Qual o melhor horário para postar no Facebook?

por | maio 3, 2017 | Facebook, Instagram | 24 Comentários

Muitas pessoas têm dúvidas de qual o melhor horário para postar no Facebook. Manter as redes sempre atualizadas requer trabalho e dedicação. Para ter engajamento e uma boa conversão, é necessário se planejar.

Para que esse planejamento seja mais efetivo e traga melhores resultados quando o assunto é alcance e engajamento, encontrar o melhor horário para postar é muito importante.

Por que se preocupar com o melhor horário para postar no Facebook?

Sabemos que o alcance orgânico, principalmente no Facebook, está cada vez menor. Por isso, encontrar formas de melhorar essa métrica é sempre uma preocupação de quem usa as redes sociais como ferramenta de marketing.

Nesse sentido, encontrar o melhor horário para postar, significa descobrir quando a maioria do seu público costuma estar online. Com isso, se você se programa para que seus posts sejam publicados nos horários em que seu público está ativo, as chances de suas publicações serem mais efetivas aumenta.

Saiba mais: Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Funciona como nos lojas físicas, por exemplo. Se um lojista sabe que o horário de maior movimento na rua onde seu comércio está é das 08h às 18h, ele certamente abrirá seu estabelecimento nesse horário. Isso porque, as chances de vender são muito maiores do que se ele abrisse entre 00h e 06h, quando quase não há ninguém na rua.

No caso das redes sociais, as chances do seu conteúdo ser entregue a mais pessoas, tende a aumentar se você publica quando há mais gente online. Além disso, conhecer quais os melhores dias e horários em que seu público costuma estar online, pode te ajudar a economizar.

Por exemplo, pode ser que ao analisar os dados de melhores dias e horários você descubra que seu público não acessa as redes sociais no final de semana. Com base nessa informação, você pode deixar de investir ou diminuir a verba de anúncios nesses dias, direcionando o investimento para dias em que o movimento é maior.

Vale ressaltar que cada negócio tem horários específicos em que seu conteúdo deve ser postado. Isso por que esse horário é definido com base nas atividades do público de cada negócio. Então, principalmente se você gerencia mais de uma página, lembre-se de que é preciso verificar os dados de cada uma delas.

Como descobrir o melhor horário para postar no Facebook?

Para saber qual o melhor horário para postar no Facebook e no Instagram, é simples e rápido. Você só precisa ficar de olho nos dados que essas redes sociais disponibilizam sobre o seu negócio. Confira!

Como descobrir o melhor horário para postar no Facebook

1. Clique em Informações na sua página para acessar o Facebook Insights;

Qual o melhor horário para postar no Facebook?

2. Acesse a seção Publicações

Qual o melhor horário para postar no facebook

3. Visualize os dias e horários de maior acesso

Qual o melhor horario para postar no facebook - 2

Fica tudo separado por dias da semana e horários. Os dias da semana te proporcionam informações sobre qual dia específico vale a pena investir em produzir mais postagens. Os horários mostram quais são os picos de audiência que você pode ter na sua página.

Como descobrir o melhor horário para postar no Instagram

1. Acesse o seu perfil no Instagram o acesso o menu no canto superior direito na tela;

Qual é o melhor horário para postar no Facebook e no Instagram?

2. Em seguida, clique em Informações;

Qual é o melhor horário para postar no Facebook e no Instagram?

3. Na página que irá abrir, acesse a aba Público;

Qual é o melhor horário para postar no Facebook e no Instagram?

4. Por fim, role até o final da tela onde estarão os dados sobre os horários em que seu público costuma estar conectado.

Qual é o melhor horário para postar no Facebook e no Instagram?

Viu como é fácil e rápido descobrir qual o melhor horário para postar no Facebook e Instagram? Agora você só precisa ajustar sua agenda de conteúdos e se programar para publicar nesses horários. Essa é uma estratégia muito importante se você quer ter sucesso nas redes sociais, então não deixe de aplicá-la.

Como agendar postagens no Facebook?

Para aproveitar os melhores horários para postar no Facebook, você pode usar ferramentas que permitem fazer o agendamento e publicação do seu conteúdo a hora em que você quiser. Aqui no blog já falamos sobre como usar o Estúdio de Criação para agendar seus posts.

Saiba mais: Como agendar posts no Facebook e Instagram gratuitamente

Outra forma de agendar posts no Facebook, Instagram e outras redes é usando ferramentas externas. A seguir, selecionamos algumas empresas que permitem isso.

Estas são as duas ferramentas mais populares para agendar seus conteúdos no Facebook e Instagram. Vale a pena conferir, pois elas ajudam muito todos os empreendedores. Claro, elas podem ter algum custo. Por isso, confira se vale a pena investir para ter acesso a todos os recursos que elas oferecem ou, se o próprio Estúdio de Criação não é suficiente.

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24 Comentários

  1. Edson Luiz Egilio

    Obrigado pelo compartilhamento. Mas veja, números de acessos em outros países não casam muito. Não tem muito a ver. São costumes e culturas diferentes. Será que brasileiros e americanos tem os mesmos anseios e rotinas às 13 horas da tarde? Fica a reflexão.

    Responder
    • Andressa Pellanda

      Oi, Edson!

      Ótima observação. O perfil do consumidor internacional pode não ser semelhante ao do brasileiro com toda razão 🙂 Por isso, nós recomendamos que as pessoas vejam os dados reais da sua página, do seu negócio, pelo Facebook Insights.

      Coincidentemente, no nosso negócio, o horário de 13h é bem relevante e temos muitos usuários ativos. Mas pode ser que seja pelo perfil do nosso cliente.

      O Facebook Insights vai trazer informações personalizadas. Vale a pena ficar atento a ele com certeza

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  2. Edson Luiz Egilio

    Obrigado pelo compartilhamento. Mas veja, números de acessos em outros países não casam muito. Não tem muito a ver. São costumes e culturas diferentes. Será que brasileiros e americanos tem os mesmos anseios e rotinas às 13 horas da tarde? Fica a reflexão.

    Responder
    • Andressa Pellanda

      Oi, Edson!

      Ótima observação. O perfil do consumidor internacional pode não ser semelhante ao do brasileiro com toda razão 🙂 Por isso, nós recomendamos que as pessoas vejam os dados reais da sua página, do seu negócio, pelo Facebook Insights.

      Coincidentemente, no nosso negócio, o horário de 13h é bem relevante e temos muitos usuários ativos. Mas pode ser que seja pelo perfil do nosso cliente.

      O Facebook Insights vai trazer informações personalizadas. Vale a pena ficar atento a ele com certeza

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  3. Edson Luiz Egilio

    Obrigado pelo compartilhamento. Mas veja, números de acessos em outros países não casam muito. Não tem muito a ver. São costumes e culturas diferentes. Será que brasileiros e americanos tem os mesmos anseios e rotinas às 13 horas da tarde? Fica a reflexão.

    Responder
    • Andressa Pellanda

      Oi, Edson!

      Ótima observação. O perfil do consumidor internacional pode não ser semelhante ao do brasileiro com toda razão 🙂 Por isso, nós recomendamos que as pessoas vejam os dados reais da sua página, do seu negócio, pelo Facebook Insights.

      Coincidentemente, no nosso negócio, o horário de 13h é bem relevante e temos muitos usuários ativos. Mas pode ser que seja pelo perfil do nosso cliente.

      O Facebook Insights vai trazer informações personalizadas. Vale a pena ficar atento a ele com certeza

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  4. Patricia

    Legal as suas dicas, eu utilizo uma plataforma de gestão de redes chamada mLabs, https://www.mlabs.com.br/ e eles me dão mais do que dicas de horarios mas também pautas para postar e como impactar o meu público da maneira certa.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Patricia.

      Obrigada pela dica 😉

      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

      Responder
  5. Patricia

    Legal as suas dicas, eu utilizo uma plataforma de gestão de redes chamada mLabs, https://www.mlabs.com.br/ e eles me dão mais do que dicas de horarios mas também pautas para postar e como impactar o meu público da maneira certa.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Patricia.

      Obrigada pela dica 😉

      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

      Responder
  6. Patricia

    Legal as suas dicas, eu utilizo uma plataforma de gestão de redes chamada mLabs, https://www.mlabs.com.br/ e eles me dão mais do que dicas de horarios mas também pautas para postar e como impactar o meu público da maneira certa.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Patricia.

      Obrigada pela dica 😉

      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

      Responder
  7. Patrícia

    Muito bom seu texto. Obrigada por compartilhar.

    Responder
    • Stephanie Quadros

      Olá Patrícia!

      Que bom que gostou! Volte sempre para conferir as novidades do blog!

      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  8. Patrícia

    Muito bom seu texto. Obrigada por compartilhar.

    Responder
    • Stephanie Quadros

      Olá Patrícia!

      Que bom que gostou! Volte sempre para conferir as novidades do blog!

      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  9. silvana

    Nossa eu não consigo entender esse gráfico, por exemplo a gente clica no dia da semana fica branco daí quando saí fica tudo azul como saber se o dia que estou verificando é o que quero já que quando tira o mouse o gráfico fica tudo azul e igual? grata.

    Responder
    • Stephanie Quadros

      Oi Silvana, tudo bem?

      Quando vc clica no dia da semana aparece uma linha azul e o restante do gráfico dica mais claro, certo? Essa linha azul escura mostra em quais horários a maior parte dos seus fãs de encontra online. Quando você tira o mouse tudo fica azul, já que o gráfico passa a ser um geral da última semana.
      O ideal é verificar todos os dias, mas você pode se focar naqueles em que mais fãs da página estão conectados.

      Espero ter conseguido ajudar!

      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  10. silvana

    Nossa eu não consigo entender esse gráfico, por exemplo a gente clica no dia da semana fica branco daí quando saí fica tudo azul como saber se o dia que estou verificando é o que quero já que quando tira o mouse o gráfico fica tudo azul e igual? grata.

    Responder
    • Stephanie Quadros

      Oi Silvana, tudo bem?

      Quando vc clica no dia da semana aparece uma linha azul e o restante do gráfico dica mais claro, certo? Essa linha azul escura mostra em quais horários a maior parte dos seus fãs de encontra online. Quando você tira o mouse tudo fica azul, já que o gráfico passa a ser um geral da última semana.
      O ideal é verificar todos os dias, mas você pode se focar naqueles em que mais fãs da página estão conectados.

      Espero ter conseguido ajudar!

      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  11. Pâmella

    Olá Camila, as informações de melhor horário pelo insights do facebook, igual você falou não bate com as informações do analytics do facebook (la no mesmo lugar que tem o gerenciador de anuncios). Qual dos dois é o mais confiavel?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Pâmella, cada ferramenta tem um método de análise, por isso é normal ter variações.
      Além disso é preciso considerar o período selecionado.
      Não existe um “mais confiável”, você tem que analisar e tentar chegar num meio termo.

      Um abraço,
      #EquipeCP

      Responder
  12. Pâmella

    Olá Camila, as informações de melhor horário pelo insights do facebook, igual você falou não bate com as informações do analytics do facebook (la no mesmo lugar que tem o gerenciador de anuncios). Qual dos dois é o mais confiavel?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Pâmella, cada ferramenta tem um método de análise, por isso é normal ter variações.
      Além disso é preciso considerar o período selecionado.
      Não existe um “mais confiável”, você tem que analisar e tentar chegar num meio termo.

      Um abraço,
      #EquipeCP

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