuitamente algum produto ou serviço.

Para quem promove os sorteios no Instagram, ele pode significar benefícios como:

  • Aumento número de seguidores
  • Aumento nas taxas de engajamento
  • Crescimento da base de pessoas interessadas no que o negócio tem a oferecer

Contudo, para que tudo isso aconteça, é preciso tomar alguns cuidados ao promover o sorteio. Então, para te ajudar, listamos aqui alguns passos importantes e pontos de atenção que você precisa ter na hora de promover sorteios Instagram.

Como fazer sorteios no Instagram?

Se você está pensando em fazer sorteio para os seus seguidores, é importante saber que há alguns passos que você precisará seguir para ter sucesso com essa ação. Confira algumas dicas para impulsionar esta estratégia do seu marketing digital.

1. Defina o seu objetivo

O primeiro passo é identificar e ter muito claro o que você espera conseguir com o sorteio no Instagram. Comece o seu planejamento pela definição de que tipo de retorno você quer e precisa que essa ação gere. Isso vai te ajudar a saber o que fazer nos próximos passos.

Alguns objetivos comuns são:

  • Aumentar número de seguidores;
  • Gerar engajamento;
  • Divulgar um produto ou serviço;
  • Capturar leads.

É importante ressaltar que um objetivo não exclui os outros. Você pode, em uma mesma ação, conseguir mais de um tipo de resultado positivo.

2. Defina o prêmio

Esse é, provavelmente, o ponto em que as marcas mais erram ao promover sorteios no Instagram. Isso acontece pois, ao ter a ideia de sortear algo, geralmente pensamos no que as pessoas estão interessadas em ganhar e em coisas que podem atrair um grande público.

O ponto é que, se você tem uma confeitaria e faz o sorteio de um iPhone, por exemplo, irá atrair pessoas interessadas no celular e não necessariamente seus doces. Se você espera que o seu sorteio gere frutos futuros, não apenas curtidas, o ideal é sortear um produto seu ou algo que esteja diretamente relacionado ao seu negócio.

Ao fazer isso, você consegue saber que as pessoas que estão participando da promoção tem algum interesse no seu negócio.

3. Defina as regras

Ao lançar um sorteio, é muito importante que você tenha todas as regras bem definidas. Aqui, é importante recuperar os objetivos que você definiu lá no início. Por exemplo, se você quer mais seguidores, uma das regras deve ser que os participantes sigam seu perfil.

Veja alguns exemplos de regras que você pode aderir:

  • Seguir seu perfil: essa é uma das regras mais básicas e, até mesmo, indispensável. Pedir para que o usuário te siga deve ser, sem dúvidas, a primeira regra em um sorteio Instagram. Você também pode pedir para que sigam sua página no Facebook, por exemplo;
  • Curtir a publicação: se um dos seus objetivos é conseguir engajamento, nada mais justo do que pedir que os participantes curtam a publicação do sorteio;
  • Marcar um amigo nos comentários: essa é uma regra excelente para te ajudar a disseminar ainda mais o seu sorteio. Uma dica é acrescentar ao regulamento que marcações de perfis fake ou de famosos serão desclassificadas;
  • Responder a uma pergunta: essa é uma regra que ajuda e muito no engajamento do seu post. Além disso, dependendo da pergunta que você fizer, pode ser uma ótima fonte de provas sociais para o seu negócio;
  • Deixar um e-mail ou contato: essa é uma das regras que consideramos mais importantes. A ideia é que o participante deixe para você um e-mail ou telefone para contato, de preferência celular. Você vai entender nos próximos passos o motivo de darmos tanta importância a esse requisito.

Descreva cada uma das regras e deixe claro o que pode acontecer se a pessoa sorteada não estiver seguindo alguma delas. Também é importante deixar claro quantas pessoas serão premiadas e como se dará a entrega do prêmio.

Explique também como será o contato com o ganhador. De preferência, já informe qual perfil, telefone ou e-mail você usará para contatá-lo. Isso evita que criminosos tentem aplicar algum tipo de golpe se passando por você.

4. Siga as regras

Os participantes do seu sorteio Instagram não são os únicos que deverão seguir regras. Você também deve.

Do Instagram

O próprio Instagram tem um guia com diretrizes que você deve seguir para criar um sorteio. De modo geral, é exigido que você exima o Instagram de qualquer responsabilidade relacionada à sua promoção.

Para isso, ao criar o regulamento do seu sorteio, uma opção é inserir um trecho afirmando que o Instagram não tem qualquer ligação com ele. Por isso, além do texto do seu sorteio, você precisa inserir o texto para sorteio no Instagram,

Um modelo possível para isso é:

De acordo com as regras do Instagram, esta promoção não é de forma alguma patrocinada, administrada ou associada ao Instagram. Ao entrar, os participantes confirmam que têm mais de 13 anos de idade, liberam o Instagram de responsabilidade e concordam com os termos de uso do Instagram.

Também é orientado que as suas regras não levem os usuários a marcar conteúdos de forma inadequada. Por exemplo, pedindo que os participantes marquem a si mesmos em fotos em que não aparecem.

Do governo federal

Muitas pessoas pulam essa parte, mas não poderíamos esquecê-la. Para evitar problemas como multas e até mesmo perda da sua conta do Instagram, caso algum concorrente te denuncie, você precisa pedir autorização do Governo Federal para realizar o seu sorteio.

Para isso, é necessário solicitar uma autorização ao Ministério da Economia. Isso pode ser feito por meio do site da Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria – SECAP. Será preciso pagar uma taxa, que varia de acordo com o valor do prêmio, e prestar contas ao final da ação.

5. Divulgue os sorteios no Instagram

Com tudo isso definido, é hora de começar a divulgar a sua promoção. Há duas maneiras de fazer isso.

Você pode deixar as coisas fluirem organicamente ou investir em anúncios para alcançar ainda mais pessoas. Por aqui, nossa dica é sempre que você não fique refém do alcance orgânico e separe uma verba para anúncios. Com certeza, seu sorteio trará resultados ainda melhores.

Uma dica é usar uma imagem chamativa para promover seu negócio. Se você não tiver um designer em sua empresa, sites como o Canva são excelentes para te ajudar a criar uma imagem. Crie uma imagem “Oficial” do seu sorteio.

6. Transforme seus sorteios no Instagram em um evento

Na nossa opinião, não basta apenas divulgar o resultado do sorteio. É preciso tornar o processo de definição do ganhador em um evento. Essa é uma dica que consideramos extremamente relevante.

Por se tratar de uma promoção online, você pode deixar uma live agendada para fazer o sorteio. A ideia é fazer os participantes interagirem com você nesse momento, com o objetivo de promover mais engajamento no seu perfil. Além disso, essa ação ajuda a tornar o seu sorteio transparente e mostra que não houve nenhum tipo de fraude na escolha do ganhador.

7. Entregue o prêmio

Um ponto importante é também a entrega do prêmio. Ela pode gerar uma excelente prova social para o seu negócio e pode fazer com que o ganhador se torne um “promotor” da sua marca. Portanto, preocupe-se com a experiência que o sorteado terá ao receber o produto. Outra dica é documentar e divulgar esse processo.

8. Depois do sorteio

Chegou a hora de você entender o motivo de te indicarmos acrescentar como regra que o participante informe um email ou telefone.

A ideia é que, quando seu sorteio terminar, você ainda possa colher os frutos dele. Considerando que você escolheu como prêmio um produto do seu negócio, as pessoas que participaram do sorteio Instagram são potenciais clientes para sua empresa.

Dessa forma, usando a regra do email, você terá como manter contato com essas pessoas e oferecer uma condição especial para que elas comprem de você. Para aqueles que não ganharam, você pode, por exemplo, enviar um email com o título “Você também ganhou”e no conteúdo oferecer um cupom de desconto.

E não apenas isso, você também pode usar as informações de contato para criar públicos personalizados e impactar essas pessoas através de anúncios. Esse, para nós, deve ser o principal objetivo do seu sorteio Instagram: construir uma lista de pessoas interessadas no que você quer vender.

Com isso, seu sorteio não acaba quando o prêmio é entregue. Você passará um longo tempo podendo se relacionar com os participantes através do seu funil de vendas.

9. Mensure e repita

Como toda ação de marketing, uma boa ideia ao fim do processo, é que você mensure os resultados e avalie se o sorteio valeu a pena. Se com a promoção você conseguiu atingir os objetivos esperados ou até mesmo foi além deles, nossa dica é: REPITA. Aprimore o que for necessário e promova outras promoções e sorteios Instagram.

Aplicativos para sorteios no Instagram

Agora que você já conhece os passos para fazer o seu sorteio Instagram, deve estar se perguntando: que ferramenta ou aplicativo posso usar para definir o ganhador?

Separamos 2 opções de sorteadores que podem te ajudar com isso:

Sorteiogram

Essa é uma das plataformas mais usadas para sorteio Instagram. Nela, basta inserir a URL do post da promoção e a ferramenta apresentará uma lista com os comentários da publicação e irá numerá-los.

Sorteios no Instagram - Sorteiogram

Depois, é só clicar em “sortear número” para saber quem foi o sortudo. Nela, você ainda pode configurar alguns parâmetros, como: quantos números sortear, se deve ou não considerar mais de um comentário por pessoa e se deve considerar apenas comentários com determinada palavra-chave.

Sorteador

Essa é uma opção mais “manual” para fazer sorteios no Instagram, mas que ainda assim pode ser útil. No Sorteador, você insere um intervalo de números e ele escolhe o ganhador. Porém, ele não faz o processo de “puxar”os comentários. Você precisará salvar e numerar as participações manualmente. Ele é apenas um sorteador de números.

Conclusão: Sorteios no Instagram

Agora, você já sabe como fazer sorteio no Instagram. Essa é uma ação que pode trazer excelentes resultados para o seu negócio, porém, lembre-se: é preciso planejar!

Então, antes de sair por aí lançando qualquer tipo de sorteio, siga com atenção cada um dos passos que te ensinamos aqui. E aí, conta pra gente se você já está planejando fazer um sorteio no Instagram para os seus seguidores.

Continue no blog

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Instagram

Tags:

Como fazer um Linktree para Instagram

Como fazer um Linktree para Instagram

O Instagram é uma rede social que proporciona diversas maneiras de montar estratégias para alavancar os negócios, mas apesar de tantas possibilidades, ainda existem alguns travamentos que limitam os perfis dos usuários. Por exemplo, só é permitido usar um link na Bio,...

O que é encaminhamento no Instagram?

O que é encaminhamento no Instagram?

Assim, entre os novos recursos adicionados no Instagram está o encaminhamento, mas você sabe o que é o encaminhamento no Instagram? As redes sociais são ferramentas fundamentais de trabalho para muitas pessoas e empresas há bastante tempo. Dessa forma, é preciso ficar...

Os 25 melhores sites para ganhar seguidores no Instagram

Os 25 melhores sites para ganhar seguidores no Instagram

Precisando impulsionar o crescimento do seu perfil para melhorar sua visibilidade e expandir seu conteúdo? Então confira a seguir a lista que preparamos para você com os melhores sites para ganhar seguidores no Instagram. O Instagram está entre as maiores redes...

Instagram Lite: tudo sobre a versão mais leve do Instagram

Instagram Lite: tudo sobre a versão mais leve do Instagram

Você já precisou lidar com o problema de ter pouco espaço disponível no celular? Para evitar que isso aconteça, é sempre bom ter aplicativos leves ou versões mais leves dos seus aplicativos mais usados, como o Instagram Lite. Essa versão da rede social ocupa apenas...

Grow Social vale a pena? Saiba tudo aqui

Grow Social vale a pena? Saiba tudo aqui

Se Grow Social vale a pena é uma das dúvidas mais comuns quando envolve essa tecnologia. Pensando nisso, resolvemos abordar neste post diversos pontos que ajudam a responder a pergunta. Não faça a contratação da ferramenta sem terminar de ler todo o conteúdo. Afinal,...

Grow Social ou Instaeasy: Qual a melhor escolha?

Grow Social ou Instaeasy: Qual a melhor escolha?

Se você está em busca de como ganhar seguidores no Instagram, já deve ter encontrado algumas plataformas para ajudar na tarefa. Grow Social ou Instaeasy é uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é ferramenta de rede social. A dúvida é justificável porque ambas...

Como fazer post carrossel no Canva?

Como fazer post carrossel no Canva?

Você sabe como fazer post carrossel no Canva para postar no Instagram? Este tipo de publicação é essencial quando você possui um conteúdo mais extenso para postar na rede social. Com o post carrossel, você evita publicar várias vezes seguidas e prejudicar o seu...

Como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram

Como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram

O Arrasta pra Cima, como ficou conhecido o efeito de abrir páginas, é cobiçado por muitos usuários do Instagram. Mas você sabe o que é preciso para conseguir utilizá-lo nos seus Stories? Neste post, nosso assunto é como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram....

10 ferramentas para agendar posts no Instagram 

10 ferramentas para agendar posts no Instagram 

Muito além de entretenimento, as redes sociais são grandes ferramentas para trabalhar, seja para divulgar seus produtos ou serviços, seja como um social media, até mesmo como um afiliado. Além do conhecimento, saber mexer com os recursos dessas plataformas demandam...

8 Comentários

  1. Nalberto Vedovotto

    Parabéns Camila por mais essa sua ação de ajuda verdadeira às pessoas que estão começando no Marketing Digital.
    O conteúdo foi extremamente relevante.
    Muito grato e sucesso cada vez mais

    Responder
    • Equipe Camila Porto

      Oi, Nalberto
      Ficamos muito felizes em saber que gostou do nosso conteúdo
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  2. Daniel Benevides

    Conteúdo de qualidade viu! Parabéns a todos envolvidos no projeto! Vocês são tops!

    Responder
  3. LUCAS DE CASTRO LIMA

    Mas ideia é pedir pras pessoas deixarem o email nos comentários? Porque as pessoas não querem divulgar o email assim né? Elas mandaram por mensagem?

    Responder
    • Camila Porto

      Oi Lucas. É apenas uma sugestão de coleta dos emails. Se você achar que elas não vão querer enviar pelos comentários, pode fazer de outra forma. Criando um formulário ou pedindo pelo direct.

      Responder
  4. Luciene Gomes da Silva

    Meu filho participou de um sorteio onde o que prometia era um iPhone 7 e 300 reais para um só ganhador.Porem no dia do sorteio a loja resolveu sortear 300 reais para uma pessoa e um iPhone para duas pessoas.Meu filho ficou com muita raiva pq as regras eram bem claras.Apenas um ganhador.Ele não quer só os 300 reais ,ele sentiu enganado.Ele pode recorrer?

    Responder
    • Equipe Camila Porto

      Oi, Luciene
      Não temos informações sobre isso. O ideal é procurar um advogado.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  5. jonas correa

    excelente post. estava precisando de orientação para fazer o sorteio no instagram

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest