Como tirar print screen no Mac?

por | jul 29, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários


Se você mudou de sistema operacional e ainda não sabe como fazer print da tela no mac, você está no lugar certo. Com certeza, você já precisou tirar print de algo, seja no celular ou no computador e talvez ainda não saiba como tirar print screen no Mac.

Existe uma variedade de opções para tirar print da tela no MacBook da Apple, através de teclas de comando. Confira a seguir:

5 alternativas de como tirar print screen no Mac

1. Captura de tela inteira salva automaticamente na mesa

Pressione as teclas de atalho “Shift + Command + 3” se você quer capturar a tela inteira. Dessa forma, as capturas de tela são salvas automaticamente na mesa (área de trabalho).

Como tirar print no mac

Assim que você fizer o print, aparecerá uma miniatura no canto da tela. Você pode clicar nela para editar a foto ou esperar alguns segundos até que a mesma seja salva na mesa.

2. Captura de uma parte específica da tela salva automaticamente na mesa

As teclas “Shift + Command + 4” acionadas simultaneamente faz com que o cursor do mouse vire uma espécie de alvo. Significa que você pode selecionar exatamente a parte da tela que deseja capturar.


Assim que soltar o cursor, ele captura a região selecionada, como no comando anterior ele será salvo direto na mesa. Da mesma forma, ele irá mostrar miniatura flutuante do print, te dando a opção de editá-lo antes de ser salvo.

Como tirar print no mac

Esses dois métodos geram arquivos que vão diretamente para a mesa. Porém, o print screen é salvo no formato PNG, o qual possui uma desvantagem de ocupar mais espaço e isso poderia atrapalhar se a finalidade fosse mandá-lo como um e-mail, por exemplo. 

Para resolver essa questão, basta fazer uma simples configuração: Vá até o menu Finder e procure por “Terminal”. Quando abrir, digite o seguinte comando e aperte “Enter”:

defaults write com.apple.screencapture type jpg

Desse modo, as capturas de tela passarão a ser salvas no formato JPG, que ocupa menos espaço.


3. Captura de tela inteira salva na área de transferência

Para fazer uma captura de tela inteira que fique salva na área de transferência, basta usar o comando “Command + Control + Shift + 3”:

Como tirar print no mac

A captura é da tela inteira e dessa maneira ao invés de gerar um arquivo que vai direto para a mesa, ele salva a imagem capturada na área de transferência, te dando a liberdade de colar diretamente onde desejar. Essa imagem já é salva no formato JPG.

4. Captura de parte específica da tela salva na área de transferência

A tecla de atalho “Command + Control + Shift + 4” permite que você selecione apenas uma parte desejada para ser capturada, através do cursor que ficará em um formato de alvo como mencionado anteriormente. A diferença é que o arquivo ficará salvo na área de transferência.

Como tirar print no mac

5. Captura de uma janela

Se você deseja capturar uma determinada janela também é possível. Seguindo o mesmo padrão dos caminhos já apresentados, temos duas opções:

  • Captura de tela de uma janela específica que será salva na mesa;
  • Captura de tela de uma janela específica que será salva na área de transferência.

Captura de tela de uma janela específica que será salva na mesa

Você pode fazer a captura de uma determinada janela. Basta usar a combinação de teclas “Command + Shift + 4 + Barra de espaço + Clique do mouse”.


O ícone do cursor irá mudar para um formato de câmera. Em seguida, a janela na qual você passa com o mouse ficará destacada. Clique para capturar. Se desejar, pode ainda excluir a sombra da janela. Apenas mantenha a tecla “Option” pressionada enquanto clica.

Uma miniatura aparecerá no canto da tela, assim como das outras maneiras. O print será salvo em formato PNG na mesa, a não ser que já tenha feito a configuração no Terminal, como já ensinamos.

Captura de tela de uma janela específica que será salva na área de transferência

A única diferença é que o print será salvo na área de transferência. Para isso use “Command + Control + Shift + 4 + Barra de espaço + Clique no mouse” e então a captura de tela será salva na área de transferência.

Você também pode usufruir de outra ferramenta no seu Mac: use a área de transferência universal, que permite que o usuário cole a captura de tela em outro dispositivo Apple, o que pode ser útil de acordo com os seus objetivos.

Saiba Mais: Gravador de tela: 15 ferramentas para capturar a tela do seu celular ou pc


A lista de comandos pode parecer grande, mas você não precisa saber todos. Apenas escolha o método que mais se adequa a sua necessidade.

Porém, se quiser ter em mãos todas as possibilidades, uma dica é fazer uma “colinha” e deixar acessível para que você possa consultar quando necessário.

 


Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixar músicas online: os 20 melhores sites Frases de Amor: as 230 mais belas Como entrar no Gmail no celular? Cantinho do Café: 15 ideias incríveis Horas iguais: qual o significado? Receitas para Airfryer: as 8 melhores