Qual a diferença entre o Telegram e WhatsApp?

por | mar 16, 2021 | Telegram, WhatsApp | 0 Comentários

Se você está planejando trocar de app, é bom saber qual a diferença entre o Telegram e WhatsApp antes de tomar sua decisão. 

Apesar de o Telegram ter muitos recursos legais, não podemos negar que a maioria das pessoas usa o WhatsApp. No post de hoje vou te ajudar a entender a diferença entre os dois e o que você perderá ao trocar o WhatsApp pelo Telegram. Claro, vou mostrar também o que você pode ganhar ao trocar o WhatsApp pelo Telegram.

Por que mudar do WhatsApp para o Telegram?

Recentemente, o Facebook anunciou que irá alterar a Política de Privacidade do WhatsApp. Dentre as mudanças, a que mais chamou a atenção foi a oficialização do compartilhamento de dados entre o WhatsApp e o Facebook. 

Saiba mais: Grupos Telegram: os 13 melhores canais de marketing digital para seguir

Os termos que entrariam em vigor em fevereiro de 2021, foram postergados para 15 de maio de 2021. O WhatsApp começou a enviar notificações para os usuários aceitarem os novos termos. Esse aviso meio atrapalhado, gerou uma enorme quantidade de críticas e, por este motivo, o Facebook decidiu adiar a mudança. 

O que muda com a nova política do WhatsApp? 

Depois de muitos boatos e reclamações, o WhatsApp luta para esclarecer como esta nova política vai afetar seus usuários. Segundo a Central de Ajuda do WhatsApp, estas são as mudanças que virão: 

“As mudanças nos Termos de Serviço e na Política de Privacidade são relacionadas a conversas entre empresas e clientes no WhatsApp, e fornecem mais informações sobre como coletamos, compartilhamos e usamos seus dados.

Nosso compromisso com sua privacidade não mudará. Suas conversas pessoais continuam protegidas com a criptografia de ponta a ponta e ficam somente entre você e os demais participantes. O WhatsApp e o Facebook não podem ler nem ouvir o conteúdo dessas conversas. É nossa responsabilidade explicar claramente as mudanças presentes nos Termos de Serviço e na Política de Privacidade atualizados.”

Em linhas gerais, o que vai mudar são as conversas entre usuários e empresas. O que chama atenção é o WhatsApp dizer que “essa conversas são totalmente opcionais”, ou seja, se você quer falar com uma empresa pelo WhatsApp, você é obrigado a aceitar os termos.

Apesar de muitas pessoas já perceberem que o WhatsApp já compartilha alguns dados com o Facebook, a nova política de privacidade se esforçou em focar no fato de que as conversas continuam criptografadas de ponta a ponta. 

O único lugar em que essas mensagens não são criptografadas de ponta a ponta é quando você interage com alguma empresa. O Facebook afirma que essas conversas podem ser usadas para fins comerciais. 

Agora, se você está pensando em abandonar o WhatsApp e migrar para o Telegram, veja o que você pode perder em quesito recursos do aplicativo.

Qual a diferença entre o Telegram e WhatsApp?

De modo geral, os dois aplicativos funcionam como um mensageiro. Através deles, você pode conversar com seus contatos ou em grupos que você participa. 

Chegada ao mercado

O Telegram é um aplicativo russo, criado em 2013, e que começou a ganhar popularidade no Brasil em 2015. Naquele ano, a Justiça Brasileira havia bloqueado o uso do WhatsApp por aqui e, como alternativa, o Telegram foi um dos apps mais usados para substituir o WhatsApp. 

O WhatsApp foi criado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton. Ele se tornou popular por eliminar a necessidade de uso e pagamento pelo envio de SMS. Em 19 de fevereiro ele foi comprado pelo Facebook por aproximadamente 1 bilhão de dólares. 

Popularidade

No quesito funcionalidades, cada um tem seus diferenciais. No quesito popularidade, o WhatsApp fica muito à frente. Estima-se que o Telegram tenha em torno de 500 milhões de usuários. Já o WhatsApp, passou da marca de 2 bilhões de usuários ativos no mundo em 2020. Ele foi a segunda plataforma social a chegar a esta marca. Atrás apenas do Facebook. 

Recursos únicos

O WhatsApp, apesar de ser similar ao Telegram, tem pelo menos dois recursos que o torna único até o momento:

  • A possibilidade de realizar pagamentos (em alguns países como a Índia)
  • O status, que permite compartilhar pequenos vídeos ou imagens com seus contatos. Uma espécie de Instagram Stories. 

Por outro lado, o Telegram também tem seus diferenciais. Os chats secretos e grupos enormes, com até 200 mil pessoas, são algumas das suas cartas na manga contra o WhatsApp. 

Comparação WhatsApp e Telegram: onde eles são iguais?

Apesar de diferentes, ambos os aplicativos têm pontos em comum. Dentre eles podemos citar:

Plataformas disponíveis

Tanto o WhatsApp quanto o Telegram podem ser baixados na App Store e no Google Play. Logo, ambos funcionam no Android ou no iPhone da Apple. 

WhatsApp Web e Telegram Web

O WhatsApp não está sozinho ao oferecer a opção de ser acessado pelo navegador. O Telegram Web também permite acessar suas conversas pelo computador. 

Qual a diferença entre o Telegram e WhatsApp

Envio de áudio e outras mídias

Os dois apps permitem o envio de áudio, vídeos, texto e figurinhas. Apesar de o Telegram permitir o envio de conteúdos com até 2GB e o WhatsApp apenas 100MB.

Modo Imagem PiP (Picture in Picture)

Os dois aplicativos permitem que seus usuários reproduzam vídeos compartilhados no aplicativo, mesmo enquanto conversam com algum contato. Este modo de imagem picture in picture oferece suporte para vídeos do YouTube, Facebook e Instagram.

Qual a diferença entre o Telegram e WhatsApp: onde o WhatsApp ganha?

Vamos começar com uma lista de recursos que o WhatsApp tem e que o Telegram não tem. 

Pagamentos

Já citei isso, mas é um recurso bem interessante. Mesmo ainda não disponível por aqui, realizar pagamentos via WhatsApp é o que impede muitas pessoas, em outros países, migrarem do WhatsApp para outras plataformas. 

Chamada em grupo

Outro recurso que o WhatsApp tem e o Telegram fica devendo são as chamadas em grupo por voz ou vídeo. O Telegram permite fazer chamadas com apenas um contato de cada vez. Já o WhatsApp, permite conversar com 8 pessoas ao mesmo tempo. 

Os desenvolvedores do Telegram prometeram incluir esta função no app. Mas, pelo menos por enquanto, as chamadas em vídeo pelo Telegram são apenas individuais. 

Gerenciamento de arquivos

Fazer o backup de conversas, imagens e vídeos do WhatsApp é bem mais simples do que no Telegram. Pelo WhatsApp você pode fazer o backup das suas conversas para a nuvem automaticamente. 

Como geralmente trocamos muitas mensagens e conteúdos com familiares, ter este recurso ajuda a manter seus arquivos e lembranças sempre em segurança. 

Compartilhar localização

Este é um recurso pouco falado, mas muito útil do WhatsApp. Compartilhar sua localização com algum contato é bem legal em algumas situações como: 

  • Viagens: você vai viajar e seu contato pode acompanhar sua rota em tempo real. 
  • Encontros: você quer se encontrar com alguém em um lugar sem um endereço fácil de achar. 
  • Filhos: Seus filhos vão sair sozinhos, você pode acompanhar onde eles estão em tempo real. 

São alguns usos desse recurso que o Telegram não tem. 

Status

O Status também é um recurso exclusivo do WhatsApp. Muitas pessoas usam ele diariamente. Segundo dados do Facebook, mais de 400 milhões de pessoas usam o Status todos os meses. 

WhatsApp Business

Um recurso muito útil para as empresas é o WhatsApp Business. Este tipo de recurso não está disponível no Telegram. Logo, se você tem um negócio, precisa considerar se os recursos que perderá com a troca do WhatsApp Business para o Telegram.

Popularidade

Reforço este ponto em que o WhatsApp ganha disparado do Telegram. Sem dúvida, a quantidade de pessoas que usam o Telegram vs. o WhatsApp é muito diferente. Por isso, ao optar por migrar para o WhatsApp, tenha em mente que seus contatos, clientes ou família, podem não querer aderir a mais um aplicativo de mensagens. 

Qual a diferença entre o Telegram e WhatsApp: onde o Telegram ganha?

Se o motivo da sua mudança for segurança ou privacidade, sabemos que o Facebook não tem como “bisbilhotar” suas conversas no Telegram. Isso já é motivo suficiente para muitos usuários migrarem de aplicativo. 

Segurança

Este é um dos principais argumentos de quem deseja sair do WhatsApp e migrar para o Telegram. Especialistas no assunto dizem que o Telegram conta com mais recursos de privacidade que o WhatsApp. 

Porém, para usufruir de todos esses diferenciais, o usuário precisa ativar esses recursos, como senha de segurança, autenticação em dois fatores e o que mais for possível para evitar invasões às suas mensagens. 

Chat secreto

Ainda na linha da segurança, o Chat Secreto é outro diferencial do Telegram para o WhatsApp. Quando você usa esse tipo de chat, as mensagens trocadas não ficam armazenadas nos servidores do Telegram. 

Desta forma, se alguém tentar roubá-las através de outro dispositivo, elas não serão exibidas. Além disso, as mensagens enviadas podem ser configuradas para serem deletadas depois de serem lidas.

Tamanho dos arquivos enviados

Aqui o Telegram ganha do WhatsApp de lavada. É possível enviar fotos, vídeos, arquivos, áudios de vários formatos e com até 2GB cada. No WhatsApp esse limite é de 100MB.

Grupos gigantes

No WhatsApp você pode criar grupos, mas com apenas 256 pessoas. Já no Telegram, você pode criar grupos gigantes com até 200 mil pessoas. 

Canais de transmissão

Aqui os recursos dos aplicativos são semelhantes. No Telegram você pode criar os Canais e no WhatsApp as listas de transmissão. A diferença é que na lista do WhatsApp, o usuário precisa salvar seu número no celular dele para começar a receber os conteúdos.

Qual a diferença entre o Telegram e WhatsApp - Canais no Telegram

Agendar posts em canais

Um recurso que eu gosto muito é poder agendar posts em Canais do Telegram. Se você tem um canal, pode deixar conteúdos programados para serem disparados para seus inscritos. 

Conclusão: Qual a diferença entre o Telegram e WhatsApp?

Telegram ou WhatsApp? Qual é melhor? Essa é uma pergunta bem difícil de responder, tendo em vista que o peso de cada recurso depende das suas necessidades. De uma maneira geral, o WhatsApp sai na frente do Telegram por um motivo simples: muita gente usa e está acostumada com ele. 

No entanto, as questões de privacidade que envolvem o app realmente incomodam muitas pessoas. Se você é uma delas, o Telegram pode ser uma saída. Porém, não ache que ao usar ele ao invés do WhatsApp, seus dados estarão protegidos. O Telegram também tem planos de ganhar dinheiro com o app. Afinal, como manter tudo funcionando para 500 milhões de usuários gratuitamente? 

Se você usa o Telegram para fins comerciais, os canais podem ser excelentes veículos de comunicação com seus clientes. Contudo, não se esqueça que recursos como WhatsApp Business não estão disponíveis no aplicativo russo. 

Continue no Blog

Continua depois da publicidade

Tags:

Fotos para perfil do WhatsApp masculino: os melhores sites

Fotos para perfil do WhatsApp masculino: os melhores sites

Nem todo mundo gosta de usar a própria foto de perfil nas redes sociais. Algumas podem acabar optando em colocar imagens de personagens, frases, paisagens e vários outros tipos. Dessa forma, se você encaixe nessas características, independente do motivo de não usar...

Como transferir o WhatsApp para outro celular?

Como transferir o WhatsApp para outro celular?

O WhatsApp recebeu um novo recurso que vai beneficiar, inicialmente, as pessoas que possuem aparelhos da Samsung. Com a atualização, agora é permitido transferir conversas e mídias do WhatsApp de um Iphone para um aparelho com um sistema Android. Apesar de ser uma boa...

Como criar um link de chat no Telegram?

Como criar um link de chat no Telegram?

Baseado na nuvem, o Telegram é um serviço de mensagens instantâneas bastante semelhante ao WhatsApp. Mas você sabe como criar link de chat no Telegram? A ferramenta pode ser usada via web, desktop, smartphones e outros aparelhos móveis e possui alguns recursos que o...

Como WhatsApp ganha dinheiro?

Como WhatsApp ganha dinheiro?

Você sabe como WhatsApp ganha dinheiro, especialmente após ter sido adquirido pelo Facebook? Em 2014, a empresa pagou cerca de US$19 bilhões para adquirir o programa de mensagens. Contudo, o WhatsApp é um app gratuito que não tem anúncios. E muitas pessoas e...

Brincadeira para WhatsApp: as 20 melhores para copiar

Brincadeira para WhatsApp: as 20 melhores para copiar

Se você está entediado de só mandar mensagem, visualizar e postar status no WhatsApp, saiba que existem ótimas formas de se distrair e se divertir. Você pode procurar uma brincadeira para WhatsApp, ou até mais, as opções são várias e de diversos tipos. Existem...

Os 14 melhores jogos para WhatsApp

Os 14 melhores jogos para WhatsApp

O WhatsApp é uma rede social que permite a realização de várias coisas, além de mandar mensagem você pode postar status com imagens, vídeos e frases, deixar um recado e até usar uma conta comercial. Mas você sabia que também é possível jogar pelo app? No post a seguir...

Status para WhatsApp: as 150 melhores frases

Status para WhatsApp: as 150 melhores frases

O status para WhatsApp permite que os usuários escrevam frases ou mensagens de até 700 caracteres para compartilhar com seus contatos. Você pode expressar para os seus amigos como está se sentindo, dar a sua opinião sobre um determinado assunto, postar frases de bom...

Como fazer enquete no Telegram?

Como fazer enquete no Telegram?

Quer interagir com os usuários que participam do seu canal ou com os membros do seu grupo? Então vamos te ensinar como fazer enquete no Telegram. Dessa forma você pode aumentar o engajamento ou ainda ter uma ideia da opinião das pessoas sobre um determinado tema. O...

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Porquê o Telegram é melhor que o WhatsApp? - dicasafiliado.com - […] Saiba mais: Qual a diferença entre o Telegram e WhatsApp? […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest