Continua depois da publicidade

Quem sobreviverá? O e-mail marketing ou as redes sociais

por | abr 18, 2011 | Redes Sociais | 0 Comentários

A popularidade das redes sociais é inegável. Além de populares, elas não saem da boca do povo e da pauta de milhões de sites ao redor do mundo. Todos querem estar lá, todos querem aparecer, mas poucos estão tendo proveito com isso.

Há quem diga que o email marketing seja uma ferramenta ultrapassada, que não atinge mais com eficiência seus objetivos e que as redes sociais são “o que há” para chegar ao seu público-alvo. Pode ser, mas falando em números, segundo a agência Focus e do infográfico “O estado da Internet em 2010”, o número de pessoas que usa e-mail é de 1.9 bilhões, o número de mensagens trocadas diariamente é de, aproximadamente, 294 bilhões e em 2010 foram enviados 107 trilhões de e-mails em todo o mundo. Wow, não é?

Outro dado curioso é que, segundo o site Internet World Stats, hoje temos 1.966.514.816 bilhões de pessoas com acesso à Internet no mundo. Sendo assim, é possível visualizar de forma simples o quão importante o e-mail ainda é na vida das pessoas. Mas os tempos são outros, os comportamentos são outros e muitas empresas não acompanharam estas mudanças na hora de criar estratégias de email marketing.

Qual é o problema com o e-mail marketing?

Você pode estar se perguntando: “Mas com todos estes números positivos, qual é o problema com o e-mail marketing?”. O problema está resumido em algumas palavras: planejamento, estratégia, investimento e foco.

Planejamento

A falta de planejamento – também conhecido como a tradicional preguiça – são alguns dos motivos para o e-mail marketing de algumas empresas estar falindo. Sair disparando e-mails sem planejamento é o mesmo que ir a uma praça, subir em um tablado e bradar suas mensagens sem nexo. De duas uma: ou as pessoas o ignorarão ou irão taxá-lo como inconveniente. O planejamento nesta hipótese está em esquematizar seu discurso, para que as pessoas vejam valor em sua mensagem e se interessem pelo o que você tem a dizer.

Estratégia

Mas de nada adianta ter uma boa mensagem se a forma como você a entrega é ruim. Você pode até disparar e-mails como uma metralhadora, assim como profere suas palavras na praça, mas sem uma estratégia consistente, você será mais alguém disparando palavras. Pense em como construir uma base de e-mails qualificada, integre suas estratégias de comunicação on-line com o e-mail marketing e envolva seu cliente em todos os ambientes possíveis. Não fale com ele apenas quando você quer que ele ouça.

Investimento

Aqui investimento não se resume a dinheiro, mas especialmente de tempo. Construir uma boa base de e-mails, manter um relacionamento e entender melhor o comportamento das pessoas que recebem sua mensagem exige tempo e dedicação. Invista sim em ferramentas que ajudarão a inovar em suas mensagens e surpreender seus clientes. Variar suas mensagens e

investir em uma boa apresentação visual e com conteúdo interessante, ajudam a manter o botão “relatar como Spam” longe das pessoas quando sua mensagem chega.

Foco

Já falamos no post “E-mail Marketing 2.0” da importância da segmentação no e-mail marketing. Aqui este tópico volta, pois é um dos principais elementos de sucesso hoje em qualquer campanha que se faz. Segundo André Franken, Diretor Geral da eBehavior, “a segmentação torna o e-mail muito mais atrativo, pois se você enviar um e-mail com ofertas de produtos que aquela pessoa tem interesse ela não vai se incomodar, pois tem interesse no seu conteúdo e a chance de ela clicar e comprar é muito maior”.

Por isso, entregar a mensagem certa para o público certo e não tentar atingir o mundo, mas sim, seus nichos de mercado. Lembre-se que quem quer vender para todos, acaba não vendendo para ninguém. Assim como não é possível fazer um discurso em todas as praças da sua cidade ao mesmo tempo, tentar falar com todas as pessoas e sem segmentação é estar sozinho na multidão.

Vamos deixar claro que…

Todas as ferramentas de comunicação na web têm seu valor. O e-mail marketing foi uma das pioneiras, mas está dividindo espaço com as redes sociais. Isso é natural e, até certo ponto muito bom, pois você já imaginou se TODAS as empresas utilizassem o e-mail marketing? Aqui voltam os quatro tópicos acima, pois seu planejamento, estratégia, investimento e foco irão identificar a necessidade ou não de investir em e-mail marketing ou nas redes sociais.

Publicado originalmente no Blog da eBehavior

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Quer fazer seus Stories durarem mais de 24 horas no seu perfil? Aprenda como colocar fotos no destaque do Instagram. Deste modo, as pessoas poderão acompanham suas postagens à qualquer hora e momento. Lançado em 2018, os destaques do Instagram foram criados para...

Como fazer filtro no Instagram?

Como fazer filtro no Instagram?

Os filtros são um grande sucesso no Instagram, pois disponibiliza diversas opções para auxiliar os seus usuários na hora de publicar conteúdos, seja fotos, vídeos ou Instagram Stories. Neste post, vamos te ensinar como fazer filtro no Instagram. Antes, essa função só...

Live Commerce: o que é e porque está bombando?

Live Commerce: o que é e porque está bombando?

Se você está com dificuldades em aumentar o faturamento do seu negócio nos últimos meses, conheça a Live Commerce. Esse formato de vendas tem conquistado empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas.  Funciona assim: com uma transmissão ao vivo, você pode...

Como monetizar as publicações nas redes sociais?

Como monetizar as publicações nas redes sociais?

As redes sociais podem ser ótimas aliadas para te ajudar a ganhar dinheiro na internet. Mas para isso, você também precisa saber como monetizar as publicações nas redes sociais. Para começar, vamos te explicar direito o que isso realmente significa. Monetizar pode ser...

Como sacar dinheiro do TikTok?

Como sacar dinheiro do TikTok?

O Tik Tok é uma rede social onde os usuários podem criar, assistir e compartilhar vídeos dentro da plataforma. Contudo, essa ferramenta também oferece algumas formas para os donos dos perfis ganharem dinheiro assistindo vídeos e realizando outras atividades na rede...

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Mesmo quem gosta bastante de tatuagem muitas vezes não tem coragem de tatuar o próprio rosto. A novidade é que há um filtro bem realista no Instagram que te ajuda muito a "matar" essa curiosidade. Neste post verá como usar o filtro tatuagem. Se você for uma pessoa que...

Como viralizar no Tik Tok?

Como viralizar no Tik Tok?

Se você tem como objetivo se tornar um criador de conteúdo na internet, então o Tik Tok pode ser uma ótima porta de entrada e uma rede social perfeita para você montar a sua base de seguidores. Nessa plataforma, você consegue fazer vídeos curtos de diferentes estilos,...

O que significa fyp no Tik Tok?

O que significa fyp no Tik Tok?

Você sabe o que significa fyp no Tik Tok? Para os que não conhecem, o Tik Tok é uma rede social que permite que os usuários publiquem vídeos curtos para que outros perfis possam visualizar. Existem diversos tipos de vídeos e diversas hashtags que uma conta pode...

YouTube Clips: O que é e como usar?

YouTube Clips: O que é e como usar?

Você já ouviu falar no YouTube Clips? Desde de sua criação em meados de 2005, o YouTube passou por várias mudanças tanto em seus termos de serviço, como também em suas funcionalidades. Inicialmente a plataforma de vídeos só tinha suporte para conteúdo mais curtos. Já...

App Voilà: como se transformar em desenho

App Voilà: como se transformar em desenho

Os desenhos da Pixar fazem parte da vida de muitas pessoas, claro, todos têm a própria preferência de filmes, mas cada obra desperta um desejo em comum em nos telespectadores: imaginar como seria sua imagem no estilo gráfico dos audiovisuais. Agora, não precisa ficar...

Brincadeira para WhatsApp: as 20 melhores para copiar

Brincadeira para WhatsApp: as 20 melhores para copiar

Se você está entediado de só mandar mensagem, visualizar e postar status no WhatsApp, saiba que existem ótimas formas de se distrair e se divertir. Você pode procurar uma brincadeira para WhatsApp, ou até mais, as opções são várias e de diversos tipos. Existem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest