Comentários nas redes sociais: duas formas fáceis de responder clientes

por | jul 22, 2020 | Redes Sociais | 0 Comentários

Você já criou anúncios no Facebook e Instagram e acabou esquecendo de moderar os comentários?

Esse é um problema comum que muitas empresas criam pra elas mesmas: deixar seus seguidores e clientes sem resposta nos posts do Facebook e Instagram.

O objetivo deste post é ensinar você a acabar com esse problema.

RESPONDA COMENTÁRIOS PELO GERENCIADOR DE PÁGINAS NO CELULAR

Se você é empreendedor e vive na correria do dia-a-dia, um aliado para dar aquela olhada nos comentários da sua página é instalar o aplicativo do Gerenciador de Páginas (GP) em seu celular. O aplicativo está disponível tanto para o Android como iOS.

Comentários nas redes sociais: duas formas fáceis de responder clientes

Ao instalar o GP, você terá acesso a um menu inferior com 6 ícones: Página, Informações da Página, Caixa de Entrada, Notificações, Hora-Marcada e Ferramentas.

Comentários nas redes sociais: duas formas fáceis de responder clientes

Vamos nos concentrar em dois deles: a Caixa de Entrada e as Notificações, com mensagens em vermelho na imagem acima.

Na Caixa de Entrada, você vai poder visualizar todas as mensagens e comentários feitos em suas páginas do Facebook e Instagram. Na versão iOS do aplicativo, elas aparecem assim, separadas:

Comentários nas redes sociais: duas formas fáceis de responder clientes

Ao clicar em Mensagens, irão aparecer todas as mensagens enviadas para você pelo inbox do Messenger e as mensagens diretas do Instagram:

Comentários nas redes sociais: duas formas fáceis de responder clientes

Já em Comentários, irão aparecer todos os comentários recebidos no Facebook e Instagram:

Comentários nas redes sociais: duas formas fáceis de responder clientes

RESPONDA COMENTÁRIOS PELO GERENCIADOR DE PÁGINAS NO DESKTOP

Uma outra forma de responder os comentários é por meio da versão web da sua página. O layout é bastante parecido com o aplicativo do GP:

Comentários nas redes sociais: duas formas fáceis de responder clientes

Note que os menus aparecem agora no topo da página, com algumas novidades: Página, Central de Anúncios, Caixa de Entrada, Horas Marcadas, Estúdio de Criação, Notificações e Mais.

A Caixa de Entrada é apresentada assim. Na primeira parte, são as mensagens diretas do inbox do Messenger e Instagram. Na segunda parte, as mensagens de comentários de anúncio do Facebook e Instagram:

Comentários nas redes sociais: duas formas fáceis de responder clientes

Preste atenção aqui: com o recurso da Caixa de Entrada, você não precisa ir em cada publicação para ver se há novos comentários. Em uma única página, você encontra todas as novas interações, sejam dos posts do Facebook ou Instagram e mensagens enviadas inbox e via DM.

A lista com todas as interações é apresentada na coluna seguinte, podendo ser filtradas pelos status: Principais, Concluídos e Spam. A seguir, aparece a janela de conversa de cada cliente. Aqui você pode:

Atribuir conversa: caso a conversa seja respondida por outra pessoa da sua equipe;

Excluir conversa: caso seja necessário em algum caso específico;

Mover para Spam: caso receba mensagens não-desejadas;

Marcar como não lido: caso queira abrir a conversa, ler e responder mais tarde;

Marcar como acompanhar: caso envolva o acompanhamento da conversa por mais de uma pessoa da equipe;

Mover para concluídas: ao final do atendimento, você pode finalizar o status da conversa.

Na janela de conversa, você pode interagir com o seu cliente, enviar prints e fotos (de produtos, por exemplo) e ainda criar macros (que são respostas padrão das dúvidas frequentes do seu produto ou serviço).

As vantagens de responder os comentários pelo GP tanto no mobile como no desktop são várias: desde dar aquela espiada rápida quando sobrar um tempinho até moderar e responder comentários de posts e anúncios que você sabe que geram mais interações. Sem contar na facilidade que é controlar tudo o que chega direto da sua caixa de entrada.

Independente de você usar um ou outro, uma coisa você nunca deve esquecer: responder os seus clientes! Mesmo que muitas vezes seja só com um emoji, você vai mostrar que alguém da sua empresa leu o comentário e isso faz toda a diferença para quem já comprou ou pretende comprar de você.

Comenta nos comentários se você já usa o Gerenciador de Páginas para responder os seus clientes.

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Entidades: Android | Facebook | Instagram

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