Quem sobreviverá? O e-mail marketing ou as redes sociais

por | abr 18, 2011 | Redes Sociais | 0 Comentários

A popularidade das redes sociais é inegável. Além de populares, elas não saem da boca do povo e da pauta de milhões de sites ao redor do mundo. Todos querem estar lá, todos querem aparecer, mas poucos estão tendo proveito com isso.

Há quem diga que o email marketing seja uma ferramenta ultrapassada, que não atinge mais com eficiência seus objetivos e que as redes sociais são “o que há” para chegar ao seu público-alvo. Pode ser, mas falando em números, segundo a agência Focus e do infográfico “O estado da Internet em 2010”, o número de pessoas que usa e-mail é de 1.9 bilhões, o número de mensagens trocadas diariamente é de, aproximadamente, 294 bilhões e em 2010 foram enviados 107 trilhões de e-mails em todo o mundo. Wow, não é?

Outro dado curioso é que, segundo o site Internet World Stats, hoje temos 1.966.514.816 bilhões de pessoas com acesso à Internet no mundo. Sendo assim, é possível visualizar de forma simples o quão importante o e-mail ainda é na vida das pessoas. Mas os tempos são outros, os comportamentos são outros e muitas empresas não acompanharam estas mudanças na hora de criar estratégias de email marketing.

Qual é o problema com o e-mail marketing?

Você pode estar se perguntando: “Mas com todos estes números positivos, qual é o problema com o e-mail marketing?”. O problema está resumido em algumas palavras: planejamento, estratégia, investimento e foco.

Planejamento

A falta de planejamento – também conhecido como a tradicional preguiça – são alguns dos motivos para o e-mail marketing de algumas empresas estar falindo. Sair disparando e-mails sem planejamento é o mesmo que ir a uma praça, subir em um tablado e bradar suas mensagens sem nexo. De duas uma: ou as pessoas o ignorarão ou irão taxá-lo como inconveniente. O planejamento nesta hipótese está em esquematizar seu discurso, para que as pessoas vejam valor em sua mensagem e se interessem pelo o que você tem a dizer.

Estratégia

Mas de nada adianta ter uma boa mensagem se a forma como você a entrega é ruim. Você pode até disparar e-mails como uma metralhadora, assim como profere suas palavras na praça, mas sem uma estratégia consistente, você será mais alguém disparando palavras. Pense em como construir uma base de e-mails qualificada, integre suas estratégias de comunicação on-line com o e-mail marketing e envolva seu cliente em todos os ambientes possíveis. Não fale com ele apenas quando você quer que ele ouça.

Investimento

Aqui investimento não se resume a dinheiro, mas especialmente de tempo. Construir uma boa base de e-mails, manter um relacionamento e entender melhor o comportamento das pessoas que recebem sua mensagem exige tempo e dedicação. Invista sim em ferramentas que ajudarão a inovar em suas mensagens e surpreender seus clientes. Variar suas mensagens e

investir em uma boa apresentação visual e com conteúdo interessante, ajudam a manter o botão “relatar como Spam” longe das pessoas quando sua mensagem chega.

Foco

Já falamos no post “E-mail Marketing 2.0” da importância da segmentação no e-mail marketing. Aqui este tópico volta, pois é um dos principais elementos de sucesso hoje em qualquer campanha que se faz. Segundo André Franken, Diretor Geral da eBehavior, “a segmentação torna o e-mail muito mais atrativo, pois se você enviar um e-mail com ofertas de produtos que aquela pessoa tem interesse ela não vai se incomodar, pois tem interesse no seu conteúdo e a chance de ela clicar e comprar é muito maior”.

Por isso, entregar a mensagem certa para o público certo e não tentar atingir o mundo, mas sim, seus nichos de mercado. Lembre-se que quem quer vender para todos, acaba não vendendo para ninguém. Assim como não é possível fazer um discurso em todas as praças da sua cidade ao mesmo tempo, tentar falar com todas as pessoas e sem segmentação é estar sozinho na multidão.

Vamos deixar claro que…

Todas as ferramentas de comunicação na web têm seu valor. O e-mail marketing foi uma das pioneiras, mas está dividindo espaço com as redes sociais. Isso é natural e, até certo ponto muito bom, pois você já imaginou se TODAS as empresas utilizassem o e-mail marketing? Aqui voltam os quatro tópicos acima, pois seu planejamento, estratégia, investimento e foco irão identificar a necessidade ou não de investir em e-mail marketing ou nas redes sociais.

Publicado originalmente no Blog da eBehavior

Continua depois da publicidade

Entidades:

Hubla: como ganhar dinheiro com grupos no WhatsApp e Telegram?

Hubla: como ganhar dinheiro com grupos no WhatsApp e Telegram?

As redes sociais e os aplicativos de mensagens são ferramentas poderosas, que abrem oportunidades para as pessoas ganharem dinheiro. Assim, você pode usar essas plataformas junto com os seus talentos, habilidades e dons para conseguir criar uma renda financeira. E...

Mensagem de Natal para WhatsApp: onde encontrar as melhores online

Mensagem de Natal para WhatsApp: onde encontrar as melhores online

Procurando uma mensagem de natal para Whatsapp para compartilhar com seus amigos e familiares? Veio ao lugar certo! Descubra onde encontrar as melhores frases natalinas para enviar aos seus contatos. Para fazer o dia de alguém mais feliz e deixar o Natal com mais...

O que é o WhatsApp Imune? É seguro usar?

O que é o WhatsApp Imune? É seguro usar?

O WhatsApp está em constante atualização. Ele deixou de ser apenas um app de mensagens há um bom tempo e hoje em dia pode ser considerado uma rede social e até um aplicativo para pagamentos. Entretanto, ainda possui alguns problemas e falta recursos, que inclusive, a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Planner 2022 para imprimir
Planner 2022 para imprimir
20 modelos para usar o ano todo
Mensagem de Natal para WhatsApp
Mensagem de Natal para WhatsApp
As mais compartilhadas
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais compl
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app

Pin It on Pinterest

Planner 2022 para imprimir Mensagem de Natal para WhatsApp Como fazer um cartão de crédito do Flamengo? Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app