Prova de vida INSS pelo celular: como fazer?

por | abr 5, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários


Saiba como fazer a prova de vida INSS pelo celular neste post e ficar em dia com suas obrigações e evitar problemas nos seus recebimentos.

A prova de vida INSS é uma determinação feita pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que exige dos aposentados e pensionistas a comprovação de vida anual para evitar fraudes e impedir pagamentos indevidos.

O procedimento era realizado de forma presencial nas agências bancárias de cada dependente mas, devido à pandemia do Coronavírus, novas medidas foram adotas pensando na segurança e preservação da saúde dos que precisavam dar a fé de vida.

Saiba mais: Como justificar o voto online: 2 formas possíveis

Para amenizar este impacto após o adiamento recorrente do processo em 2020, o INSS desenvolveu a prova de vida totalmente digital. Este é um projeto-piloto que está sendo usado desde agosto do ano passado e, neste ano, segundo o Ministério da Economia, poderá alcançar aproximadamente 5,3 milhões de pessoas.


A prova de vida INSS pelo celular, além de evitar o deslocamento dos usuários, possibilita que o método seja realizado completamente pelo telefone. Quer ficar por dentro e descobrir como funciona o aplicativo?

Vamos te mostrar algumas informações preciosas que ajudarão a entender a dinâmica do mecanismo, as consequências da não comprovação de vida e como realizar passo a passo no seu aparelho celular.

Prova de vida INSS pelo celular: Sobre o serviço do INSS

O projeto foi desenvolvido pelo INSS com a colaboração da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O processo de identificação acontece por meio de biometria facial digital e por isso é importante que os beneficiários estejam com um celular que possua câmera em mãos. Além disso, é necessário que os usuários tenham a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As bases de dados utilizadas são fornecidas pelo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para manter os aposentados e pensionistas já elegíveis informados, o INSS está enviando SMS e e-mails para contatar o grupo de pessoas. Além disso, há a divulgação do material nas redes e canais oficiais do Instituto e também pelo aplicativo Meu INSS.


O que acontece caso eu não consiga realizar Prova de vida INSS?

Quando um usuário não realiza a prova de vida, o benefício é bloqueado. Devido as dificuldades impostas pelos desdobramentos da Covid-19 no país, a Portaria nº 1.278, publicada em 24 de fevereiro, comunicou a prorrogação do procedimento em março e abril de 2021.

No entanto, o retorno dos cortes começam a valer a partir de maio. Veja na tabela abaixo o calendário de atualizações:

Prova de vida INSS pelo celular 1

(Imagem da Caixa Econômica Federal)

Prova de vida INSS pelo celular: como fazer?

Para efetuar o procedimento é necessário que você baixe o aplicativo “Meu Gov.br” disponível na Play Store e App Store. Para acompanhar a situação do seu pedido, basta efetuar o download do “Meu INSS” também nas mesmas plataformas.

Passo 1. Leia atentamente as informações que aparecem na tela. Após estar ciente do que está sendo informado, clique em “autorizar”.


Passo 2. Fique atento à mensagem seguinte. O aviso é de que os dados não poderão ser alterados. Ao se certificar de que tudo está correto, siga em “realizar validação”.

Prova de vida INSS pelo celular: como fazer?

Passo 3. O aplicativo irá pedir autorização para tirar fotos e gravar vídeos. Clique em “permitir”.

Passo 4. Neste momento será necessário fornecer algumas informações sobre você. Tenha em mãos a Carteira de Habilitação Nacional. Pressione “prosseguir” após preencher todos os dados exigidos.

Prova de vida INSS pelo celular: como fazer

Passo 5. Começa aqui a fase para tirar fotos. Leia as instruções fornecidas para que a imagem saia da maneira correta e aperte “entendi”.

Passo 6. As opções de capitalização de imagem irão aparecer. Certifique-se de que a luz estará suficiente e centralize o rosto no local indicado e em “próximo”, sempre obedecendo as instruções para a foto.


Prova de vida INSS pelo celular: como fazer?

Passo 7. Atenção: caso o seu rosto saia do circulo indicado para a obtenção da foto as fotografias terão que ser retiradas novamente.

Passo 8. Se achar melhor, use a câmera traseira do celular e clique em “começar”.

Prova de vida INSS pelo celular: como fazer?

Passo 9. Nesta etapa será feita a validação facial. Siga as orientações que aparecerão na tela para piscar os olhos.

Passo 10. Prontinho, validação facial realizada com sucesso!

Prova de vida INSS pelo celular: como fazer?

Se você quiser saber mais, no vídeo abaixo você pode conferir na prática como fazer a prova de vida INSS pelo celular. Confira no vídeo as dicas de como concluir o processo.


Continue no blog


Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.