Facebook oferece dinheiro para trazer criadores do TikTok para o Reels

por | jul 29, 2020 | Facebook | 0 Comentários

Que o Instagram lançou o Reels com o objetivo de concorrer com o TikTok não é novidade. O crescimento do app chinês sempre foi visto como uma ameaça para os negócios das redes da família Facebook.

Para conter essa ameaça, o Instagram teria feito ofertas lucrativas para que, criadores que estão fazendo sucesso no TikTok, mudassem de plataforma e trouxessem seus conteúdos para o Reels.

Saiba mais: Como criar vídeos com o Reels no Instagram

A notícia, divulgada pelo Wall Street Journal, surge poucos dias depois do TikTok anunciar um fundo de $200 milhões para apoiar criadores americanos. Esse fundo tem como objetivo bonificar os grandes produtores de conteúdo da plataforma, fazendo com que eles continuem a produzir.

O TikTok, apesar da grande popularidade, amarga uma fase difícil. Acusações contra a plataforma e o governo chinês colocam em check a credibilidade da ferramenta. Muitas empresas americanas, por exemplo, estariam pedindo que seus colaboradores desinstalem a rede social.

Porém, mesmo com as notícias do banimento do TikTok na Índia, que já anunciamos aqui, o sucesso da rede parece não diminuir. Os vídeos curtos, com dublagens e danças, parecem ter caído no gosto do público.

Saiba mais: TikTok banido: Índia bane o app e Instagram ganha mercado

Mas, para não perder sua fatia de mercado, as redes de Mark Zuckerberg estariam então tentando trazer os principais criadores do TikTok para o Reels.

O grande trunfo da proposta, além da quantia em dinheiro, seriam justamente as acusações de espionagem contra o aplicativo.

Toda essa movimentação acontece justamente no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e legisladores do país discutem uma possível limitação de acesso de usuários norte-americanos ao TikTok.

Preocupações relacionadas a segurança e privacidade dos dados dos usuários dessa mídia social vêm sendo levantadas. Porém, de acordo com o Wall Street, o TikTok disse anteriormente que nunca forneceu dados dos usuários ao governo chinês e não o fará.

A estratégia do Instagram com o Reels

Munido com as discussões que envolvem o TikTok e com os incentivos financeiros, o Instagram espera trazer para o Reels os principais criadores da concorrente.

Saiba mais: Como criar vídeos com o Reels no Instagram

De acordo com o Wall Street, a ideia é fechar acordos de exclusividade ou pelo menos fazer com que os criadores publiquem seus conteúdos primeiro no Instagram e Facebook.

Os valores das negociações não foram divulgados, mas alguns criadores teriam afirmado ao jornal que foram procurados.

Outros, apesar de não terem recebido propostas, dizem que devem começar a usar o Reels de qualquer maneira.

Facebook Lasso

O Reels não é o primeiro produto lançado pelas empresas de Zuckerberg com recursos como os do TikTok. Em 2018, foi anunciado o lançamento do Facebook Lasso, aplicativo com características muito semelhantes as do app chinês.

O Lasso começou limitado para os Estados Unidos e aos poucos foi expandido, chegando a países como México, Argentina, Peru, Chile, Uruguai e Equador. Aqui no Brasil, ele nunca chegou.

Contudo, apesar dos investimentos recebidos, o Lasso nunca alcançou o sucesso pretendido. Devido a isso, no início desse mês, o Facebook anunciou o encerramento das atividades do app.

O foco então foi direcionado para o Reels, que havia sido anunciado poucos dias antes.

Outros esforços

O fortalecimento do Reels não é a única aposta do Facebook para combater o sucesso do TikTok. Outro app criado pela empresa também foi lançado com esse objetivo: o Collab.

A nova rede social tem diversas características muito semelhantes às do aplicativo chinês. Contudo, vem com a proposta de ser focado exclusivamente para produção e publicação de vídeos de música.

A ideia é que os usuários criem vídeos colaborativos, reunindo gravações de várias pessoas em uma só para criar as canções.

A rede foi lançada em maio desse ano e, por enquanto, para participar é necessário receber um convite.

Tem mais gente interessada

Assim como aconteceu com o formato de vídeos curtos lançados no Snapchat que foi copiado para diversas redes, até mesmo Twitter e LinkedIn, o Instagram não é o único interessado na fatia de mercado atendida pelo TikTok.

Em junho, o YouTube anunciou o desenvolvimento de uma plataforma para fisgar os usuários do aplicativo chinês.

A nova ferramenta deve possibilitar que os criadores gerem conteúdos de 15 segundos que depois poderão ser fundidos para agregar vídeos aos canais do YouTube.

No meio disso tudo ficam o usuários, que passam a contar com cada vez mais alternativas e novidades no mercado digital.

Para as empresas, no entanto, isso significa cada vez mais canais para estar presente, o que envolve mais investimento em conteúdo. O problema é que nem sempre é possível estar em todas as redes com qualidade e consistência.

Saiba mais: Tendências e novidades: 3 ferramentas para monitorar conteúdos

A dica, nesse caso, é avaliar onde o público do seu negócio está e se vale a pena investir tempo e dinheiro só pra não perder a “modinha”de uma nova plataforma.

Você já usa o TikTok ou o Reels? Conta aqui nos comentários.

Continua depois da publicidade

Tags:

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

Mais do que uma rede social, o Facebook oferece serviços que vão além de curtir, comentar e compartilhar. Um exemplo desses recursos é o Facebook Watch, plataforma de streaming da empresa. A ferramenta permite que os criadores de conteúdo e veículos de mídia possam...

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Embora o Facebook ainda seja uma rede social muito utilizada em todo o mundo, é fato que seu app ocupa muito espaço no celular. Além do mais, se você quiser utilizar o bate papo e trocar mensagens no seu smartphone, precisa ter um segundo aplicativo chamado Messenger,...

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

Se você anuncia no Facebook, em algum momento já deve ter recebido ou lido alguma informação sobre as mudanças do iOS 14 no Facebook Ads. A nova postura da Apple em relação ao rastreamento de usuários dentro de aplicativos para dispositivos que rodam o iOS está dando...

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram? Não tem jeito! Se você quer que os seus posts nas redes sociais alcancem cada vez mais pessoas e tenham cada vez mais visualizações, precisa saber responder essa pergunta. Além do mais, essa é uma outra maneira de conseguir...

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Por aqui estamos sempre frisando o potencial que o Facebook tem para alavancar qualquer negócio. Entre tantas formas de se ganhar dinheiro na internet, uma delas é ser um afiliado. Dito isso, hoje vamos falar sobre o Facebook ads para afiliados.  Quem atua no mercado...

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Pretende começar a vender produtos na internet? Caso sua resposta seja sim, criar catálogo de produtos no Facebook pode ser uma ótima alternativa para sua loja virtual. Com as redes sociais, você pode anunciar os itens que pretende comercializar e adicionar...

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites, essa é a nova iniciativa do Facebook anunciada em abril de 2021. Trata-se de um conjunto de ferramentas de áudio, com o objetivo de oferecer aos usuários da rede social, experiências em áudio, assim como acontece na concorrente Clubhouse. As novas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest