Reface app: como usar o app que troca o rosto?

por | maio 26, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Você já imaginou seu rosto no corpo de um cantor, jogador, ator ou até mesmo de um meme? Com o Reface App isso é possível. O aplicativo é simples de usar e conta com infinitas possibilidades de montagem. A diversão está garantida.

É importante avisar, principalmente para a galera que se preocupa com a politica de privacidade em apps: pode ficar despreocupado, porque de acordo com a desenvolvedora, fotos pessoais dos usuários são deletadas dos servidores da empresa após o processamento.

Neste post, você vai saber o passo a passo de como usar o aplicativo, aprender um pouco sobre a tecnologia que está por trás do Reface App e também uma breve explicação sobre Deepfake ou Face Swap.

Primeiro vamos entender como é possível colocar seu rosto em outro corpo de forma tão realista.

O que é Face Swap?

O Face Swap é o outro nome dado a Deepfake, mas ambos os termos servem para o mesmo objetivo: colocar um rosto no corpo de outra pessoa. Apesar disso, o intuito de cada um deles é um pouco diferente um do outro. Enquanto o Face Swap é usado para fins de entretenimento, o Deepfake é mais conhecido popularmente como uma ferramenta para enganar as pessoas, como vai ser explicado mais abaixo.

Agora, como essa tecnologia se aplica no Reface App? Bem, não temos como saber. A desenvolvedora do aplicativo não traz detalhes do funcionamento da ferramenta. A empresa até brinca com os usuários: “Como o fazemos? Se disséssemos, teríamos que matá-lo, mas saiba que os resultados são absolutamente surpreendentes”.

O máximo que é falado pela empresa é que a Inteligência Artificial (IA) mapeia suas selfies escolhidas e a partir disso faz a troca facial, até mesmo das expressões que estão nos vídeos. De fato, o resultado é surpreendente.

Reface App

Confira, abaixo, a lista do que você pode fazer com o Reface App:

  • Recortar fotos e trocar o seu rosto com o de famosos ou personagens de filmes, séries e até mesmo jogos de videogame;
  • Fazer troca de rosto ao vivo e troca de gênero;
  • Fazer GIF ou criar vídeo e compartilhar no Facebook, WhatsApp, Instagram ou outras redes sociais;
  • Todos os dias o aplicativo recebe atualização nas mídias mais utilizadas

O resultado é realmente incrível, porém, fica não fica “tão bom” quando utiliza-se mídias de animes ou desenhos.

Como usar o Reface App?

Antes de ir para o tutorial, o primeiro passo que precisa fazer é baixar o aplicativo, disponível para Android e IOS. Feito isso, basta seguir as instruções a seguir.

Passo 1: Assim que abrir o app, toque em “Get Started”;

Reface app - Foto 1

Passo 2: Nesta tela, há três opções. Se escolher “Take a Selfie”, você será direcionado para a câmera do seu aparelho. Em “Upload from Gallery”, você pode escolher uma foto da sua galeria. E se optar por “Skip”, você vai pular essa parte de usar o app logo de cara.

Reface app - Foto 2

Passo 3: O aplicativo vai perguntar se você tem certeza se deseja pular a etapa descrita anteriormente. Toque em “Skip”;

Reface app - Foto 3

Passo 4: Você será direcionado para comprar o app, mas basta clicar no “X” no canto superior esquerdo;

Reface app - Foto 14

Passo 5: Agora você está na tela principal do aplicativo. Aqui, você pode ver os GIFs, fotos e vídeos que estão mais bombando no momento. Para este tutorial, vamos selecionar uma mídia;

Reface app - Foto 4

Passo 6: Toque no ícone da lupa e procure por algum artista que deseje;

Passo 7: Para este tutorial, escolhemos o Neymar. No seu caso, toque na mídia que mais te interessou.

Reface App - 15

Passo 8: Se o app detectar mais de um rosto na mídia que escolheu (que é o caso do GIF selecionado para o tutorial), basta você decidir que rosto vai ser substituído. Após isso, toque em “+ New”;

Reface app - Foto 5

Passo 9: Escolha tirar uma selfie ou pegar uma foto na galeria;

Reface app - Foto 6

Passo 10: Após tirar a foto ou escolher uma da galeria, ajuste o tamanho, com o foco sempre no rosto. Feito isso, toque em “Confirm”. Para este tutorial foi utilizado uma selfie do Messi;

Reface App - foto 16

Passo 11: Você vai notar que a mídia escolhida vai ficar com balão da sua foto. Para continuar toque em “Reface”;

Reface app - Foto 7

Passo 12: Agora é só aguardar o processamento;

Reface app - Foto 8

Passo 13: Pronto! Sua edição está finalizada, agora você tem o “Neymessi”. Você pode salvar na sua galeria e compartilhar nas redes sociais.

Reface app - Foto 10

Vale destacar que a selfie que você escolheu serve como “atalho” para edições futuras. Se você quiser usar a mesma foto em outras mídias, basta apenas selecionar o rosto que vai ser substituído. Para trocar a foto armazenada, basta tocar no balão e escolher tirar uma nova selfie ou pegar da sua galeria.

Durante o processo do tutorial, você deve ter notado que o app é gratuito por apenas três dias. Se quiser continuar usando após esse trial, é preciso comprar a licença que custa R$15,99 por uma semana ou R$99,99 no plano anual.

