Euler Alvarenga é gerente de marketing da Rede Atacadão Dia a Dia, e depois de se inscrever no Treinamento da Camila Porto aumentou as vendas da rede varejista.
O RESULTADO ALCANÇADO
- Aumento de 125% nas vendas da rede varejista em 6 meses.
A HISTÓRIA: A REDE VAREJISTA
Euler Alvarenga vive em Águas Claras, no Distrito Federal, e há mais de 25 anos é publicitário. Ele atua como gerente de marketing na Atacadão Dia a Dia, uma empresa especialista no “atacarejo”, ou seja, em vender produtos no atacado e no varejo.
Quando conheceu o Treinamento da Camila Porto, Euler percebeu que poderia atrair mais clientes usando o Facebook.
Após se inscrever no treinamento, aplicou a metodologia e começou a ter ótimos resultados.
“Comparado com outras pessoas, demorei a trazer o marketing digital pra minha vida profissional. Eu achava que o tradicional: panfleto de rua + outdoors + mídia televisiva ainda estavam longe de ter uma alternativa. Acho que essa foi uma grande mudança na minha vida.” Euler Alvarenga
O DESAFIO: AUMENTAR AS VENDAS
Após 6 meses da inauguração de uma unidade do Atacadão Dia a Dia, Euler teve um grande desafio:
As vendas do setor de Frutas, Verduras e Legumes estavam abaixo do normal e a empresa sabia que precisava melhorar o faturamento desse setor.
“Criamos as ofertas das quartas com preços super baixos, porém, com lucro. Eu já fazia anúncios no Facebook para a empresa, mas ainda não havia feito para um determinado setor”. Euler Alvarenga
A SOLUÇÃO: ANUNCIAR NO FACEBOOK
Euler focou no que aprendeu no Treinamento da Camila Porto e criou uma estratégia para aumentar as vendas.
Passo 1. Para chamar a atenção do público, a rede varejista separou a quarta-feira para ser o dia oficial do setor de Frutas, Verduras e Legumes. A ideia de Euler foi divulgar a Super Quarta Verde no Facebook.
Passo 2. Foi criado um panfleto virtual para divulgar as ofertas. Toda quarta-feira, esse banner era publicado na página do Facebook para alcançar os fãs.
O panfleto também era colocado no site da rede varejista. Assim, Euler fez anúncios no Facebook direcionando os clientes para o site.
“O Facebook não aceita impulsionar imagens com muito texto. O grande lance foi impulsionar com um link direcionando o usuário para a página do site que continha o panfleto.” Euler Alvarenga
Passo 3. Para criar anúncios impossíveis de ignorar, Euler colocava no texto o produto mais barato ou a oferta mais chamativa daquele dia e impulsionava para o público.
“No texto do anúncio, colocava o produto que estava mais barato. Por exemplo: ‘Tomate por R$ 0,99 e muito mais apenas nesta Quarta Verde Dia a Dia…’ Impulsionava no gerenciador de anúncios, escolhia o público correto e a região. O sucesso foi imediato.” Euler Alvarenga
Passo 4. Para dar consistência à estratégia, todas as quartas-feiras era feito o mesmo processo e o público começou a se acostumar com as ofertas. Segundo Euler, as pessoas ficavam esperando pelas promoções do dia na página.
RESULTADOS
O faturamento da rede varejista na quarta-feira passou de R$ 40 mil para R$ 90 mil, com picos de até R$ 110 mil. Ou seja, o aumento é de, no mínimo, 125% em 6 meses de estratégia.
“Além de diminuir as perdas, aumentei o faturamento e, por tabela, diminui os investimentos em tabloides físicos.” Euler Alvarenga
O RESULTADO DA REDE VAREJISTA FOI:
- Aumento de 125% nas vendas da rede varejista em 6 meses.
“A principal transformação que o Treinamento da Camila Porto trouxe para mim, foi a de que percebi que, mesmo aos 50 anos de idade, depois de trabalhar em agências de publicidade e redes de varejo, a gente ainda pode e deve reciclar, estudar e se manter no mercado, seja como empregado ou empreendedor”. Euler Alvarenga
COMO APLICAR ESSA ESTRATÉGIA NO SEU NEGÓCIO?
Assim como Euler, que usou o Facebook para aumentar o faturamento da rede varejista, você também pode obter bons resultados para o seu negócio.
Como negócios físicos estão gerando mais vendas usando as mídias sociais?
Conheça o Curso Social Sell. Descubra como usar as Mídias Sociais para vender mais (começando com R$5 por dia).