Pravaler: como funciona e como financiar seus estudos

por | fev 2, 2022 | Notícias | 0 Comentários


O Pravaler é um dos programas de financiamento estudantil mais conhecidos do Brasil e já ajudou mais de 200 mil estudantes em todo o país.

Para participar do programa, é bem fácil: basta descobrir se a sua faculdade é parceira do Pravaler. 

Em caso positivo, o aluno deve acessar a página oficial do programa com o objetivo de fazer uma simulação. 

A partir daí, ele terá ideia se o financiamento está de acordo com a sua realidade financeira. O programa funciona em parceria com faculdades particulares. 

Em outras palavras, o Pravaler paga a mensalidade do semestre para a universidade em que o aluno está matriculado. Depois, o programa busca maneiras para que o estudante quite as parcelas com menos burocracia. 


Neste artigo, explicaremos quais são os benefícios do Pravaler, como contratar, quais são os requisitos necessários para participar do programa, como é feita a análise de crédito, entre outras questões.

Saiba Mais: Teste vocacional online: Onde fazer de graça?

Vale a pena optar pelo Pravaler? 

Sim. Veja abaixo quais são os principais benefícios:

  • Desburocratização do acesso ao crédito: a aprovação prévia do financiamento é executada de forma mais rápida se for comparada com programas, como o Fies do governo federal;
  • Disponibilidade o ano todo e ao longo de todo o curso: indicado para os estudantes que não tem interesse em vestibulares que ocorrem em datas tradicionais e para quem deseja participar do programa após ter iniciado a graduação, independente do semestre que está cursando; 
  • Não é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): essa obrigatoriedade torna o processo mais complicado, como ocorre com o Fies. Basta que o aluno esteja matriculado em uma instituição de ensino que tenha parceria com o programa; 
  • Não é obrigatório ter uma conta bancária: o programa oferece várias condições para que o aluno tenha acesso ao ensino superior com mais facilidade;
  • O Pravaler não tem limite de vagas: o interessado deve apenas ter os requisitos para participar do programa. 

A nota do Pravaler no Reclame Aqui também ajuda a descobrir se o programa é uma boa alternativa para os alunos. 

Em janeiro de 2022, a pontuação do Pravaler era 8,4, em 10, o que é considerado boa pela plataforma. 


Outro ponto positivo do crédito universitário é a comunicação do programa. Se você procura por “telefone Pravaler”,  basta informar os seus dados na página inicial que a própria empresa entrará em contato. 

Pravaler

Como contratar o Pravaler? 

A contratação é mais simples do que parece. Ela pode ser concluída em poucos minutos e os seus dados não são compartilhados com outras pessoas na internet. 

Você deve preencher o formulário de cadastro que está disponível no site. Por meio dessas informações, a empresa fará uma avaliação de crédito. A partir daí, será comunicado se o seu perfil foi aprovado ou não está de acordo com as exigências do programa. 

Após a confirmação da instituição de ensino de que as suas informações acadêmicas estão corretas, basta enviar os documentos para assinatura do contrato. 

É fundamental contar com o auxílio de um fiador, que denominamos de garantidor, que também deve assinar o documento. Agora, é só aguardar. O programa entrará em contato com o interessado por meio do e-mail que foi adicionado na hora do cadastro. O passo a passo é intuitivo e sem complicações, inclusive, para quem não tem habilidade com tecnologia. 


Quais são os pré-requisitos para participar do Pravaler?

Aqui você pode ter acesso a universidade com poucos pré-requisitos:

  • O fiador precisa ter renda mínima de, pelo menos, um salário-mínimo. Pode ser qualquer tipo de pessoa, exceto, que tenha contrato vigente ou que não seja fiador de outro aluno participante do Pravaler; 
  • O estudante precisa ter renda mínima de 2,5 vezes o valor da mensalidade do curso que pretende ingressar. O interessante é que essa renda pode ser somente do fiador ou o total da renda do estudante e do garantidor;
  • O garantidor e o estudante precisa ter nome limpo. Uma dica é consultar se existem problemas em órgãos de crédito (SPC e SERASA); 
  • O CPF do fiador e do estudante devem estar regular;
  • Não é permitido fazer o financiamento estudantil de custos de graduação e pós-graduação simultaneamente.