Deepfake

O Reface foi desenvolvido para entreter as pessoas e oferecer momentos de lazer e descontração. Mas a tecnologia usada no app pode causar alguns problemas. Por exemplo, uma pessoa mal intencionada que sabe mexer com software de Deepfake, pode acabar fazendo montagens desde conteúdos sexuais até discursos fictícios de políticos importantes.

Um exemplo de deepfake que viralizou ocorreu em 2018 e já assustou muita gente na época devido a tamanha edição realista, foi a divulgação de um vídeo com suposto discurso do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Neste caso, o vídeo foi feito para uma campanha que tinha o objetivo de diminuir a produção desse tipo de conteúdo falso e alertar os efeitos das informações falsas.

Depois desse incidente, o Deepfake se tornou um grande assunto na área da tecnologia. Esse tema ainda não é tão debatido no Brasil, mas nos Estados Unidos essa questão ganha cada vez mais destaque, devido a falsificações de vídeos usando deepfake para deturpar falas de políticos.

Além da politica, em 2019, a poetisa Helen Mort teve suas fotos (sem nenhum apelo sexual), usadas em site de conteúdo adulto. Neste caso, os usuários editaram as imagens utilizando deepfake com o rosto de Helen com fotografias sexuais explícitas.

Saiba Mais: Qual o melhor gerenciador de senha?

Nesse cenário, alguns especialistas apontam que essas fotos falsas vão se tornar popular com o público que costuma consumir conteúdo adulto na internet. O crescimento pode ser grande a ponto de se tornar uma mídia social.

Apesar dessas situações ruins e desconfortantes, o deepfake pode ser usado para bons propósitos. Um exemplo disso aconteceu em 2018, quando essa tecnologia foi usada com o rosto do ator Nicolas Cage para colocá-lo “atuando” em filmes como “007 Contra o Satânico Dr. No”, “Game of Thrones”, entre outras obras.

Além do entretenimento, talvez o deepfake faça os internautas pesquisarem mais sobre determinado assunto, não ler só a manchete da notícia. Assim, de acordo com uma pesquisa feita em 2018 pela empresa DNPontocom, mostra que sete em cada 10 brasileiros da geração Z leem apenas o título das notícias dos portais e não dão atenção as informações do texto. Isso é péssimo, porque a pessoa pode acabar caindo em uma fake news, e pior ainda, pode compartilhar. Vale destacar que a Geração Z é composta por pessoas nascidas entre o final da década de 1990 e 2010.

De toda a forma, o uso do deepfake depende do contexto que o usuário está usando a tecnologia. Vai depender também se esse recurso vai ser utilizado com boas ou más intenções. A ferramenta não deve ser discriminada, mas sim, quem infringe a lei com ela.

Além disso, a expectativa é que essa tecnologia seja modificada e, com o passar dos anos, uma opção melhor seja entregue ao mercado. Portanto, depende de nós quando escolhemos o contexto em que usamos a deepfake.

Deepfake ou Face Swap podem servir como ferramentas para muitos projetos tecnológicos e resultar em benefícios de diversas maneiras. De toda maneira, se divirta bastante e dê boas risadas com seus amigos utilizando o Reface App, como o Kratos, com o rosto do Messi.

Reface app - Foto 13

Continua depois da publicidade

Tags:

Cashback do milhão: como participar da promoção do Magalu?

Cashback do milhão: como participar da promoção do Magalu?

Cashback do milhão é uma promoção realizada pela Magalu onde os participantes concorrerão a prêmios semanais de 100 mil reais e a um grande prêmio de 1 milhão de reais no sorteio final. Como participar do cashback do milhão? Para participar da promoção você deve...

IUPPI Itaú: O que é como funciona o novo programa de recompensas?

IUPPI Itaú: O que é como funciona o novo programa de recompensas?

O IUPPI Itaú é um programa de recompensas ideal para os participantes que estão cansados de acumular pontos em outras alternativas do mercado e não conseguem resgatar prêmios. Ele também é indicado para aquelas pessoas que têm dificuldades para acumular pontos nos...

Gerador de números aleatórios: os 10 melhores sites

Gerador de números aleatórios: os 10 melhores sites

Um gerador de números aleatórios é muito útil para testes de cadastro, sorteios em eventos e redes sociais. Enfim, existem muitas coisas que você pode fazer com números aleatórios. Quando você precisa de um ou dois números aleatórios é muito fácil criar manualmente....

Ganhar dinheiro respondendo pesquisas? Saiba como

Ganhar dinheiro respondendo pesquisas? Saiba como

Quer ganhar dinheiro respondendo pesquisas online, no conforto da sua casa? Sim, é possível ganhar dinheiro dessa forma! E o melhor: Você só precisa do seu celular e de estar conectado a uma rede de internet. E claro, é preciso ter o compromisso de se dedicar, por...

IMC calculadora: as 14 melhores para usar sempre

IMC calculadora: as 14 melhores para usar sempre

Uma das formas de saber se você está dentro do peso ideal e saudável é calculando o seu Índice de Massa Corporal (IMC). E para isso existem diversas IMC Calculadora disponíveis no mercado e de fácil acesso online. A maioria possui um funcionamento simples e exige...

Como vender milhas e lucrar com seus pontos?

Como vender milhas e lucrar com seus pontos?

Se você está em busca de uma forma para ganhar um dinheiro extra, então vale a pena considerar vender milhas. Este é um mercado que vem em constante crescimento e mostra um grande interesse do público em comercializar os benefícios ganhos. As pessoas acostumadas em...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest