Como usar o Sorteiogram e fazer sorteios no Instagram?

por | maio 3, 2021 | Instagram | 1 Comentário

Quantas vezes por semana você é marcado em alguma postagem de sorteio no Instagram que algum amigo seu está participando? É bem comum que essas páginas realizem sorteios para impulsionar o número de seguidores utilizando alguma ferramenta.

Neste post, vamos ensinar como você pode usar a ferramenta do Sorteiogram e utilizar esse recurso da melhor maneira possível no Instagram.

É preciso ficar atento com algumas questões legais para realizar esse tipo de promoção, como vai ser explicado mais adiante. Além disso, veja algumas dicas de como usar o Sorteiogram.

Sorteios no Instagram

Antes de realizar um sorteio, é preciso estabelecer algumas estratégias como, por exemplo: qual será o prêmio, o número de vencedores, as regras, a divulgação, as vantagens e possíveis desvantagens.

Qual prêmio eu devo sortear?

Se você tem um negócio que vende produtos ou serviços, use isso no sorteio. Agora, se a sua página for de entretenimento, disponibilize algo que tenha relação com os seus seguidores.

Por exemplo, se a sua conta no Instagram abordar assuntos geeks, você pode sortear livros, mangás, HQs, action figure, jogos, por aí vai.

Também fique de olho nos comentários para conhecer melhor o perfil dos seus seguidores. Isso vai te ajudar no engajamento com seu público. Tendo isso em mente, os participantes do sorteio vão criar uma boa impressão do seu serviço e irão continuar te seguindo mesmo após o sorteio.

Quantos prêmios eu sorteio?

Antes de divulgar o sorteio, é importante que você já tenha o prêmio. Pode parecer algo óbvio, mas já aconteceu de páginas sortearem um produto e o vencedor não receber o prêmio. Se isso acontecer, a página perde credibilidade e, por consequência, seguidores.

Não existe um ideal de quantos produtos você precisa sortear, tudo vai depender da disponibilidade e demanda que possui no momento. Avalie minuciosamente se você vai conseguir cumprir com o prometido.

Sorteio no Instagram: Regras

Esse é um dos passos mais importantes para um bom engajamento do seu sorteio. Pense em regras simples e seja o mais claro possível, nada de deixar palavras nas entrelinhas que causem dúvidas nos seguidores. Óbvio, não deixe de estabelecer um período para que ocorra o sorteio.

Veja, a seguir, alguns exemplos de regras que você pode usar:

  • Seguir a página: esse critério faz com que o perfil cresça a quantidade de seguidores, o que aumenta a visibilidade dos seus serviços;
  • Marcar amigos nos comentários: essa é uma das regras mais utilizadas em sorteios. Ela também ajuda bastante a impulsionar sua página;
  • Criatividade dos seguidores: uma outra técnica bastante útil é fazer uma pergunta para o seu público. A resposta mais criativa é o vencedor do prêmio. Uma outra alternativa é escolher duas respostas e deixar que os seguidores escolham em uma votação nos Stories.

Sorteio no Instagram: Divulgação

Com todos os itens listados já estabelecidos, use todas as redes sociais possíveis para promover o seu sorteio. Você também pode incentivar os seus seguidores a divulgar a promoção, por exemplo, pedir para usar hashtag exclusiva para o sorteio. Isso criará engajamento e identidade para sua página. Um outro benefício que esse método traz é que ficará mais simples das pessoas procurarem o serviço que você oferece.

Sorteio no Instagram: Vantagens e desvantagens

Mesmo que sua página tenha sido criada recentemente, a realização de sorteios pode gerar engajamento de forma rápida. Promoções chamam a atenção, todo mundo gosta de pagar menos ou ganhar algo de graça.

Dessa forma, o engajamento é algo fundamental nas redes sociais. Os sorteios são ferramentas que ajudam na visibilidade do seu serviço e ajuda você a entender melhor o seu público. Por exemplo, se você gastar R$ 300 em premiações, com o aumento de seguidores da sua página podem surgir trabalhos que ultrapassem o valor investido.

No entanto, é preciso estudar para alcançar os objetivos definidos. Caso não planeje bem, você pode acabar não suprindo suas expectativas, o que seria desvantagem para a realização de sorteios.

Saiba Mais: Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

Sorteios no Instagram: Cuidados

Falando de forma simples e direta, é contra a lei realizar sorteios no Instagram sem regularizar a promoção. De acordo com a Lei nº 5.768, artigo 1º, criada em 1971: “A distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda quando efetuada mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada, dependerá de prévia autorização do Ministério da Fazenda, nos termos desta lei e de seu regulamento”.

Para poder fazer promoções de forma legal, que não gere nenhum problema, é preciso solicitar ao Ministério da Economia, Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (SEFEL), órgão responsável pela expedição do documento que regulariza as promoções. O pedido precisa ser feito com antecedência mínima de 40 a 120 dias antes do início da promoção.

O próprio Instagram tem diretrizes sobre sorteios nessa rede social. Além disso, você pode conferir as perguntas frequentes esse tema no Instagram.

Sorteios no Instagram: o Sorteiogram

Após ter preparado todos os requisitos da sua promoção, uma boa forma de realizar o sorteio é com o Sorteiogram. Essa é uma ferramenta gratuita, simples de usar e nem precisa fazer o cadastro. Esse site permite criar filtros, como, por exemplo, um comentário por seguidor, tirar comentários duplicados e selecionar múltiplos vencedores.

O Sorteiogram carrega os comentários de uma publicação e seleciona o vencedor de forma totalmente aleatória. Confira como você pode usar essa ferramenta.

Passo 1. Acesse o Sorteiogram e clique em “Realizar Sorteio”;

Sorteiogram - Foto 1

Passo 2. Coloque o nome da sua página e, em seguida, insira um endereço de e-mail. Após preencher os dados, clique em “Prosseguir”;

Sorteiogram - Foto 2

Passo 3. Cole o link da publicação do sorteio ou selecione a postagem da lista carregada pelo Sorteiogram;

Sorteiogram - Foto 3

Passo 4. Espere carregar todos os comentários e clique em “Sortear Número”;

Sorteiogram - Foto 4

Imagem: Divulgação/Sorteiogram

Passo 5 (Opcional). Para sortear mais de um vencedor, selecione “Opções avançadas” e coloque o número de sorteados no espaço “Número de sorteios por click”. Também há a possibilidade de remover comentários duplicados e aplicar outros filtros.

Sorteiogram - Foto 5

Passo 6. A plataforma vai selecionar o comentário vencedor. Vale lembrar que é importante ver se o ganhador seguiu todas as regras do sorteio.

Agora que você sabe como usar o Sorteiogram para fazer sorteios no Instagram, não deixe de testar e usar esse recurso em uma ação promocional. E lembre-se: não veja essa ação como uma despesa, mas sim, um investimento para impulsionar a sua rede social.

Planeje com calma todos os tópicos citados nesse post e fique atento com os cuidados e diretrizes do Instagram.

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1 Comentário

  1. Chris

    Como marcar produtos da loja ou colocar link´s no stories programado?

    Responder

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