Como é feita a análise de crédito Pravaler? 

O cadastro aprovado no Pravaler tem validade de 90 dias corridos. Nessa etapa, a faculdade aguarda os seus dados acadêmicos. Sem essas informações, ela não consegue prosseguir com a contratação do financiamento estudantil. 

No entanto, se houver algum imprevisto durante esse período, é permitido concluir um novo cadastro que terá um prazo de 90 dias. Anote os documentos que são exigidos pelo Pravaler. 

  • Cópia do RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda do aluno e do garantidor;
  • Comprovante de residência do aluno e do garantidor.

Como ocorre a renovação do financiamento Pravaler?

A cada semestre, o estudante tem a sua análise de crédito refeita, isto é: com a pré-aprovação do programa, o aluno que define se pretende ou não prosseguir no processo.

Funciona assim: 


  • Se for pré-aprovado: o aluno prossegue como fez na contratação anterior. Os seus estudos continuam financiados; 
  • Se for recusado ou se for pré-aprovado ou o estudante não pretende prosseguir: o aluno não precisa quitar nenhuma dívida. Só ficará pendente as parcelas que estão relacionadas ao períodos anteriores.

Quais são as universidades que aceitam Pravaler? 

A lista é extensa. Para descobrir as opções disponíveis, acesse o site oficial do programa Pravaler.

Quais são os cursos disponíveis no programa Pravaler?

O estudante tem acesso aos melhores cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo.

O site oficial do Pravaler contém uma lista completa para descobrir se o seu curso faz parte da lista. 

O que ainda preciso saber sobre Pravaler? 

Uma das principais vantagens do programa é que as parcelas não se acumulam. O estudante paga a próxima contração apenas quando termina a anterior. 

Outro ponto positivo é que o estudante paga seis meses em 12 meses, garantindo mais flexibilidade para as suas finanças. 


Por fim, e não menos importante, o estudante tem a possibilidade de pagar a universidade no dobro do tempo.  

Na prática, caso o aluno faça o financiamento todos os semestres de um curso de quatro anos, por exemplo, ele terá, pelo menos, oito anos para quitar o pagamento. 

O Portal do Aluno é uma ótima ferramenta para o cliente fazer a contratação e monitorar o financiamento. Lá, você conclui a simulação, finaliza o cadastro e poderá aproveitar os benefícios do portal. 

Na área do aluno, o estudante terá disponível todas as fases do processo de contratação ou renovação do financiamento. É possível ainda acessar os boletos, contratos, demonstrativos para declaração do IRPF, entre outros benefícios. 

Pravaler ou Fies: qual é a melhor opção?

Não há uma resposta definitiva. A escolha depende do perfil de cada estudante. O Fies e o Pravaler contém benefícios relacionados à taxa de juros, que são considerados mais baixos que as opções convencionais do mercado. 


Dependendo de qual for o seu objetivo, é possível utilizar o financiamento somente para entrar em uma universidade de referência e conquistar o seu lugar no mercado de trabalho com agilidade. Dessa forma, é mais fácil administrar as suas finanças por conta própria.  

Você também pode buscar financiamento caso pretenda se aprofundar em alguma área de conhecimento por meio da especialização, mas não contém recursos disponíveis para realizar o seu objetivo. 

Portanto, tanto o Fies quanto o Pravaler são opções que podem fazer com que o acesso ao ensino superior seja mais prático. 

O Pravaler, por exemplo, ajuda a potencializar o seu desenvolvimento profissional na pós-graduação.

O segredo é analisar os benefícios de cada um conforme o seu perfil antes de definir qual é o melhor caminho.


Sobre o Pravaler 

O Pravaler nada mais é que uma plataforma digital. Ele é a primeira fintech do Brasil de financiamento estudantil. O programa atua no mercado desde 2001, garantindo a ponte entre os estudantes e a educação.

E os números são impressionantes. Até o momento, mais de 200 mil alunos já participaram do programa, com a parceria de mais de 500 instituições no Brasil.  


Entidades: Reclame Aqui | Serasa

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.