Como tirar print screen no Mac?

por | jul 29, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Se você mudou de sistema operacional e ainda não sabe como fazer print da tela no mac, você está no lugar certo. Com certeza, você já precisou tirar print de algo, seja no celular ou no computador e talvez ainda não saiba como tirar print screen no Mac.

Existe uma variedade de opções para tirar print da tela no MacBook da Apple, através de teclas de comando. Confira a seguir:

5 alternativas de como tirar print screen no Mac

1. Captura de tela inteira salva automaticamente na mesa

Pressione as teclas de atalho “Shift + Command + 3” se você quer capturar a tela inteira. Dessa forma, as capturas de tela são salvas automaticamente na mesa (área de trabalho).

Como tirar print no mac

Assim que você fizer o print, aparecerá uma miniatura no canto da tela. Você pode clicar nela para editar a foto ou esperar alguns segundos até que a mesma seja salva na mesa.

2. Captura de uma parte específica da tela salva automaticamente na mesa

As teclas “Shift + Command + 4” acionadas simultaneamente faz com que o cursor do mouse vire uma espécie de alvo. Significa que você pode selecionar exatamente a parte da tela que deseja capturar.

Assim que soltar o cursor, ele captura a região selecionada, como no comando anterior ele será salvo direto na mesa. Da mesma forma, ele irá mostrar miniatura flutuante do print, te dando a opção de editá-lo antes de ser salvo.

Como tirar print no mac

Esses dois métodos geram arquivos que vão diretamente para a mesa. Porém, o print screen é salvo no formato PNG, o qual possui uma desvantagem de ocupar mais espaço e isso poderia atrapalhar se a finalidade fosse mandá-lo como um e-mail, por exemplo. 

Para resolver essa questão, basta fazer uma simples configuração: Vá até o menu Finder e procure por “Terminal”. Quando abrir, digite o seguinte comando e aperte “Enter”:

defaults write com.apple.screencapture type jpg

Desse modo, as capturas de tela passarão a ser salvas no formato JPG, que ocupa menos espaço.

3. Captura de tela inteira salva na área de transferência

Para fazer uma captura de tela inteira que fique salva na área de transferência, basta usar o comando “Command + Control + Shift + 3”:

Como tirar print no mac

A captura é da tela inteira e dessa maneira ao invés de gerar um arquivo que vai direto para a mesa, ele salva a imagem capturada na área de transferência, te dando a liberdade de colar diretamente onde desejar. Essa imagem já é salva no formato JPG.

4. Captura de parte específica da tela salva na área de transferência

A tecla de atalho “Command + Control + Shift + 4” permite que você selecione apenas uma parte desejada para ser capturada, através do cursor que ficará em um formato de alvo como mencionado anteriormente. A diferença é que o arquivo ficará salvo na área de transferência.

Como tirar print no mac

5. Captura de uma janela

Se você deseja capturar uma determinada janela também é possível. Seguindo o mesmo padrão dos caminhos já apresentados, temos duas opções:

  • Captura de tela de uma janela específica que será salva na mesa;
  • Captura de tela de uma janela específica que será salva na área de transferência.

Captura de tela de uma janela específica que será salva na mesa

Você pode fazer a captura de uma determinada janela. Basta usar a combinação de teclas “Command + Shift + 4 + Barra de espaço + Clique do mouse”.

O ícone do cursor irá mudar para um formato de câmera. Em seguida, a janela na qual você passa com o mouse ficará destacada. Clique para capturar. Se desejar, pode ainda excluir a sombra da janela. Apenas mantenha a tecla “Option” pressionada enquanto clica.

Uma miniatura aparecerá no canto da tela, assim como das outras maneiras. O print será salvo em formato PNG na mesa, a não ser que já tenha feito a configuração no Terminal, como já ensinamos.

Captura de tela de uma janela específica que será salva na área de transferência

A única diferença é que o print será salvo na área de transferência. Para isso use “Command + Control + Shift + 4 + Barra de espaço + Clique no mouse” e então a captura de tela será salva na área de transferência.

Você também pode usufruir de outra ferramenta no seu Mac: use a área de transferência universal, que permite que o usuário cole a captura de tela em outro dispositivo Apple, o que pode ser útil de acordo com os seus objetivos.

Saiba Mais: Gravador de tela: 15 ferramentas para capturar a tela do seu celular ou pc

A lista de comandos pode parecer grande, mas você não precisa saber todos. Apenas escolha o método que mais se adequa a sua necessidade.

Porém, se quiser ter em mãos todas as possibilidades, uma dica é fazer uma “colinha” e deixar acessível para que você possa consultar quando necessário.

 

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

Cuponomia é confiável? Confira nossa opinião sincera

Cuponomia é confiável? Confira nossa opinião sincera

Você conhece o Cuponomia e sabe se ele é confiável? Todos gostam de realizar as suas compras com descontos, certo? Afinal, qualquer oportunidade de pagar menos em um bom produto é quase sempre bem vinda. Uma ótima forma de conseguir esses descontos é com uso de...

Os 16 melhores apps para fazer lista de compras

Os 16 melhores apps para fazer lista de compras

Na hora de sair de casa para ir ao mercado ou à feira, é muito importante ter uma lista de compras completa em mãos para te ajudar a não esquecer nada e também para ter um controle sobre seu orçamento. Segundo especialistas de economia, fazer uma lista de compras faz...

Gerador de cartão de crédito: como gerar para testes?

Gerador de cartão de crédito: como gerar para testes?

Podemos definir um gerador de cartão de crédito como um sistema computacional que tem um funcionamento padrão e simples. Em fração de segundos, essa ferramenta cria uma sequência numérica equivalente às disponíveis em cartões de crédito, inclusive com o código CVV de...

Jogo Paciência: 20 sites e aplicativos para jogar online

Jogo Paciência: 20 sites e aplicativos para jogar online

Quem nunca passou o tempo com o Jogo Paciência? Ele ficou muito famoso entre os anos 90 e 2000, pois estava presente no sistema operacional Windows. Mas desde o Windows 8, o jogo não vem mais instalado. Apesar de ter virado febre, o jogo de cartas, também conhecido...

Hospedar imagens: 10 melhores sites gratuitos

Hospedar imagens: 10 melhores sites gratuitos

Uma ótima forma para você economizar espaço no seu celular ou computador é usando sites online para hospedar imagens. Dessa forma você não precisa deixar suas imagens ou uma foto ocupando espaço na sua máquina ou aparelho móvel. Embora essa seja uma ótima ideia, ela é...

Animes brasileiros: os melhores para assistir online

Animes brasileiros: os melhores para assistir online

A quantidade de fãs de animes brasileiros só aumenta. Cada vez mais é comum ver as pessoas usando camisas e acessórios de personagens da cultura oriental. Um dos fatores que ajudam no crescimento da popularidade desses audiovisuais são os bons títulos que estão nos...

Contador de caracteres: Os 13 melhores para usar hoje

Contador de caracteres: Os 13 melhores para usar hoje

Usar um contador de caracteres pode ser algo bem útil no seu dia a dia, já que saber o tamanho exato de algo que você está escrevendo pode ser extremamente necessário. Como exemplo de necessidade dessa ferramenta, podemos citar respostas de questionários que você...

Winrar Grátis? Confira 12 alternativas ao programa

Winrar Grátis? Confira 12 alternativas ao programa

Você já sofreu ao precisar enviar ou salvar um arquivo muito grande? Uma das soluções para esse problema é compactar, e um dos principais compactadores de arquivos do mercado é o Winrar Grátis, que permite não só compactar, mas também descompactar o arquivo de sua...

Calculadora online: as 15 melhores ferramentas para calcular

Calculadora online: as 15 melhores ferramentas para calcular

A calculadora sempre se mostrou um recurso e ferramenta bastante necessária, seja durante o período escolar nas aulas de matemática e física, no ensino superior dependendo do curso que você estiver fazendo e até no mercado de trabalho. Além disso, a calculadora online...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest