Ninguém duvida que estamos mais conectados. Seja sentado em frente ao PC, com um tablet em um evento ou com smartphone com 5G, a Internet está a cada dia mais presente. Porém, há algumas tecnologias que ajudam a criar uma ponte entre o mundo online e o offline de forma muito simples. O QR Code (QR significa Quick Response), por exemplo, nem é uma tecnologia tão nova assim, pois desde 1997 já existem indícios de padronizações desta tecnologia, mas ele ajuda a estabelecer esta conexão. Em linhas gerais, o QR Code é um código de barras 2D que permite o armazenamento de centenas de caracteres ou bytes, facilitando o armazenamento de informações em um pequeno espaço.
Já falamos aqui no blog sobre o “Foursquare e os negócios locais” e hoje apresentarei mais uma alternativa que pode ser utilizada de várias formas: o QR Code. Para quem não conhece, um QR Code é representado (de acordo com seu conteúdo) assim:
QR Codes: O que ele pode ter a ver com o seu negócio?
Uma das funcionalidades do QR Code, que pode ser utilizada na comunicação das empresas, é o fato dele poder armazenar links e textos. Assim, é possível criar um QR Code com um link do seu site ou Facebook, por exemplo, e colocá-lo na parede do seu bar, restaurante, salão de beleza ou em qualquer tipo de estabelecimento físico.
É aí que a ponte entre o seu negócio offline e o mundo online se estabelece. Pois, basta que o cliente tenha um leitor de QR Codes para que ele possa cair direto no seu link. Obviamente, ele precisa ter acesso à Internet em seu celular, algo que você também pode fornecer, criando uma rede wi-fi.
Como fazer um QR Code?
Há várias ferramentas que permitem a criação de QR Codes de forma muito simples.
Logaster
Uma ótima ferramenta que você pode usar para a criação de código QR é o Logaster. Para criar um código QR, basta inserir o nome da sua marca, escolher um setor de atividade, colar o link ou o texto que deseja compartilhar e escolher o tipo de código QR. Depois é só clicar em “Criar”, baixar seu código QR gratuitamente e usá-lo em seu negócio.
O Logaster também possui outras ferramentas para seu negócio, como um criador de logo, um gerador de nome de empresa, etc.
Depois de criar, você precisa imprimir o código e colar em lugares estratégicos. Algumas sugestões são: mesas se você tem um restaurante, caixa, área de fumantes, recepção e outros lugares onde as pessoas ficam paradas aguardando pela prestação do serviço. Apesar de ser tão 1400, impressões ainda são importantes.
Outras formas de uso dos QR Codes
Por ser fácil de fazer e oferecer uma informação direcionada, os QR Codes estão sendo usados de muitas formas. Uma das mais originais foi a utilização de QR Codes nas páginas do excelente livro “Marketing na Era Digital”, da Martha Gabriel. Em páginas em que a autora cita vídeos e links, o leitor encontra QR Codes que permitem o acesso, na hora, aos exemplos citados no livro. Genial! Além disso, há quem use QR Codes em cartões de visita, museus e muito mais.
Apesar de não serem esteticamente bonitos, os QR Codes podem desempenhar um papel muito importante em estratégias de comunicação. Pois com eles, você direciona o consumidor exatamente para algo que você quer que eles vejam. Assim, usando uma mídia não invasiva cria-se uma ponte entre suas estratégias offline e online.
Além do QR Code, há a Microsoft Tag, que desempenha papel praticamente idêntico. Porém, este assunto “rende” e será tratado no próximo post. Até lá!
Muito bom o post, simples e deu uma ideia geral sobre o uso da ferramenta. Parabéns!
Obrigada Maikon =D
Muito bom o post, simples e deu uma ideia geral sobre o uso da ferramenta. Parabéns!
Obrigada Maikon =D
muito bom o post e deixo um app leitor de QR CODE que experimentei e foi muito bom , eh esse aqui
https://itunes.apple.com/app/apple-store/id1226650677?pt=118540590&ct=QRDAD&mt=8
Obrigada Carlos!
muito bom o post e deixo um app leitor de QR CODE que experimentei e foi muito bom , eh esse aqui
https://itunes.apple.com/app/apple-store/id1226650677?pt=118540590&ct=QRDAD&mt=8
Obrigada Carlos!