Sicalc Web: o que é e como usar?

por | ago 13, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários


O Sicalc Web é o Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais da Receita Federal (Sicalc).

Trata-se de um programa gratuito que tem como objetivo trazer mais praticidade para o contribuinte na hora de fazer o cálculo da quantia devida à Fazenda e solicitar a emissão do documento para efetuar o pagamento (DARF).

Além disso, a tecnologia consegue calcular os juros e multas daquelas pessoas que estavam inadimplentes. 

O software é um programa gratuito e desenvolvido pela própria Receita Federal do Brasil. Ele contém duas modalidades e pode ser utilizado não só pelas pessoas jurídicas, mas também pelas pessoas físicas.

Com poucos cliques, os usuários podem efetuar a impressão do documento de arrecadação para quitar as pendências financeiras junto à Receita. 

Neste post, vamos explicar como funciona o Sicalc Web, quais são as suas principais funcionalidades, características, como baixar Sicalc 2021, entre outras questões. Acompanhe! 

Saiba Mais: Imposto de renda 2021: como declarar pela primeira vez

Afinal, para que serve o Sicalc Web? 

Com o objetivo de melhorar o cálculo e impressão da DARF (Documento de Arrecadação Fiscal), o Sicalc Web viabiliza que o contribuinte faça a emissão e recolhimento de guias direto do sistema.

Inclusive, para aqueles pagamentos não foram feitos dentro do prazo. 

A tecnologia é moderna e calcula de forma automática os juros e multa incidentes da quantia e faz a emissão da guia para pagamento na rede de instituições financeiras que estão credenciadas. 


Quais são as funções disponíveis no Sicalc Web? 

O nome é autoexplicativo, ou seja, as funções que estão disponíveis pelo sistema são: cálculo e impressão de documento para pagamento de obrigações que o contribuinte ainda não quitou com a Receita Federal.

O acesso ao sistema é liberado para pessoa física ou jurídica. O mais interessante é que não é necessário o apoio do contador para finalizar o processo. Você deve adicionar as informações que são solicitadas.

Dentre as mais comuns, encontram-se: nome, CPF ou CNPJ e período de apuração do imposto. Em seguida, o contribuinte pode efetuar a emissão do DARF imediatamente, sem nenhum custo. 

Quais são as versões disponíveis do Sicalc Web? 

No total, existem duas alternativas para o contribuinte utilizar o Sicalc Web.

O Ministério da Economia disponibilizou o modelo online que pode ser acessado diretamente pelo site da Receita Federal. Já o Sicalc (AA Auto Atendimento) é o modelo offline do sistema.

O Sicalc download 2021 pode ser feito na página da receita. 

Como ter acesso ao Sicalc 2021? 

Para ter acesso a modalidade offline Sicalc AA, é necessário acessar a página oficial da Receita e executar o download do arquivo em seu computador.

É fundamental deixar claro que o software pode não abrir em aparelhos que contém sistemas operacionais que surgiram depois do Windows XP.

Se você passar por esse problema, recomendamos instalar o programa que é compatível com a tecnologia. 

A versão contém funcionalidades semelhantes do Sicalc Web. No entanto, ele requer atualização no primeiro dia útil do mês, em virtude da taxa Selic, que é atualizada no mesmo período.


Para o contribuinte atualizar Sicalc 2021, é essencial fazer o download da modalidade completa do aplicativo, pois você não consegue baixar somente os pacotes de atualização.  

Como utilizar o Sicalc Web? 

O processo para utilizar o Sicalc 2021 é mais simples do que parece. Você deve entrar no site oficial da Receita e selecionar a alternativa que corresponde melhor ao seu perfil, isto é: pessoa física ou jurídica.

Em seguida, clique em pagamento. Depois de preencher as informações que são solicitadas no formulário, você deve fazer a emissão do DARF para pagamento e terminar o processo. 

sicalc web

O procedimento é semelhante para o Sicalc AA, mas, não é necessário entrar no site da Receita, caso o contribuinte não tenha o sistema instalado e atualizado em seu computador. 

Se você pretende baixar Sicalc 2021, é essencial destacar que agora é possível fazer a emissão dos documentos do Sicalc WEB com código de barras, uma novidade para descomplicar a relação do contribuinte com a Receita.

Aqui, vale uma orientação importante: o contribuinte é o responsável por preencher os dados para emissão do DARF.

Por isso, tenha bastante atenção para impedir erros que podem prejudicar a identificação do pagamento que está atrelado ao CPF ou CNPJ pela Receita Federal. 


Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.