Dica poderosa para segmentar campanhas de anúncios no Facebook

por | dez 16, 2016 | Facebook | 6 Comentários

Segmentar campanhas de anúncios no Facebook pode não ser uma tarefa fácil para algumas pessoas. Por diversas vezes eu recebi a seguinte dúvida:

“Camila, como eu encontro meu público no Facebook ao fazer anúncios? Como segmentar minhas campanhas?”

Vou trazer hoje uma dica poderosa para você encontrar sua audiência para campanhas de anúncios dentro do Facebook.

Segmentar campanhas de anúncios no Facebook

Uma coisa muito importante que você precisa entender antes de criar suas campanhas é que não existe segmentação perfeita.

Dificilmente você vai encontrar o público exato que você precisa. Por exemplo: “donos de academia de crossfit que moram em São Paulo” ou “pessoas que cortaram o cabelo há três meses”.

O ponto importante é que é realmente difícil encontrar a segmentação perfeita.

MAS PORQUE É DIFÍCIL?

Segmentar campanhas de anúncios no Facebook tem particularidades para cada negócio. Isso porque o Facebook tem muitas opções de segmentação, e é realmente difícil ter algo específico para cada negócio.

Por mais que você encontre alguns dados que sejam bastante específicos, por exemplo: “pessoas que casaram há seis meses” ou “pessoas que se mudaram há seis meses”, os dados de segmentação são fornecidos pelos próprios usuários, e isso pode ter algum furo.

A pessoa pode ter colocado uma data de nascimento que não é a dela, ou pode ter colocado que se mudou sem ter se mudado.

É importante focar na mensagem!

A audiência que você determina nem sempre é a que você quer.

A partir do momento que você entende que é difícil ter uma segmentação exata para o que você precisa ou que é possível que pessoas forneçam dados não verdadeiros, a forma mais efetiva para impactar a audiência é focar na mensagem.

Uma das soluções que eu encontrei para driblar esse problema é o que eu escrevo no meu anúncio. É muito importante deixar claro para quem ele está sendo direcionado.

Se você quer anunciar para empreendedores, deixe isso muito claro no texto do seu anúncio ou nas suas imagens. Assim, pessoas que você não quer impactar não clicarão no anúncio.

Busque ao máximo afastar os curiosos e deixar claro para quem é aquela comunicação.

Quando entendi que o grande segredo para encontrar minha audiência é ser claro na comunicação, abri possibilidades para eu anunciar para qualquer público que possa ser o meu.

Como isso funciona na prática?

Basicamente, quando vou criar um anúncio no Facebook, trabalho com duas questões: hipótese e validação.

A partir do momento que eu sei o que chama atenção da minha audiência, separando os curiosos das pessoas que realmente se interessam pelo meu conteúdo, eu crio hipóteses.

Então, supondo que meu público possa estar em qualquer lugar e tenham vários perfis, com uma segmentação bastante ampla, eu posso criá-las.

Por exemplo: será que a minha audiência está curtindo a página da Ivete Sangalo ou da Netflix? Será que a minha audiência está curtindo a página do Justin Bieber?

Eu posso criar um anúncio para pessoas que curtem a página da Ivete Sangalo, por exemplo, deixando muito claro no conteúdo do meu anúncio para quem é aquela publicidade.

As pessoas que se interessam por Marketing no Facebook vão clicar e vão querer saber mais. A partir disso, ficou muito mais fácil encontrar meu público, e não necessariamente ficar me descabelando para encontrar a segmentação ideal para minhas campanhas.

Assista ao vídeo:

Continue aqui no Blog:

Sabia que é possível segmentar anúncios por renda no Facebook? Há um post aqui no blog onde eu dou um passo a passo de como você pode fazer isso. Confira:

Como Segmentar Anúncios Por Renda no Facebook 

Quer mais?

De nada adianta saber segmentar campanhas de anúncios no Facebook se você não possui uma estratégia de conteúdo e posicionamento nas mídias sociais.

Se você quiser se aprofundar mais nisso, sabendo como gerar conteúdo e engajamento, quero convidar você para assistir minha aula: Os 3 Pilares para o Sucesso Nas Redes Sociais.

Sabemos que os anúncios são um desses pilares, mas existem outros dois super importantes que vão fazer a diferença nos seus resultados.

segmentar campanhas de anúncios no facebook

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Netflix | Youtube

Como desativar o Facebook temporariamente?

Como desativar o Facebook temporariamente?

Está precisando de um tempo longe das redes sociais mas não sabe como desativar o Facebook temporariamente? Fique com a gente até o final desse post e confira o passo a passo para desativar sua conta. O Facebook é uma das maiores redes sociais. Apesar de não estar...

Como excluir o Facebook pelo celular?

Como excluir o Facebook pelo celular?

O Facebook é uma das principais redes sociais do mercado. Mas sabia que tem como excluir o Facebook pelo celular? Caso você queira se desfazer da sua conta por algum motivo, é só seguir nosso tutorial para saber como excluir o Facebook pelo celular.  Além de excluir o...

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

O Facebook Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite administrar as contas do Facebook do Instagram, e do Messenger em apenas um único lugar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e fazer a conexão com mais usuários sem muito esforço.    Nele, você...

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Você sabe como programar publicações no Facebook? Se você cuida de uma página na rede social, ou se utiliza muito a plataforma como uma forma de negócio, deve saber que o tempo é um dos fatores mais importantes e um dos que mais vai influenciar o alcance que terá o...

Como entrar no Facebook sem senha?

Como entrar no Facebook sem senha?

Quanto mais praticidade durante as tarefas, mais o seu dia vai render. Se você trabalha em frente ao computador, saber alguns atalhos do teclado pode melhorar o seu rendimento. Além disso, já deixar suas senhas salvas nos navegadores pode aumentar ainda mais o seu...

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

6 Comentários

  1. Ana

    Camila e equipe, nesse conteúdo é mencionado que é possível fazer um anuncio para os fãs de Ivete Sangalo. Como para fazer anuncios para seguidores de páginas específicas do Facebook?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Ana
      Usando a segmentação por interesses
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  2. Michel Miranda

    Olá! Parabéns pelo artigo e pelas dicas. Gostaria de uma dica se possível. Pretendo anunciar um curso online de espetinhos voltado para autônomos e quem não esta trabalhando no momento no Facebook ADS. Qual seria a segmentação mais eficaz para este público além de uma chamada de anúncio bem elaborada? Estou pensando em segmentar para pessoas que tenham interesse em culinária, gastronomia, empreendedorismo e afins. Neste caso estou no caminho certo? :b … Obrigado.

    Responder
  3. Marcelo Eduardo Gonçalves

    Olá gostaria de saber se é possível fazer um anuncio segmentado especificamente para funcionários de uma determinada empresa ou que curtiram a mesma?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Marcelo
      Na segmentação por interesses você pode selecionar determinada página e enviar o anúncio para pessoas que curtiram essa página
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest