Round 6 Netflix: 24 curiosidades sobre a série que está bombando

por | out 5, 2021 | Notícias | 0 Comentários

Chegando como quem não quer nada no serviço de streaming, a série sul-coreana Round 6 Netflix se tornou um dos principais destaques recentes e um dos maiores sucessos da plataforma. Também conhecida como Squid Game, a produção possui nove episódios que estão disponíveis na Netflix. 

Saiba mais: Filme ação Netflix: Os 20 melhores para assistir

Round 6 Netflix Sinopse

Round 6 Netflix é uma produção original da plataforma de streaming que acompanha um grupo de pessoas desesperadas por dinheiro devido às suas dívidas. Assim, todas recebem um convite para participar de um misterioso jogo inspirado em brincadeiras infantis. Mesmo sem saber nada a respeito, centenas de pessoas aceitam o convite e vão ao local indicado para participar do jogo. Mas quantas conseguirão ganhar o dinheiro prometido, já que as apostas são altas e mortais?

Round 6 Netflix Curiosidades

Devido ao seu grande sucesso, é interessante conferirmos algumas curiosidades sobre essa grande produção que conquistou o mundo no serviço de streaming. Então veja algumas informações curiosas sobre Round 6 Netflix. Vale ressaltar que entre as curiosidades temos spoilers sobre a série, então leia por sua própria conta e risco.

Saiba mais: Filmes recomendados Netflix: os nossos 30 favoritos

1. Round 6: O que significa o nome da série?

No Brasil, o dorama coreano se popularizou com o nome de Round 6, porém, no original, a série é chamada de Squid Game. O nome nacional é uma referência a quantidade de jogos que os jogadores precisam vencer para sobreviverem e chegarem até o prêmio prometido, ou seja, são seis jogos que podem ser divididos em seis rounds. 

Já o nome Squid Game, pode ser traduzido como o “Jogo da Lula”. Essa é uma brincadeira bastante popular entre os sul-coreanos, e ela é explicada no começo da série. Nesta brincadeira infantil temos duas equipes separadas, onde uma irá defender e outra irá atacar.

O objetivo é evitar que o adversário chegue ao destino final decidido anteriormente. O jogador que pisar primeiro na linha final pode ser considerado vencedor. Embora não tenhamos este jogo no Brasil, temos uma brincadeira parecida, mas que é mais conhecida como pique-bandeirinha.

Hwang Dong Hyuk, o showrunner e diretor de Round 6 Netflix, explicou o significado do nome da série: “Eu costumava jogar este jogo no pátio da escola e nas ruas da vizinhança quando eu era criança. Assim, este nome é porque a série conta a história de pessoas que jogavam este jogo na infância e agora precisam voltar a jogar brincadeira infantis mesmo como adultos. Por Squid Game ser um jogo mais físico e o meu favorito, achei que ele simbolizaria bem, entre as brincadeiras infantis, a sociedade que estamos vivendo hoje e dia”.

Saiba mais: As 20 melhores séries brasileiras na Netflix

2. As cenas mais difíceis de gravar

Round 6 Netflix

Imagem: Netflix/Reprodução

Round 6 Netflix é recheada de momentos tensos e até mesmo difíceis de assistir, e podemos imaginar que algumas cenas foram bem complicadas para gravar. O ator Lee Jung-Jae, que dá vida ao protagonista da história, falou sobre duas cenas que para ele foram as mais complicadas na hora da gravação. 

Uma foi no segundo jogo, quando ele precisava destacar um desenho que estava em um biscoito, porém sem danificar a imagem. E outra foi durante o quinto jogo, onde os participantes precisam passar por uma pista de vidro sem cair e escolhendo a opção correta para a pista não quebrar. 

“Em uma das cenas, o meu personagem precisa lamber o biscoito para destacar a imagem, e eu lembro de ficar me perguntando se eu deveria estar lambendo tanto. Já no jogo em que tivemos que atravessar a ponte de vidro, o vidro temperado em que tínhamos que pular estava posicionado a 2 metros de altura. Toda a equipe me dizia que era completamente seguro e que eu poderia correr e pular sem me preocupar”, conta o ator.

Ele continua dizendo: “Mas eu estava suando muito e por isso meus pés ficaram escorregando no vidro. No início a diferença entre os vidros também era muito grande, e por isso era difícil correr. A equipe teve que reorganizar a maioria, mas algumas seções não podiam ser mexidas, e isso dificultou muito”. 

3. Não era para ter cena de sexo

Durante um dos episódios de Round 6 Netflix, tivemos uma cena de sexo entre dois jogadores. Um deles é o veterano de atuação sul coreana Heo Sung-Tae, que dá vida a um gângster violento e temido na série. Embora este tenha sido o único momento de sexo em todo o dorama, ele não deveria ter acontecido.

Casado desde 2010, o ator havia prometido a sua esposa que não faria cenas de sexo em seus trabalhos, não importando o valor oferecido como pagamento. Durante uma entrevista em 2016 para a emissora de rádio SBS, o ator disse: “Eu sou proibido pela minha esposa de gravar cenas de sexo, essa é a linha que ela traçou”. 

Ele ainda conta que sua parceira não vê problemas em cenas de nudez e que ele poderia fazer sem se preocupar, mas cenas de sexo é algo que ela jamais toleraria, como ver seu marido na cama com outra mulher. 

4. Qual o significado dos símbolos?

Round 6 Netflix

Imagem: Netflix/Reprodução

Os símbolos de círculo, triângulo e quadrado marcaram a série ao longo de seus nove episódios, mas o que eles significam? Estas figuras estão presentes no cartão que serve como convite para o jogo, e os próprios funcionários de rosa, que cuidam da organização das brincadeiras, possuem esses símbolos em suas máscaras.

Esses símbolos são uma referência aos controles de Playstation, mas essa não é a resposta que estamos procurando. Na realidade, os três símbolos são mais ligados diretamente ao alfabeto coreano e ao nome original da série. 

O círculo significa a letra O (ㅇ), o triângulo é a letra J (ㅈ) e o quadrado é a letra M (ㅁ). Ao combinar os três, temos a sequência OJM, que fazem parte da palavra Ojingeo Geim (오징어 게임), que é uma abreviação em coreano para “Jogo da Lula”. 

5. A conclusão do roteiro

Durante uma coletiva de imprensa sobre Round 6 Netflix, o criador Hwang Dong-hyuk confirmou que o roteiro da série começou a ser escrito há 13 anos, tendo começado em 2008 e sendo finalizado em 2009. Ele também revelou que naquela época estava com várias dívidas, assim como os personagens do programa, o que o fez pensar que se um jogo como esse realmente existisse, ele participaria.

O responsável pelo programa também revelou que teve muita dificuldade em encontrar atores dispostos a viver os personagens e investidores para o dorama, pois na época o gênero e a narrativa da série eram considerados muito brutais por todos para uma história ser adaptada para TV.

Entretanto, o tempo acabou mudando o entretenimento e a maneira com que o consumidor enxerga as produções. Assim, mais de uma década depois, o roteiro que antes era visto como brutal, havia passado a ser chamado de intrigante e identificável. O diretor então voltou a trabalhar e a expandir o roteiro, até que em 2019 a Netflix concordou em dar vida à visão do criador.

Saiba mais: Os 60 melhores filmes de terror para assistir no Halloween

6. A demora para escrever os primeiros episódios

Os dois primeiros episódios da série demoraram dois meses para serem escritos, deixando claro o quanto o criador e diretor se preocupou com os detalhes e desenvolvimento da história. Assim, temos praticamente 1 mês para cada um dos dois primeiros episódios. 

7. A dúvida sobre o trabalho

Não foram somente as produtoras e atores que duvidaram do trabalho e do desenvolvimento de Round 6, mas os conhecidos e até pessoas próximas de Hwang Dong-Hyuk questionaram a qualidade do roteiro quando leram.

8. A definição dos uniformes

Round 6 Netflix

Imagem: Netflix/Reprodução

Definitivamente, verde e rosa são as cores que podem ser usadas para definir Round 6 Netflix. O diretor escolheu a cor verde para os participantes utilizarem em suas roupas de ginástica pois isso o lembrava dos uniformes que os alunos coreanos utilizavam no ensino médio em sua época.

Devido a isso, era necessário que os soldados, ou seja, o outro lado da história tivessem uma cor em seus uniformes que gerasse um bom contraste, por isso a cor rosa choque foi escolhida, já que na roda de cores, essa é a cor diretamente oposta ao verde.

Essa foi uma opção que não se encaixa apenas visualmente, mas também deixa perceptível que os dois grupos estão em lados completamente opostos de uma mesma moeda. Essa opção também foi escolhida para que possa mostrar o medo e deixar ele visível em tela. Vale ressaltar que os corredores dos dormitórios e a arena de jogos também são rosa.

O uso das cores opostas também serve para manter uma individualidade e identidade dos dois grupos, que somado ao uso de números ao invés de nomes pelos personagens, deixam o elemento de anonimato presente de forma mais marcante. Ou seja, ao chamar os soldados e os participantes por seus números, acaba sendo uma metáfora ao sistema roubando a identidade do povo.

9. A estrutura em formato de formigueiro

A hierarquia dos antagonistas do show segue um formato de formigueiro, onde todos possuem suas funções distribuídas de forma clara, porém, visto por fora, todos são iguais. O diretor confirmou que se inspirou nisso para criar ou uniformes dos personagens.

Todos os soldados utilizam as mesmas roupas rosa, porém os desenhos em suas máscaras são diferentes, variando entre círculos, triângulos e quadrados. Os trabalhadores são representados pelos círculos, os soldados pelo triângulo e os gerentes pelos quadrados. Eles realizam apenas as funções que recebem, e quem desobedecer acaba sendo morto.

10. As pinturas nas paredes

Um dos principais questionamento dos jogadores enquanto esperavam era saber qual seria o próximo jogo. No início da série, o dormitório possuía 456 leitos, um para cada jogador, porém, à medida que cada um ia morrendo, os leitos iam diminuindo, e as paredes iam ficando cada vez mais à mostra.

Ao final, só restavam três participantes e três leitos no quarto, o que deixou as paredes bem à mostra. É possível ver figuras que pareciam desenhos infantis nas paredes, e embora nenhum jogador tenha reparado, as figuras eram pistas que poderiam ter garantido a vitória dos jogadores, já que elas mostravam quais seriam cada uma das brincadeiras.

Saiba mais: Séries de terror: as 26 mais recomendadas

11. As inspirações para o cenário das escadas

Logo no primeiro episódio, podemos ver uma cena que mostra toda a escadaria que interliga os cômodos dos jogos vista de cima, e vemos que elas são desorientadoras. O criador do dorama também revelou que a escadaria é inspirada em uma impressão litográfica, mais especificamente do artista holandês M.C. Escher. Intitulada “Relatividade”, essa é uma das principais obras do artista, ilustrando um mundo em que as leis da gravidade são completamente diferentes.

12. Quantas pessoas participaram do primeiro jogo?

Round 6 Netflix

Imagem: Netflix/Reprodução

Como dito antes, o jogo começou com 456 participantes na série Round 6 Netflix, e obviamente todos estavam presentes na primeira brincadeira. Porém, você sabia que realmente foram escalados 456 atores para participarem da brincadeira? Ou seja, não tivemos nenhuma computação gráfica para preencher o espaço de outros participantes.

13. A familiaridade da música

É comum que produções com um tema e abordagem mais violenta tenham uma trilha sonora mais dramática, contudo, isso não acontece em Round 6 Netflix. O diretor de música do dorama, Jung Jae-il, preferiu utilizar uma música mais suave e que transmite conforto, causando assim um contraste ao mundo caótico e violento que os personagens estão.

Entre as músicas mais famosas que fazem parte da trilha sonora, podemos destacar The Blue Danube de Johann Strauss II e Fly Me to the Moon de Frank Sinatra. Essas músicas passam por uma manipulação para causar a sensação de terror, da mesma forma que acontece com as brincadeiras infantis na trama. Em alguns momentos, um gravador também é utilizado durante os jogos, gerando assim uma inquietação e agitação na emoção dos jogadores. 

14. O nome do número 001

Um dos principais jogadores da trama é o 001, que tem o nome de Oh Il-nam. Caso traduzamos o nome de forma literal, vamos obter o resultado “homem número um”, ou seja, o nome próprio do personagem está ligado ao número que recebeu para os jogos. Essa é uma forma do diretor mostrar que o jogador 001 é o cérebro do Round 6.

Ele não é apenas o primeiro jogador e participante, mas também é o primeiro quando se trata de riquezas e poder. Outra dica disso está logo no primeiro episódio, durante a primeira brincadeira. Enquanto a boneca examinava a multidão com um delineado, o jogador 001 não aparecia com este delineado. 

15. Acusações de plágio

Com o grande sucesso e atenção, é de se esperar que em algum momentos Round 6 Netflix se envolvesse em alguma polêmica. A série recentemente foi acusada de plagiar o filme japonês As the Gods Will. O longa de 2014 é dirigido pelo renomado Takashi Miike.

Ambas as produções possuem uma trama bastante semelhante, já que o filme gira em torno de estudantes do ensino médio que, para sobreviver, são obrigados a jogar brincadeiras infantis e ganhar, caso contrário, morrem. Fãs da obra do diretor do filme também notaram algumas semelhanças visuais entre as duas histórias.  

Saiba mais: 16 séries de drama para assistir na Amazon Prime Video

16. É o maior sucesso da Netflix?

Ted Sarandos, o chefe de programação da Netflix, falou sobre Round 6 durante uma palestra na Code Conference, em Beverly Hills, confirmando o grande sucesso que a produção teve. Ele afirma que, caso os números da série se mantenham altos, Round 6 pode acabar se tornando a produção de maior sucesso da história da Netflix, sendo a série mais vista da plataforma.

O serviço de streaming mede o sucesso de suas séries e filmes a partir da quantidade de acessos em diferentes contas, quanto mais contas diferentes acessaram um programa, maior será o número divulgado. Até o momento de escrita deste texto, a série de maior sucesso da Netflix é Bridgerton, que em sua primeira temporada teve 82 milhões de telespectadores. 

Apesar deste grande sucesso, o diretor e criador da série coreana afirmou que não pretende continuar a história em uma segunda temporada. Para ele, este grande alcance foi inesperado, e fazer um novo ano seria algo cansativo demais, então não espere notícias sobre uma renovação. Mas ainda assim, Round 6 pode se tornar a série mais vista do serviço somente com a primeira temporada.

17. O número de telefone

O cartão recebido pelos jogadores antes dos jogos, para decidirem se aceitariam ou não participar, possui um número de telefone, e este número é real. A proprietária inclusive afirmou que está tendo bastante problemas e dores de cabeça por causa disso, sofrendo com trotes e ligações sem parar.

18. O local em que Gi-hun é pego

O protagonista é pego em um local logo no primeiro episódio, e no último vemos um morador de rua morrendo congelado exatamente no mesmo local. Muitos fãs não perceberam que estes locais eram os mesmos. 

19. A direção dos episódios

Além de criar, roteirizar e ser o showrunner da série, Hwang Dong-hyuk também assumiu a responsabilidade de dirigir os 9 episódios da série.

20. Problemas nas gravações

Devido a pandemia da Covid-19, Round 6 Netflix sofreu com problemas para finalizar as suas gravações, precisando lidar com atrasos nos prazos. Em agosto de 2020 as filmagens foram interrompidas devido a pandemia, mas em setembro do mesmo ano elas voltaram e assim tudo foi finalizado.

Saiba mais: 20 filmes de ação na Amazon Prime Video

21. O número 456

Um número está bastante presente durante toda a produção, e esse é 456. Existem 456 jogadores participando dos jogos, o protagonista é identificado pelo mesmo número, o elenco da série conta com 456 pessoas e o prêmio da competição são 45,6 bilhões de Won, moeda utilizada na Coreia do Sul.

22. Quanto vale o prêmio em reais?

Mas quanto vale, em reais, o prêmio de 45,6 bilhões de Won? Realizando a conversão para a moeda que utilizamos aqui no Brasil, o prêmio do jogo seria, aproximadamente, R$ 208,653,000.

23. Pouco uso de CGI

Um outro ponto em que Round 6 Netflix se destaca é no pouco uso de computação gráfica durante os seus episódios. Todos os cenários foram construídos de verdade, surpreendendo até mesmo o elenco principal durante as gravações, todos os atores estavam realmente em cena, não sendo utilizados bonecos e CGI. Além disso, sempre que possível efeitos práticos eram utilizados.

24. A participação de estrangeiros

Round 6 Netflix

Imagem: Netflix/Reprodução

Por último, mas não menos importante entre as curiosidades de Round 6 Netflix, temos a presença do ator indiano Anupam Tripathi, como um dos personagens principais, interpretando o Paquistanês Adbul Ali. Isso é interessante pois, na Coreia do Sul, as presenças de atores estrangeiros são bem raras em produções nacionais. 

Saiba mais: Anime Online: Onde assistir as melhores produções

Continua depois da publicidade

Entidades: Netflix

Bate-papo UOL ainda existe? Saiba o que ainda rola por lá

Bate-papo UOL ainda existe? Saiba o que ainda rola por lá

“Oi! Vamos tc?” Admita! Só de ler essa pergunta já bate uma baita nostalgia se você era um dos que usava com frequência o bate-papo UOL. Aliás, para quem não sabe o que é “tc” é a forma descolada para dizer “teclar”. Sim, descolada, termo nada atual, mas que vale usar...

Novembro Azul frases: as 141 mais legais para compartilhar

Novembro Azul frases: as 141 mais legais para compartilhar

Você sabe quais são as melhores Novembro Azul frases? Neste post, vamos listar algumas frases para você usar neste importante mês do ano. Mas antes, é preciso entender mais sobre o que é o Novembro Azul e qual o seu objetivo. Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul...

As 24 melhores dicas para economizar água

As 24 melhores dicas para economizar água

A água não é recurso natural infinito como algumas pessoas podem a vir a achar. Muito pelo contrário, é preciso preservá-la para que não aconteça problemas no futuro ainda mais sérios do que ocorre hoje. Para contribuir de forma benéfica na preservação da água, tornar...

Upcycling: O que é e como usar para ser mais sustentável

Upcycling: O que é e como usar para ser mais sustentável

Certamente, você já deve ter ouvido falar de sustentabilidade. Mas você sabe o que significa? Até mais do que isso, você prática alguma atividade sustentável? O planeta precisa de ajuda e uma das formas de contribuir é justamente reaproveitando matérias que seriam...

O que é lixo eletrônico e como descartar corretamente?

O que é lixo eletrônico e como descartar corretamente?

Você já ouviu falar e sabe o que é lixo eletrônico e os principais pontos a respeito? Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a definição, o que se encaixa nisso e como descartar o seu lixo eletrônico de forma correta. Caso o descarte não seja feito de forma correta,...

Glamping: O que é e os melhores destinos para acampar

Glamping: O que é e os melhores destinos para acampar

Você gosta ou já teve vontade de acampar? Caso você seja um dos amantes do camping ou até mesmo se você nunca achou que isso seria a sua praia, que tal tentar o Glamping, um acampamento em locais mais sofisticados? Com essa opção, você pode ter a experiência de ficar...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest